Histórias Inspiradoras

Professora de Educação Física promove gincana da Copa na escola

Fácil e divertido! Confira o passo a passo e baixe o PDF grátis para organizar esse evento com os seus alunos!

Já é Copa na Escola Estadual Emiliana Sarmento Ferreira em Belém (PA). A professora Waldenize Amorim promoveu uma gincana esportiva intitulada “Emiliana na Copa batendo o maior bolão”. De fato, a escola marcou um golaço, com a participação efetiva de todos os alunos, professores e funcionários.

A ideia do projeto surgiu a partir do material do Impulsiona, que sugere uma série de atividades interdisciplinares para trabalhar a Copa em todos os segmentos. “O material é bem direcionado, completo e específico, o que possibilitou a criação da gincana na minha escola”, contou Waldenize.

Passo a passo da gincana:

1) Divisão das equipes

A professora de Educação Física dividiu os alunos do Ensino Fundamental em 5 equipes de cores diferentes:

1º ano – equipe laranja

2º ano – equipe verde

3º ano – equipe vermelha

4º ano – equipe amarela

5º ano – equipe azul

2) Definição das tarefas

As equipes deveriam cumprir algumas tarefas para marcar pontos. Elas foram elaboradas pelos professores de forma interdisciplinar, a fim de trabalhar diversas competências da BNCC e incentivar o desenvolvimento integral do aluno. O projeto foi um bate bola entre Educação Física, Geografia, Matemática, História, Português e Artes. Confira as tarefas:

– Confecção de um cartaz

 

– Criar um grito de paz

Grito de paz da turma do 3°ano:

QUEM SÃO VOCÊS?
Equipe vermelha outra vez!
O QUE ELA TRAZ?
A vitória e nada mais!
E SE PERDER?
Não vou chorar! E nem sofrer!
E SE GANHAR?
Eu vou pular! Eu vou gritar! E nada vai me segurar!

 

 

 

– Criar um mascote para os jogos

– Responder perguntas sorteadas sobre a Copa

3) Apresentação do resultado

O resultado das tarefas foi apresentado após a abertura dos jogos internos. A escola ganhou uma decoração especial do Brasil e os alunos, além do verde e amarelo, vestiam-se com as cores de suas respectivas equipes. O empenho dos participantes foi tão grande que o jogo empatou! As equipes verde (2º ano) e vermelha (3º ano) dividiram o primeiro lugar da gincana.

E você, o que achou da atividade? Acesse AQUI o PDF e leve a gincana da Copa para a sua escola!

13
Deixe um comentário

avatar
13 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Josivan Gomes da Silva
Visitante
Josivan Gomes da Silva

Também estou com uma gincana na minha Escola, junto com as outras disciplinas!!! Casa equipe em minha Escola estará representando alguns dos países participantes da copa do mundo de futebol.

Cleusimar Claudia da Silva
Visitante
Cleusimar Claudia da Silva

Parabéns professora pois trabalhar com gincana estimula a cooperação, o espírito de equipe, a coordenação motora, a estratégia, a socialização e a criatividade dos educandos.

Regina Aparecida de Souza Melo
Membro
Regina Aparecida de Souza Melo

Que evento bacana! Parabéns à professora e a todos os envolvidos nesta bela atividade. Acredito que podemos sim trabalhar a Copa do Mundo de forma interdisciplinar, e também me joguei de cabeça nesta ideia! A escola onde ministro aulas do 1° ao 5° ano nós estamos engajados nesta ideia! O foco maior ficou com os 4°e 5° anos que fizeram pesquisa interdisciplinar (incluímos todas as disciplinas )sobre os países participantes e também confeccionaram as bandeiras e os mapas, nossa abertura foi na última sexta-feira dia 18/11/22, onde cada equipe desfilou com sua bandeira, ah e ainda tivemos uma apresentação de… Read more »

Claudenilda da Silva Barbosa
Visitante
Claudenilda da Silva Barbosa

Parabéns a todos envolvidos neste trabalho ! Muito dinâmico , criativo e muito interessante ,trabalha a interdisciplinaridade o que é muito importante. Maravilhoso.

Antonio Gillian Alves Pinto
Visitante
Antonio Gillian Alves Pinto

Super interessante, pois além de trabalhar o evento em si “COPA DO MUNDO DE FUTEBOL”, trabalhou também a INTERDISCIPLINARIDADE. PARABÉNS Á TODOS OS ENVOLVIDOS…

Gillian – Itapajé CEARÁ

Osmaiky Emerick
Membro
Osmaiky Emerick

Boa tarde,eu não consegui colocar em prática,pois não estou dando aula neste momento,mais passei para alguns colegas,e está dando super certo!

SOCORRO DE NAZARÉ DE SOUSA BARROSO
Visitante
SOCORRO DE NAZARÉ DE SOUSA BARROSO

Ótimo trabalho. Estou executando nas minhas escolas aqui em Manaus e trabalhei o tema dança junto. E está sendo maravilhoso o resultado. Parabéns professora

Salma
Visitante
Salma

Excelente idéia! Parabéns professora ,tiro o chapéu pra vc .

Adamor Barbosa Aragão
Visitante
Adamor Barbosa Aragão

Muito legal mesmo,parabéns professora.

Edmar Junior
Visitante
Edmar Junior

Aqui na nossa escola criamos o projeto SAEGO COPA DO MUNDO. ONDE OS ALUNOS TEM TAREFAS A CUMPRIR . QUIZ SOBRE A PROVA DA SAEGO, A CUMINANCIA DO TRABALHO (SALA ORNAMENTADA E APRESENTAÇÃO DO PAÍS) , e teremos um álbum de figurinha com todos os alunos da escola…

Elizabete da Graça Sousa Rodrigues
Visitante
Elizabete da Graça Sousa Rodrigues

Sensacional. Muito bom e criativo.

GLEICE FERREIRA SILVA
Membro
GLEICE FERREIRA SILVA

Que proposta legal! Parabéns, professora!

Walmir Ramos
Visitante
Walmir Ramos

Excelente iniciativa, percebe-se que foi bem aceita pelos alunos e professores da escola, contando com a participação de todos com entusiasmo e alegria.