Histórias Inspiradoras

Formação de educadores e alunos líderes com viés do esporte

Encontro apresentará metodologia que utiliza o esporte como ferramenta pedagógica para promover o protagonismo dos jovens na escola

Fortalecer o protagonismo juvenil através da prática esportiva é o principal objetivo da “Oficina Impulsiona: Formação de educadores e alunos líderes com viés do esporte”, promovida pelo I Congresso de Educação Esportiva: O Esporte e seu potencial transformador, nos dias 9 e 10 de agosto. Qualquer profissional da escola pode participar e se tornar um mentor no desenvolvimento de alunos líderes. O encontro será ministrado pela pedagoga Michele França, que atua na formação de coordenadores pedagógicos e professores do Impulsiona, programa de educação esportiva do Instituto Península.

Estudos apontam que o esporte é um aliado do desempenho escolar. Além da melhoria da qualidade de vida, a prática esportiva promove valores como respeito, determinação, cooperação e disciplina. A promoção desse conjunto de benefícios do esporte na escola faz parte do programa Impulsiona, que já atuou em mais de 11 mil escolas em todo o Brasil. “O objetivo é ampliar o cardápio esportivo dos alunos através da prática de novas modalidades, desenvolver as competências socioemocionais e os valores do esporte e fortalecer a cultura esportiva em cada comunidade escolar”, conta Michele.

Durante a oficina, será apresentada uma metodologia estruturada para que os jovens se tornem lideranças, estimulando um estilo de vida mais ativo e saudável e a prática de esportes na escola. “A implementação do Impulsiona é realizada em três etapas: a primeira prevê o diagnóstico do esporte na escola com o objetivo de ampliar o olhar sobre seu potencial educacional, o segundo passo é a comunicação e apresentação do resultado do diagnóstico, desenvolvendo uma campanha de conscientização do que pode ser transformado na escola. A última parte consiste em mobilizar todos os estudantes com um dia de experimentação esportiva na escola, criando o espírito de grupo entre os jovens”, explica.

 

Oficina 3 – Impulsiona: Formação de educadores e alunos líderes com viés do esporte

Datas: 9 ou 10 de agosto de 2019

Horário: 14h30 às 17h

I Congresso de Educação Esportiva: O Esporte e seu potencial transformador

 

 Michele França

Pedagoga, é a atual Coordenadora de Programas da Junior Achievement Rio de Janeiro, ONG que desenvolve programas de empreendedorismo e inovação para jovens em idade Escolar. Atua na formação de mentores e facilitadores voluntários para aplicação de diversos programas para jovens e na gestão dos mesmos. Atuou na secretaria de educação de Nova Iguaçu inicialmente como professora, e posteriormente como gerente, onde liderou diversos projetos para promover a inclusão e a diversidade no município. Iniciou sua trajetória profissional com T&D, e é entusiasta de ações que impulsionem o desenvolvimento global de jovens, possibilitando inclusão social e digital. Em sua trajetória teve também a oportunidade de atuar em projetos de Educação Esportiva, através do Programa Transforma, do Comitê Olímpico e Impulsiona, do Instituto Península.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
luiza conceição de souza nobre
Membro
luiza conceição de souza nobre

“O objetivo é ampliar o cardápio esportivo dos alunos através da prática de novas modalidades, desenvolver as competências socioemocionais e os valores do esporte e fortalecer a cultura esportiva em cada comunidade escolar”, a diferença só se concretiza fazendo acontecer.