Cobertura

Copa do Mundo 2022: Saiba tudo sobre os estádios do Mundial

Veja os detalhes das arenas onde nossos jogadores vão buscar o hexa

A contagem regressiva para a Copa do Mundo 2022 já começou! Enquanto a bola não rola, nós do Impulsiona preparamos uma lista com os 8 estádios que serão palco dos jogos do Mundial para você ficar por dentro de tudo.

De acordo com o governo do Catar, país sede do Mundial FIFA 2022,  são 7 novos estádios e uma grande reforma. As arenas dispõem de tecnologia de ponta para lidar com os obstáculos climáticos e para receber fãs e torcedores de todo o mundo com um mega conforto, oferecendo uma experiência única em cada partida.

Vem com a gente fazer um tour pelos estádios!

Conhecendo os estádios da Copa do Mundo 2022

1. Estádio Khalifa

Original de 1976, esse é o estádio do Mundial que foi reformado para a competição.

Popularmente conhecido pelos catarianos, o espaço é palco de grandes competições e apresentações internacionais. Dessa vez, receberá a disputa pelo terceiro lugar da Copa.

De modo geral, o upgrade do estádio incluiu a proteção contra o sol na arquibancada e climatização, para garantir a temperatura mais agradável aos visitantes.

2. Estádio Nacional de Lusail

Localizado a 15km de Doha e com capacidade para cerca de 80 mil pessoas, esse estádio é considerado um dos mais importantes da competição. Isso porque vai ser sede da grande final, além da cerimônia de encerramento.

Após o Mundial, o estádio vai ser transformado em um espaço comunitário, com lojas, escolas, clínicas de saúde e instalações esportivas. Para isso, os assentos serão retirados e cedidos para centros esportivos do país.

3. Estádio Al Bayt

Localizado na cidade de Al Khor, o terceiro estádio da lista receberá a abertura e um dos jogos da semifinal da competição.

O estádio novinho em folha possui um formato de tendas beduínas (bayt al sha’ar), que serviam de moradia para o povo nômade, antiga cultura no Catar.

Sendo um dos maiores estádios da Copa do Mundo 2022, o lugar tem capacidade para cerca de 60 mil pessoas.

4. Estádio Al Thumama

Localizado apenas a 12km da cidade de Doha, esse é um dos estádios da Copa do Mundo 2022 que carrega consigo uma série de significados para o povo catariano. Isso porque seu design foi pensado para a refletir a cultura local, inspirado no tradicional gahfiya, uma touca trançada que constitui uma parte importante do traje tradicional da região, sendo uma magnífica ode à cultura, história e simbolismo da região.

De modo geral, o moderno estádio poderá receber até 40 mil pessoas durante todo o ano. Além disso, o espaço conta com uma climatização interna que chega a 18°C, possibilitando mais conforto aos espectadores.

5. Estádio do Porto de Doha (Ras Abu Aboud)

À beira-mar, o estádio construído a partir de contêineres reciclados dá um show no quesito sustentabilidade.

Com capacidade para aproximadamente 40 mil pessoas, o mais legal desse estádio é que ele pode ser remontado em outro local. Isso por conta da sua estrutura modular em metal, além dos assentos removíveis.

6. Estádio da Cidade da Educação

 Education City Stadium

A construção desse estádio, localizado bem próximo às universidades e centros de pesquisas importantes do país, em Doha, foi pensada justamente para inspirar o conhecimento do povo local.

O estádio também é popularmente chamado de ‘’diamante do deserto’’. Isso porque sua estrutura tem diversos recortes que lembram as faces da pedra preciosa. Inclusive, ele é capaz de refletir a luz solar durante o dia. Já à noite, irradia a luz. Além disso, o lugar tem espaço para até 40 mil pessoas, porém, ao fim do campeonato vai se limitar a 20 mil. A outra metade será doada para outros estádios do Catar.

7. Estádio Al Janoub

Concluído em 2019, esse foi um dos primeiros estádios da Copa do Mundo 2022 a ser construído. O espaço, que vai receber partidas até as oitavas de final do campeonato, tem capacidade para 40 mil torcedores.  Após o torneio, terá capacidade reduzida para otimizar os recursos do país.

8. Estádio Ahmed bin Ali (Al-Rayyan)

O estádio Ahmed bin Ali foi construído em 2003, com capacidade para pouco mais de 21 mil pessoas. Porém, em 2015, já com o pensamento na Copa do Mundo 2022, o espaço foi demolido para dar lugar ao moderno Al-Rayyan, que agora comporta cerca de 40 mil pessoas.

Para o projeto, a maioria dos escombros da demolição foram reaproveitados no próprio estádio ou em outros projetos artísticos.

Entre os destaques da estrutura está a fachada multimídia, com exibição de notícias, atualizações esportivas e comerciais, por exemplo.

Confira o portal Copa do Mundo na sua escola! São 25 PDFs, um jogo de tabuleiro e matérias especiais para empolgar os seus alunos! Acesse AQUI!

Será que a seleção brasileira vai comemorar muito nesses estádios? Comente!

2
Deixe um comentário

avatar
2 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Viviane Ap. Germano
Membro
Viviane Ap. Germano

Aqui ja estou me preparando para comemorar , imagina se eu estivesse la….nossa!

Viviane Ap. Germano
Membro
Viviane Ap. Germano

Se eu estivesse la, pode ter certeza que comemoraria e muito.

Mais na cobertura