Histórias Inspiradoras

Professora promove atividade de esporte orientação na Educação Física

Os alunos deveriam encontrar QR codes espalhados pelo terreno e anotar as informações em um cartão resposta com muita agilidade e trabalho em equipe

Também conhecido como esporte de aventura, o esporte orientação é uma modalidade que combina corrida ou caminhada com navegação em terrenos desconhecidos, utilizando uma bússola e um mapa para encontrar pontos de controle marcados. O objetivo é completar o percurso no menor tempo possível, passando por todos os pontos de controle.

A professora Suzanne Guedes, de Marilândia (ES), conheceu o esporte orientação na faculdade e, quando começou a dar aulas, decidiu adaptá-lo ao espaço escolar. “Para a Educação Física, tudo é adaptável, então pensei num jeito de realizar o esporte para que todos pudessem competir e se divertir ao mesmo tempo. “, contou.

A atividade

No ano passado, aproveitando o contexto da Copa do Mundo, Suzanne organizou uma corrida de caça a QR codes que continham informações sobre o grande evento. A ideia era os alunos da a EEFM Padre Antônio Volkers seguirem as coordenadas recebidas para localizar no espaço os QR codes e responderem as perguntas de uma ficha que receberam.

O espaço

A escola conseguiu, sem custos, um espaço de eventos amplo e arborizado para realizar a prática. Porém, uma das vantagens do esporte orientação é que a modalidade pode ser adaptada ao local disponível, como na própria escola.

Passo a passo

O passo a passo da atividade foi cuidadosamente planejado por Suzanne. Primeiro, a professora buscou uma imagem do local no Google Maps, tirou um print da tela e a inseriu em um documento do Word. Em seguida, recortou a imagem no tamanho ideal e criou uma tabela com números e letras do alfabeto. Cada interseção entre uma letra e um número representava um local onde os alunos deveriam encontrar algo. Aproveitando o clima da Copa do Mundo, Suzanne reuniu informações relevantes sobre o evento e as transformou em QR codes, que foram escondidos em diferentes pontos do mapa.

Os alunos, em grupos de quatro pessoas, receberam o mapa com as orientações, os pontos a serem encontrados e um cartão resposta para anotar as informações encontradas nos QR codes. O primeiro grupo a preencher corretamente o cartão resposta, ou que conseguisse mais respostas certas vencia a brincadeira.

Um dia antes da atividade, Suzanne contou com a colaboração da professora Angela Jacoboski, também de Educação Física, para organizar o local e espalhar os QR codes pelas árvores, placas, bancos e postes, testando a funcionalidade de cada um e marcando os pontos no mapa para ajudar os alunos a se orientarem.

Dica do Impulsiona

Além de promover o contato com a natureza, o esporte orientação pode ser trabalhado de forma interdisciplinar. Ele ajuda a colocar em prática conceitos das aulas de Matemática, Geografia e Educação Física.

Saiba mais!

No curso Esporte Orientação você vai conhecer mais sobre a modalidade, seu histórico, princípios básicos de execução, além de dicas para ensiná-la na Educação Física! Inscreva-se!

E, aí o que achou da atividade? Deixe nos comentários!

5
Deixe um comentário

avatar
5 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
IGOR ALVES
Visitante
IGOR ALVES

SENSACIONAL….VOU APLICAR

Maria Eduarda Pereira de Jesus
Membro
Maria Eduarda Pereira de Jesus

Eu amei a ideia, e já vou colocar em pratica com meus alunos amanha…

Elizabete da Graça Sousa Rodrigues
Visitante
Elizabete da Graça Sousa Rodrigues

Achei muito interessante.

José Natal da Silva Brum
Visitante
José Natal da Silva Brum

Boa ideia ,fiz com meus alunos mais ,fizemos um mapa de orientação e cones enumerados .

Fabio Ferreira
Visitante
Fabio Ferreira

Gostei muito da ideia, da adaptação e o resultado alcançado, atividades como essa ajudam a desenvolver o raciocínio além de promover à interação social entre os alunos.