Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Também conhecido como esporte de aventura, o esporte orientação é uma modalidade que combina corrida ou caminhada com navegação em terrenos desconhecidos, utilizando uma bússola e um mapa para encontrar pontos de controle marcados. O objetivo é completar o percurso no menor tempo possível, passando por todos os pontos de controle.
A professora Suzanne Guedes, de Marilândia (ES), conheceu o esporte orientação na faculdade e, quando começou a dar aulas, decidiu adaptá-lo ao espaço escolar. “Para a Educação Física, tudo é adaptável, então pensei num jeito de realizar o esporte para que todos pudessem competir e se divertir ao mesmo tempo. “, contou.
No ano passado, aproveitando o contexto da Copa do Mundo, Suzanne organizou uma corrida de caça a QR codes que continham informações sobre o grande evento. A ideia era os alunos da a EEFM Padre Antônio Volkers seguirem as coordenadas recebidas para localizar no espaço os QR codes e responderem as perguntas de uma ficha que receberam.
A escola conseguiu, sem custos, um espaço de eventos amplo e arborizado para realizar a prática. Porém, uma das vantagens do esporte orientação é que a modalidade pode ser adaptada ao local disponível, como na própria escola.
O passo a passo da atividade foi cuidadosamente planejado por Suzanne. Primeiro, a professora buscou uma imagem do local no Google Maps, tirou um print da tela e a inseriu em um documento do Word. Em seguida, recortou a imagem no tamanho ideal e criou uma tabela com números e letras do alfabeto. Cada interseção entre uma letra e um número representava um local onde os alunos deveriam encontrar algo. Aproveitando o clima da Copa do Mundo, Suzanne reuniu informações relevantes sobre o evento e as transformou em QR codes, que foram escondidos em diferentes pontos do mapa.
Os alunos, em grupos de quatro pessoas, receberam o mapa com as orientações, os pontos a serem encontrados e um cartão resposta para anotar as informações encontradas nos QR codes. O primeiro grupo a preencher corretamente o cartão resposta, ou que conseguisse mais respostas certas vencia a brincadeira.
Um dia antes da atividade, Suzanne contou com a colaboração da professora Angela Jacoboski, também de Educação Física, para organizar o local e espalhar os QR codes pelas árvores, placas, bancos e postes, testando a funcionalidade de cada um e marcando os pontos no mapa para ajudar os alunos a se orientarem.
Além de promover o contato com a natureza, o esporte orientação pode ser trabalhado de forma interdisciplinar. Ele ajuda a colocar em prática conceitos das aulas de Matemática, Geografia e Educação Física.
No curso Esporte Orientação você vai conhecer mais sobre a modalidade, seu histórico, princípios básicos de execução, além de dicas para ensiná-la na Educação Física! Inscreva-se!
Muito legal. Obrigada pela dica.
SENSACIONAL….VOU APLICAR
Eu amei a ideia, e já vou colocar em pratica com meus alunos amanha…
Achei muito interessante.
Boa ideia ,fiz com meus alunos mais ,fizemos um mapa de orientação e cones enumerados .
Gostei muito da ideia, da adaptação e o resultado alcançado, atividades como essa ajudam a desenvolver o raciocínio além de promover à interação social entre os alunos.