Cobertura

Educação Física é o segundo curso mais concorrido do SISU 2020

Com a média nacional de 106 candidatos por vaga, Educação Física ficou atrás apenas de Ciências Biomédicas

Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2020 foram divulgados na noite dessa terça-feira (28). O SISU é a ferramenta do Ministério da Educação na qual universidades públicas oferecem vagas para candidatos que fizeram o ENEM.

Em 2020, foram disponibilizadas 237 mil vagas em 128 instituições de ensino. E o curso de Educação Física ficou no top 3 dos mais concorridos do Brasil. Veja abaixo a relação candidato/vaga:

  1. Ciências Biomédicas: 145 inscritos por vaga
  2. Educação Física: 106 inscritos por vaga
  3. Têxtil e Moda: 94 inscritos por vaga

Quando consideramos apenas o número total de inscritos, Medicina lidera o ranking, seguido por Administração e Direito.

O que vocês acham dessa notícia, professores? Bom sinal para a Educação Física? Será que os candidatos sonham em dar aula ou querem trabalhar em outra área?

Deixe o seu comentário!

 

BNCC na Prática: do currículo à sala de aula

Deixe seu comentário

22 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Avatar DEMÉTRIO disse:

    Bom dia. Espero que seja uma decisão consciente, pois às vezes pode ser uma escolha sem identificação com a área, o que pode levar a uma frustração e consequente mudança de curso.

  2. Avatar Alberto do Carmo disse:

    Juntamente com a área de automação a saúde será muito concorrida nesse século. O homem luta hoje para aumentar sua expectativa de vida e a saída é a prática regular e orientada de atividade física. Para isso é necessária uma formação digna dessa semanada, embora hoje ainda esteja deficiente!

  3. Avatar Roda Ana Rodrigues Cavalcante. disse:

    Porque a area não e exclusiva so pra escola mas tem um leque pra voce trabalhar.O campo é vasto e principalmente esta ligada a saúde. Uma area riquíssima para trabalhar.

  4. Avatar Rico disse:

    Acredito que a temática da Saúde Mental é um dos fundamentos para essa perspectiva.
    Na dinâmica da melhoria da saúde e na prevenção da mesma é a Área do Momento em qualquer situação.

  5. Avatar Francisco Abreu disse:

    Oportunidades na área estam bem divididas em setores do esporte!

  6. Avatar Diego Antunes disse:

    Bom dia!

    Estudo Educação Física, acho que em linhas gerais muita gente trata muita coisa da Educação Física como senso comum, sem compreender que podemos ter produção científica. Muitos dos nossos colegas estudantes que observei, tem foco apenas em “maromba” ou em modalidade esportiva, sem aprofundar intelectualmente e culturalmente com o conjunto da sociedade.

    Essa notícia me animou muito, pois provoca as produções intelectuais e um debate mais aprofundado da Educação Física quanto real ciências da Saúde.

    Defendo também que os conselhos de Educação Física se posicionem para que se tenha cada vez mais, concursos público para bacharel, vinculado as secretárias de saúde das cidades brasileiras.

  7. Avatar Marcos disse:

    SO OBSERVO ALGUNS COMENTÁRIOS DE QUE A EDUCAÇÃO FÍSICA É DESVALORIZADA E QUE EXISTE VÁRIOS PROFISSIONAIS DESEMPREGADOS, ESTÃO DESEPREGADOS OS ACOMODADOS E OS QUE NÃO SABEM ONDE FICA A ORIGEM E INSERÇÃO OS ISQUITIBIAIS, ENQUANTO ESSES QUE AINDA ACREDITAM QUE A PROFISSÃO É DESVALORIZADA E QUE TEM MUITOS PROFISSIONAIS DESEMPREGADOS, EXISTEM OUTROS GANHANDO MAIS DE 10 MIL MENSAIS JUSTAMENTE PQ FAZEM ACONTECER, ESTUDAM E SE DEDICAM AO MÁXIMO.

  8. Avatar CLERY QUINHONES DE LIMA disse:

    Olha esse dado vem confirmar que a EDUCAÇÃO FISICA vive o melhor momento. Abrem -se espaços em várias frentes e a ATIVIDADE FISICA depende de nós, pois é aceito pelas INSTITUIÇÕES PUBLICAS da ÁREA como urgente ser consolidada nos programas de SAUDE. Isso responsabiliza as IES pela qualidade da formação.

  9. Avatar Simone disse:

    Acredito que realmente é uma das profissões que se perpetuará, pois cada vez mais precisamos instigar e valorizar o movimento corporal, buscando energia e saúde!!

  10. Avatar tania disse:

    trabalhar em outra area, 3 idade cada vez maior.

  11. Avatar Lucineia Santos Souza disse:

    A notícia é boa, mais infelizmente ainda há muita desvalorização nessa área, muitos professores até tentam fazer um bom trabalho e com respeito e muita competência,
    Mais infelismente existe ainda muitos professores com formação em outras áreas dando aula de Educação física, absurdo isso, principalmente na rede municipal.

    1. Avatar DEMÉTRIO disse:

      Bom dia. Concordo com você. Somos nós, os profissionais da área, que carregamos a imagem da nossa profissão. A desvalorização é devido ao mal exercício da função, muitas vezes, por pessoas não firmadas, as quais, se vendem por qualquer salário.

  12. Avatar Maria Júlia disse:

    Os profissionais de Educação Física vão dominar o mundo!!! Rsrsrs

    1. Avatar Impulsiona disse:

      Maria Júlia, não esquece da equipe do Impulsiona quando dominar o mundo! rsrs

  13. Avatar Laura Maria Viana disse:

    Muito complicado,tem muito profissional de Educação Física sem trabalho!! As outras áreas da Educação Física também estão muito concorridas!! Tomara que venha melhorar!! Sucesso aos novos calouros!!!

  14. Avatar Leandro disse:

    Uma ótima notícia cabe a CONFEF agora dar mais atenção a nós valorizar melhor nossa profissão fiscalizando academia onde instrutores de dança estão ministrando aulas e providência não são tomadas.

  15. Avatar Alan Q Costa disse:

    Qual a fonte?

  16. Avatar Joseane disse:

    Com certeza não será para trabalhar em escola. Deve ser pra atuar em esportes, academias, praças e instituições.

  17. Avatar Jeovane disse:

    A sociedade já começa a apontar com o reconhecimento, falta o governo fazer o mesmo, os salários não são atrativos d apenas algumas restritas áreas tem se a equiparação com as outras profissões especializadas.

  18. Avatar Bruno Ferreira Silva disse:

    Acredito muito que tem crescido a preocupação com a questão da qualidade de vida. Isso tem impulsionado os estudantes a pensar na formação de bacharel em educação física. Ocorre que em muitos casos o aluno na verdade nem sabe a diferença e faz para entrar no curso de educação física achando que qualquer um, licenciatura ou bacharel, serve. Conheço vários colegas de curso que durante a graduação migraram para o bacharel. O pensamento com relação a ser professor em sala de aula é menor tem ficado mais complicado pela situação atual das políticas públicas apresentadas pelo governo federal. De toda forma, é um bom começo para a valorização da área em geral.

  19. Avatar GABRIEL TRINDADE SILVA trindade disse:

    Parabéns aos novos ingressantes pela escolha e sejam bem vindos.