Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Se engana quem pensa que os museus se resumem a ‘’depósito de objetos antigos’’. Para diversos especialistas em Educação, os museus assumem um papel fundamental nos processos pedagógicos, pois possibilitam aos interessados a pesquisar, a partir da história e da conservação de objetos, documentos e obras, assim como a interatividade, nos casos em que isso é possível.
Foi pensando nisso que a professora de Educação Física, Cristina Sutil, da Escola de Educação Básica Professor Flordoardo Cabral, em Lages (SC), resolveu criar um Museu do Futebol com os seus alunos do 2º ano do Ensino Médio. Segundo a professora, perceber a curiosidade dos alunos sobre as Copas em que o Brasil foi campeão, serviu como pontapé inicial para o desenvolvimento do projeto do futebol.
‘’Observei nas falas dos alunos que havia muitas curiosidades em relação às edições anteriores da Copa, especificamente das edições em que o Brasil foi campeão. Com isso, foram surgindo novas possibilidades e elas vieram a partir da história do futebol e sua evolução’’, comentou.
A professora também destacou a importância de realizar projetos como esse nas escolas. Para ela, é durante o desenvolvimento do Museu, por exemplo, que os alunos atuam como protagonistas do seu processo de aprendizagem.
Além disso, o futebol serve de ganho para reflexões importantes. “É possível abordar assuntos como questões raciais e de gênero, violência nos estádios, a personalidade das torcidas organizadas, aspectos comportamentais dos jogadores considerados ‘craques’, etc. A bola não para nunca’’, brincou a professora.
De modo geral, o planejamento das aulas seguiu de acordo com o engajamento dos alunos, que realizaram uma série de atividades teórico-práticas. Visita a sites esportivos, busca ativa de jornais, revistas, situações curiosas que aconteceram nas cinco edições em que o Brasil foi campeão em Copas do Mundo, por exemplo. Além disso, assistiram alguns vídeos disponíveis na internet, fizeram visitas no site do Museu do Futebol e leituras do material do Impulsiona. Segundo a professora, todas essas ações realizadas foram fundamentais para o sucesso do projeto.
Em qualquer projeto, seja ele escolar ou não, há desafios e nesse não foi diferente. Nesse contexto, para a professora de Educação Física, ‘’um dos maiores desafios foi fazer a integração do passado com presente, pois mesmo que o futebol esteja no imaginário infantil de muitas culturas e se perpetue por gerações, ainda existem as questões raciais e de gênero presente’’.
No entanto, esses desafios foram driblados com excelência e o resultado do trabalho desenvolvido na escola se refletiu no depoimento dos alunos. ‘’Conheci mais sobre esse esporte que é tão especial para mim. Tive a oportunidade de conhecer mais sobre a nossa seleção brasileira e aprender mais sobre sua história. Com esses estudos, aprendi mais sobre o real peso da nossa camisa e tive mais contato com o esporte. Tenho total convicção e confiança que, através da nossa história e do nosso passado de glórias, poderemos finalmente gritar pelo Hexa, conquista que espero ansiosamente com os meus 18 anos’’, comentou o aluno Luiz Eduardo Ávila.
É muito interessante ver como os museus podem ser utilizados como ferramentas pedagógicas em diferentes áreas do conhecimento, como é o caso do Museu do Futebol criado pela professora Cristina Sutil em parceria com seus alunos. A partir do interesse dos alunos pelas Copas do Mundo em que o Brasil foi campeão, foi possível desenvolver um projeto que não só aborda a história do futebol, mas também sua evolução e importância cultural. Ao criar um museu, os alunos têm a oportunidade de aprender de forma mais interativa e prática, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades importantes como pesquisa, curadoria… Read more »
Muito obrigada Bonus Futebol por suas palavras, menção e informações que contribuíram ainda mais para que o trabalho desenvolvido na EEB Professor Flordoardo Cabral, seja ainda mais valorizado e possa continuar inspirando outros professores e alunos em outras modalidade também. Gratidão!
Maravilhoso, excelente ideia
Muito obrigada!
Show de bola!!!!
Valeu, denis!
Sou uma dos alunos da escola e foi uma apresentação bem organizada com coisas que eu nem sábia da copa e eu acho que foi induzido que as pessoas irem procurar mais coisa que não sabiam da copo ou do seu time favorito.
Que legal, Jonathan que você estava com a gente!
Esse trabalho ficou muito MASSA!
Que feliz por sua participação aqui meu caro! Muito obrigada Marcos!
Gratidão! Ficou mesmo!
Muito bom o trabalho, estudo na escola e gostei bastante
Ótimo! Valeu pelo reconhecimento, Jeferson!
Estou muito feliz, por ter dito a oportunidade em participar desse museu, ajundo a organizá-lo, junto com a minha professora Cristina. E principalmente sinto grato em estar representando minha escola Flordoardo Cabral e a minha cidade de Lages com esse projeto!!
Valeu Luis, você contribuiu muito!
Parabéns prof Cris pelo projeto incrível!!!!! Vale muito as dicas que você deu! Obrigada
Querida Mariana, então está valendo! Se as dicas te inspiraram todos nós ganhamos!
Parabéns professora, quando o aluno é o ator de suas ideias, a finalização da ação o torna motivado para seguir em frente, porque ele se percebe capaz.
É isso aí Vanderléa, quando nossos alunos se sentem motivados por algum tema que lhes pareça significativo, conseguem encontrar sentido no fazer. Seguimos sendo esse instrumento!
Parabéns professora Cris, a senhora é exemplo a ser seguido por gerações dentro e fora da Educação escolar. Obrigado por tudo que proporciona a nós e aos nossos, Beijos Escola de Ed. Freinet – Lages
Gratidão! Juntos sempre somos mais fortes!
Quero agradecer ao Impulsiona, na pessoa do Felipe, por este site incrível, que dá visibilidade à Educação Física, componente curricular que pertence à área de conhecimento das Linguagens. Estou muito feliz em ter participado desta matéria! Sinto-me feliz por minha profissão, por minha escola, @incrível_flordoardocabral, Flordoardo Cabral, Flordoardo Cabral, por meus gestores e colegas professores que ficaram felizes com esta notícia. Certamente, que me sinto feliz pelos meus alunos do @segundao_emiti, protagonistas deste trabalho. Vocês foram incríveis! Mais uma vez, agradeço a todos e espero ter contribuído de alguma forma para este universo de possibilidades chamada de Educação Física escolar.… Read more »