Cobertura

Educação Física: 3 passos simples para evitar alunos desmotivados

São diversos os motivos que tornam os alunos desmotivados, mas elencamos alguns passos para reverter essa situação

Além de uma disciplina da grade curricular padrão, a Educação Física é também uma forma de promover a saúde e a capacidade física de um por meio de atividades corporais, auxiliando no desenvolvimento das competências socioemocionais de cada um.

É por meio da Educação Física que os alunos aprendem brincando. Esses esportes, futebol, vôlei, basquete, etc., os ensinam a viver em sociedade, são bons para a saúde e aliados no combate ao sedentarismo, obesidade, diabetes e problemas cardíacos.

Mas esse momento de diversão nem sempre é aproveitado nas escolas. O número de estudantes que não participam da Educação Física cresceu nos últimos anos, como mostra alguns estudos disponibilizados pela revista digital EFDesportes.com (edição 203 – abril 2017). E são diversos os motivos que levam a esse cenário, mas elencamos para vocês alguns passos para reverter essa situação:

Educação Física não é só futebol e vôlei

Jogar bola com os amigos é legal, e na Educação Física é uma ótima maneira de ensinar regras e trabalho em equipe, mas podemos incentivar a realização de outros esportes, que contribuem para o desenvolvimento integral do aluno, como atividades de aventura, queimada ou até mesmo taco. São diversas as atividades que podemos fazer para sair da rotina das aulas.

Faça aqui os cursos do Impulsiona Esporte e amplie o cardápio esportivo em sua escola

Cada um tem seu ritmo

Cada pessoa tem um tempo diferente da outra, e por mais que uma competição seja saudável, não podemos deixar que a busca pelo melhor desempenho seja uma obsessão. Incentive os alunos a trabalhar em equipe, e juntos, se divertirem, aprendendo e se desenvolvendo.

O tempo ideal

Que os alunos esperam a semana toda pela Educação Física é um fato, mas como passar o resto das aulas suado? Converse com a gestão da escola e tente encaixar as turmas para as últimas aulas do período, assim eles não podem terminar as atividades e ir para casa tomar um bom banho e relaxar após os exercícios.

Gostou do que viu por aqui? Então por quê você não aproveita para continuar impulsionando a educação esportiva na sua escola? Inscreva-se nos cursos online do Impulsiona e baixe os conteúdos digitais gratuitos. Vamos juntos! \o/

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação