Cobertura

Dicas para novos professores de Educação Física

Educadores da área encaram grandes desafios e possibilidades logo no início da carreira

Joey Feith é professor de Educação Física no Ensino Fundamental da Escola St. George, no Quebec, Canadá. Ele é o criador do site The Physical Educator, em que compartilha conteúdo para educadores do mundo todo.

Joey conta que recebe constantemente pedidos de dicas de professores de Educação Física que estão prestes a começar a carreira. Ele decidiu então reunir colegas de profissão e pedir ajuda. “Que conselhos você daria para si mesmo no primeiro ano dando aulas?”. O Impulsiona compartilha agora algumas dessas mensagens e deseja boa sorte a todos os novos professores de Educação Física do Brasil!

  • Conheça os seus alunos

Quais são as necessidades e interesses dos jovens? O que eles consideram divertido? Faça essas perguntas no começo do ano. O conceito de diversão mudou muito com o avanço da tecnologia, e o que você achava legal na adolescência talvez já não atraia tanto a garotada.

  • Construa boas relações com os colegas de profissão

Aulas de outros professores podem servir de inspiração para o seu trabalho. Siga companheiros de Educação Física nas redes sociais, entre em grupos no WhatsApp e mantenha-se informado sobre o que eles estão fazendo!

  • Seja um exemplo saudável

O esporte ajuda mais a saúde quando acompanhado de boa alimentação e hidratação. Mostre isso para os seus alunos não só com palavras, mas com ações exemplares!

  • Crie um espaço seguro na aula

Segurança não significa apenas evitar acidentes físicos, mas também emocionais. Planeje aulas inclusivas, que promovam uma interação respeitosa entre todos os alunos. O bullying na aula de Educação Física é um dos fatores que levam os jovens a deixarem de praticar exercícios.

  • Mantenha-se atualizado

Talvez você tenha acabado de terminar a faculdade, mas novas ideias podem transformar a sua aula constantemente. Busque novos cursos e continue estudando, isso vai te ajudar a dar uma aula mais completa e a incrementar o seu currículo!

Conheça os cursos gratuitos do Impulsiona

  • Tenha calma

Energia na hora de ensinar é ótimo, mas cuidado para não exagerar. Se você tentar ensinar todas as turmas, treinar todos os times, exercitar os alunos todos os segundos, pode acabar cansando eles e você! É melhor reduzir um pouco a pressão e organizar atividades significativas do que fazer muita coisa de forma superficial.

  • Não se abale por opiniões desencorajadoras

A gente sabe que a vida do professor não é fácil. Mas isso não significa que os alunos não mereçam uma aula criativa e interessante. Colegas podem ser negativos às vezes, mas não deixe isso tirar seu foco de ser sempre o melhor professor possível!

  • Diversifique as atividades

Mesmo que alguns alunos reclamem e só queiram jogar futebol, é essencial que o professor ofereça esportes e jogos diferentes, que despertem interesse nos alunos com gostos variados. Se precisar de ajuda nessa missão, o Impulsiona tem cursos online e aulas digitais para ensinar novas modalidades e brincadeiras.

  • Seja consistente

Não adianta querer ser respeitado na escola e entrar nessa metodologia ultrapassada de só “rolar a bola”. Busque um conceito por trás de todas as atividades, tenha um planejamento robusto, recolha feedback dos alunos e repense constantemente o trabalho. A Educação Física é tão importante quanto Português e Matemática!

E aí, novos professores? Gostaram das dicas? E você com mais experiência, tem alguma sugestão para entrar na lista? Comente abaixo!

Deixe seu comentário

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ROBERTO FACCHINELLO disse:

    Acho que essas dicas não servem apenas para os novos professores
    e sim, para todos, independente do tempo de licenciatura.

  2. Michele Silva Pires disse:

    Super dicas… Buscar implementá-las na prática profissional pode, sem dúvida, construir ações mais assertivas que gerem sentimento de autorrealização e prazer.