Antes de começar a leitura, conheça o novo conteúdo do Impulsiona, para todos os segmentos:
Guia para a 1ª semana de aula - sugestões práticas para os primeiros dias do ano na Educação Física: https://impulsiona.org.br/guia-1a-semana-educacao-fisica/
Você já parou para pensar que todo filme, novela ou seriado tem um protagonista? É aquele personagem que está no centro de toda a história, quem rege o enredo e, consequentemente, quem chama mais a atenção do público. A ideia de protagonismo não se restringe apenas a produções audiovisuais ou cênicas. É um conceito já muito utilizado na educação. Em uma escola, a ideia do protagonista está muito ligada a colocar o aluno no centro de todas as etapas do processo educativo, permitindo que ele tenha um papel ativo. É a isso que chamamos de protagonismo juvenil.
Para que o aluno tenha esse papel ativo, é necessário que a escola esteja aberta para formar grupos e dar espaço para debates. Quer saber mais? Aqui, reunimos 5 dicas para desenvolver o protagonismo juvenil em sua escola.
1. Deixe o aluno à vontade
Os jovens precisam se sentir à vontade para dar suas opiniões e participarem de decisões dentro e fora da escola. Para isso, é importante que os educadores criem ambientes confortáveis e confiáveis para abrirem espaços de diálogos.
2. Não coloque muitas regras
É importante que os alunos se sintam com voz perante as decisões dentro da escola. Por isso, impor muitas regras pode deixá-los pouco à vontade. Crie um ambiente em que o aluno consiga opinar em cada decisão e onde as regras sejam pensadas em conjunto.
3. Faça com que o aluno levante seus problemas e necessidades e tome a iniciativa
O protagonismo juvenil permite que o aluno consiga agir perante alguns problemas na escola e na comunidade escolar como um todo. Por isso, é importante que ele mesmo perceba os problemas ao redor e ajude a pensar em possíveis soluções.
4. Marque reuniões com frequência
Não deixe que os alunos percam o ritmo! Forme grupos de trabalho, faça com que eles planejam suas ações e tracem um cronograma. Dar a responsabilidade da ação aos alunos é uma ótima estratégia para garantir o protagonismo juvenil.
5. Apoio do educador é essencial
Por mais que o aluno seja o centro das ações, uma ajuda do educador é fundamental para que todos sejam levados a sério pela escola e consigam melhores resultados. O trabalho em equipe e a relação amigável entre professor e aluno são dois itens importantes para um projeto de protagonismo juvenil.
Com estas dicas, desenvolver o protagonismo juvenil na sua escola fica simples. O mais importante é não deixar de estudar novas possibilidades de fazer a diferença na vida dos seus alunos. Está preparado? Fique de olho nas dicas e sugestões do Impulsiona Educação Esportiva!
Esse é o papel do Grêmio Estudantil.Isso é muito bom.
Trabalho em escola integral
Com alunos protahonistas e gostei das definicoes de protagonismo.
Gostei muito e gostaria de receber dicas para melhor trabalhar com meus alunos.
Que bom, Udceia! Já viu nosso curso da BNCC? Pode ajudar! https://impulsiona.org.br/bncc-na-pratica/
Ótimo conteúdo!
Gostei bastante do conteúdo e das dicas, sou professora de química da rede estadual e gostaria de receber idéias para promover o protagonismo na escola onde trabalho. Desde já agradeço.
Tenho observado muitas vezes q o aluno tem se colocado fora do processo em q ela deve ser o protagonista da sua própria vida…em algumas situações percebemos q diante de momentos em q eles precisem assumir suas responsabilidades eles saem de cena e a partir daí são os pais q tomam a frente. Questões como assumir seus estudos, seu comprometimento e responsabilidade parecem ser transferidos à escola e aos professores.
Como conscientizá-los do seu papel principal na sua própria vida?
Muito bom gostei desse pensamento
Isto me deixa convicto que a minha prática pedagógica está no caminho adequado.
Excelente Idéia, temos que tornar o aluno como parte colaborativa no processo de ensino-aprendizagem.
Sou totalmente a favor. O aluno com sua experiência infantil tem muito a nós ensinar e colaborar na criação de novas regras de convivência. Tirar um pouco a responsabilidade do professor e dividir com os alunos, que tem experiências de vida cada um no seu mundo e essa troca de idéias e gratificante. Altruísmo.
Muito bom. Vou colocar em prática.
Sou educadora e trabalho bastante o.protagonismo juvenil , gostei muito das dicas, e gostaria de receber ideias para trabalhar nas aulas de filosofia.. obrigada
Sou de acordo a este tipo de ação…
Muito pertinente, vamos sim colocar em prática em minha unidade escolar.