Cobertura

Dicas importantes do Desafio da Tocha

Separamos os principais tópicos que você precisa ficar de olho para mandar bem no desafio

O desafio Revezamento da Tocha foi lançado pelo Impulsiona para levar as Olimpíadas de Tóquio para as escolas de forma divertida e interessante. Para isso, escolhemos a tocha, um dos símbolos mais importantes da competição. O objetivo é incentivar habilidades como criatividade, trabalho em equipe, sustentabilidade e protagonismo entre os jovens.

E para você não esquecer de nenhum detalhe ao participar, destacamos os principais tópicos que você precisa ficar de olho para mandar bem no desafio.

Conte a história da tocha

Para começar, é importante que seus alunos já estejam por dentro do tema! Pensando nisso, o Impulsiona preparou uma aula digital sobre a tocha Olímpica. Esse material vai te ajudar a falar sobre evolução e simbologia do revezamento da tocha para os seus alunos. E o melhor: já está prontinho para exibir nas aulas online ou presenciais. Faça o download aqui!

Apresente o desafio

Depois de contextualizar o tema, vamos partir para o desafio! Apresente aos seus alunos a atividade e como ela será realizada. Com certeza eles vão se empolgar com a ideia de construir um dos mais importantes símbolos Olímpicos. A turma deve escolher um único modelo de tocha para que cada um construa a sua, a fim de que possa utilizá-la no revezamento virtual. É hora de trabalhar em equipe! Definam juntos cada detalhe da tocha para que todos sigam esse padrão.

Escolha dos materiais

A sustentabilidade faz parte do desafio! Prefira materiais recicláveis, alternativos e sucata para a construção da tocha. E como um único modelo deve ser seguido pela turma, é importante que os materiais escolhidos sejam fáceis de serem obtidos em casa ou na escola. Vale usar plástico, papelão, papéis coloridos, folhas de jornal… Só não pode usar fogo de verdade. Use e abuse da criatividade para construir uma tocha que represente bem sua escola! É hora de colocar a mão na massa!

Vale envolver outras disciplinas

Já que estamos falando de criatividade, que tal chamar os professores de artes para contribuir na construção da tocha? Ou quem sabe, calcular a distância percorrida no revezamento com a ajuda da professora de matemática? Vale envolver outras disciplinas no desafio. Quanto mais interdisciplinar, melhor! 

Gravação do vídeo

Com as tochas prontas, chegou a hora de gravar o vídeo! Organize e simule um revezamento com os seus alunos. Para as escolas que já voltaram ao ensino presencial, é importante manter os protocolos de distanciamento. Caso a escola esteja funcionando remotamente, os alunos deverão filmar a si mesmos “passando” a tocha e editar o vídeo em continuidade. Aproveite as ferramentas de edição de vídeo para criar a sensação de que um aluno está entregando a tocha para o outro. Vale usar músicas, efeitos de transição, legendas, fotos do processo e o que mais tiver de interessante. Explore aplicativos como Tiktok, Reels e Kwai, com os quais, muitas vezes, os alunos já têm intimidade. Produza junto com eles e incentive o protagonismo da turma nesse projeto. Com certeza eles têm muito a acrescentar para realizar um trabalho incrível!

De olho na duração dos vídeos

Fique atento ao tempo! Os vídeos precisam ter até 1 minuto de duração. Por isso, não é necessário que toda a turma apareça na gravação, mas no mínimo 10 alunos devem fazer parte do projeto. Depois de editados, os vídeos devem ser publicados no YouTube, no canal do próprio professor que fez a inscrição ou no canal oficial da escola. Lembrando que o mesmo professor pode participar por diferentes escolas, mas com apenas um vídeo para cada escola e com formulários de inscrição distintos, direcionando para vídeos diferentes. 

Concorra a prêmios

O resultado será anunciado pelo Impulsiona através do site. Além disso, vamos entrar em contato por e-mail com todos os inscritos anunciando os três vencedores do desafio. Os três vencedores receberão um kit esportivo para a escola, uma palestra online com o medalhista Olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima e um kit digital para o professor responsável pela inscrição, contendo celular e tripé com iluminação, para valorizar o esforço e colaborar com as aulas online/híbridas.

E você, já está participando? Caso não esteja, clique AQUI para ver a página oficial. Caso esteja, conte aqui nos comentários como está sendo a sua experiência!

6
Deixe um comentário

avatar
6 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Erika Albano Nunes
Membro
Erika Albano Nunes

Foi uma grande honra participar deste desafio e revezamento da tocha olímpica, lançado pelo Impulsiona. Os alunos participaram ativamente em todas as etapas, que muito agregou valores culturais, esportivos num clima olímpico, com destaques relevantes em relação ao envolvimento de toda equipe escolar que não mediram esforços para realização deste desafio. Parabéns a todos participantes.

Regiane A Campos
Visitante
Regiane A Campos

Nossos alunos participaram ativamente de todas as etapas de estudo das olimpiadas e paralimpiadas . Aprenderam muito e se divertiram fazendo encenação da abertura dos jogos ,criação e participação do vídeo do revezamento da tocha
Infelizmente uma das partes mais empolgantes , os jogos interclasses terão que esperar o próximo ano

Mariana Barros
Visitante
Mariana Barros

Os alunos toparam o desafio e conseguimos participar com a tocha selecionada no evento na cidade. que foi a corrida do fogo simbólico da pátria. Dando muito significado a tocha, no qual nossos alunos participaram revezando a tocha e entregando no evento a autoridade da cidade.

PATRICIA GEHRKE
Visitante
PATRICIA GEHRKE

Os meus alunos participaram ativamente de todas as dimensões do processo: atitudinal, procedimental e conceitual. De grande valia todas as aulas que direcionei para o revezamento da tocha. Com certeza merecemos muito! Nossa escola carece de recursos! Abraço a todos! Bom trabalho e bons estudos. Patrícia Gehrke EEEM Xangri-lá RS.

Erika Anne Ramos de Oliveira
Visitante
Erika Anne Ramos de Oliveira

Os meus alunos estão muito empolgados, esta semana estou passando para eles a historia da tocha e semana que vem começaremos a confecção de nossa tocha, e faremos o vídeo. Esperamos que de tudo certo e possamos representar bem a nossa escola e a nossa cidade.

Erika Porrelli Drigo
Visitante
Erika Porrelli Drigo

Estamos participando do Desafio do Revezamento da Tocha.
A construção da tocha aconteceu durante a semana passada e com a participação e protagonismo dos estudantes de todo o Ensino Fundamental II ( anos finais).
Os estudantes ficaram muito empolgados e criaram uma linda e interessante tocha com materiais recicláveis que representam a nossa região.
Durante esta semana evitaremos o video.
Estamos ansiosos pela divulgação e confiantes que podemos ser escolhidos entre os vencedores.