Histórias Inspiradoras

10 curiosidades sobre os Jogos Olímpicos Paris 2024 para compartilhar com os alunos

Dividir informações curiosas sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos pode aumentar o interesse dos alunos na competição e nos esportes

Quem é professor, sabe: poucas coisas prendem mais a atenção dos alunos do que uma história curiosa. E o que não falta na maior competição esportiva do planeta são curiosidades! Então que tal compartilhar a lista abaixo com os alunos e ver quais eles já sabiam?

1) As medalhas vão ter um pedaço de ferro da Torre Eiffel

Cada medalha, seja de bronze, prata ou ouro, vai ter 18 gramas de ferro do ponto turístico mais famoso da França. A Torre Eiffel, construída em 1889, passou por diversas reformas nos últimos anos, e os pedaços extraídos foram guardados e serão utilizados na parte central das medalhas.

medalha dos jogos paris 2024

2) Os funcionários do metrô “poliglotas”

Prevendo a visita de dezenas de milhares de turistas que não falam francês, a prefeitura vai distribuir 3000 aparelhos de tradução para 16 idiomas.

O funcionamento é simples: a equipe do metrô escreve em francês, e o aparelho lê em voz alta em árabe, coreano, português…

O mais legal é que a tecnologia vai permanecer nos metrôs depois dos Jogos Paris 2024, como legado para o turismo local.

funcionários metro ajudando

3) Paris pode pedir música no Fantástico

É tradição que os jogadores de futebol que fazem três gols no mesmo jogo peçam uma “música no Fantástico”.

Pois Paris também pode pedir: a cidade vai se juntar a Londres como as únicas a sediar os Jogos Olímpicos por três vezes: 1900, 1924 e 2024. 

torre eiffel antigamente

4) Cerimônia nada tradicional

Pela primeira vez na história, a abertura dos Jogos Olímpicos não vai acontecer em um estádio. Os franceses inovaram e vão levar a cerimônia para o Sena, famoso rio que cruza a cidade de Paris.

rio sena em paris

5) Equipe de segurança

A segurança é uma das maiores preocupações da organização dos Jogos Paris 2024.

Serão 30 mil policiais, 15 mil militares do exército e de 17 mil a 22 mil guardas de empresas privadas garantindo o bem-estar de todos. 

6) Maratona aberta aos corredores amadores

Pela primeira vez na história, a maratona será aberta a atletas amadores.

Enquanto os corredores profissionais vão largar pela manhã, os amadores que participaram do processo de seleção e foram sorteados irão correr o mesmo percurso no turno da noite.

O trajeto homenageará um momento histórico da França: a Marcha das Mulheres a Versalhes, ocorrida em outubro de 1789.

maratona corredores cansados

7) Surfe no paraíso

Nada de ondas artificiais para a disputa de surfe. Gabriel Medina e cia vão ter o privilégio de disputar a medalha de ouro no Taiti, a maior ilha da polinésia francesa, que fica a mais de 15 mil quilômetros de Paris.

A combinação de praias cristalinas do Oceano Pacífico com belas montanhas promete encantar os espectadores – e os atletas!

foto aerea taiti

8) 100 anos depois

Paula Nichols, editora do site do Comitê Olímpico Canadense e pesquisadora dos Jogos Olímpicos, fez uma comparação entre os Jogos Paris 1924 e Paris 2024. Veja na tabela abaixo o que mudou em 100 anos!

9) Esportes Apressadinhos

Antes mesmo da cerimônia de abertura acontecer, quatro esportes já vão ter suas disputas iniciadas. Tiro com arco, futebol, handebol e rúgbi começam nos dias 24 e 25 de julho.

10) Guerra e bandeira neutra

Em função do conflito com a Ucrânia, atletas da Rússia e da Belarus, vista como aliada na guerra, vão competir sob uma bandeira neutra, como forma de sanção do Comitê Olímpico Internacional. 

Também haverá um hino especial caso algum desses atletas ganhe a medalha de ouro. Nenhum membro do governo russo ou belarusso será convidado para as Olimpíadas.

E aí, qual curiosidade chamou mais a sua atenção? Comente!

4
Deixe um comentário

avatar
4 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
RONAS MARTINS JUNIOR
Membro
RONAS MARTINS JUNIOR

poliglotas” e da cerimonia amei .

SAVIO FERREIRA DE ALBUQUERQUE
Visitante
SAVIO FERREIRA DE ALBUQUERQUE

Eu amo os Jogos Olímpicos! Sempre são temas de minhas aulas. Em ano de Olimpíadas eu costumo aproveitar a deixa para tematizar a maior festa esportiva do Planeta.

André
Visitante
André

A segurança na cerimônia de abertura. Será que vai ser tranquilo?

José Souza
Membro
José Souza

A prova do Surfe no Taiti, gostaria de estar presente nos dias de provas..