Estamos a poucos dias da Copa do Mundo Feminina 2023! A competição vai acontecer entre os dias 20 de julho e 20 de agosto na Austrália e na Nova Zelândia. Os treinos da nossa seleção já estão à todo vapor para as nossas atletas entrarem em campo no dia 24 de julho, contra o Panamá.
Aqui no Impulsiona também estamos no aquecimento para o grande evento. Separamos 10 curiosidades sobre a Copa do Mundo Feminina para compartilhar com os alunos! Bora conferir?
Sim! Até agora só foram disputadas oito Copas do Mundo Femininas. A primeira aconteceu em 1991, na China, e a última edição foi disputada na França em 2019.
A seleção norte americana é tetracampeã na Copa do Mundo Feminina. O país conquistou o título em 1991, 1999, 2015 e 2019. Logo em seguida está a Alemanha, que acumula duas conquistas, em 2003 e 2007. Os EUA também carregam a marca exclusiva de país a conquistar o título em casa, quando foi anfitrião da Copa em 1999.
Quase lá! O Brasil bateu na trave na final da Copa de 2007, na China, perdendo de 2 a 0 para a Alemanha. Apesar do segundo lugar no pódio, o Brasil conquistou a artilharia com a jogadora Marta, com sete gols marcados na competição.
Ao término da final, a seleção brasileira se manifestou pedindo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que ampliasse o investimento no futebol feminino. As jogadoras levantaram uma mensagem que dizia: “Brasil, precisamos de apoio.”.
A camisa 10 balançou a rede 17 vezes em cinco edições da Copa. Ao todo, foram 20 jogos e lances memoráveis, como o gol da semifinal contra os Estados Unidos no mundial de 2007, eleito pela Fifa o gol mais bonito de Marta pela seleção brasileira. A partida terminou 4 a 0 e pela primeira vez o Brasil estava classificado para uma final de Copa do Mundo. A maior artilheira de edições de Copas do Mundo, considerando a masculina, vai disputar esse ano sua 6ª Copa.
Veja abaixo o golaço de Marta contra os Estados Unidos na Copa de 2007:
A responsável pelo primeiro gol do Brasil na estreia do mundial foi Elane, cravando a vitória de 1 a 0 sobre o Japão. Porém, não existem registros audiovisuais desse momento histórico para a seleção verde e amarela. No geral, encontrar registros da trajetória do futebol feminino não é uma tarefa fácil, o que pode ser explicado pela falta de visibilidade e valorização da modalidade.
Para tentar resgatar essa memória, o Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, recriou, através de uma maquete, o gol da zagueira Elane contra o Japão na Copa de 1991. A criação está disponível na exposição “Rainhas de Copas”, em cartaz até 27 de agosto, que conta a história do mundial e a caminhada da seleção brasileira até aqui.
A edição de 2023 baterá o recorde de torcedores assistindo a bola rolar nos estádios da Nova Zelândia e Austrália. O recorde atual é da Copa de 2015, no Canadá, com o público superior a 1,35 milhões de pessoas. Até agora, mais de 1 milhão de ingressos foram vendidos, o que já superou a última Copa do Mundo Feminina, na França, em que foram vendidos 950 mil ingressos até a estreia.
As entradas para o jogo de abertura, que acontece no dia 20 de julho entre Austrália e Irlanda esgotaram 25 dias antes. Para se ter noção, o jogo precisou mudar de local pois o estádio Sydney Football Stadium, em Sidney, na Austrália, onde aconteceria a partida, tem capacidade para 42,5 mil pessoas, o que não seria suficiente. O novo local, é o Stadium Australia, que suporta 80 mil pessoas.
Com uma excelente atuação na Copa de 2007, na China, a Alemanha passou ilesa pela competição e conquistou o primeiro lugar do pódio. Além de não sofrer nenhum gol, seleção alemã abriu a edição do mundial com uma goleada histórica de 11 a 0 contra a Argentina. Os países integravam o grupo A, junto com Japão e Inglaterra.
Dos 11 gols da seleção alemã, dois deles foram gols contra da goleira da Argentina Correa. Os destaques da partida foram as alemãs Prinz e Smisek, que marcaram três gols cada. Clique AQUI para assistir os melhores momentos do jogo. Na final, a Alemanha eliminou o Brasil na participação inédita da nossa seleção na final, com o placar de 2 x 0.
Na primeira Copa do Mundo Feminina, em 1991, Michelle Akers foi a artilheira com 10 gols marcados para os Estados Unidos. Com sua atuação, a jogadora deu início a uma trajetória de sucesso da seleção norte-americana no mundial, que levaria a equipe a conquistar o grande título.
Na edição de 2019, a seleção norte-americana estreou em grande estilo contra a seleção asiática com o placar de 13 a 0, quebrando o recorde anterior que pertencia a Alemanha, com o 11 a 0 contra a Argentina na Copa de 2007.
O que você é capaz de fazer em 30 segundos? Esse foi o tempo que a sueca Lena Videkull levou para abrir o placar do jogo contra o Japão na Copa de 1991. A partida terminou com um ótimo resultado da Suécia, de 8 a 0 na estreia da Copa. Os dois países integravam o grupo B, junto com Estados Unidos e Brasil. A seleção sueca avançou até as semifinais, mas foi derrotada pela Noruega por 4 a 1.
A Copa do Mundo Feminina de 2019 foi a primeira a ser transmitida na TV aberta aqui no Brasil, pela Globo. Antes disso, a competição só havia sido transmitida no canal fechado da emissora, o SporTV, nas Copas de 2011, na Alemanha e 2015, no Canadá. Com isso, o futebol feminino ganhou mais popularidade no nosso país, gerando mais visibilidade e reconhecimento para as atletas, principalmente da nossa seleção.
Sabemos que ampliar a participação das meninas nas aulas de Educação Física nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, o Impulsiona se juntou a Empodera, ONG referência na promoção da equidade de gênero através do esporte, para fazer um webinário sobre o tema no dia 11 de julho às 18:30h.
Além de um bate-papo com professoras e especialistas, teremos o lançamento de um curso com planos de aula e um jogo de tabuleiro da Copa do Mundo Feminina. Quem assistir ao vivo vai receber um certificado de 1h! Clique AQUI e faça a sua inscrição!
Ótimo artigo, interessante também sabermos a dimensão e impacto econômico que a copa do mundo leva aos paises sede e também aos demais! Temas que não são debatidos!
Boa sorte na próxima meninas
Na próxima conseguirão!!!
Na próxima conseguiram!! Vai Brasiil
Na próxima vcs conseguem acreditem em vcs
Vai Brasil
boa sorte na próxima meninas!!
Que em 2027 vcs seja campeão , é tragao a taça
Não foi dessa vez meninas, mas fica de aprendizado… vamos focar na próxima!!!
Bora meninas sejam campeã e traga essa taça
Vamossss Brazillll,
Bora lá meninas, esse ano vcs levanta a taça
Material excelente!
Time Impulsiona, vcs são top!
Excelente material!
Valeu Spread!!! Gosto muito de esportes em geral e fico muito contente em saber que vocês incentivam nós colaboradores a saber cada vez mais sobre este assunto e não só o mundo da tecnologia…kkkk
Chegou a hora das nossas meninas!!!
Vai dar Brasil nessa copa!
Gostei muito de aprender sobre o futebol feminino
Vai Brasil das brabas, na torcida pela orelhuda