Cobertura

Conquiste seus alunos com uma brincadeira inspirada no jogo Fortnite

Professor dos Estados Unidos cria atividade física baseada no game que mais cresce no mundo

Talvez você nunca tenha ouvido falar do Fortnite, mas os seus alunos com certeza já. Esse jogo de computador e videogame virou febre mundial, com mais de 200 milhões de jogadores, entre eles famosos como Neymar e Messi. E a empresa que criou o Fortnite está feliz da vida: já lucrou mais de R$ 10 BILHÕES de reais!

Erik Schlemm, professor de Educação Física com apenas um ano de experiência, viu na paixão pelo jogo virtual uma oportunidade de conquistar e movimentar os seus alunos. O americano conta que “a tecnologia está sempre avançando, e os estudantes estão no centro dessa revolução.” Ele procurou alguma sugestão online de como aproveitar o Fortnite na Educação Física mas não encontrou nada. Decidiu, então, criar ele mesmo uma brincadeira baseada no game. Veja e inspire-se abaixo!

Ah, e se quiser baixar um PDF com todo o conteúdo dessa aula para não esquecer de nenhum detalhe, clique aqui: FORTNITE NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Entendendo o Fortnite

Antes de começar, é importante saber do que se trata o jogo. Fortnite pode ser jogado no videogame, computador ou até mesmo smartphone. O game começa com 100 jogadores que voam por cima de uma ilha e precisam escolher um lugar para pousar. Assim que colocam o pé em terra firme, eles devem recolher o máximo possível de recursos para se defender ou batalhar com os outros personagens. A medida que o tempo passa, o mapa da ilha fica mais apertado, fazendo com que seja difícil se esconder dos adversários. O objetivo é ser o último jogador sobrevivente.

  • Material necessário para a atividade

– Entre 4 e 12 bolas (o ideal é que não sejam muito duras)

– De 2 a 4 colchonetes, tatames ou objeto semelhante que sirva de “escudo”

– 2 cones

– Coletes para separar as equipes

  • Como jogar Fortnite na aula de Educação Física

Para começar o jogo, os alunos recebem os coletes e são divididos em dois times. Os participantes devem ocupar um lugar na quadra ou no pátio (times misturados entre si) e ficar parados até escutarem o apito. O professor então rola as bolas na quadra e apita. Os alunos podem correr para pegar a bola ou procurar abrigo com os colchonetes espalhados pela quadra.

Leve o Fortnite para a Educação Física

O objetivo do jogo é ROLAR a bola e acertar o oponente abaixo dos joelhos. Os alunos que forem atingidos pelas bolas devem sair da quadra e ficar ao lado do cone, conforme a imagem acima. IMPORTANTE: os alunos não podem arremessar a bola por cima. Quem o fizer, também sai de quadra e fica ao lado do cone.

Existe uma maneira para os alunos voltarem ao jogo depois de serem atingidos. Quando o adversário tenta acertar um membro do seu time e este consegue SEGURAR a bola, quem arremessou é eliminado e quem segurou a bola pode resgatar o companheiro na fila do cone. Mas caso o aluno TENTE segurar a bola e ela escape, ele é eliminado como se tivesse sido atingido nas pernas.

O professor ainda pode adicionar outra regra para os alunos voltarem à quadra. Todos que estiverem na fila do cone, terão que fazer polichinelos por um minuto. Assim, além de retornarem ao jogo, os jovens se mantém ativos o tempo todo.

Outra regra importante é que a cada 5 minutos, o espaço do jogo diminui. No começo, os jovens podem ocupar a quadra inteira. Depois, não podem mais entrar na linha de três pontos do basquete. Em seguida, o professor reduz a atividade a um terço da quadra. Até finalmente usar apenas o círculo central. Isso reflete a lógica do Fortnite, e evita que alunos “se escondam” durante toda a brincadeira. Ganha o time que tiver mais jogadores dentro do círculo central no final da aula. Caso o espaço usado para a brincadeira não seja a quadra, o professor pode fazer as marcações usando fita ou corda. Quando a quadra diminui de tamanho, os alunos eliminados na fila do cone não retornam à atividade. Veja mais claramente na imagem abaixo.

Brincadeira imita Fortnite na aula de Educação Física

O professor Erik Schlemm preparou um vídeo com as regras. Está em inglês, mas pode ajudar no entendimento da brincadeira. Confira:

Quer baixar um PDF com o conteúdo dessa matéria para não esquecer de nenhum detalhe? Clique aqui: FORTNITE NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor, comente abaixo o que você achou do Fortnite adaptado para a Educação Física! E se fizer a atividade na sua aula, mande fotos e vídeos para contato@impulsiona.org.br

75
Deixe um comentário

avatar
51 Todas os comentários
24 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
ROBERTO ARENHART
Membro
ROBERTO ARENHART

Muito interessante, show.

Lucia
Visitante
Lucia

Nossa , adorei…faço recreação em festas infantis e amanhã terei uma festa. , e divinha o tema FORTNITE!!!
Vou fazer mais uma adaptação, vai ser um sucesso, tenho certeza!!
Obrigada

Junierik Ribeiro
Visitante
Junierik Ribeiro

Parabéns pela atividade, vou fazer com meus alunos, tenho certeza que eles vão adorar.

Heibe Monteiro
Membro
Heibe Monteiro

Parabéns pelos jogo!!!!
Ameiiiii!Irei desenvolver um jogo parecido com as famosas “nerfs” rs.

Adriana
Visitante
Adriana

Adorei o jogo, se vc puder me ajudar… pra mim nao ficou claro o seguinte: após os alunos pegarem as bolas e pararem no local, como acontece a aproximação no adversário? Quem começa a tentar queimar o adversário? Como a bola é reposta no jogo dps de queimar ou nao alguém? Cada pessoa tem sua vez ou tudo acontece ao mesmo tempo? Obrigada!

ANDRÉA FONSECA GONZALES
Visitante
ANDRÉA FONSECA GONZALES

Adorei!!! Realizamos em trabalho conjunto da Sala de Educação Fisica, da nossa escola, como uma forma de (re)apresentar conteúdos básicos e apontar, também, para a importância do estudo da Física como ponto de apoio à compreensão positiva dos conteúdos.

EDSON ANJOS DE SOUZA
Membro
EDSON ANJOS DE SOUZA

Parabéns !
É uma ótima ideia, realizarei no planejamento do segundo semestre !

Stelamaris
Visitante
Stelamaris

Nossa, que beleza, muito criativa esta atiividade! vou fazer com meua alunos!

Eliane Campos de Oliveira
Visitante
Eliane Campos de Oliveira

Tô adorando os conteúdos..

Reginaldo Alves Silva
Visitante
Reginaldo Alves Silva

Muito interessante. Ótimo. Bem produtivo

Consuelo
Visitante
Consuelo

Achei muito interessante!

Daniela Mello
Membro
Daniela Mello

Amei… Já vou encaixar no meu plano!!

Luana Marques Silva
Membro
Luana Marques Silva

Eu adaptei este jogo de uma forma diferente, com mais elementos do próprio jogo, ficou semelhante a uma corrida, usei um pepel com uma pontuação diferente baseada na pontuação das armas do jogo online. Depois espalhei os papeis na área do jogo, ao iniciar o jogo cada aluno poderia pegar a quantidade possível de papeis, após isso poderia “pegar” qualquer alvo escolhido e confrontar os pontos, quem tiver a maior pontuação elimina o adversário, e fica com os pontos dele, até sobrar um vencedor. diferente deste jogo os alunos não ficam ativos o tempo inteiro mas a partida acaba rápido,… Read more »

Marcelo Moda
Membro
Marcelo Moda

Parabéns pela matéria.
É uma atividade muito simples, uma variação da queimada, mas que faz toda a diferença na hora de cativar os alunos para a aula. Realmente temos que “reiventar” nossas aulas para motivar essa nova geração, e esta foi um excelente exemplo.

Bianca Pereira
Admin
Bianca Pereira

Amei a matéria!

Rogerio landim da rocha
Visitante
Rogerio landim da rocha

achei legal deve ser muito divertido,vamos praticar.boa.

michelle oliveira
Membro
michelle oliveira

Muito bom! Adorei e já vou incluir no plano de aula da semana. Tenho certeza que meus alunos também vão adorar!!! Valeu!

Gabriela Hentz Reynaldo Barreiros
Membro
Gabriela Hentz Reynaldo Barreiros

Achei muito dinâmico. Eu particularmente não conheço o game, porém assim em quadra ele parece ser mais divertido e estimulando estratégias. Com certeza estarei aplicando com os estudantes do 5o ano. Eles vão amar!

Vilson Oliveira
Membro
Vilson Oliveira

ótimo ! Precisamos diversificar nossas aulas !

Lidia Yoshiko Konishi
Visitante
Lidia Yoshiko Konishi

Acredito que os alunos vão gostar muito.

Marcio Bonifacio
Visitante
Marcio Bonifacio

Adorei criativo e acho que esse é o caminho atrair as crianças falando a linguagem deles ! Ex: a tecnologia a favor da educação física. Meus parabéns

Wiliam
Visitante
Wiliam

Parabens!!!!! Nota 10

Maurinete Prado da Silva
Visitante
Maurinete Prado da Silva

Qual a faixa etária dos estudantes?

Cláudio Luiz Teixeira
Visitante
Cláudio Luiz Teixeira

Adorei. Cheio de estratégias. Me agradou muito.

Denise Batista
Visitante
Denise Batista

O jogo parece interessante,logo irei testar, porém uma das escolas que trabalho não possui colchonetes, então terei que adaptar.

Liliana.
Visitante
Liliana.

Muito legal!!!!! Amei a ideia..

CLEMILSON
Visitante
CLEMILSON

Top. Vou levar aplicar com meu 4°ano!

Danillo Esquilo
Visitante
Danillo Esquilo

Parabéns ao colega americano, gostei muito da ideia, justamente por adaptarmos um jogo do momento, podemos assim dizer, para termos a atenção total dos alunos. Com certeza vou realizá-lo em uma de minhas aulas este ano.

ismênia
Visitante
ismênia

Muito bom! Criativo e trazer essa interação para o concreto, ou seja a realidade é vivenciar o mundo individual de forma coletiva, explorando ainda a parte motora que hoje as crianças e adolescentes não quase não tem no cotidiano. Achei muito envolvente penso que vão gostar muito!

Zenith Pereira
Visitante
Zenith Pereira

Incrível! Tenho certeza que meus alunos se envolverão!!! Já está no plano de aula…

Lilison
Visitante
Lilison

Adorei a Ideia e vou pô-la em prática amanhã mesmo!

Lilison Levi Laurentino
Visitante
Lilison Levi Laurentino

Na minha escola funcionou muito bem! Usei como momento de aquecimento lúdico e criei algumas adaptações para minha realidade escolar: frisbee como escudo; bambolês como casas “área de proteção”; polichinelo para quem foi atingido e flexão para “Head shot”. Foi só sucesso, todas as turmas quiserem fazer. Depois envio as fotos.

Maria do Carmo Gomes Sob ral
Visitante
Maria do Carmo Gomes Sob ral

Muito bom que pena que não sou professor de educação física zona mas amei a sugestão

Jose Rogerio Dantas
Visitante
Jose Rogerio Dantas

Gostei. Farei com minha turma.

Daniel Oliveira
Visitante
Daniel Oliveira

É uma mistura de alguns jogos já praticados pelos alunos, como queimada ameba e o dodge ball, mas a contextualização com um e-game traz uma motivação muito especial para a participação dos alunos.
Parabéns ao professor que adaptou a ideia e , com certeza, vale a pena trabalhar essa atividade com os alunos!!!!

Stefânia
Visitante
Stefânia

O jogo parece ser interessante e como é baseado num jogo eletrônico, com certeza os alunos vão curtir muito. Vou procurar realizar esta atividade na escola q leciono.

Marta
Visitante
Marta

Muito legal o jogo, bem dinâmico.

Shirley
Visitante
Shirley

Adorei!!! Vou propor para meus professore no ATPC!!!

Eliane Shibuya
Visitante
Eliane Shibuya

Porque a diferença das cores das bolas? Qual a importância da bola amarela e roxa?

islaine almeida
Membro
islaine almeida

Poderiam postar o vídeo na prática.

Tatiana Bolonha
Membro
Tatiana Bolonha

Criativo demais, amanhã irei testar esta atividade com meus alunos, já que estou desenvolvendo uma atividade de como unir os jogos eletrônicos com as atividades físicas.

Maria Zélia
Visitante
Maria Zélia

Muito bom,legal. Meus alunos vão adora .

Jorge
Visitante
Jorge

Show. Com certeza os alunos vão adorar, trazer o mundo virtual para a sua realidade, e ainda dentro da Educação Física.
Genial.

Marcelo Pires Rosa de Jesus
Visitante
Marcelo Pires Rosa de Jesus

Muito bom parabéns! Ao inventor do jogo e o impulsiona.

Augustinho de Lima Benevenuto
Membro
Augustinho de Lima Benevenuto

Excelente com criatividade e competitividade entre os alunos, aprimorando comprometimento coletivo.

Augustinho de Lima Benevenuto
Membro
Augustinho de Lima Benevenuto

Muito bom e interessante com objetivo de percepção, finalização deslocamento, e interação ao recrutar o companheiro.

Sirlene Rodrigues
Visitante
Sirlene Rodrigues

Amei, irei fazer com os meus alunos.

WELLINGTON MARQUES
Membro
WELLINGTON MARQUES

excelente proposta de aula. Associa varios esportes, alem de trabalhar uma série de capacidades físicas

Fernando Spadaccia Neto
Membro
Fernando Spadaccia Neto

Sensacional, vou testar essa semana!

Maria Rosany Damascena e Siva
Visitante
Maria Rosany Damascena e Siva

Interessante. Acredito que os alunos vão gostar

Geovane Rocha
Visitante
Geovane Rocha

Incrível adaptação para nossa área.!! Os jogos virtuais fascinam e o professor analisar como inseri-los em uma aula de educação física é muitoo necessário e estimulante para os alunos e para nós, aumentando o processo criativo. Essa matéria deu um norte e tentarei por em prática esse jogo.