Histórias Inspiradoras

Conquiste seus alunos com uma brincadeira inspirada no jogo Fortnite

Professor dos Estados Unidos cria atividade física baseada no game que mais cresce no mundo

Talvez você nunca tenha ouvido falar do Fortnite, mas os seus alunos com certeza já. Esse jogo de computador e videogame virou febre mundial, com mais de 200 milhões de jogadores, entre eles famosos como Neymar e Messi. E a empresa que criou o Fortnite está feliz da vida: já lucrou mais de R$ 10 BILHÕES de reais!

Erik Schlemm, professor de Educação Física com apenas um ano de experiência, viu na paixão pelo jogo virtual uma oportunidade de conquistar e movimentar os seus alunos. O americano conta que “a tecnologia está sempre avançando, e os estudantes estão no centro dessa revolução.” Ele procurou alguma sugestão online de como aproveitar o Fortnite na Educação Física mas não encontrou nada. Decidiu, então, criar ele mesmo uma brincadeira baseada no game. Veja e inspire-se abaixo!

Ah, e se quiser baixar um PDF com todo o conteúdo dessa aula para não esquecer de nenhum detalhe, clique aqui: FORTNITE NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Entendendo o Fortnite

Antes de começar, é importante saber do que se trata o jogo. Fortnite pode ser jogado no videogame, computador ou até mesmo smartphone. O game começa com 100 jogadores que voam por cima de uma ilha e precisam escolher um lugar para pousar. Assim que colocam o pé em terra firme, eles devem recolher o máximo possível de recursos para se defender ou batalhar com os outros personagens. A medida que o tempo passa, o mapa da ilha fica mais apertado, fazendo com que seja difícil se esconder dos adversários. O objetivo é ser o último jogador sobrevivente.

  • Material necessário para a atividade

– Entre 4 e 12 bolas (o ideal é que não sejam muito duras)

– De 2 a 4 colchonetes, tatames ou objeto semelhante que sirva de “escudo”

– 2 cones

– Coletes para separar as equipes

  • Como jogar Fortnite na aula de Educação Física

Para começar o jogo, os alunos recebem os coletes e são divididos em dois times. Os participantes devem ocupar um lugar na quadra ou no pátio (times misturados entre si) e ficar parados até escutarem o apito. O professor então rola as bolas na quadra e apita. Os alunos podem correr para pegar a bola ou procurar abrigo com os colchonetes espalhados pela quadra.

Leve o Fortnite para a Educação Física

O objetivo do jogo é ROLAR a bola e acertar o oponente abaixo dos joelhos. Os alunos que forem atingidos pelas bolas devem sair da quadra e ficar ao lado do cone, conforme a imagem acima. IMPORTANTE: os alunos não podem arremessar a bola por cima. Quem o fizer, também sai de quadra e fica ao lado do cone.

Existe uma maneira para os alunos voltarem ao jogo depois de serem atingidos. Quando o adversário tenta acertar um membro do seu time e este consegue SEGURAR a bola, quem arremessou é eliminado e quem segurou a bola pode resgatar o companheiro na fila do cone. Mas caso o aluno TENTE segurar a bola e ela escape, ele é eliminado como se tivesse sido atingido nas pernas.

O professor ainda pode adicionar outra regra para os alunos voltarem à quadra. Todos que estiverem na fila do cone, terão que fazer polichinelos por um minuto. Assim, além de retornarem ao jogo, os jovens se mantém ativos o tempo todo.

Outra regra importante é que a cada 5 minutos, o espaço do jogo diminui. No começo, os jovens podem ocupar a quadra inteira. Depois, não podem mais entrar na linha de três pontos do basquete. Em seguida, o professor reduz a atividade a um terço da quadra. Até finalmente usar apenas o círculo central. Isso reflete a lógica do Fortnite, e evita que alunos “se escondam” durante toda a brincadeira. Ganha o time que tiver mais jogadores dentro do círculo central no final da aula. Caso o espaço usado para a brincadeira não seja a quadra, o professor pode fazer as marcações usando fita ou corda. Quando a quadra diminui de tamanho, os alunos eliminados na fila do cone não retornam à atividade. Veja mais claramente na imagem abaixo.

Brincadeira imita Fortnite na aula de Educação Física

O professor Erik Schlemm preparou um vídeo com as regras. Está em inglês, mas pode ajudar no entendimento da brincadeira. Confira:

Quer baixar um PDF com o conteúdo dessa matéria para não esquecer de nenhum detalhe? Clique aqui: FORTNITE NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor, comente abaixo o que você achou do Fortnite adaptado para a Educação Física! E se fizer a atividade na sua aula, mande fotos e vídeos para contato@impulsiona.org.br

Deixe seu comentário

98 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aurelio disse:

    Os estudantes se divertem! O recurso é muito bom para ser aplicado.

  2. Tiane disse:

    Muito divertido e interessante recurso para ser aplicado com os estudantes

  3. Tiane disse:

    Muito lúdico e interessante

  4. Rachid disse:

    Muito boa a dinâmica do jogo adaptado das telas para a prática!

  5. Gilson Santos disse:

    Gostei, é um jogo cooperativo e competitivo e bem dinâmico.

  6. Fernanda disse:

    Adorei a proposta. Bem dinâmica. Não consegui entrar baixar o pdf dessa atividade.

  7. CAMILLA GARCIA disse:

    Muito top!!! Vou falar com os meus alunos sobre jogos eletrônicos na semana que vem e vou aplicar essa atividade nas turmas de 6 e 7 ano.

  8. Maria Claudia disse:

    Esses jogos nos mostram a importância da ressignificação de alguns jogos digitais isso faz com que os estudantes possam conhecer e ter um novo olhar sobre os jogos.

  9. Renata Pascale Gireli Oliveira disse:

    Atividades como essa nos faz repensar sobre o tema, amplia os nossos horizontes sobre a prática dos jogos digitais/eletrônicos e nos inspiram a criar/adaptar outros jogos e incluí-los em nossas aulas. Muito bom!

  10. Alessandra Kally Ciardi Barbosa disse:

    Inspirador para nos auxiliar na elaboração de novas estratégias.

  11. Talyne disse:

    Adorei a atividade. Muito bem elaborada. Quero muito realizar com os meus alunos.

  12. Alexis caio disse:

    Interessante vou fazer nas minhas aulas .

  13. Carla J Almeida disse:

    Pensar a prática de um jogo eletrônico é desafiante, e abre um leque de possibilidades para adaptações de outros jogos e até adaptações criadas em grupo pelos próprios alunos. A versatilidade dos jogos infindável e enriquecedora.

  14. Adriana disse:

    Gostei, interessante!!!

  15. Andrea Bissi disse:

    Atividade bastante interessante!

  16. Márcia Paiva disse:

    Excelete

  17. Cimara Pianta Frederico disse:

    Realizei a atividade nas minhas aulas.
    Foi um sucesso.

  18. Diogo disse:

    Ótima atividade!!!

  19. PJ - Paulo Junior disse:

    Super bem elaborado e muito dinâmico, parabéns ao criador.

  20. Edmar Raimundo de Paula disse:

    Achei super interessante. Uma duvida, os jogadores ficam em pé, e o total de bola colocadas no jogo é correspondente a quantidade de alunos no jogo?

  21. ROBERTO ARENHART disse:

    Muito interessante, show.

  22. Lucia disse:

    Nossa , adorei…faço recreação em festas infantis e amanhã terei uma festa. , e divinha o tema FORTNITE!!!
    Vou fazer mais uma adaptação, vai ser um sucesso, tenho certeza!!
    Obrigada

    1. Impulsiona disse:

      Tire fotos e mande para nós, Lucia! contato@impulsiona.org.br

  23. Junierik Ribeiro disse:

    Parabéns pela atividade, vou fazer com meus alunos, tenho certeza que eles vão adorar.

  24. Heibe Monteiro disse:

    Parabéns pelos jogo!!!!
    Ameiiiii!Irei desenvolver um jogo parecido com as famosas “nerfs” rs.

    1. Impulsiona disse:

      Que máximo, Heibe! Manda fotos e vídeos pra gente no contato@impulsiona.org.br

  25. Adriana disse:

    Adorei o jogo, se vc puder me ajudar… pra mim nao ficou claro o seguinte: após os alunos pegarem as bolas e pararem no local, como acontece a aproximação no adversário? Quem começa a tentar queimar o adversário? Como a bola é reposta no jogo dps de queimar ou nao alguém? Cada pessoa tem sua vez ou tudo acontece ao mesmo tempo? Obrigada!

    1. Impulsiona disse:

      Oi, Adriana! Obrigado pelo comentário e pelas perguntas! Segundo o criador da brincadeira, não tem ordem nem “vez”. Tudo acontece ao mesmo tempo!! Mas é claro, você pode adaptar à atividade como achar melhor. Se fizer com os seus alunos faça fotos e vídeos e mande para colocarmos nas nossas redes sociais!!

  26. ANDRÉA FONSECA GONZALES disse:

    Adorei!!! Realizamos em trabalho conjunto da Sala de Educação Fisica, da nossa escola, como uma forma de (re)apresentar conteúdos básicos e apontar, também, para a importância do estudo da Física como ponto de apoio à compreensão positiva dos conteúdos.

  27. EDSON ANJOS DE SOUZA disse:

    Parabéns !
    É uma ótima ideia, realizarei no planejamento do segundo semestre !

  28. Stelamaris disse:

    Nossa, que beleza, muito criativa esta atiividade! vou fazer com meua alunos!

  29. guttemberg tavares disse:

    Boa noite! acho mega super positivo professores e criatividades em todas as metodologias práticas também introduzo algumas estratégias em minhas aulas principalmente nos esportes de raquetes que são meu maior foco hoje conhecendo o impulsiona cada vez mais estou mim tornando mais aprendizado como devemos sempre nos atualizar e conhecer ferramentas que ajude a todos no meio educacional em geral principalmente incluindo os alunos com algum problemas de deficiência isso todos sabemos que a inclusão é o suporte para todos na educação física em geral parabéns professor sua ideia adaptada foi genial.

  30. Eliane Campos de Oliveira disse:

    Tô adorando os conteúdos..

  31. Reginaldo Alves Silva disse:

    Muito interessante. Ótimo. Bem produtivo

  32. Consuelo disse:

    Achei muito interessante!

  33. Daniela Mello disse:

    Amei… Já vou encaixar no meu plano!!

  34. Luana Marques Silva disse:

    Eu adaptei este jogo de uma forma diferente, com mais elementos do próprio jogo, ficou semelhante a uma corrida, usei um pepel com uma pontuação diferente baseada na pontuação das armas do jogo online. Depois espalhei os papeis na área do jogo, ao iniciar o jogo cada aluno poderia pegar a quantidade possível de papeis, após isso poderia “pegar” qualquer alvo escolhido e confrontar os pontos, quem tiver a maior pontuação elimina o adversário, e fica com os pontos dele, até sobrar um vencedor. diferente deste jogo os alunos não ficam ativos o tempo inteiro mas a partida acaba rápido, e logo inicia-se outra, assim o jogo ficou mais fiel ao online, porem gostei da adaptação onde todos participam o tempo todo, acredito que seja possível fazer alterações utilizando esta ideia, obrigada!

    1. Impulsiona disse:

      Que legal, Luana! Você tirou fotos ou fez vídeos da atividade? Manda pra gente! contato@impulsiona.org.br

  35. Marcelo Moda disse:

    Parabéns pela matéria.
    É uma atividade muito simples, uma variação da queimada, mas que faz toda a diferença na hora de cativar os alunos para a aula. Realmente temos que “reiventar” nossas aulas para motivar essa nova geração, e esta foi um excelente exemplo.

  36. Bianca Pereira disse:

    Amei a matéria!

    1. Impulsiona disse:

      Valeu, Bia! Conte conosco!

  37. Rogerio landim da rocha disse:

    achei legal deve ser muito divertido,vamos praticar.boa.

    1. Impulsiona disse:

      Valeu, Rogério! Se fizer com os seus alunos, mande fotos e vídeos para contato@impulsiona.org.br para darmos visibilidade!

  38. michelle oliveira disse:

    Muito bom! Adorei e já vou incluir no plano de aula da semana. Tenho certeza que meus alunos também vão adorar!!! Valeu!

    1. Impulsiona disse:

      Que máximo, Michelle! Se fizer mesmo, manda fotos e vídeos para a gente? contato@impulsiona.org.br

  39. Gabriela Hentz Reynaldo Barreiros disse:

    Achei muito dinâmico. Eu particularmente não conheço o game, porém assim em quadra ele parece ser mais divertido e estimulando estratégias. Com certeza estarei aplicando com os estudantes do 5o ano. Eles vão amar!

    1. Impulsiona disse:

      Gabi, a ideia é exatamente essa: levar para a garotada que está sempre no mundo digital. Se fizer a atividade conta para gente como foi? Manda o seu relato para contato@impulsiona.org.br

  40. Vilson Oliveira disse:

    ótimo ! Precisamos diversificar nossas aulas !

    1. Impulsiona disse:

      Isso aí, Vilson! Trazer o digital para o mundo real!

  41. Lidia Yoshiko Konishi disse:

    Acredito que os alunos vão gostar muito.

    1. Impulsiona disse:

      A gente também, Lidia!

  42. Marcio Bonifacio disse:

    Adorei criativo e acho que esse é o caminho atrair as crianças falando a linguagem deles ! Ex: a tecnologia a favor da educação física. Meus parabéns

    1. Impulsiona disse:

      É isso aí, Marcio! Se fizer na sua escola, conta pra gente como foi pelo contato@impulsiona.org.br

  43. Wiliam disse:

    Parabens!!!!! Nota 10

  44. Maurinete Prado da Silva disse:

    Qual a faixa etária dos estudantes?

    1. Impulsiona disse:

      Oi, Maurinete. Não tem uma faixa etária específica para a atividade. Mas o jogo é muito popular entre crianças a partir dos 10~12 anos.

  45. Cláudio Luiz Teixeira disse:

    Adorei. Cheio de estratégias. Me agradou muito.

    1. Impulsiona disse:

      Que bom, Cláudio! Se fizer na sua escola, envie fotos e vídeos para contato@impulsiona.org.br

  46. Denise Batista disse:

    O jogo parece interessante,logo irei testar, porém uma das escolas que trabalho não possui colchonetes, então terei que adaptar.

    1. Impulsiona disse:

      Isso aí, Denise! O que importa é colocar a atividade em prática, mesmo improvisando. Se fizer mesmo, mande o seu relato para a gente? contato@impulsiona.org.br

  47. Liliana. disse:

    Muito legal!!!!! Amei a ideia..

  48. CLEMILSON disse:

    Top. Vou levar aplicar com meu 4°ano!

    1. Impulsiona disse:

      Valeu, Clemilson! Manda foto e vídeo para a gente? contato@impulsiona.org.br

  49. Danillo Esquilo disse:

    Parabéns ao colega americano, gostei muito da ideia, justamente por adaptarmos um jogo do momento, podemos assim dizer, para termos a atenção total dos alunos. Com certeza vou realizá-lo em uma de minhas aulas este ano.

    1. Impulsiona disse:

      Não importa o lugar do mundo, uma boa aula sempre serve de inspiração, né? 😉 valeu, Danillo! Se fizer a atividade envia pra gente umas fotos ou vídeos: contato@impulsiona.org.br

  50. ismênia disse:

    Muito bom! Criativo e trazer essa interação para o concreto, ou seja a realidade é vivenciar o mundo individual de forma coletiva, explorando ainda a parte motora que hoje as crianças e adolescentes não quase não tem no cotidiano. Achei muito envolvente penso que vão gostar muito!

  51. Zenith Pereira disse:

    Incrível! Tenho certeza que meus alunos se envolverão!!! Já está no plano de aula…

    1. Impulsiona disse:

      Zenith, que maravilha! Compartilha como foi a aula com a gente? É só enviar um email para contato@impulsiona.org.br

  52. Lilison disse:

    Adorei a Ideia e vou pô-la em prática amanhã mesmo!

    1. Impulsiona disse:

      Oi, Lilison! Rolou? Conta pra gente como foi? É só enviar um email para contato@impulsiona.org.br

    2. Lilison Levi Laurentino disse:

      Na minha escola funcionou muito bem! Usei como momento de aquecimento lúdico e criei algumas adaptações para minha realidade escolar: frisbee como escudo; bambolês como casas “área de proteção”; polichinelo para quem foi atingido e flexão para “Head shot”. Foi só sucesso, todas as turmas quiserem fazer. Depois envio as fotos.

      1. Impulsiona disse:

        Que máximo!! Manda as fotos sim!! contato@impulsiona.org.br

  53. Maria do Carmo Gomes Sob ral disse:

    Muito bom que pena que não sou professor de educação física zona mas amei a sugestão

  54. Jose Rogerio Dantas disse:

    Gostei. Farei com minha turma.

    1. Impulsiona disse:

      Grande, José! Quando fizer, conta como foi? Mande para contato@impulsiona.org.br

    2. Ester disse:

      Uau legal farei também

  55. Daniel Oliveira disse:

    É uma mistura de alguns jogos já praticados pelos alunos, como queimada ameba e o dodge ball, mas a contextualização com um e-game traz uma motivação muito especial para a participação dos alunos.
    Parabéns ao professor que adaptou a ideia e , com certeza, vale a pena trabalhar essa atividade com os alunos!!!!

  56. Stefânia disse:

    O jogo parece ser interessante e como é baseado num jogo eletrônico, com certeza os alunos vão curtir muito. Vou procurar realizar esta atividade na escola q leciono.

    1. Impulsiona disse:

      Stefânia, é muito legal trazer o digital para a vida real, né? Se realizar na sua escola manda um relato pra gente! contato@impulsiona.org.br

  57. Marta disse:

    Muito legal o jogo, bem dinâmico.

  58. Shirley disse:

    Adorei!!! Vou propor para meus professore no ATPC!!!

  59. Eliane Shibuya disse:

    Porque a diferença das cores das bolas? Qual a importância da bola amarela e roxa?

    1. Eduardo Butter disse:

      Oi, Eliane! É uma opção para facilitar a volta dos alunos eliminados. Caso a equipe segurasse a bolsa amarela, por exemplo, poderia resgatar um membro. A roxa, resgata duas. Mas é apenas um extra, não é necessário para a realização da atividade! 🙂

  60. islaine almeida disse:

    Poderiam postar o vídeo na prática.

    1. Eduardo Butter disse:

      Oi, Islaine! Que tal se algum professor fizer a atividade e nos enviar o vídeo? Assim damos visibilidade a um trabalho legal nas escolas. Contamos com vocês!

  61. Tatiana Bolonha disse:

    Criativo demais, amanhã irei testar esta atividade com meus alunos, já que estou desenvolvendo uma atividade de como unir os jogos eletrônicos com as atividades físicas.

  62. Maria Zélia disse:

    Muito bom,legal. Meus alunos vão adora .

  63. Jorge disse:

    Show. Com certeza os alunos vão adorar, trazer o mundo virtual para a sua realidade, e ainda dentro da Educação Física.
    Genial.

  64. Marcelo Pires Rosa de Jesus disse:

    Muito bom parabéns! Ao inventor do jogo e o impulsiona.

  65. Augustinho de Lima Benevenuto disse:

    Excelente com criatividade e competitividade entre os alunos, aprimorando comprometimento coletivo.

  66. Augustinho de Lima Benevenuto disse:

    Muito bom e interessante com objetivo de percepção, finalização deslocamento, e interação ao recrutar o companheiro.

  67. Sirlene Rodrigues disse:

    Amei, irei fazer com os meus alunos.

  68. WELLINGTON MARQUES disse:

    excelente proposta de aula. Associa varios esportes, alem de trabalhar uma série de capacidades físicas

  69. Sensacional, vou testar essa semana!

  70. Maria Rosany Damascena e Siva disse:

    Interessante. Acredito que os alunos vão gostar

  71. Geovane Rocha disse:

    Incrível adaptação para nossa área.!! Os jogos virtuais fascinam e o professor analisar como inseri-los em uma aula de educação física é muitoo necessário e estimulante para os alunos e para nós, aumentando o processo criativo. Essa matéria deu um norte e tentarei por em prática esse jogo.

  72. Elisangela disse:

    Adorei, acho que meus alunos também vão curtir.