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Professores inspiradores: conheça a história de Juride Quadros

A professora foi vencedora do Prêmio Professores do Brasil em 2015 e contou ao Impulsiona sua experiência inspiradora

2015 foi um ano muito especial para a professora gaúcha Juride Quadros, um dos professores inspiradores do Impulsiona. Ela ganhou o Prêmio Professores do Brasil com o projeto “Os profissionais do Futuro”, desenvolvido durante a disciplina Seminário Integrado. “Em nenhum momento pensei em ganhar prêmio, acreditava que meu trabalho era significativo somente na comunidade em que atuava como professora”, disse.

Juride leciona há 14 anos para o Ensino Fundamental e Médio. Hoje, ela ensina Geografia, mas já lecionou História, Artes, Religião, Filosofia e Sociologia, além da disciplina Seminário Integrado, na qual desenvolveu o projeto vencedor. “Como não tinha uma matéria específica, fui buscando sanar algumas defasagens do ensino formal e dando a oportunidade de os alunos aprenderem coisas novas. A ideia era ensinar eles a tornarem-se autônomos e ter consciência de suas capacidades intelectuais. Assim, os incentivei a pesquisarem profissões possíveis de atuação no pós Ensino Médio. Eles aprenderam alternativas de empregabilidade e renda, como o cooperativismo e empreendedorismo. No final do 3º ano do Ensino Médio, todos os alunos tinham suas empresas fictícias formadas com todo conhecimento necessário a um empresário”, relatou.

A professora acredita que iniciativas como o Prêmio Professores do Brasil é a chance de eles mostrarem as suas práticas educativas de sala de aula. “São realizados grandes trabalhos e projetos que ficam restritos às paredes da sala de aula. Precisamos valorizar estas práticas para valorizar os professores, que são carentes de reconhecimento, fato que leva muitos a não ter iniciativa de buscar novas alternativas de trabalho, ficando no conhecimento básico.”

Para quem quer inscrever um projeto no Prêmio Professores do Brasil, a dica fundamental da professora Juride é acreditar no próprio trabalho como profissional de Educação. “Ter consciência de que seu trabalho faz a diferença para seus alunos. Além de fazer um projeto criativo e dinâmico, trabalhando de forma interdisciplinar. Também é importante documentar todos os processos do projeto para comprovar a prática docente”, explicou.

Mesmo não lecionando Educação Física, a professora acredita que colocar a temática de educação esportiva no Prêmio Professores do Brasil é um passo significativo. “A prática esportiva incentiva os alunos a serem pontuais, responsáveis, éticos. Ou seja, através do esporte, podemos incentivar o aprendizado completo”, relatou.

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