Histórias Inspiradoras

Evento em Piraí (RJ) destaca competências socioemocionais nas escolas

Semana Pedagógica, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, reúne especialistas da área em cinco dias de palestras

A última semana de março começa agitada nas escolas de Piraí, município do interior do estado do Rio de Janeiro. A Semana Pedagógica, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, reúne de merendeiras e vigias a professores e diretores para debater assuntos relevantes ao ensino básico. Em 2019, o tema do evento são as competências socioemocionais.

Sandra Gomes Simões, secretária de Educação de Piraí, conta que a cidade se preocupa em oferecer formação continuada para os profissionais há quase vinte anos. Quanto ao assunto principal da Semana Pedagógica, ela explica que “a BNCC aborda o desenvolvimento das competências socioemocionais como pilar para o aprendizado das crianças. É fundamental, portanto, que todos que fazem parte da escola incorporem-nas nas suas práticas”.

Entre os 12 palestrantes do evento está Verônica Fonseca, pedagoga, especialista em gestão do conhecimento e produção de conteúdo e coordenadora do Impulsiona. No dia 28, ela conversa com professores de Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa de Piraí. O assunto, claro, são as competências socioemocionais – mas sob um ponto de vista mais específico. “Vamos debater o valor do esporte no trabalho dessas competências. A Educação Física tem um papel enorme no desenvolvimento socioemocional dos alunos”. Verônica explica que o exercício traz melhorias que vão muito além da questão da saúde:

“Pesquisas indicam que a capacidade cognitiva dos jovens é impactada pela quantidade de atividade física que eles realizam. Ou seja: se nossos estudantes se mexerem mais, teremos resultados mais positivos dentro da sala de aula também”.

Verônica Fonseca (segunda da esquerda para a direita) durante treinamento de hóquei para professores de EF

Verônica Fonseca (segunda da esquerda para a direita) durante treinamento de hóquei para professores de Educação Física

Para quem quiser saber mais sobre as competências socioemocionais, o Impulsiona oferece um curso online, gratuito e certificado pelo Ministério da Educação. Clique AQUI para se inscrever.

Conheça os cursos gratuitos do Impulsiona

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação