Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Praticar exercícios físicos ainda em idade escolar ajuda no desenvolvimento do corpo e do intelectual das crianças e dos adolescentes. Com tantos benefícios, a aula de Educação Física não é apenas o momento em que o aluno se exercita. É também a hora em que ele aprende valores como o trabalho em equipe, persistência e dedicação.
Para que os alunos tenham uma experiência satisfatória quando estão fazendo aula de Educação Física é importante o planejamento. É por meio dele que o professor consegue elaborar uma boa aula e, consequentemente, transmitir da melhor forma os valores presentes na prática esportiva. Quer saber como?
Pensando nisso, reunimos aqui dicas de professores de Educação Física experientes. Confira!
Para Carlos Henrique Augusto dos Santos, professor do EMEF Conjunto Habitacional Barro Branco II, em São Paulo, um bom planejamento surge quando o professor conhece o perfil de sua turma. “É importante conhecer os alunos, a faixa etária, a cultura local. Assim, fica mais fácil criar os objetivos da aula e a aplicação adequada dos conteúdos”, disse o professor que participou da primeira Oficina Esportiva do Impulsiona.
O preparador físico Alex Borghetti acredita que o bom senso é a chave de uma boa aula de Educação Física. “Depois de alinhar o planejamento da aula aos objetivos dos alunos, é necessário ter bom senso para adaptar e adequar a aula, se necessário. Escolher os exercícios que condizem com a turma”, explicou.
A professora do EMEF Antenor Nascentes, Danielle Silva de Andrade, contou que sua aula funciona muito bem quando planeja coletivamente com seus alunos. “Dentro do conteúdo programático, verifico o que os alunos gostam de fazer e o que eles gostariam de aprender. Por isso, dedico sempre a primeira aula do semestre para conversar com eles e entendê-los”, disse. “Uso bastante a criatividade para ensinar esportes de forma lúdica.” Danielle participou da segunda Oficina Esportiva do Impulsiona, em São Paulo.
O professor Alexsandro Espindola, aluno do curso de Impulsionador Esportivo do Impulsiona, deu a seguinte dica para uma boa aula de Educação Física: “o professor deve demonstrar grande empolgação naquilo que está abordando e ter uma participação ativa.” Ele, ainda, acredita que o uso de jogos lúdicos para ensinar algum esporte ajudará bastante a prender a atenção dos alunos. “Assim, uma aula de Educação Física será sucesso.”
Para continuar impulsionando a educação esportiva na sua escola, inscreva-se nos cursos online do Impulsiona e baixe os conteúdos digitais gratuitos. Vamos juntos! \o/
Quero ser um professor de educação física
Sou gostei muito, sou estudante de educação física licenciatura e gostaria de aprender mais com VCS pra mim aprimorar melhor ainda quando eu for ensinar meus alunos com eficiência obrigado.
Excelente!!
Sou professora de educação física ainda tenho muitas dificuldades em trabalhar. Preciso da vossa ajuda
Obrigada por proporcionar esse momento tão importante ao que se faz necessário a tudo que involve saúde….
Muitoc gratificante e vale apenas ser criativo
Olá sou estudante de graduação em Educação Física, estudando e participando dos conteúdos do impulsiona me sinto cada vez mais firme na carreira q escolhi, sinto uma enorme vontade de aplicar tudo que aprendi, levar pra sala de aula novidades aos alunos, capacidade em criar materiais. É um olhar á mais, além da educação física que os alunos em sua maioria conhecem com tantos repertórios que a educação física nos traz.
Gostei muito e agradeço pelas orientações
Muito importante , por aprendizado do educar físico.
Quero muito participar ,amei !
Como trabalhar as aulas teóricas No início da sua formação?
Qual é a importância da educação física
“Mente sã, corpo são”. Essas palavras dizem tudo. O desenvolvimento físico está diretamente ligado ao intelectual e isso é um fato.
É EXTREMAMENTE IMPORTANTE QUE A PRIMEIRA AULA SEJA PARA UMA CONVERSA INFORMAL PARA SENTIR A REALIDADE DO ALUNO E SUA CULTURA LOCAL, E ESPONTANEAMENTE SURGEM OS RELATOS SOBRE SUA VIDA E AS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES E ENTÃO VC PODERÁ MONTAR O SEU PLANEJAMENTO MAIS PRÓXIMO DE SUAS REALIDADES E TAMBÉM FAZER O PLANEJAMENTO COLETIVO E ACREDITO QUE TENDO EMPOLGAÇÃO A AULA FLUI MELHOR, ACREDITANDO NO TRABALHO A SER IMPLEMENTADO E DESENVOLVIDO COM LEVEZA E TENDO SEMPRE O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO.
Obrigada, pela oportunidade de conhecer mais uma ferramenta de conhecimentos.
Dicas importantes. A troca de experiências facilita nosso trabalho.
Adorei quero muito participar
Muito bom
Ideias maravilhosas , preciso de ajuda para essas aulas
Muito bom….
sou estudante de ed fisica, e nos dias de hoje e mto dificil prender atenção das criancas, como começar e fazer com que eles interajam ?
até porque pro prof tabm e tudo mto novo.
Parsbens gostei muuto de suas ideias porem quero pegar um pouco de seu aprendizado.Estou fazendo Faculdade de Educaçao Fisica e toda esperiencia adiquirida e muito bem vido.
Oi me chamo Moises Goulart Moraes. Estou cursando licenciatura em Educação Fisica.
Minha faculdade e a distancia. Eu estou muito feliz por que pra mim sempre foi um sonho eu me tornar um proficional de Educação Fisica.
E agora estou conseguindo realizar esse que sempre foi o meu sonho. Me tornar um professor e ainda melhor, de Educação Fisica. Abraço
Excelente,gostaria de conhecer modelos de planos de aula que o impulsiona trabalha, o impulsiona abre nossos horizontes com belas informações .obrigado
Adorei todo o conteúdo disponibilizado ao publico. Parabéns a todos….
Quero fica por dentro dos assuntos