Aulas digitais

Driblando os inimigos do coração: como evitar um infarto

Neste conteúdo, vamos entender o que é um infarto, conhecer dicas que podem evitá-lo e falar sobre a importância da prática de esportes

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Você deve conhecer ou já ter ouvido falar de alguém que sofreu com um ataque do coração: o ataque cardíaco ou infarto (como é mais conhecido) faz parte das doenças isquêmicas do coração. Sabemos que entre nós existem muitas pessoas com problemas cardíacos. Mas o que você sabe sobre esse assunto? No conteúdo pedagógico “Driblando os Inimigos do Coração” vamos aprender como ter uma vida saudável e evitar um infarto!

Um infarto, também conhecido como infarto do miocárdio, é quando surge um coágulo de sangue sobre uma placa de gordura na parede do coração, provocando um fluxo menor de sangue, dificultando ou bloqueando por um tempo prolongado sua chegada até o músculo cardíaco, danificando ou matando parte deste músculo. É possível que alguém que não sinta nada em caminhadas ou até corridas possa sofrer um infarto agudo do miocárdio.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem aproximadamente 300 mil infartos por ano. Desses casos, cerca de 80 mil pessoas morreram (o que significa quase 30% de mortes). Daí a necessidade de entender os fatores que podem contribuir para que o ocorra um infarto e como evitá-lo.  De acordo com a Organização Mundial da
Saúde, o ataque cardíaco e o AVC são as principais causas de morte no Brasil. Por isso é muito importante manter atitudes saudáveis simples e diárias.

Neste conteúdo interdisciplinar, vamos entender o que é um infarto, conhecer dicas que podem evitá-lo e falar sobre a importância da prática de esportes para evitar doenças. Indicado para professores, coordenadores e educadores, este conteúdo pedagógico pode ser usado nas aulas de ciências da natureza com alunos do Ensina Fundamental I e Ensino Fundamental II. Ele tem como objetivo estimular o uso das competências socioemocionais e também incentivar a cultura esportiva dentro da comunidade escolar.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.