Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Viajar é bom. Viajar para assistir aos jogos da Copa é melhor ainda. Agora, fazer tudo isso e ainda poder conhecer um lugar diferente, sua cultura, história e culinária… é demais!
E falando em comida, o Catar promete boas experiências gastronômicas. Sua culinária é uma mistura de sabores, com três fortes influências: iraniana, libanesa e indiana. Condimentos não podem faltar nos pratos catarianos. Além disso, a carne de cordeiro, peixes e frutos do mar são muito consumidos no país.
Em compensação, existem algumas restrições na culinária do Catar. Por causa da religião, os mulçumanos não comem carne de porco, que é restrita aos estrangeiros e precisa de autorização para ser comprada.
O mesmo acontece com bebidas alcoólicas, que são encontradas em um único estabelecimento e, para estrangeiros, vendida apenas com a apresentação de uma autorização. Durante a Copa, por exemplo, não será permitida a venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios.
Mas já que o assunto aqui é comida, vamos conferir quais os pratos típicos que os torcedores vão poder experimentar na sede da Copa 2022?
Para começar, trazemos a saloona, uma comidinha caseira que toca o coração. Trata-se de um ensopado de carne com legumes. Pode ser feita de carne de boi, cordeiro ou peixe e os legumes mais comuns são batata, cenoura, berinjela e tomate. Tem como dar ruim? Para quem procura uma refeição saudável e nutritiva, a saloona é o prato ideal!
O segundo prato que os torcedores da Copa vão poder experimentar no Catar é o warak enab. Ele é uma espécie de petisco de carne de boi ou cordeiro enrolada em folhas de parreira. No Oriente Médio, é comum servir essas folhas recheadas de carne, mas no Catar essa iguaria fica ainda mais especial. O warak enab é frito em óleo com especiarias que dão a ele um toque diferente de sabor. Será que é um lanche bom para o hexa?
Para quem gosta de um arrozinho, o majboos é o prato perfeito! Ele mistura o arroz com uma proteína animal, geralmente o frango ou cordeiro. Facilmente um prato brasileiro, não é? O diferencial aqui é o curry, usado para temperar o arroz, dando a ele uma coloração amarelada. Para acentuar o sabor, o majboos é cozido lentamente e leva temperos que não podem faltar como o cominho, coentro e cravo-da-índia. Hmm… parece apetitoso, não?
Esse prato é feito a partir de um legume que os brasileiros já conhecem: a abobrinha. O kousa mahshi é nada mais nada menos que uma abobrinha recheada com arroz e carne de cordeiro moída. O prato também tem uma versão vegetariana, que substitui a carne por grão de bico. Para completar o sabor, as abobrinhas podem ser mergulhadas em molho de tomate ou iogurte. Interessante, não é?
E pra quem é fã de doce, chegou a melhor parte: as sobremesas! Começando pelo Luqaimat, um bolinho doce árabe muito fácil de fazer. Seus principais ingredientes são açúcar, farinha, levedura, amido de milho e cardamomo. Macios por dentro e crocantes por fora, eles podem ser servidos como sobremesa ou como um lanchinho. E você, diria não para esses bolinhos?
A próxima sobremesa promete ser uma das mais doces do Catar. O Umm ali, uma espécie de torta de massa folhada. Há quem diga que é bem parecido com um pudim de pão. Geralmente o prato leva passas, nozes e leite adoçado. Apesar de ser conhecida como uma sobremesa egípcia, o Catar também tem a sua versão do doce.
O próximo prato cai como uma luva no café da tarde. O khanfaroosh é como um pão doce a base de farinha de arroz, leite e cardamomo, que dá a essa iguaria um aroma especial. Esses discos fritos conseguem ser crocantes e ao mesmo tempo macios. Mergulhados no mel, prometem adoçar o paladar dos torcedores que vão ao Catar assistir a Copa e de quebra provar esses pãezinhos.
Para fechar com chave de outro trazemos a kunafa. Ela é uma sobremesa muito tradicional do Oriente Médio. Para quem ama um docinho, ela é a sobremesa ideal! A kunafa é feita com uma massa açucarada à base de fios de sêmola e de recheio um delicioso queijo derretido. Existem algumas variações da receita, mas uma cobertura de nozez é muito bem-vinda.
Confira o portal Copa do Mundo na sua escola! São 25 PDFs, um jogo de tabuleiro e matérias especiais para empolgar os seus alunos! Acesse AQUI!
Sim experimentaria todos, sem problema
Eu amei todas essas comidas do Qatar!!!!!!
Adorei !
Sim esse último com cobertura de nozes e o prato principal seria o que leva um arrozinho , a carne de Cordeiro pra experimentar!
Fiz o número 5, ficou uma delícia!!
Excelente material!!! Perfeito para mostra cultural. Vou tentar fazer seguras dessas com massinha de biscuit
Sim….todos , esta culinaria é maravilhosa…..
Valeu minha escola passou um trabalho com 8 comidas do qatar
Parabéns pelos conteúdos desenvolvidos sobre a Copa do Catar.
oie muito bom
Eca tem um q parece jiló
Sim. Provaria todos!
Muito legal, conhecer outras culturas!!!
Bom dia, gostei muito do ensopado e para a sobremesa o “umm ali” parece ser o mais interessante.
Material muito maravilhoso! Obrigada aos organizadores, saibam que vocês enriquecem e acrescentam muito aos nossos conteúdos, só gratidão.
Ja quero …TODAS ESSAS DELICIAS!