Histórias Inspiradoras

Show de criatividade: professora realiza campeonato de Golfe em Escola Municipal do Espírito Santo

O projeto contou com a participação de alunos de diferentes segmentos e deu uma ‘’tacada’’ de criatividade

A professora Fernanda Braga, da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Elvira Barros, da cidade de Afonso Cláudio (ES), mostrou como a curiosidade pode ser um poderoso motor para a inovação. Ao perceber o interesse dos alunos em explorar novos esportes, ela identificou a oportunidade perfeita para criar algo novo e diferente na escola: um campeonato de Golfe.  

‘’Ao ouvir os alunos, identificamos que o Golfe se destacava como um esporte distante e inacessível para a maioria. Essa perspectiva nos levou a questionar os motivos que tornavam a modalidade tão inatingível na esfera escolar, revelando preocupações como a falta de espaço e sua associação a elites’’, comentou a professora.  

Com isso, foi criado um plano de trabalho em conjunto com os alunos do Ensino Médio a fim de adaptar uma área da escola para realização do campeonato. Paralelamente, envolvendo os jovens do Ensino Fundamental, aconteceu um concurso para criação de tacos de Golfe, o que resultou em materiais surpreendentemente criativos.  

Segundo a educadora, ‘’a premiação, com medalhas e brindes, marcou um momento de transformação, demonstrando que o que parecia inatingível se tornou tangível.’’ Além disso, ‘’cada etapa foi marcada pelo reaproveitamento de materiais, inclusão e protagonismo dos alunos, evidenciando que, através da inovação e do trabalho coletivo, o currículo pode se expandir para além das aulas tradicionais’’, explanou.  

De modo geral, o projeto ressaltou a importância do interesse pelo novo e da partilha de conhecimento através da monitoria dos alunos do Ensino Médio para os do Fundamental. Além disso, destacou que o medo do novo não pode limitar a capacidade de transformar e inovar no ambiente educacional.  

ETAPAS DO PROJETO:

1) Pesquisa:

A jornada teve início com os alunos do Ensino Médio assumindo a pesquisa teórica da modalidade. Sua tarefa consistia em aprofundar-se na compreensão do Golfe, além de explorar maneiras de adaptar o ambiente escolar para a criação do campo. 

2) Criação do Campo de Golfe:

Nesta fase, a equipe composta por alunos do Ensino Médio encontrou um espaço de fácil acesso e adaptável para todos. Pensando na sustentabilidade, foram selecionados materiais recicláveis para a construção do campo. 

3) Visita Técnica:

Uma visita técnica ao Clube Capixaba de Golfe, localizado no Município da Serra, marcou esta etapa. Para muitos dos alunos, esta foi a primeira experiência prática com o Golfe Profissional. Durante a visita, eles puderam explorar o campo, compreender as regras fundamentais e mergulhar na prática do esporte. 

 4) Realização do Campeonato:

Culminando em uma emocionante competição escolar de Golfe, as regras foram ajustadas para se adequarem ao nível dos estudantes e às instalações da escola. Nesta fase, ‘’a presença ativa dos alunos do Ensino Médio desempenhou um papel fundamental, proporcionando orientação e apoio para os alunos das Séries Iniciais’’, apontou a professora.  

A pesquisa, a criação, a exploração e a competição não apenas fomentaram o interesse pelo esporte, mas também fortaleceram a autonomia e liderança dos alunos. Juntos, eles demonstraram como a inovação educacional pode florescer através do trabalho coletivo e da determinação. 

E aí, professor(a), o que achou da matéria? Deixe seu comentário aqui embaixo!

8
Deixe um comentário

avatar
8 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
José Natal da Silva Brum
Visitante
José Natal da Silva Brum

Muito importante um projeto que mostrar o novo muito interessante.

José Carlos
Visitante
José Carlos

As vezes é difícil encontrar propostas de modalidades esportivas alternativas para nossa aulas. Esse projeto da professora Fernanda Braga é uma ótima oportunidade para sair da rotina dos esportes mais tradicionais nas aulas de educação física.

Vânia
Visitante
Vânia

Sou apaixonada com esse tipo de ação, acredito que nós como professores também crescemos muito com esse tipo de trabalho cooperativo, criativo e instrutivo

ANA GLEICE NUNES DA SILVA
Visitante
ANA GLEICE NUNES DA SILVA

Amei a idéia

Irma Paroneto
Visitante
Irma Paroneto

Nossaaaaa!!!! Que show parabéns

Fabiano A. R.
Visitante
Fabiano A. R.

Parabéns a professora pelo trabalho. Eu sou do Espírito Santo e não sabia da existência desse clube de golfe na Serra. Muito legal a ideia

ANDERSON ROGÉRIO WENDT
Visitante
ANDERSON ROGÉRIO WENDT

1000 vezes Parabéns, no Paraná os clubes de golfe doam seus materiais usados para a Federação Paranaense de Golf 7 (esporte adaptado para DI e TGD) e são repassados para as escolas que praticam abraços e segue a sugestão….

Anderson (Bello) diretor de eventos da FPGOLF7

José Carlos Morais de Oliveira
Visitante
José Carlos Morais de Oliveira

Excelente ideia, parabéns!
Boa tarde a todos!