Pesquisas

Bullying na Educação Física: você está de olho?

Pesquisadores apontam importância de que escolas previnam e combatam bullying na Educação Física

Em fevereiro de 2023, o jornal espanhol El País publicou uma reportagem polêmica: “Aulas de Educação Física, inferno ou solução para o bullying”.  

O Impulsiona, que sempre defende os valores positivos do esporte escolar, traduz nessa matéria as principais reflexões dos especialistas. Também queremos saber a sua opinião a respeito, então deixe seu comentário no final!  

Vamos conferir o que foi dito? 

Por que o bullying acontece com frequência na Educação Física? 

Segundo Sixto González, professor da Universidade de Castilla-La Mancha, o ambiente onde as aulas acontecem pode contribuir para o bullying. “A quadra ou pátio, espaços abertos, deixam as diferenças muito evidentes na Educação Física. O mais gordo, o mais baixo, o mais desajeitado…”, explica ele.  

Rosario Ortega, professora da Universidade de Córdoba, compartilha dessa visão. “Na Educação Física, os alunos fazem atividades em que o corpo importa o tempo todo. Eles se expõem, e a competitividade esportiva aparece na divisão entre alunos bons e alunos ruins.”  

Além disso, os pesquisadores também apontam que a quadra é naturalmente um espaço menos controlado do que a sala de aula, já que os alunos estão mais espalhados e em movimento. 

Quais costumam ser os alvos do bullying na Educação Física? 

Os especialistas apontam as inseguranças mais comuns, que costumam ser alvo de bullying.  

No primeiro lugar, está a insatisfação com o próprio corpo. Em seguida, eles destacam a diferença de competência física e técnica entre os alunos – como, por exemplo, crianças e adolescentes sendo sempre as últimas a serem escolhidas para os times. O sobrepeso e a obesidade também são alvos frequentes de bullying.   

É importante lembrar que, quanto mais negativa for a experiência dos jovens na Educação Física, maior é a tendência de se tornarem adultos sedentários.  

O risco do bullying no mundo digital

Gonzáles destaca que, se antes bastava controlar os ânimos na escola, atualmente o problema é bem maior. “A partir dos 10 anos, eles já começam a ter celular, redes sociais, WhatsApp… as agressões podem durar 24 horas por dia.” 

Segundo o pesquisador, “se o aluno tem vergonha de contar para seus responsáveis ou para um professor, o bullying que começa como uma brincadeira na quadra pode aumentar e se tornar um problema grave de saúde mental, depressão, ansiedade, estresse e, em casos extremos, suicídio.”  

Esse foi, infelizmente, o caso da adolescente Lucía, que se suicidou aos 13 anos. No livro “Todos contra o bullying”, María Zabay e Antonio Casado contam que “o professor de Educação Física foi o primeiro a perceber os detalhes. A jovem não queria trocar de roupa no vestiário.” Ela estava traumatizada com as outras alunas criticando seu corpo, sempre longe do professor, para não serem ouvidas.  

Então quer dizer que a Educação Física sempre incentiva o bullying? 

De forma nenhuma. Segundo os especialistas, a Educação Física pode contribuir tanto de forma negativa (agressões, problemas de convivência, solidão), como de forma positiva (aumento das habilidades sociais, trabalho em equipe, convivência entre diferenças).  

Cabe à direção e aos professores estarem atentos aos indicativos de que o bullying está acontecendo, para que o esporte seja utilizado como uma ferramenta positiva de desenvolvimento dos alunos.  

Rosario Ortega conta que os professores conscientes de como o bullying acontece – por exemplo, com uma lei de silêncio ou domínio e submissão dos jovens – conseguem fazer uma intervenção que pode transformar o clima escolar, inclusive fora as quadras.  

Ou seja: a Educação Física pode ser uma aliada poderosa no combate ao bullying. Para isso, precisamos perceber quando a brincadeira deixa de ser engraçada e passa a ferir os sentimentos dos alunos.  

Essa matéria traz histórias da Espanha, mas no Brasil, a situação é ainda mais preocupante. Uma pesquisa do IBGE de 2022 indicou que mais de 40% dos alunos já sofreram bullying na escola. E em 2019, 24,1% dos jovens declararam aos pesquisadores um mal-estar em que sentem que “a vida não vale a pena”. 

Ou seja: a Educação Física pode ser uma aliada poderosa no combate ao bullying. Para isso, precisamos perceber quando a brincadeira deixa de ser engraçada e passa a ferir os sentimentos dos alunos.

Saiba mais!

A plataforma Vivescer lançou o curso “Como Reduzir Conflitos na Escola”, 100% online, gratuito e certificado. O material oferece ferramentas práticas para lidar com desafios comuns no cotidiano escolar como bullying, indisciplina, uso em excesso do celular e outros. As dicas consideram os diferentes segmentos e disciplinas. Inscreva-se!

E você, já lidou com casos de bullying nas suas aulas? Deixe seu comentário!

61
Deixe um comentário

avatar
56 Todas os comentários
5 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Maria de Lourdes Quaresma Parnaíba Quaresma Parnaíba
Membro
Maria de Lourdes Quaresma Parnaíba Quaresma Parnaíba

Sou professora (substituta)da educação física na escola pública da cidade de Santa Helena Paraíba.
Sou pedagoga e segunda licenciatura de educação física,pós graduação em e psicomotriscista.
Leciono aula de educação física, é uma das aulas que trabalha o respeito, regras, psicológico dos alunos e ainda trabalha as partes motora grossa e fina , equilíbrio e é de bastante importante na vida escolar do discentes.

Maria de Lourdes Quaresma Parnaíba Quaresma Parnaíba
Membro
Maria de Lourdes Quaresma Parnaíba Quaresma Parnaíba

O bullying ultimamente este sendo o tema bastante triste nas escolas, está gerando uma falta de respeito entre alunos, então as escolas poderiam providência pelo menos uma vez no mês uma palestra com os profissionais de psicóloga, psicopedagoga, através de ludicida para falar sobre o respeito entra alunos e suas diferenças para que eles aprendem ser tolerância uns com os outros.

Regina
Visitante
Regina

Sim, lido sempre.Existe uma violência verbal quase que para eles natural, para machucar os colegas na escola

ELIVAL PEREIRA DOS SANTOS
Membro
ELIVAL PEREIRA DOS SANTOS

o bullying é um problema muito comum nas escolas, sejam elas públicas ou particulares, causando nas vítimas traumas para toda a vida. Esses traumas podem prejudicar a aprendizagem e ainda levar as vítimas a se tornarem adultos vingativos e com dificuldades de relacionamento. O bullying é caracterizado por ações repetitivas, que podem ser apelidos de mau gosto, brincadeiras ofensivas, humilhações, exclusões e até agressões físicas, morais e materiais. Ao sofrer bullying, muitas vezes as vítimas passam a ser também agressoras.

Thaynara Januario
Membro
Thaynara Januario

Um tema complicado e necessário para se debater atualmente, os crescentes casos de bullying nas escolas, não podemos ficar parados e deixar que esse tipo de situações se tornem rotineiras.

Jorgiane Freitas Bezerra
Membro
Jorgiane Freitas Bezerra

É um tema que está em alta e que é também um desafio para nós professores de educação física, pois por trabalharmos com uma disciplina única no currículo escolar, onde os alunos têm a liberdade para “brincar”, se “soltar” e as vezes confunde o pensamento deles de achar que podem tudo, mas muito pelo contrário devemos ficar muitos atentos para que a cada dia esse mal seja combatido, que ninguém sofra por estar sofrendo por qualquer razão .

GILBERTO GARCIA DANTAS
Visitante
GILBERTO GARCIA DANTAS

Bom Dia!!! sim: no caso de jovem mais fortinho,sem abilidades com medo de errar por ser muito timido e um garoto que não tinha condições financeiras usava o tenis do irmão,os jovens tem que ser bem trabalhado para evitar qualquer tipo de bullyng.

Magda Aparecida Constantino
Visitante
Magda Aparecida Constantino

A minha opinião sobre o assunto é que muitos casos não todos , mas alguns poderiam ser evitados, todo pai , toda mãe conhece seu filho , já nos primeiros sinais de rejeição a outro tipo de pessoa isso deveria ser corrigido pelos pais , começando por aí , dentro de casa , não é motivo de risos e de brincadeira um filho falar coisas que machucam o próximo, mas tem pai que acha legal e as vezes tem muitos pais que até compactuam da mesma opinião, não , não deixe nosso filho com aquela criança porque é pobre ,… Read more »

João Gaspar Meneses Lima de Oliveira
Visitante
João Gaspar Meneses Lima de Oliveira

Enquanto o governo não investir na educação com segurança e psicólogo a escola será o reflexo da sociedade. Famílias desestruturadas e falta de limites as crianças tornam a escola um local violento. A Educação Fisica passou a ser local de mediações de conflitos. Se nada for feito a escola fracassada será uma instituição falida.

Gilberto Moreira
Visitante
Gilberto Moreira

Mediar conflitos nunca é fácil, especialmente em escolas públicas onde muitas variáveis influenciam o Bullying, contudo acredito que abrir espaços na aula e fora dela para ouvir os alunos é primordial para avançar neste campo.

Anderson Teles da Silva
Visitante
Anderson Teles da Silva

Sou professor de artes marciais, tenho uma turma de crianças que vai de 12 a 15 anos de idade. Uma vez por mês aplico atividades sobre socialização e inclusão, fazemos rodas de conversações expondo o bullying e o mal que isso nos traz.

Odete Silva Motta
Visitante
Odete Silva Motta

Na teoria até que não teve tanto bullying,quanto na quadra ou campo,os alunos que serão mas adaptado aos jogos, sempre se sente o tal aos que não tem habilidades nos jogos. Por este motivo viram rixas.Eu,como professora de educação física sempre procuro forma de expressar a igualdade entre todos e todas.

Cleidiany D Barros
Visitante
Cleidiany D Barros

Eu acho o bullying uma falta de respeito com o
próximo. Isso devia ter uma lei de punir as pessoas sem noção q faz esse tipo de coisa sem graça com os outros. Isso machuca.

VALTER CARDOSO
Visitante
VALTER CARDOSO

Bom dia sou Professor de Educação Física aqui no Centro Educacional Boa Esperança no Distrito de Tauape, na cidade de Licínio de Almeida -BA. Sim, já presenciei ! Também tenho uma Escoolinha de Futebol 1° Camisa de Tauape, onde na ocasião meu filho foi vitíma. Assim, claro aue estamos atentos e abolindo isso das minhas aulas, da minha Escolinha de Futebol, esse ano, me dirigir aos meus alunos, por que é uma verdade, e quando vocé deixa de falar, ou a criança não houve aquilo todos os dias, passa despercebido. Então disse para todos os meus alunos do Ensino Infantil… Read more »

Leandro Pereira da Silva
Visitante
Leandro Pereira da Silva

Sim, esses casos ocorrem diariamente principalmente com alunos do ensino fundamental ll, talvez pela idade deles mas sempre tento resolver na conversa mostrando pra eles que não se deve tratar o coleginha da forma que ele mesmo não gostaria de ser tratado e que o respeito deve ser múltiplo, tento passar a ideia deles se colocarem na situação de vítima de bullying e peço que me relate qual é o sentimento que vem diante de uma possível agressão pois é assim que enchergo o bullying como uma agressão, sendo assim o relato é um só que não é bom o… Read more »

Jaime
Visitante
Jaime

Bom dia ! O conscientiza é o caminho , sempre em aulas o professor deve trazer aos alunos que eu nao quero pra mim nao faço com o outro , vivemos muita situação que precisamos interferir cedo ao ver na quadra ou pátio brincadeira de chacota ao colega .

Daniélly
Visitante
Daniélly

Boa tarde, bom, o que eu penso sobre esse tema é que bullying sempre foi um ato difícil de lhe dar, eu mesma sofri muito no ensino fundamental e médio, mas onde eu quero chegar é que cabe aos pais também terem mais participação na vida de seus filhos ter mais o contato, a conversa e a convivência no ambiente escolar, pois com essa inclusão facilitaria muito tanto para o jovem quanto para pais e professores.

Laercio Malisia
Visitante
Laercio Malisia

Boa noite. Esse é um trato meio complicado. Eu acho que desde que vc aceite a verbalização do problema a coisa fica mais tranquila de resolver, mas também não podemos de esquecer a mídia falada e das telinha (seja ela pela TV ou celular). Tenho várias ocorrências com o bulling e aprendi a resolve-los. Quando eu fazia o ginásio ( e já se faz longos anos, foi na decada de 60) eu era loirinho loirinho e me apelidaram de vanusa, eu ficava doido e saia na mão, ai o professor de ed. física que era do batalhão de choque me… Read more »

Diogo de Oliveira Fernandes
Visitante
Diogo de Oliveira Fernandes

Boa noite.
Sim! Na escola sempre há casos de bullyng, mas combato sempre q percebo. Deixo bem claro q não tolero esse tipo de situação na escola e muito menos nas aulas de Ed. FÍSICA..
ESSE ANO ESTOU UM POUCO PREOCUPADO.. PARECE QUE HOUVE UMA CRESCENTE DE BULLYNG NESSE COMEÇO DE ANO LETIVO..

ERIK Josias
Membro
ERIK Josias

É referente a minha época, o bullying era tratado de forma mais natural, em relação aos tempos atuais o trauma causado é grande, e sim na minha aula trabalho o companheiro e nada de apelidos pra começar.

Silvio Santos
Visitante
Silvio Santos

Sou prof. Sílvio Santos, BA, trabalho com turmas do fundamental Ii série final e EJA a noite, além de trabalhar no movimento Aparando.
Depende do professor ficar atento e intervir de forma reflexiva mantendo um espaço democrático e inclusivo.

Luiz Alberto
Visitante
Luiz Alberto

Ótimo texto para ser usado nas escola em um momento de reflexão sobre o tema.

RAUL VAZ DA SILVA NETO
Visitante
RAUL VAZ DA SILVA NETO

Trabalho em cada turma que leciono, as competências socioemocionais, fazendo a relação com temas/conteúdos da Ed. Física. Evidente que quase sempre tem uma ou outra pessoa, que passa por essas situações de Bullyng. Mas, deve ser combatido imediatamente. Normalmente eu busco dialogar, tanto com o infrator, como o agradedido e em muitos casos, conseguimos reverter essa situação. Mas, sabe-se que é muito melindroso.

Mario Antonio Georgetti
Visitante
Mario Antonio Georgetti

Bom dia Felipe,
Participação na discussão iniciada. Acho importante sinalizarmos como estamos convivendo com o problema e quais as atitudes que estamos tomando em prol de um ambiente mais saudável nas nossas aulas, onde iremos conviver sempre com as diferenças entre os alunos. Saber obter os benefícios da diversidade e construir um ambiente de respeito é o nosso desafio!!
Abraço,
Mario / Petrópolis b

Mario Antonio Georgetti
Visitante
Mario Antonio Georgetti

Bom dia Amigos Professores, A matéria me remeteu ao meu período escolar, onde muitas brincadeiras aconteciam e alguns alunos eram constantemente alvos de agressões verbais que extrapolavam a simples implicância ou ironia. Em alguns casos o exagero e a constância das situações kevava a agressões físicas. Lembro-me que eu mesmo era alvo deste tipo de discriminação por ter as orelhas grandes: o apelido de Dumbo e Orelhão eram as provocações que enfrentavs. Procurava equilibrar fazendo provocações também, mas por dyas ocasiões acabei brigando com 2 alunos e as provocações cessaram. Em 1970 não havia essa classificação de Bullying e os… Read more »

Moisés Galdino de Oliveira
Visitante
Moisés Galdino de Oliveira

É um tema que sempre levo para as minhas aulas, em alguns momentos que identifico brincadeiras que podem sem um sinal de bullying, já procuro interferir alertando paras as consequências.

SIRLANDIA VIEIRA DO NORTE SILVA
Visitante
SIRLANDIA VIEIRA DO NORTE SILVA

Até agora não, mas estudo muito este assunto

José
Visitante
José

O bullying existe nas aulas de Educação Física, sendo um problema bem complexo, o professor de Educação Física juntamente com a escola tem o dever de combate-lo através de metodologias cabíveis , reivindicar políticas públicas aos órgãos competentes, atitudes devem ser tomadas perante o problema.

Jefferson dos Santos Godoi Santos
Visitante
Jefferson dos Santos Godoi Santos

Os casos mais comuns de bulling entre as crianças veem de costumes e diálogos que elas ouvem em casa e espelham , atitudes , frases e palavreado muito comuns para alguns pais. Esclarecimento é importante, tanto dos professores, quanto dos pais. As crianças bem orientadas na escola ainda tem duvidas no comportamento quando enfrentam situações dentro de casa. Muitas vezes pergunto para a criança se ela ouviu ou fez algo parecido em casa e algumas respondem que sim. Sabemos que as crianças seguem seus pais através de exemplos e atitudes.

Jenilson Ribeiro
Visitante
Jenilson Ribeiro

Bom dia a todos. Nese momento de mudanças de configuração sobre os termos usados na linguagem que a anos usávamos para idênticar um colega ou amigo, apelidos que antes não eram tratados como perjorativos, e são passados De pais para filhos, se torna a grande dificuldade que encontramos em nossos alunos, pq retirar essas raízes já eternizadas se tornam um complexo maior, então seria uma buscar de encontramos soluções que trabalhassem também com os responsáveis dos alunos, de forma que se tornassem um processo estendido para a família também.

Daniel Victor dos Santos
Membro
Daniel Victor dos Santos

Olá, certas atitudes são tão comuns no cotidiano escolar que fica difícil identificar como bullying. Entendo que cada município tenha uma característica diferente, mas acho que o nível escolar nas unidades é um fator preponderante nas atitudes. Os alunos da faixa etária inicial as vezes produzem certas atitudes que nem eles sabem que é bullying, mas cabe a nós orientá-lo para certas atitudes. Já as faixas etárias do 2º seguimento e Ens. Médio observamos melhor estas atitudes agressivas como o bullying. Fiz esse comentário do que eu penso, mas se alguém tiver outro tipo de pensamento é importante mencionar a… Read more »

Mario Antonio Georgetti
Visitante
Mario Antonio Georgetti

Bom dia Daniel, Eu concordo com você na questão da atitude de provocação ou discriminação como um senso comum, que acaba caindo no campo de ser um comportamento normal. Pude relatar o que setia no periodo que estava no Ensino fundamental e me parecia que o ambiente de provocações ser uma coisa “normal”para aquela faixa etária. No entanto como não havia nenhuma orientação ou diálogo sobre as situações que poderiam afetar a saúde mental das crianças acabava chegando numa escala muito elevada que as agressões verbais acabavam gerando agressões físicas ou isolamento de outris alunos que não conseguiam falar sobre… Read more »

Augustinho de Lima Benevenuto
Visitante
Augustinho de Lima Benevenuto

Sim. pois é difícil, mas muito gratificante quando abordamos o assunto, e os alunos começam a entender como funciona. e o porque deve se evitar, as piadas de mal gosto, os apelidos indesejáveis. que por muitas das vezes vem da própria família. quando os aluno entende é uma vitória e conquista tanto pessoal, profissional, e uma alegria dos alunos, ao solucionar os problemas tanto individual como no coletivo.

Jaqueline
Visitante
Jaqueline

Excelente tema!! Felizmente aqui no Centro de Convivência não temos casos de bullying

Sandra
Visitante
Sandra

Anos atrás trabalhei com o Fundamental 1, anos iniciais. Sempre tive um olhar cuidadoso nas atitudes de desrespeito/exclusão/seleção entre os alunos. Do 1° ao 5° anos, os alunos (crianças) são extremamente participativas, mas também competitivas, o que corrobora com a tentativa de exclusão dàqueles alunos menos habilidosos, ou ainda os que estão acima do peso corporal (por conta da limitação na realização de atividades que exigem agilidade , por exemplo). Nestas turmas anos atrás, trago em minha memória o exemplo de um aluno que chegou numa destas turmas de 5° ano, após meses do início das aulas, e este aluno… Read more »

Denise Maria Antonio
Membro
Denise Maria Antonio

Texto maravilhoso! Irei passar e discutir com os meus professores em ATPCG.

Leonid Santos
Visitante
Leonid Santos

É de comum acordo que somos capazes de promover a inclusão e necessariamente transformar, de forma definitiva, o ambiente escolar. Minha caminhada estudantil, pessoalmente, foi transformada pelo contato com os esportes e lida com o professor de Educação Física. Porém é preciso admitir que na prática é comum a nossa omissão, pelo simples julgamento de que não vale o esforço para lidar com o conflito. Seria útil avaliar honestamente qual a nossa proposta de lida com a função/cargo que temos, e decidir coerentemente sobre quais “danos” precisamos ou não levar na jornada educacional. Caso contrário, qualquer projeto ou intervenção será… Read more »

Erika Gonçalves
Visitante
Erika Gonçalves

É sempre bom, ter esse assunto em pauta. Uso a cada bimestre nas minhas aulas e tenho visto muitos resultados. Parabéns!

Carlos Santos
Visitante
Carlos Santos

Aí meu ver, o problema do bullying não se limita as atividades esportivas da escola, mas, sim, abrange todo o modelo social contemporâneo. Por outro lado, sabemos que o professor de Educação Física, possui ferramentas metodológicas, tais como de linguagem e expressões, capazes de levar o aluno ao protagonismo de sua vida. Outro fator que devemos considerar, é o da autoestima, que vem justamente do hábito da atividade física.

Matias Ribeiro
Visitante
Matias Ribeiro

É uma grande desafio, mas quando lideramos e agirmos com responsabilidade os nkssos comandados nos respeitam e facilita muito o trabalho. É preciso adquimos o respeito de todos os alunos e twr também um relacionamento afetivo com todos para que possamos combater qualquer tipo de ação violenta, seja ela de qualquer natureza.

Rosenilda
Visitante
Rosenilda

Ótimo tema! Sou pequena, sempre excluída na quadra…

Fabiana Costa Dias Agnati
Visitante
Fabiana Costa Dias Agnati

Um ótimo tema, mas não dá para colocar as aulas de Educação Física como a Vilã. O Bulling, acontece em qualquer espaço, onde há um grupo de adolescentes. O que devemos fazer é discutir sempre sobre o tema e mostrar o que é brincadeira e o que não é. E como isso pode ocasionar sequelas na vida de cada um.

Erismar Mendes
Visitante
Erismar Mendes

Ótimo tema para ser trabalhado. Parabéns!

Ricardo Catunda
Visitante
Ricardo Catunda

Discordo dos professores que alegam ser o espaço das aulas de Educação Física e as características da disciplina facilitadores do bullying. Como forma também de exclusão, este deve ser enfrentado pelos professores com responsabilidade e aplicação de técnicas e estratégias de ensino eficazes, inclusivas e ativas. Todos os alunos devem ser motivados a participação engajada nas atividades e a serem protagonistas. Quando vejo expressões como: não ser escolhido pelos colegas, não saber praticar, ser gordo… Desculpa, isso é um problema de trato pedagógico, que exige professores qualificados e que planeje suas aulas com intencionalidade para os problemas e desafios da… Read more »

Giocemar
Visitante
Giocemar

Esta temática é sempre atual. Faz tempo que a humanidade deixou de ser ensinada formalmente. No entanto, com monitoria constante no ambiente de recreação escolar é possível se evitar. Por gentileza, é possível compartilhar a pesquisa do IBGE mencionada?

Guttemberg Costa Tavares
Visitante
Guttemberg Costa Tavares

O tema aulas de educação física, inferno ou solução para o bullying, é ótimo quem nunca sofreu bullying quando estudava meus parabéns, eu sofri muito mais o esporte mim fortalecia e eu sabia que poderia ser eu mesmo, e mim torna alguém mesmo sem ter esses acompanhamentos que hoje o século XXI, proporciona, novas metodologias, novas contextualização programas com acompanhamentos psicológicos e psicossocial isso mostra que existe já uma grande demanda sempre preocupada com assunto mais isso pra ser minimizado não basta só a escola os pais são os primeiros a não esclarecer e a presta atenção ao dia a… Read more »

MARCUS Vinicius
Visitante
MARCUS Vinicius

Já e por várias vezes. E por diversos motivos. Nas diversas idades. Pra cada caso percebido e até mesmo visto, conversei com os alunos, sem expor a “vitima”. Oras coletivamente e até encaminhar o “agressor ” à coordenação da escola. Pois o caso já estava extrapolando a uma simples conversa…

ALDA TERESA CARVALHO DANTAS
Visitante
ALDA TERESA CARVALHO DANTAS

Abrir espaços na aula: antes ou no final é um grande passo para reflexões do conteúdo visto e abrir discussão sobre as questões de apelidos, bullying e etc

Alexisandro Paulino Gomes
Visitante
Alexisandro Paulino Gomes

Sim, claro! O tempo todo tem conflitos e provocações, e preciso intervir!

jose paulo lourenço
Visitante
jose paulo lourenço

Ola, sou Jose Paulo Lourenço, professor de Educação Física durante 20 anos, nunca fui o melhor, mas sempre coloquei o tema EDUCAÇÂO como prioridade FÍSICA como necessidade.É de suma importancia para os dias atuais fornecer dados aos alunos da importancia do trabalho em equipe sem menosprezar qualquer um. Eu tinha um aluno preto com dificuldades mentais e gostava de futebol , os meninos não o aceitavam, fiz um projeto onde uma aula era direcionada a este com problemas, aos poucos todos foram se adaptando e davam oportunidades do garoto fazer sua vontades dentro do espaço ,assim foram alguns meses e… Read more »

Janaina Benite
Visitante
Janaina Benite

Nas minhas aulas se ocorrer, em algum momento irei intervir e explicar aos alunos.

Gisele
Visitante
Gisele

É uma situação extrema complicada. Óbvio que toda vez que alguma situação de constrangimento ocorre em minha aula, eu converso com os alunos, porém eles ficam 25 horas na escola e comigo 1h50. O prof de educação física não consegue fazer milagres. A aula é muito dinâmica, se eu parar a aula toda hora pra fazer roda, chamar a atenção, não dou nada do conteúdo específico. ( Tô falando de fund 1). Eu não quero ser displicente, mas também preciso dar conta dos conteúdos.