Cobertura

Boas Práticas para Inclusão

Equipe do Instituto Rodrigo Mendes ministrará oficina sobre Educação Física inclusiva durante o I Congresso de Educação Esportiva, em São Paulo

Durante o I Congresso de Educação Esportiva: O Esporte e seu potencial transformador, nos dias 9 e 10 de agosto, a equipe do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) realizará a oficina “Boas Práticas para Inclusão” para apresentar metodologias que garantam a participação de crianças e adolescentes com deficiência nas aulas de Educação Física. De acordo com as Organizações das Nações Unidas (ONU), 15% da população mundial tem algum tipo de deficiência.

O IRM tem 25 anos de atuação no campo da educação inclusiva e, desde 2012, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), oferece formações direcionadas para a inclusão de estudantes com deficiência por meio de práticas esportivas. “Nossa missão é apoiar as escolas, especialmente as da rede pública, para que estudantes com deficiência possam participar da sala de aula comum em convívio com os demais estudantes. Trabalhamos com uma série de ações, como formações de educadores, gestores e profissionais da educação, além de atividades de sistematização de boas práticas e mobilização de diversos segmentos para a inclusão”, conta.

Na oficina, os participantes terão contato com conteúdo teórico e prático sobre inclusão nas aulas de Educação Física. “O objetivo é instrumentalizar e apoiar os professores para que eles possam repensar a Educação Física, que historicamente é uma disciplina que exclui quem não se enquadra em determinado padrão. Vamos nos afastar da competição e caminhar para garantir a participação e a diversão de todos”, afirma Rodrigo.

Com atividades presenciais e uma plataforma de Ensino à Distância, os programas de formação do Instituto Rodrigo Mendes já atingiram mais de 30 mil professores, coordenadores pedagógicos, gestores e técnicos das Secretarias de Educação e de Esporte. A iniciativa também conta com um núcleo de pesquisa e construção de conhecimento para produzir e disponibilizar estudos de caso sobre boas práticas de educação inclusiva em diversas regiões do mundo.

Oficina 2 – Boas Práticas para Inclusão

Data: 09 ou 10 de agosto de 2019

Horário: 14h30 às 17h

I Congresso de Educação Esportiva: O Esporte e seu potencial transformador

 

 

Rodrigo Hübner Mendes

Fundador do Instituto Rodrigo Mendes

Rodrigo Hübner Mendes é graduado em Administração de Empresas e mestre em Gestão da Diversidade Humana pela Fundação Getúlio Vargas, onde atua como professor. Iniciou sua carreira em 1998 como consultor na Accenture. Desde 2004, dirige o Instituto Rodrigo Mendes, organização sem fins lucrativos fundada por ele em 1994. O Instituto desenvolve programas de pesquisa, formação continuada e controle social na área da educação inclusiva em todas as regiões do Brasil e em outros países. Rodrigo é empreendedor social Ashoka e membro do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial).

 

Instituto Rodrigo Mendes

O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum. Para isso, desenvolve projetos de pesquisa, formação continuada e consultoria na área da educação inclusiva em várias partes do mundo. Seu portal colaborativo, o DIVERSA, oferece artigos, experiências inspiradoras e dicas sobre como colocar em prática a inclusão escolar.

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *