Histórias Inspiradoras

Ideia inspiradora: professor utiliza figurinhas do WhatsApp na avaliação dos alunos

Matheus Pontes, do Ceará, deu um show de criatividade na hora de avaliar as provas de Educação Física

O professor Matheus Pontes, do Ceará, resolveu tirar as cartas da manga, ou melhor, as figurinhas do WhatsApp, para avaliar os alunos do Ensino Fundamental II nas provas de Educação Física. 

Matheus percebeu que trazer algo do cotidiano dos alunos para as aulas contribuiria para manter o interesse da turma. Assim, o professor decidiu se aproximar da linguagem dos jovens, optando pelas famosas figurinhas do Zap. Ele imprimiu imagens de personagens que fazem parte do universo da turma e anexou junto às provas na hora de devolvê-las corrigidas.

Depois, Matheus resolveu aprimorar a ideia para ter mais relação com a Educação Física. Ele decidiu que as melhores notas teriam figurinhas de ícones do esporte feminino, um dos assuntos abordados nas avaliações. Nomes como Rayssa Leal, Simone Biles, Rebeca Andrade e Naomi Osaka estamparam as provas do Ensino Fundamental II. “Coincidentemente ou não, as maiores notas, que receberiam essas imagens, eram de alunas”, contou o professor, orgulhoso com o resultado.

topo das provas de educação física com as imagens de atletas mulheres anexadas

Matheus viu nessa forma de avaliar uma possibilidade de evitar a comparação, que é normal entre os jovens. O momento de entrega das notas geralmente é de tensão e ansiedade, mas pode ser lúdico e incentivador. “Durante o recebimento das notas, muitas vezes eles se comparam com o número da nota de cada um. Eu queria tirar esse sentimento negativo e mostrar que eles podem mais”, relatou o professor.

Segundo o professor, os alunos ficaram empolgados com a novidade. “Eles até brincaram de trocar as figurinhas entre si.”

Dessa forma, o processo avaliativo ficou mais leve. O professor notou que essa dinâmica contribuiu para desenvolver o aspecto socioemocional do aluno, que muitas vezes é negativamente afetado pela tensão, autocobrança e ansiedade no momento de receber a nota. Compensar esses sentimentos com a parte lúdica fez eles focarem no que realmente importa: o aprendizado.

“É preciso avaliar para transformar, para testar a gente já é testado o tempo todo.”

A ideia de associar os atletas à avaliação das provas incentiva os alunos a pensarem que por trás daquele número existe muita dedicação. Eles também se sentiram instigados a pesquisar mais sobre a vida das atletas, o que pode servir de inspiração dentro e fora do esporte.

Além de incentivar o diálogo sobre a presença das mulheres nos esportes, essa dinâmica também ajudou a construir um ambiente de acolhimento e segurança na escola.

Para entender a relação entre as emoções dos alunos e a sua aprendizagem, acesse o Curso Emoções, da plataforma Vivescer! Ele é gratuito, certificado e ajuda os professores com ideias de atividades para trabalhar as competências socioemocionais.

O que achou dessa ideia? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe seu comentário

36 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Giovana disse:

    Inspirador! Parabéns professor! Vou adotar S2

  2. Marcelo disse:

    Parabéns , Show, Linguagem Lúdica nas avaliações muito criativo

  3. alexandre disse:

    muito bcana! parabéns professor!

  4. Rose Ana Maria dos Santos disse:

    Excelente.

  5. Maria Zelia disse:

    Legal

  6. Devilson Mendes disse:

    SHOW!

  7. Patricio disse:

    Parabéns! ao professor Matheus.

  8. Glória disse:

    Boa ideia!!Parabéns!!!

  9. PAULO CESAR LIMERES BRASILEIRO disse:

    Ótima, ideia professor!
    Gostei muito do relato, principalmente quando os alunos se mostram interessados a pesquisar sobre os atletas anexos a prova.

  10. José Eriberto severiano disse:

    Muito gratificante, avaliar é uma missão que exige criatividade no momento de e inovar.

  11. Elizabete Hora disse:

    Uau!!! Ideia surpreendente e muito inovadora. Merece aplausos.

  12. Sergio disse:

    Parabéns, ótimo compartilhar idéias para enriquecer as aulas de Educação física

  13. Veronica Colares disse:

    Simplesmente amei. Parabéns professor pela idéia é por a refutar na Educação.

    1. Veronica Colares disse:

      E por acreditar*

  14. Lindaura Macário de Oliveira disse:

    Parabéns, pela ideia inovadora e enriquecedora!

  15. Lindaura Macário de Oliveira disse:

    Muito boa, essa ideia inovadora!

  16. Michelly disse:

    Excelente!!!! Amei essa interação com as figurinhas do whatsapp.

  17. IANNY FERNANDES DE OLIVEIRA disse:

    Parabéns show.

  18. Alexandre Henriques disse:

    Muito boa. Parabéns ao professor.

  19. WILLIAN DA SILVA E SILVA disse:

    A discussão é necessária para pontuar questões relativas a prática esportiva… #parabéns pela iniciativa!

  20. Grazy disse:

    Ótima idéia

  21. Francione disse:

    Fantástico

  22. Laércio disse:

    Fantástica. Parabéns!!

  23. Daniel Victor dos Santos disse:

    Parabéns, ideia maravilhosa.

  24. Bom dia,
    Achei a ideia interessante e inspiradora para ser replicada, estou iniciando um Projeto de aprendizado com jogo da memória. Relacionar os atletas a assuntos históricos do esporte. A transmissão de conhecimentos de forma lúdica gera motivação e o aprendizado se torna mais prazeroso como o professor Matheus ressalta na sus iniciativa!!
    Parabéns!! Boas ideias devem ser introduzidas em nosso dia-a-dia para evoluirmos sempre.
    Atenciosamente,
    Mario Georgetti- Petrópolis-RJ

  25. Gilva souza Marques disse:

    Parabéns pelo pela a iniciativa.

  26. MARIA ivanira Souza pontes.. disse:

    Maravilhosa…um sonho de verão..parabéns mil vezes..

  27. Jackson diego teixeira linhares disse:

    Isso se chama inovar , usar o útil com o agradável . Se o mundo tá ligado em redes sociais. As profissões tendem a se amolar com as novidades. E com isso os alunos tem um melhor aprendizado .

  28. Pedro Valdir da Conceição disse:

    Maravilhosa ideia. Parabéns ao professor!

  29. Celão disse:

    Excelente, mandou bem demais…tmj

  30. Isaac Pereira Da Silva disse:

    Show total.

  31. Raíssa Andrade disse:

    Grande profissional

  32. Letícia disse:

    Já acompanho o trabalho do Matheus há algum tempo e ele está constantemente se reinventando. Muito bom!!

  33. Cristiano sipriano da disse:

    Maravilhosa muito boa mesmo usarei nas minhas aulas também, após esse período turbulento que foi a pandemia e com a grande facilidade que os alunos tem com o usa das tecnologias isso ajuda muito.Como sempre impulsiona sempre nos auxiliando gosto muito parabéns a todos os profissionais que fazem parte um grande abraço

  34. jose paulo lourenço disse:

    É de suma importancia que apareçam professores com novas ideias ,afim de proporcionar mais envolvimento dos alunos e mostrar que aulas de atividade não ficam restrita a mesma coise de sempre, assim temos aulas atraentes e com finalidades diversificada. ok. Fiquemos na Luz! Fraternais Saudações…

    1. Kleuma Teixeira disse:

      Parabéns professor pela a estratégia inovadora, de acordo com a realidade dos dias atuais.