Cobertura

Atividades físicas são essenciais para o desenvolvimento das crianças, afirma estudo

Quando incentivadas a realizarem atividades físicas bem cedo, as crianças crescem com mais chances de praticar esportes

Quando incentivadas a realizarem atividades físicas bem cedo, as crianças crescem com mais chances de praticar esportes, é o que diz o artigo Association between sports participation, motor competence and weigth status: A longitudinal study (Associação entre participação nos esportes, competência motora e IMC: um estudo longitudinal – em tradução livre), que contou com a participação de Alessandro Hervaldo Nicolai Ré, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

Para o professor, é importante fornecer oportunidades adequadas de participação em esportes e desenvolver habilidades motoras durante a infância pode promover a prática de atividade física nos anos posteriores, impactando positivamente a qualidade de vida e o combate a uma série de doenças associadas ao sedentarismo. “A promoção da atividade física e esportiva na infância é uma importante estratégia de saúde pública”, destaca o professor Nicolai Ré.

São Paulo e Pernambuco participaram do estudo, assim como algumas cidades dos Estados Unidos e da Austrália, que desenvolvem outros estudos sobre o tema. Pesquisadores dos três países dedicaram dois anos acompanhando crianças dos 3 aos 5 anos. No Recife, por exemplo, 292 crianças foram acompanhadas.

atividades-físicas-crianças-esportes

Os participantes foram separados em dois grupos, em que um realizavam alguma atividade esportiva formal e outro não. Em todos os casos, foram avaliados a competência motora e o Índice de Massa Corporal (IMC) no início do estudo e dois anos depois.

Com o estudo, Nicolai e seus colegas puderam constatar que as crianças que já realizam alguma atividade física no início do estudo apresentavam melhores índices de competência motora e um IMC mais adequado para a idade, além de terem 21% a mais de chance de continuarem frequentando atividades físicas após o término da pesquisa.

Além disso, os pesquisadores perceberam que uma família que incentiva e apoia suas crianças a praticarem esportes desde a infância se destaca e torna fundamental para o bom desenvolvimento da criança. O local onde mora e a escola também são importantes nesse processo.

Mas Nicolai afirma, ainda, que não é só praticar esportes. Durante a infância, a criança deve praticar alguma atividade que desenvolva suas capacidades motoras, mentais e que também desperte prazer, afinal de contas, crianças devem se divertir também.

O Impulsiona acredita no esporte como um fator essencial para o bom desenvolvimento das crianças e adolescentes, e oferece aos educadores de todo o país cursos de extensão que ajudam a incentivar a prática esportiva dentro das escolas de maneira lúdica e educativa, além de conteúdos digitais gratuitos que aumentam o cardápio esportivo dentro da sala de aula.

Conheça o Impulsiona, veja como a plataforma funciona e faça o seu cadastro para ter acesso gratuito a todos os nossos materiais.

Você sabia?

Competência motora pode ser definida como a capacidade de executar habilidades motoras fundamentais, de acordo com a faixa etária da pessoa e o IMC é uma medida usada mundialmente para saber se a pessoa está ou não dentro do peso ideal.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação