Quando um jovem se envolve na solução de problema reais, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso, temos diante de nós um quadro de participação genuína no contexto escolar. É esse tipo de atitude que chamamos de protagonismo juvenil.
A palavra protagonismo é formada por duas raízes gregas: proto, que significa “o primeiro, o principal”; agon, que significa “luta”. Agonistes, por sua vez, significa “lutador”. Protagonista é o mesmo que lutador principal, personagem principal ou ator principal.
Um dos caminhos para estimular o protagonismo nas escolas é entender os adolescentes e analisar as formas de agir em relação a eles. O jovem deve ser visto como solução e não como problema. É imprescindível que a participação do adolescente seja de fato autêntica e não simbólica ou manipulada.
Essas, na verdade, são formas de não-participação e podem causar danos ao desenvolvimento pessoal e social, além de minar a possibilidade de um convívio autêntico entre os alunos e seus educadores.
O educador não deve limitar-se à docência. Mais do que ministrar aulas, deve atuar como líder, organizador, animador, facilitador, criador e co-criador de acontecimentos por meio dos quais o educando possa desenvolver uma ação de protagonismo na escola. Além de um compromisso ético, a opção pelo desenvolvimento de propostas baseadas no protagonismo juvenil demanda do educador uma clara vontade política no sentido de contribuir para a construção de uma sociedade que respeite a cidadania e aumente os níveis de participação democrática. Para que isso ocorra, o professor deve evitar posturas que inibam a participação plena dos jovens.
Confira sete posturas assumidas ao trabalhar com jovens que podem prejudicar o desenvolvimento do protagonismo juvenil:
Agora que você já viu o que não se deve fazer ao estimular o protagonismo juvenil, que tal desenvolver um projeto com os alunos da sua escola?
E quer saber a melhor parte? O Impulsiona Educação Esportiva pode te ajudar nisso. No curso Incentivando o Protagonismo Juvenil auxiliamos educadores a usar o esporte como ferramenta para estimular a liderança dos jovens. Com nosso conteúdo você fica por dentro de atividades que vão instigar as crianças nas aulas e pode mudar a realidade de muitas delas.
Vale a mais
É ótimo e bacana.
Legal
Legal demais.
Muito bacana vê essas colocações pois nos ajuda a conduzir um grupo de adolescentes para uma tomada de decisão melhor e desenvolver o protagonismo !
È muito interessante ler os comentarios e perceber que os mesmo são comuns no cotidiano escolar em relação a oportunidade que o Clube Juvenil oferece ao potencializar e estimular o Protagonismo dos alunos.
Os alunos, de forma geral, sempre nos surpreende quando ficam em evidência em sala de aula, pois mostram uma autonomia, muito além do seu universo escolar
O jovem quando é convidado a dar ideias e assumir responsabilidades, sempre acaba nos surpreendendo e é nesse momento que encontramos vários talentos.
Muito interessante. refletindo sobre novos olhares quanto ao tema do protagonismo .
O jovem enquanto protagonista se apropria das atividades escolares e sente parte integral da U.E.
O jovem se vendo como protagonista sente mais vontade de participar das ações da escola.
O Jovem sendo Protagonista torna-se independente e também contribui muito com o espaço escolar.
O aluno protagonista contribui muito no processo ensino-aprendizagem, desenvolvendo seu interesse e autonomia
GOSTEI MUITO, O PROTAGONISMO JUVENIL FAZ COM QUE OS ESTUDANTE TENHA A RESPONSABILIDADE E A
OPORTUNIDADE DE PLANEJAR ALGO FUTURO,
Muito bom! e importante a orientação que não devemos tomar. Alguns desses passos mencionados
pois precisamos melhorar nossa postura.
Achei muito bom, pois o jovem de hoje esta muito desacreditado!
AS ORIENTAÇÕES SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O CRESCIMENTO PEDAGÓGICO
Perfeito no auxilia no nosso dia a dia
As orientações são boas, nos faz refletir melhor sob o protagonismo juvenil.
Muito importante a orientação que não devemos tomar. Alguns desses passos mencionados preciso melhorar.
Gostei muito, pois deixa claro que posturas devemos ter diante de nossas ações!
A cada momento no processo de aprendizagem, devemos sonhar e envolver o estudante para ele entrar no sonho, produzir o percurso e a melhor maneira para aprender e ensinar.
Perfeita as colocações, linguagem clara e bem objetiva que nos auxilia em nosso dia dia, para tomada de decisões.
GODTEI MUITO DA OBJETIVIDADE DO CURSO, TIREI MUITAS DÚVIDAS. O PROTAGONISMO REAFIRMA A BUSCA DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E RINCIPALMENTE O DESAFIO DA APRENDIZAGEM.
O material é esclarecedor e proveitso. O protagonismo quando praticado corretamente representa a efetiva inclusão do jovem no contexto escolar.
O protagonismo tornam se sujeitos e objetos das açoes
protagonismo leva o aluno a entender se como personagem central de suas ações, do seu aprendizado e acima de tudo o responsavel maior para consolidação de seu projeto de vida.
O protagonismo desenvolve o interesse e autonomia dos estudantes.
Protagonista juvenil é a melhor forma de fazer com que o aluno se sinta parte e responsável por algo.
Protagonismo juvenil é uma forma do aluno obter estruturas em suas respostas e atitudes.
É importante e fundamental que o estudante possa ter uma boa base de formação que dê a ele condições de poder analisar o seu mundo como realmente é ,podendo ser crítico e criativo.
O Jovem Protagonista deve estar no centro do processo isso traz sentido ao estudante naquilo que ele faz.
O protagonismo juvenil vem ao encontro da faixa etária desbravadora que se encontra nossos jovens.
É fundamental estimular o protagonismo nos jovens para que possam desenvolver seu projeto de vida
Deixar o jovem assumir seu protagonismo.
Os jovens cobram de nós o melhor, e reconhecem quando “aquele” não é um bom profissional.
conhecimento traz autonomia
O protagonismo juvenil vem ao encontro da faixa etária desbravadora que se encontra nossos jovens.
O aluno protagonista contribui muito no processo ensino-aprendizagem.
excelente material
O protagonista é o personagem principal que está no centro das ações. Ser autônomo, solidário ,e competente. O professor por sua vez deve sempre orientar dando suporte em suas ações
Torná-lo centro do processo dá sentido ao estudante naquilo que ele faz.
Jovem protagonista é o personagem principal que está no centro das ações. Ser autônomo, solidário ,e competente.
A ideia de Protagonismo é voltado para o estudante, uma vez que, em tese, nós já formados, somos autônomos. Quem precisa aprender o caminho da autonomia são os alunos. Logo, formá-lo para isto com esmero cabe ao professor.
O conhecimento traz autonomia.
Excelente exposição. Faz reavaliarmos nossas práticas pedagógicas.
Excelente material para trabalharmos com os estudantes ,incentivar o protagonismo e a autonomia.
Proporcionar ações com o objetivo de incentivar o protagonismo, é desenvolver a autonomia, solidariedade e competência, estimulando a corresponsabilidade entre os todos os envolvidos.
Iniciativa, espírito coletivo e boas práticas
Trabalho maravilhoso e engajador.
O estudante assume uma posição mais ativa no próprio processo de aprendizado e desenvolve habilidades socioemocionais enquanto aprende o conteúdo das disciplinas.
O estudante ganha literalmente a autonomia para criar soluções em que ele se sinta motivado a resolver o problema
*A prática esportiva auxilia o jovem a manter a saúde física, favorecendo sua qualidade de vida;
*Incentiva a disciplina e o respeito ao companheirismo ,no qual passa a transmitir valores do próprio esporte e respeito aos que o acompanha;
*Fortalece a integração social e a cooperação ,na qual têm a oportunidade de treinar e jogar em equipe , o convívio social ;
*Melhora a autoestima tornando se um jovem adulto saudável e confiante em suas parcerias.
Minha mente ja está fervilhando de ideias.Interdisciplinaridade entre historia e Educação Fisica.
Incentivar o protagonismo dos alunos parte da perspectiva de que a aprendizagem no geral é uma via de mão dupla e todos têm a ensinar e a aprender. Assim, o estudante assume uma posição mais ativa no próprio processo de aprendizado e desenvolve habilidades socioemocionais enquanto aprende o conteúdo das disciplinas.
O estudante adquire o senso de trabalhar em equipe
Atividades ,esportivas proporciom ao estudante a superar novos desafios se tornando mais confiante
O estudante adquire auto conhecimento e potencialidades.
Mostrar ao estudante que ele faz parte de um processo e cabe a ele ter envolvimento e comprometimento para se tornar competente e apto a resolver problemas.
participação do jovem como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade como um todo.
autonomia, empatia e ação para saber lidar com os desafios do cotidiano.
Acredito; que a atividade esportiva é muito importante. Quanto ao Protagonismo Juvenil propiciará um autoconhecimento de suas potencialidades individuais ou parcerias entre os colegas e educadores.
Mostrar ao estudante a importância do protagonismo.
O protagonismo juvenil disperta confiança, criatividade e conhecimento
CONHECIMENTO E PROTAGONISMO, CAMINHAM JUNTOS!
Estudante protagonista tornar-se competentye, autônomo e solidário
Dispertar a motivação
Professor como mediador no processo de aprendizagem, ser inovador
No protagonismo juvenil o aluno se sente útil e valorizado.
No protagonismo juvenil o aluno faz parte do processo ensino – aprendizagem, onde tem a clareza do aprendizado.
O protagonismo juvenil ou sênior são primordiais para o bom andamento das atividades dentro e fora da escola.
No protagonismo juvenil o aluno se sente valorizado e incentivado .
No protagonismo o aluno atua como cidadão.
Muito importantes as informações na questão do protagonismo juvenil
O protagonista significa luta e sendo ele o principal, deve ser visto como um lutador nato, autêntico às suas habilidades, temos que ter a postura da participação e do desempenho destes jovens…
No protagonismo o aluno se sente valorizado
No protagonismo faz com que o aluno se sinta valorizado
Protagonismo o aluno aprende a arte de dialogar utilizando a Empatia.
No protagonismo o aluno percebe que faz parte do processo do ensino-aprendizagem, bem como tem ciência de que ele deve ser responsável junto com o professor do verdadeiro conhecimento trabalhado e e obtido pela ação de ambos atores.
O protagonismo amplia a aprendizagem tornando o aluno capaz de pensar, opinar e agir.
O aluno quando se descobre como protagonista de suas decisões, torna-se desinibido em suas ações e o torna mais confiante e capacitado.
Incentivar o protagonismo com certeza vai avançar na aprendizagem.
O protagonismo valoriza o aprendizado.
O protagonismo juvenil, faz com que os estudantes sejam valorizados e incentivados por sua dedicação e compromisso com os estudos. Contribuindo para uma participação genuína no contexto escolar.
É importante ouvir e incentivar o protagonismo
Professor e aluno caminhando juntos para o conhecimento.
Planejamento e ter empatia com as pessoas do ambito escolar.
Educadores todos que interagem com os estudantes.
Liberdade e compromisso.Conhecimento e aprendizagem
Promover situações para o protagonismo juvenil
Conhecimento e aprendizagem.
Autonomia, atitudes , conhecimento em forma de ação , gerando futuros gestores.
Autoconhecimento e aprendizagem
O protagonismo se manifesta na atuação dos profissionais da escola, sendo inspirações e articuladores para o desenvolvimento juvenil.
Conhecimento e aprendizagem .
Aprender sempre com as realidades dos alunos, cada um tem sua historia, ajuda a ter muitas ideias pra crescer sempre.
Dialogar é necessário. desenvolver autonomia.
A possibilidade de aquisição de conhecimento ao estudante em um lugar onde ele se sinta bem acolhedor, por isso, terá mais disposição para aprender, fazer amigos, se relacionar e explorar a diversidade de experiências à sua disposição.
Aprender a conhecer através da aprendizagem e conhecimento.
Aprender a conhecer… através da aprendizagem e conhecimento.
O professor continua sendo importante na processo de aprendizagem mas, agora como um norteador e instigador. É muito satisfatório ver um aluno apresentando ideias, propondo soluções e construindo seu próprio conhecimento.
Aprendendo a tomar decisões na escola estará preparado para no futuro ser lider
troca de experiencia, os jovens demonstram interesse e ação
Temos sempre algo a aprender com os jovens.
Ferramenta valiosa para que possamos desenvolver o protagonismo juvenil.
comunicar-se é preciso e refletir essencial.
Adoro dialogar com meus alunos! Eliane Aparecida Polegato, “Dumont, Nestor”
O ensino aprendizagem desenvolvem autonomia para motivar as habilidades dos estudantes.
Educar com dinâmicas é da autonomia para os estudantes desenvolver suas habilidades.
Educar é refletir sobre a nossa prática pedagógica constantemente.
Maravilhaaaa
Para o sucesso do projeto precisa muita reflexão e autoavaliação.
Aprendizado de grande valor para nossa prática.
Um ensino pensado e estruturado, para que os alunos sejam protagonista de sua própria vida ,além de motiva-los dentro do espaço escolar, ajudará a desenvolver a sua autonomia. E todo esse conjunto com certeza fará diferencial em sua idade adulta.
Protagonismo é demonstrar a autonomia
Protagonismo é demonstrar autonomia
Material muito rico para aprofundamento .
Muito esse material, vou fazer um projeto com os alunos!
O aluno sendo protagonista para resolver problemas com ajuda dos professores se tornam mais responsáveis para tomar decisões e ajudarem a equipe.
o esporte impulsiona protagonismo juvenil uma ferramente maravilhosa
Material EXELENTE! Gestores e coordenadores de instituições de ensino, precisavam refletir sobre as práticas atuais que envolve os adolescentes e os mobiliza tão pouco.
Na disciplina que ministro é ARTE, já trabalhamos alguns projetos interdisciplinares. Possibilitando o protagonismo dos alunos e as intervenções necessárias.
muito bom
Material valioso! Gestores e coordenadores de instituições de ensino, precisavam refletir sobre as práticas atuais que envolve os adolescentes e os mobiliza tão pouco.
esse protagonismo o ajudará na vida profissional
temos sempre que incentivar a autonomia dos estudantes para que possamos trabalhar o protagonismo
Levar o aluno a refletir, posicionar pra contribuir com conhecimento e desenvolvimento
É gratificante e maravilhoso poder contribuir com o desenvolvimento de jovens protagonistas.
Nossa profissão é simplesmente maravilhosa!! Poder contribuir com o desenvolvimento de jovens protagonistas.
Maravilhoso desenvolver o protagonismo junto aos estudantes para que os mesmos possam vencer todos os obstáculos em sua vida.
Formar seres protagonistas é formar cidadãos que sejam capazes de resolver problemas futuros, tomando iniciativa e encontrando soluções para os problemas que encontre durante a sua vida.
Desenvolver o protagonismo é essencial para formar um cidadão critico, cociente e capaz de questionar e lutar pelos seus ideais, sem se deixar ser manipulado.
Finalmente um curso onde o Professor da rede pública pode aprimorar os seus conhecimentos…
Ótimo,o aluno protagonista desenvolve competências e habilidades, como a capacidade de trabalhar em equipe.
O protagonismo torna a pessoa mais confiante.
O protagonismo é essencial no desenvolvimento de autonomia .
O Esporte auxilia muito o desenvolvimento do protagonismo juvenil de forma lúdica e intríseca as necessidades desportivas….
Excelente, Desenvolver o protagonismo é essencial para formar um cidadão critico e capaz de vencer na vida.
Muito bom. Saber ouvir os estudantes, ouvir suas necessidades.
Muito bom rever conceitos. já trabalhei o protagonismo juvenil em uma escola de tempo integral. É muito interessante.
Quando fazemos a reflexão dos pontos dessas orientações e mostramos empatia sem duvida os alunos são beneficiados.
POSICIONAR OS ALUNOS EM UM CAMINHO, OUVIR SUAS NECESSIDADES , ACOLHER OS MESMOS , LIBERA O PROTAGONISMO QUE SE ENCONTRA ENCLAUSURADO DENTRO DELES.
Muito bom rever esses conceitos ,pois na correria do dia- dia você pode se esquecer de algum que pode prejudicar o aluno que é o lutador principal.
Trabalhar como equipe, respeitando a opinião de cada um, para que possa chegar á um único propósito.
Intervir, orientar, ouvir devem auxiliar no protagonismo do aluno.
Cada dia que passa. precisamos estar mais atento ao nossos educandos, deixando eles participarem mais, dando suas opnioes e ideias
É disso que nossos jovens educandos precisam: de oportunidades bem pensadas que atraiam seu interesse e que assim se sintam convidados a atuarem como personagens principais da construção de seu conhecimento.
Promover a escuta ativa e incentivar os alunos à assumir postura de protagonista, reforçando seus pontos forte e fracos. Concordo com esta frase.
Protagonismo juvenil oportuniza momentos favoráveis aos estudantes nas escolhas, decisões e projetos que contribuiem para colaboração e inserção na vivência pluralista, democrática e solidária.
A Aula Invertida é uma ótima estratégia! Eles Adoram!
Promover a escuta ativa e incentivar os alunos à assumir postura de protagonista, reforçando seus pontos forte e fracos.
Hoje devemos ouvir mais nossos alunos e ajuda lo no desenvolvimento de atividades para melhor conhecimento e entendimento .
Esses 7 erros é muito bem colocados, acredito que abrem os olhos e apontam reflexões didáticas que fazem toda diferença, principalmente na participação do educando que necessita fazer parte do processo bem com ter condições de aprender a caminhar e ser autor ativo( orientado/ acompanhado/ incentivado) no processo de ensino aprendizagem.
Devemos nos atentar quanto a efetiva participação dos jovens dentro da escola…e este “Tema” está sendo muito rico em aprendizagens.
O protagonismo juvenil é uma das ideias que mais valorizo na PEI, estimular os jovens a criar e a pensar de maneira a buscar seu lugar ao sol.
Gostei muito de saber disso. VIVENDO, APRENDENDO E VALORIZANDO A VIDA!!!
Devemos lembrar sempre que somos co-responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem. Excelente iniciativa, pois deixa bem claro o papel de cada um no contexo educacional.
temos que aprender a ouvir para podemos responder com clareza e empatia.
Hoje a visão de ser professor mudou radicalmente , o professor tem que respeitar os conhecimentos que os aluno trazem , acolhê-los é fundamental , além de tantas coisas , oferecer aos alunos o entrosamento entre teoria com aulas mais práticas que tenham sentido para eles.
Participação do alunos como protagonista
Saber escutar nossos alunos e instigá-lo a desenvolverem suas ideias através de pesquisas, diálogos, socializações e o professor intermediando em um relação interpessoal, faz com que nossos alunos sejam sujeito da ação.
É preciso acreditar no estudante, pois eles estão abertos as novas propostas. Com muito respeito vamos fazendo com que eles sintam importantes.
O curso é grande valia, oferece ao professor a oportunidade de mudar algumas de suas praticas
O incentivo direto do aluno , o faz sentir se encorajado a superar barreiras .
Educação e formação sistema contempla empatia
participação e incentivo
O importante é a voz do estudante.
Os 4 pilares da educação.
4 pilares da educação
Fantástico!
vou passar a ideia pra frente. Muito feliz dessa oportunidade em conhecer algo tão maravilhoso para desenvolver e impulsionar nossos jovens.
O Esporte auxilia muito o desenvolvimento do protagonismo juvenil de forma lúdica e intríseca as necessidades desportivas….
Como minha área é Educação Física , todos devirão ver a importância dos Esportes na vida dos adolescentes e unir as aulas em sala de aula com as de quadra para fazermos o elo da multidisciplinar na escola .Isso ajuda muito os alunos a interagir com o mundo la fora das paredes da escola , levando para vida.
Penso que é uma ótima iniciativa impulsionar a prática esportiva, pois é propiciar uma área de interesse de grande parte dos alunos; além de promover a autonomia, a responsabilidade, a liderança, comportamento social adequado, contribui para o fortalecimento do protagonismo juvenil no contexto escolar.
Devemos sempre ter nossos pensamentos voltados a aprendizagem do aluno.
excelente está iniciativa e não esquecer dos 4 pilares
Muitas das vezes o jovem necessita de ima injeção de ânimo, pois estão acostumados ou os adultos impõe certas responsabilidades, o que deixam-nos numa situação de conforto.
Temos de desconstruiir práticas até então adotadas por nós.
colocar sempre que necessário em evidencias , sobre os quatros piares da educação
O esporte é uma das ferramentas que mais auxiliam no protagonismo do aluno, aluno protagonista que toma atitudes assertivas e auxiliam aos demais colegas que apresentam dificuldades em realizar determinados exercícios.
O professor é uma ferramenta norteadora do conhecimento, os alunos devem ser o protagonista do seu próprio aprendizado. Não se ensina ninguém se ela não deseja aprender. Por isso que o professor dever ser o encantador que leva/conduz o aluno a desejar aprender /conhecer sobre determinados temas/ assuntos, a se conhecer e o quanto é capaz de criar.
Não podemos esquecer dos 4 pilares.
O jovem deve ser visto como solução e não como problema. É imprescindível que a participação do adolescente seja de fato autêntica e não simbólica ou manipulada.
Estudar é o caminho para adquirir conhecimento e estar em constante formação é essencial para não cairmos na ignorância.
Excelente iniciativa, não podemos esquecer dos 4 pilares
Excelente! Estaremos criando futuros protagonistas de suas próprias vidas.
Muito bom. Estaremos formando futuros protagonistas .
O aluno deve ser sempre protagonista de sua historia….
Excelente iniciativa, não podemos esquecer dos 4 pilares
Excelente , e bom sempre lembrar do 4 pilares
Excelente Incentiv Sou mediadora e professora de Educacao Fisica e acedito ser de grande valia esse projeto dentro de nossas escolas
O Educador jamais deve se limitar na sua docência, além de ministrar aulas, deve ser o mediador e orientador, facilitador das ações na aprendizagem para que o protagonismo se concretize e desenvolva as habilidades necessárias.
A pratica esportiva deve ser voltada para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores, afetivos morais e sociais, ou seja, o Professor deve deixar a parte de técnico desportivo e atuar como um verdadeiro educador incentivando assim o Protagonismo Juvenil.
Os clubes voltados para o esporte funcionam muito bem e ajuda os jovens desenvolverem o protagonismo.
Sem duvidas nenhuma irá me ajudar muito!
O curso é formidável, para nós professores e para conduzir com mais conhecimento nossas práticas!!!
responsabilidade é tudo.
O curso está ajudando muito!
O importante é a voz do estudante, sua participação , suas idéias é parte principal do protagonismo .
Acredito ser esse o meu primeiro desafio “trabalhar a autonomia do aluno”, pois, eles estão acostumados a criar dentro de um projeto já pré estabelecido.
Estou iniciando como gestora na PEI. Esse ano está bem difícil, principalmente porque não tivemos os acolhedores no processo, acredito que o auxílio deles seria fundamental. Ainda não iniciamos os clubes, o curso está ajudando muito a etapa de preparação para a formação dos mesmos.
Leila, muita força a você na gestão! Tenha a certeza de que esse período turbulento vai passar…
Pretendo a partir de agora sugerir aos alunos a busca por melhorias, a busca por mudanças nos aspectos que lhes causam certo desconforto dentro do ambiente escolar. Melhorar e buscar parcerias que acolham suas ideias. Muito bem explicado o Protagonismo… Não tinha muita ideia de como trabalhar. O professor tem papel de mediar o processo… muito interessante!
Informações de extrema importância para o nosso trabalho.
A autonomia dada ao aluno, aguça a criatividade e gera responsbilide.
Concordo com os sete erros que impedem o protagonismo juvenil. Temos que tomar cuidado.
O papel do professor é de simplesmente mostrar o caminho e dos nossos alunos é trilhar este caminho e construir ao longo dele seus ideais para que tenham a capacidade de tomar decisões por si mesmos.
Essas atitudes são importantes para todas as áreas
Estamos sempre aprendendo!
Parceria e responsabilidade.
Deixar com que o jovem passe a ter responsabilidade e criatividade, não deixando nossas experiências de Vida interferir no Aprendizado e sim encorajá-los a crescer.
tenho certeza de que o esposrte faz bem não somente para o adolescente , mas para todas as idades, principalmente na velhice “terceira idade”, eu diria se um remédio tanto parao corpo quanto para amente e cerebro, poiis ativa todas as funcções.Temos que incentivas práticas desportivas sempre
Concordo com o Protagonismo Juvenil
responsabilidades .
Também concordo que as sete posturas podem prejudicar muito o desenvolvimento no âmbito escolar. É sempre muito importante ouvir a opinião dos estudantes , para que eles sintam -se importantes e participativos em todo momento, fazendo com que tenham mais interesse na sua disciplina!
Trabalho com Grêmios Estudantis e esse material é muito rico para a formação do protagonismo dos estudantes dentro da Unidade Escolar
Informações de extrema importância para os educadores. Ser professor é ser um eterno aprendiz.
Não podemos nos arriscar, quando se trata de protagonismo, impondo decisões sem a participação do grupo de esudantes.
já trabalhei projetos na sala de leitura na Sala de leitura. Fui referência do meu trabalho de professora protagonista e o resultado com os jovens. Amava o meu trabalho. Concordo com os erros mencionados acima. Devemos ser mediadores no processo de ensino aprendizagem, proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver seu potencial e perceber que aprendem muito mais quando se apropriam dos 5 pilares da educação. O professor como observador e orientador, fazer o aluno pensar suas ações, sua participação, seus erros e acertos e se avaliar como participante daquele projeto. O que aprendeu e o que precisa mudar, e proporcionar mudanças conscientes, não impostas.
Praticando uma dessas 7 atitudes não só estaremos prejudicando o aluno não buscar informações e trabalhar com a teoria e a prática do projeto, ensinar eles a tomar atitudes e decisões na hora certa pra dar continuidade ao trabalho. Como estaremos desestimulando o Protagonismo, e ele simplesmente não terá o conceito do que é ser realmente um Protagonista. e na vivência futura irá precisar praticar o protagonismo.
É de muita importância que os educadores tenham conhecimento deste conteúdo, para repensar as suas praticas em relação ao desenvolvimento dos educandos.
Excelente abordagem as 7 posturas apresentadas, pois demonstram claramente que as decisões para incentivar o Protagonismo Juvenil, não devem partir do professor, mas do próprio aluno.
Sempre é bom lembrar dos 4 pilares da educação…Dessa forma a construção da autonomia de uma pessoa ou de nossos alunos precisa ser de forma consciente e com pertencimento.
no contexto dos Clubes Juvenis a atuação do professor como protagonista sênior é imprescíndivel
Um dos caminhos para estimular o protagonismo nas escolas é entender os adolescentes e analisar as formas de agir em relação a eles. O estudante deve ser visto como solução e não como problema. O professor deve atuar como líder, organizador, animador, facilitador, por meio dos quais o educando possa desenvolver uma ação de protagonismo na escola.
Muito importante a apresentação das que dificultam as posturas para o desenvolvimento do Protagonismo. Confesso que como diretora iniciante no PEI, já assumi algumas destas posturas acreditando que estava contribuindo. Estarei bem mais atenta nas próximos encontros e orientações com os estudantes.
É ótimo
maravilhoso.
Concordo plenamente com as 7 postural que podem prejudicar o aluno. Quando mais deixamos a aluno participar de todos os projetos da escola, mais mostramos pra ele o quanto importante é para o desenvolvimento da escola
O educador deve orientar e não determinar
concordo plenamente ,pois quando o aluno é o protagonista ele aprende mais, e tem mais interesse nas aula, ele se sente importante e capaz.
Realmente o homem é como uma folha em branco. Está continuamente aprendendo e escrevendo sua história.
eu costumo falar que o aluno vem pronto para desenvolver qualquer trabalho, para que isso aconteça e preciso aproveitar os conhecimento adquirido na sua vivencia.
Mas ele apenas tem 12 anos, esta no sexto ano!
sim! este tem consigo os cuidados familiar coloca em evidencia constantemente o que ele aprendeu junto com a família e premissa que pode ser aproveitado para propagar sua autonomia e conquistar espaço para se projetar. Portanto nada se perde na vida de um estudante.
Excelente o curso!
Excelente iniciativa, isso é algo que de fato ensina pra vida.
O protagonismo sênior é importante para direcionar as práticas dos educadores, inovando as atitudes que outrora, eram as de que apenas um ‘comandava’ as decisões, uma visão equivocada. Educadores precisam entender o seu papel dentro do projeto, evitando tomar para si a tomada de decisões de forma controladora.
As práticas esportivas é fundamental para desenvolver a coletividade entre os pares, fazendo-os com que a comunicação e diálogo sejam algo imprescindíveis para o sucesso dos resultados. O velho ditado: a união faz a força, nos faz refletir a prática docente e discente no âmbito escolar. Ambos estão trabalhando em equipe, portanto, o protagonismo sênior é um mediador.
Concordo plenamente com as 7 posturas que podem prejudar o desenvolvimento no ambiente escolar, a educação ela depende um pouco de cada coisa como: da família, da docência escolar, da sociedade e das suas próprias opniões. Então é sempre interessante que o professor passe conteúdos e deixe o aluno livre no quesito opinião sobre o assunto e sobre algum conhecimento muito mais além daquilo passado pelo grupo docente, isso é uma construção de conhecimento entre professor e aluno, oq é bastante importante, deixando a aula mais leve, com fácil aprendizado e isso é um toque especial na formação de alunos.
Trabalho com Grêmios Estudantis e esse material é muito rico para a formação dos Professores Interlocutores em suas escolas. Já fiz o curso de Orientadores de ALUNOS LÍDERES E RECOMENDO. Parabéns somente material bom essa plataforma.
Segundo Jonhon Locke o homem é uma folha de papel em branco que constroem seus conhecimentos ao longo de seu aprendizado..
Que bonito, Olinda! Obrigado pela inspiração \o\
Muito bom
Sobre limites.
“O professor estabelece os limites de determinada situação e solicita aos adolescentes que tomem decisões dentro desses limites”.
Permita-me…
Seria, o professor identificar as limitações dos alunos e descobrir formas para vencer as limitações identificadas?
Excelente esse curso em breve gostaria de fazê-lo , pois será importante na nossa docência e para os nossos educandos. Ótima iniciativa parabéns Impulsiona.
Excelente iniciativa, isso é algo que de fato ensina pra vida.
ÓTIMO, PARA VIVENCIARMOS!