Histórias Inspiradoras

7 atitudes que inibem o desenvolvimento do protagonismo juvenil

Confira sete posturas assumidas ao trabalhar com jovens que podem prejudicar o desenvolvimento do protagonismo juvenil

Quando um jovem se envolve na solução de problema reais, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso, temos diante de nós um quadro de participação genuína no contexto escolar. É esse tipo de atitude que chamamos de protagonismo juvenil.

A palavra protagonismo é formada por duas raízes gregas: proto, que significa “o primeiro, o principal”; agon, que significa “luta”. Agonistes, por sua vez, significa “lutador”. Protagonista é o mesmo que lutador principal, personagem principal ou ator principal.

Um dos caminhos para estimular o protagonismo nas escolas é entender os adolescentes e analisar as formas de agir em relação a eles. O jovem deve ser visto como solução e não como problema. É imprescindível que a participação do adolescente seja de fato autêntica e não simbólica ou manipulada.

Essas, na verdade, são formas de não-participação e podem causar danos ao desenvolvimento pessoal e social, além de minar a possibilidade de um convívio autêntico entre os alunos e seus educadores.

O educador não deve limitar-se à docência. Mais do que ministrar aulas, deve atuar como líder, organizador, animador, facilitador, criador e co-criador de acontecimentos por meio dos quais o educando possa desenvolver uma ação de protagonismo na escola. Além de um compromisso ético, a opção pelo desenvolvimento de propostas baseadas no protagonismo juvenil demanda do educador uma clara vontade política no sentido de contribuir para a construção de uma sociedade que respeite a cidadania e aumente os níveis de participação democrática. Para que isso ocorra, o professor deve evitar posturas que inibam a participação plena dos jovens.

Confira sete posturas assumidas ao trabalhar com jovens que podem prejudicar o desenvolvimento do protagonismo juvenil:

  • Anunciar decisões já tomadas, reservando aos jovens apenas o dever de acatar;
  • Decidir previamente e depois tentar convencer o grupo a assumir a decisão tomada pelo educador, como se fora sua própria decisão;
  • Apresentar uma proposta de decisão e convocar o grupo para discuti-la;
  • O professor apresenta o problema, colhe sugestão dos jovens e depois decide;
  • O educador apresenta o problema, colhe sugestões e decide com o auxílio do grupo;
  • O professor estabelece os limites de determinada situação e solicita aos adolescentes que tomem decisões dentro desses limites;
  • Deixar a decisão a cargo do grupo, sem interferir no processo que a originou.

Agora que você já viu o que não se deve fazer ao estimular o protagonismo juvenil, que tal desenvolver um projeto com os alunos da sua escola?

E quer saber a melhor parte?  O Impulsiona Educação Esportiva pode te ajudar nisso. No curso Incentivando o Protagonismo Juvenil auxiliamos educadores a usar o esporte como ferramenta para estimular a liderança dos jovens. Com nosso conteúdo você fica por dentro de atividades que vão instigar as crianças nas aulas e pode mudar a realidade de muitas delas.

Deixe seu comentário

244 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jorginho Silva disse:

    Vale a mais

  2. fátima disse:

    É ótimo e bacana.

  3. Fernando disse:

    Legal

  4. Vagner disse:

    Legal demais.

  5. Rui Meireles disse:

    Muito bacana vê essas colocações pois nos ajuda a conduzir um grupo de adolescentes para uma tomada de decisão melhor e desenvolver o protagonismo !

  6. Vilma AP M OLiveira disse:

    È muito interessante ler os comentarios e perceber que os mesmo são comuns no cotidiano escolar em relação a oportunidade que o Clube Juvenil oferece ao potencializar e estimular o Protagonismo dos alunos.

  7. Maria de Lourdes Pavei da Cunha Luisa Frasson Pave disse:

    Os alunos, de forma geral, sempre nos surpreende quando ficam em evidência em sala de aula, pois mostram uma autonomia, muito além do seu universo escolar

  8. Vera L. P. Santos disse:

    O jovem quando é convidado a dar ideias e assumir responsabilidades, sempre acaba nos surpreendendo e é nesse momento que encontramos vários talentos.

  9. Mariane disse:

    Muito interessante. refletindo sobre novos olhares quanto ao tema do protagonismo .

  10. Viviane Menezes de Oliveira disse:

    O jovem enquanto protagonista se apropria das atividades escolares e sente parte integral da U.E.

  11. Ingrid disse:

    O jovem se vendo como protagonista sente mais vontade de participar das ações da escola.

  12. Silvana disse:

    O Jovem sendo Protagonista torna-se independente e também contribui muito com o espaço escolar.

  13. Juliene de Oliveira Teixeira disse:

    O aluno protagonista contribui muito no processo ensino-aprendizagem, desenvolvendo seu interesse e autonomia

  14. ALESSANDRA disse:

    GOSTEI MUITO, O PROTAGONISMO JUVENIL FAZ COM QUE OS ESTUDANTE TENHA A RESPONSABILIDADE E A
    OPORTUNIDADE DE PLANEJAR ALGO FUTURO,

  15. Jacira Silva dos Santos disse:

    Muito bom! e importante a orientação que não devemos tomar. Alguns desses passos mencionados
    pois precisamos melhorar nossa postura.

  16. Jaqueline Escobar disse:

    Achei muito bom, pois o jovem de hoje esta muito desacreditado!

  17. MAiane Lima Santos disse:

    AS ORIENTAÇÕES SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O CRESCIMENTO PEDAGÓGICO

  18. rita disse:

    Perfeito no auxilia no nosso dia a dia

  19. Lourdes disse:

    As orientações são boas, nos faz refletir melhor sob o protagonismo juvenil.

  20. Roberta disse:

    Muito importante a orientação que não devemos tomar. Alguns desses passos mencionados preciso melhorar.

  21. Márcia Sedano Fernandes disse:

    Gostei muito, pois deixa claro que posturas devemos ter diante de nossas ações!

  22. João Rosa Xavier disse:

    A cada momento no processo de aprendizagem, devemos sonhar e envolver o estudante para ele entrar no sonho, produzir o percurso e a melhor maneira para aprender e ensinar.

  23. REGIANI ZEFER LEITE ARAGÃO disse:

    Perfeita as colocações, linguagem clara e bem objetiva que nos auxilia em nosso dia dia, para tomada de decisões.

  24. Conceicao Aparecida Ferreira Reis disse:

    GODTEI MUITO DA OBJETIVIDADE DO CURSO, TIREI MUITAS DÚVIDAS. O PROTAGONISMO REAFIRMA A BUSCA DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E RINCIPALMENTE O DESAFIO DA APRENDIZAGEM.

  25. Nereide Aparecida Dias dos Santos disse:

    O material é esclarecedor e proveitso. O protagonismo quando praticado corretamente representa a efetiva inclusão do jovem no contexto escolar.

  26. silvia baptista Cardoso disse:

    O protagonismo tornam se sujeitos e objetos das açoes

  27. Selma Momesso disse:

    protagonismo leva o aluno a entender se como personagem central de suas ações, do seu aprendizado e acima de tudo o responsavel maior para consolidação de seu projeto de vida.

  28. Elza da Silva Alves disse:

    O protagonismo desenvolve o interesse e autonomia dos estudantes.

  29. Elaine disse:

    Protagonista juvenil é a melhor forma de fazer com que o aluno se sinta parte e responsável por algo.

  30. selma moreira disse:

    Protagonismo juvenil é uma forma do aluno obter estruturas em suas respostas e atitudes.

    1. Elisvaldo Vieira disse:

      É importante e fundamental que o estudante possa ter uma boa base de formação que dê a ele condições de poder analisar o seu mundo como realmente é ,podendo ser crítico e criativo.

  31. Tainara disse:

    O Jovem Protagonista deve estar no centro do processo isso traz sentido ao estudante naquilo que ele faz.

  32. Marlene disse:

    O protagonismo juvenil vem ao encontro da faixa etária desbravadora que se encontra nossos jovens.

  33. Renata Osorio disse:

    É fundamental estimular o protagonismo nos jovens para que possam desenvolver seu projeto de vida

  34. marcos disse:

    Deixar o jovem assumir seu protagonismo.

  35. Osmélia M.F. Altimari disse:

    Os jovens cobram de nós o melhor, e reconhecem quando “aquele” não é um bom profissional.

  36. Andréa Rubira disse:

    conhecimento traz autonomia

  37. Andréa Costa disse:

    O protagonismo juvenil vem ao encontro da faixa etária desbravadora que se encontra nossos jovens.

  38. Rosimeire Damasceno disse:

    O aluno protagonista contribui muito no processo ensino-aprendizagem.

  39. Maria Adriana Sálvio Fandino disse:

    excelente material

  40. Vanilde Ferreira disse:

    O protagonista é o personagem principal que está no centro das ações. Ser autônomo, solidário ,e competente. O professor por sua vez deve sempre orientar dando suporte em suas ações

  41. Gláucio Rafael disse:

    Torná-lo centro do processo dá sentido ao estudante naquilo que ele faz.

  42. Cecina Nobuco Iamanaka disse:

    Jovem protagonista é o personagem principal que está no centro das ações. Ser autônomo, solidário ,e competente.

  43. Daniel Fernando Martins Marcelino disse:

    A ideia de Protagonismo é voltado para o estudante, uma vez que, em tese, nós já formados, somos autônomos. Quem precisa aprender o caminho da autonomia são os alunos. Logo, formá-lo para isto com esmero cabe ao professor.

  44. Michele Brito disse:

    O conhecimento traz autonomia.

  45. Maria Emília Zuccoli Tosin disse:

    Excelente exposição. Faz reavaliarmos nossas práticas pedagógicas.

  46. Sueli Dantas disse:

    Excelente material para trabalharmos com os estudantes ,incentivar o protagonismo e a autonomia.

  47. Tânia Mara de Souza disse:

    Proporcionar ações com o objetivo de incentivar o protagonismo, é desenvolver a autonomia, solidariedade e competência, estimulando a corresponsabilidade entre os todos os envolvidos.

  48. Patricia Ribeiro disse:

    Iniciativa, espírito coletivo e boas práticas

  49. Lea Correia disse:

    Trabalho maravilhoso e engajador.

  50. LUCIANA RODRIGUES PEREIRA disse:

    O estudante assume uma posição mais ativa no próprio processo de aprendizado e desenvolve habilidades socioemocionais enquanto aprende o conteúdo das disciplinas.

  51. Gislane disse:

    O estudante ganha literalmente a autonomia para criar soluções em que ele se sinta motivado a resolver o problema

  52. VERÔNICA MADALENA HOGENELST OLIVEIRA disse:

    *A prática esportiva auxilia o jovem a manter a saúde física, favorecendo sua qualidade de vida;
    *Incentiva a disciplina e o respeito ao companheirismo ,no qual passa a transmitir valores do próprio esporte e respeito aos que o acompanha;
    *Fortalece a integração social e a cooperação ,na qual têm a oportunidade de treinar e jogar em equipe , o convívio social ;
    *Melhora a autoestima tornando se um jovem adulto saudável e confiante em suas parcerias.

  53. Maria do Rosário Justino disse:

    Minha mente ja está fervilhando de ideias.Interdisciplinaridade entre historia e Educação Fisica.

  54. Pedro de Andrade disse:

    Incentivar o protagonismo dos alunos parte da perspectiva de que a aprendizagem no geral é uma via de mão dupla e todos têm a ensinar e a aprender. Assim, o estudante assume uma posição mais ativa no próprio processo de aprendizado e desenvolve habilidades socioemocionais enquanto aprende o conteúdo das disciplinas.

  55. josé pedro disse:

    O estudante adquire o senso de trabalhar em equipe

  56. Jucelei Aparecida constancio disse:

    Atividades ,esportivas proporciom ao estudante a superar novos desafios se tornando mais confiante

  57. Aleksandra disse:

    O estudante adquire auto conhecimento e potencialidades.

  58. Mauricio Aparecido Paulino disse:

    Mostrar ao estudante que ele faz parte de um processo e cabe a ele ter envolvimento e comprometimento para se tornar competente e apto a resolver problemas.

  59. Edilaine disse:

    participação do jovem como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade como um todo.

  60. Heloisa disse:

    autonomia, empatia e ação para saber lidar com os desafios do cotidiano.

  61. Célia Cavalheiro disse:

    Acredito; que a atividade esportiva é muito importante. Quanto ao Protagonismo Juvenil propiciará um autoconhecimento de suas potencialidades individuais ou parcerias entre os colegas e educadores.

  62. Ângela Maria disse:

    Mostrar ao estudante a importância do protagonismo.

  63. Eliete M. de F. Silva disse:

    O protagonismo juvenil disperta confiança, criatividade e conhecimento

  64. Célia disse:

    CONHECIMENTO E PROTAGONISMO, CAMINHAM JUNTOS!

  65. Estudante protagonista tornar-se competentye, autônomo e solidário

  66. Professor como mediador no processo de aprendizagem, ser inovador

  67. Sueli disse:

    No protagonismo juvenil o aluno se sente útil e valorizado.

  68. Marcos Adriano disse:

    No protagonismo juvenil o aluno faz parte do processo ensino – aprendizagem, onde tem a clareza do aprendizado.

  69. ROBERTA CRISTIANE PELEGRINO disse:

    O protagonismo juvenil ou sênior são primordiais para o bom andamento das atividades dentro e fora da escola.

  70. Fátima Marques Brandão Zanetoni disse:

    No protagonismo juvenil o aluno se sente valorizado e incentivado .

  71. EDELSON disse:

    No protagonismo o aluno atua como cidadão.

  72. Ezio Fernandes da Silva disse:

    Muito importantes as informações na questão do protagonismo juvenil

  73. NEIDE MANZINI disse:

    O protagonista significa luta e sendo ele o principal, deve ser visto como um lutador nato, autêntico às suas habilidades, temos que ter a postura da participação e do desempenho destes jovens…

  74. Edna A A de Paula disse:

    No protagonismo o aluno se sente valorizado

  75. Edna A A de Paula disse:

    No protagonismo faz com que o aluno se sinta valorizado

  76. SALETE CRISTINA APARECIDA ZANON disse:

    Protagonismo o aluno aprende a arte de dialogar utilizando a Empatia.

  77. Laércio Carvalho Cardoso disse:

    No protagonismo o aluno percebe que faz parte do processo do ensino-aprendizagem, bem como tem ciência de que ele deve ser responsável junto com o professor do verdadeiro conhecimento trabalhado e e obtido pela ação de ambos atores.

  78. Daniela Felipe Santana disse:

    O protagonismo amplia a aprendizagem tornando o aluno capaz de pensar, opinar e agir.

  79. Isabel Machado disse:

    O aluno quando se descobre como protagonista de suas decisões, torna-se desinibido em suas ações e o torna mais confiante e capacitado.

  80. Valderene Aparecida Merigue De Lella disse:

    Incentivar o protagonismo com certeza vai avançar na aprendizagem.

  81. Osmar Cezar disse:

    O protagonismo valoriza o aprendizado.

  82. Reinaldo luz Dantas disse:

    O protagonismo juvenil, faz com que os estudantes sejam valorizados e incentivados por sua dedicação e compromisso com os estudos. Contribuindo para uma participação genuína no contexto escolar.

  83. Maria disse:

    É importante ouvir e incentivar o protagonismo

  84. Eliéu disse:

    Professor e aluno caminhando juntos para o conhecimento.

  85. Renata ugliani Henrique pereira disse:

    Planejamento e ter empatia com as pessoas do ambito escolar.

  86. Arlete disse:

    Educadores todos que interagem com os estudantes.

  87. Daisy disse:

    Liberdade e compromisso.Conhecimento e aprendizagem

  88. Adriana Cristina Camargo disse:

    Promover situações para o protagonismo juvenil

  89. Ivanir de Fátima Candido de Mattos disse:

    Conhecimento e aprendizagem.

  90. Evelin Sanches disse:

    Autonomia, atitudes , conhecimento em forma de ação , gerando futuros gestores.

  91. Marinete Apª de Araujo Mattos disse:

    Autoconhecimento e aprendizagem

  92. ELAINE APARECIDA FRANZOTI GONÇALVES disse:

    O protagonismo se manifesta na atuação dos profissionais da escola, sendo inspirações e articuladores para o desenvolvimento juvenil.

  93. Michelle disse:

    Conhecimento e aprendizagem .

  94. Laudicena Florinda dos Santos disse:

    Aprender sempre com as realidades dos alunos, cada um tem sua historia, ajuda a ter muitas ideias pra crescer sempre.

  95. Ana Maria do Amaral disse:

    Dialogar é necessário. desenvolver autonomia.

  96. Sandra Regina disse:

    A possibilidade de aquisição de conhecimento ao estudante em um lugar onde ele se sinta bem acolhedor, por isso, terá mais disposição para aprender, fazer amigos, se relacionar e explorar a diversidade de experiências à sua disposição.

  97. LUIZA HELENA ALEXANDRE BARRETO disse:

    Aprender a conhecer através da aprendizagem e conhecimento.

  98. Douglas disse:

    Aprender a conhecer… através da aprendizagem e conhecimento.

  99. Sandra Mara Rossini da Costa disse:

    O professor continua sendo importante na processo de aprendizagem mas, agora como um norteador e instigador. É muito satisfatório ver um aluno apresentando ideias, propondo soluções e construindo seu próprio conhecimento.

  100. doralice pelogia tavares disse:

    Aprendendo a tomar decisões na escola estará preparado para no futuro ser lider

  101. maria cristina disse:

    troca de experiencia, os jovens demonstram interesse e ação

  102. MARISTELA ROSA BATISTA DE PINA disse:

    Temos sempre algo a aprender com os jovens.

  103. Yara Vitoriano disse:

    Ferramenta valiosa para que possamos desenvolver o protagonismo juvenil.

  104. jean disse:

    comunicar-se é preciso e refletir essencial.

  105. Eliane Aparecida POlegato disse:

    Adoro dialogar com meus alunos! Eliane Aparecida Polegato, “Dumont, Nestor”

  106. Francisca Maria de Sousa Gomes disse:

    O ensino aprendizagem desenvolvem autonomia para motivar as habilidades dos estudantes.

  107. Francisca Maria de Sousa Gomes disse:

    Educar com dinâmicas é da autonomia para os estudantes desenvolver suas habilidades.

  108. Denise disse:

    Educar é refletir sobre a nossa prática pedagógica constantemente.

  109. Silvia Helena Vaz de Almeida disse:

    Maravilhaaaa

  110. Maria da Conceição da Silva disse:

    Para o sucesso do projeto precisa muita reflexão e autoavaliação.

  111. Iliriane Cristina disse:

    Aprendizado de grande valor para nossa prática.

  112. Patrícia dos Santos Hergesel disse:

    Um ensino pensado e estruturado, para que os alunos sejam protagonista de sua própria vida ,além de motiva-los dentro do espaço escolar, ajudará a desenvolver a sua autonomia. E todo esse conjunto com certeza fará diferencial em sua idade adulta.

  113. Alana Rosa Cenerine Carvalho Marchi disse:

    Protagonismo é demonstrar a autonomia

  114. Alana Rosa Cenerine Carvalho Marchi disse:

    Protagonismo é demonstrar autonomia

  115. Andrea disse:

    Material muito rico para aprofundamento .

  116. Eduardo disse:

    Muito esse material, vou fazer um projeto com os alunos!

  117. Juliana Trevisan M Velasques disse:

    O aluno sendo protagonista para resolver problemas com ajuda dos professores se tornam mais responsáveis para tomar decisões e ajudarem a equipe.

  118. concetta assunta flaiano disse:

    o esporte impulsiona protagonismo juvenil uma ferramente maravilhosa

  119. ODIVALDO DE ASSUMPÇÃO disse:

    Material EXELENTE! Gestores e coordenadores de instituições de ensino, precisavam refletir sobre as práticas atuais que envolve os adolescentes e os mobiliza tão pouco.

  120. Rosana Claudia Tognon Gomes disse:

    Na disciplina que ministro é ARTE, já trabalhamos alguns projetos interdisciplinares. Possibilitando o protagonismo dos alunos e as intervenções necessárias.

  121. selma vasconcelos disse:

    muito bom

  122. Rose Mary Barbosa Furtado disse:

    Material valioso! Gestores e coordenadores de instituições de ensino, precisavam refletir sobre as práticas atuais que envolve os adolescentes e os mobiliza tão pouco.

  123. irlandson disse:

    esse protagonismo o ajudará na vida profissional

  124. ana lucia sato disse:

    temos sempre que incentivar a autonomia dos estudantes para que possamos trabalhar o protagonismo

  125. Marcos Marcelino disse:

    Levar o aluno a refletir, posicionar pra contribuir com conhecimento e desenvolvimento

  126. Ester carneiro da silva disse:

    É gratificante e maravilhoso poder contribuir com o desenvolvimento de jovens protagonistas.

  127. Maria disse:

    Nossa profissão é simplesmente maravilhosa!! Poder contribuir com o desenvolvimento de jovens protagonistas.

  128. Maria Regina Venturini de Souza disse:

    Maravilhoso desenvolver o protagonismo junto aos estudantes para que os mesmos possam vencer todos os obstáculos em sua vida.

  129. Daniela Capello disse:

    Formar seres protagonistas é formar cidadãos que sejam capazes de resolver problemas futuros, tomando iniciativa e encontrando soluções para os problemas que encontre durante a sua vida.

  130. Valdemir disse:

    Desenvolver o protagonismo é essencial para formar um cidadão critico, cociente e capaz de questionar e lutar pelos seus ideais, sem se deixar ser manipulado.

  131. Heleno disse:

    Finalmente um curso onde o Professor da rede pública pode aprimorar os seus conhecimentos…

  132. Elisabete Ap.A.da Silva disse:

    Ótimo,o aluno protagonista desenvolve competências e habilidades, como a capacidade de trabalhar em equipe.

  133. Marcia Precioso disse:

    O protagonismo torna a pessoa mais confiante.

  134. Marcia Precioso disse:

    O protagonismo é essencial no desenvolvimento de autonomia .

  135. marisol disse:

    O Esporte auxilia muito o desenvolvimento do protagonismo juvenil de forma lúdica e intríseca as necessidades desportivas….

  136. Edna Soares ferreira disse:

    Excelente, Desenvolver o protagonismo é essencial para formar um cidadão critico e capaz de vencer na vida.

  137. Andreia Ap. Marques do Amaral disse:

    Muito bom. Saber ouvir os estudantes, ouvir suas necessidades.

  138. Eliana Márcia Trombini Garcia disse:

    Muito bom rever conceitos. já trabalhei o protagonismo juvenil em uma escola de tempo integral. É muito interessante.

  139. José Rodrigues disse:

    Quando fazemos a reflexão dos pontos dessas orientações e mostramos empatia sem duvida os alunos são beneficiados.

  140. MARGARETE MARIA PAGLIARIN disse:

    POSICIONAR OS ALUNOS EM UM CAMINHO, OUVIR SUAS NECESSIDADES , ACOLHER OS MESMOS , LIBERA O PROTAGONISMO QUE SE ENCONTRA ENCLAUSURADO DENTRO DELES.

  141. Moacir Alves Rodrigues disse:

    Muito bom rever esses conceitos ,pois na correria do dia- dia você pode se esquecer de algum que pode prejudicar o aluno que é o lutador principal.

  142. Silvana Bernardes disse:

    Trabalhar como equipe, respeitando a opinião de cada um, para que possa chegar á um único propósito.

  143. Marisete disse:

    Intervir, orientar, ouvir devem auxiliar no protagonismo do aluno.

  144. Antonilza Pansani disse:

    Cada dia que passa. precisamos estar mais atento ao nossos educandos, deixando eles participarem mais, dando suas opnioes e ideias

  145. Maria de Fátima G S Rodrigues disse:

    É disso que nossos jovens educandos precisam: de oportunidades bem pensadas que atraiam seu interesse e que assim se sintam convidados a atuarem como personagens principais da construção de seu conhecimento.

  146. Marta Valeria Reviriego Lial disse:

    Promover a escuta ativa e incentivar os alunos à assumir postura de protagonista, reforçando seus pontos forte e fracos. Concordo com esta frase.

  147. Hamilton Delbortolo disse:

    Protagonismo juvenil oportuniza momentos favoráveis aos estudantes nas escolhas, decisões e projetos que contribuiem para colaboração e inserção na vivência pluralista, democrática e solidária.

  148. Eloisa Del Arco disse:

    A Aula Invertida é uma ótima estratégia! Eles Adoram!

  149. Elaine Aparecida Garcia disse:

    Promover a escuta ativa e incentivar os alunos à assumir postura de protagonista, reforçando seus pontos forte e fracos.

  150. maria disse:

    Hoje devemos ouvir mais nossos alunos e ajuda lo no desenvolvimento de atividades para melhor conhecimento e entendimento .

  151. Eliane Aparecida dos Santos Aravechia de Sá disse:

    Esses 7 erros é muito bem colocados, acredito que abrem os olhos e apontam reflexões didáticas que fazem toda diferença, principalmente na participação do educando que necessita fazer parte do processo bem com ter condições de aprender a caminhar e ser autor ativo( orientado/ acompanhado/ incentivado) no processo de ensino aprendizagem.

  152. Mara disse:

    Devemos nos atentar quanto a efetiva participação dos jovens dentro da escola…e este “Tema” está sendo muito rico em aprendizagens.

  153. Edneia Luisa Costa Amoroso disse:

    O protagonismo juvenil é uma das ideias que mais valorizo na PEI, estimular os jovens a criar e a pensar de maneira a buscar seu lugar ao sol.

  154. João Vinícius Santana Avelar disse:

    Gostei muito de saber disso. VIVENDO, APRENDENDO E VALORIZANDO A VIDA!!!

  155. Noeli Aparecida Dias disse:

    Devemos lembrar sempre que somos co-responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem. Excelente iniciativa, pois deixa bem claro o papel de cada um no contexo educacional.

    1. Jose Alberi Neto disse:

      temos que aprender a ouvir para podemos responder com clareza e empatia.

  156. Cleber Rodales de Souza Gonçalves disse:

    Hoje a visão de ser professor mudou radicalmente , o professor tem que respeitar os conhecimentos que os aluno trazem , acolhê-los é fundamental , além de tantas coisas , oferecer aos alunos o entrosamento entre teoria com aulas mais práticas que tenham sentido para eles.

  157. Pedro Benetole disse:

    Participação do alunos como protagonista

  158. Fabricio Gomes disse:

    Saber escutar nossos alunos e instigá-lo a desenvolverem suas ideias através de pesquisas, diálogos, socializações e o professor intermediando em um relação interpessoal, faz com que nossos alunos sejam sujeito da ação.

  159. Benedito Silva disse:

    É preciso acreditar no estudante, pois eles estão abertos as novas propostas. Com muito respeito vamos fazendo com que eles sintam importantes.

  160. Maria Inez Vieira disse:

    O curso é grande valia, oferece ao professor a oportunidade de mudar algumas de suas praticas

  161. Fábio Alves disse:

    O incentivo direto do aluno , o faz sentir se encorajado a superar barreiras .

  162. Elaine Cristina Benzi disse:

    Educação e formação sistema contempla empatia

  163. Andréa Cestari disse:

    participação e incentivo

  164. Claudine Abuharoun disse:

    O importante é a voz do estudante.

  165. Claudine Abuharoun disse:

    Os 4 pilares da educação.

  166. Claudine Abuharoun disse:

    4 pilares da educação

  167. CICERA RITA ROGERIO DE MEDEIROS disse:

    Fantástico!
    vou passar a ideia pra frente. Muito feliz dessa oportunidade em conhecer algo tão maravilhoso para desenvolver e impulsionar nossos jovens.

  168. Luiz Fernandes Geronimo disse:

    O Esporte auxilia muito o desenvolvimento do protagonismo juvenil de forma lúdica e intríseca as necessidades desportivas….

  169. Marta disse:

    Como minha área é Educação Física , todos devirão ver a importância dos Esportes na vida dos adolescentes e unir as aulas em sala de aula com as de quadra para fazermos o elo da multidisciplinar na escola .Isso ajuda muito os alunos a interagir com o mundo la fora das paredes da escola , levando para vida.

  170. Maria Inês Marra Faria disse:

    Penso que é uma ótima iniciativa impulsionar a prática esportiva, pois é propiciar uma área de interesse de grande parte dos alunos; além de promover a autonomia, a responsabilidade, a liderança, comportamento social adequado, contribui para o fortalecimento do protagonismo juvenil no contexto escolar.

  171. leila disse:

    Devemos sempre ter nossos pensamentos voltados a aprendizagem do aluno.

  172. Silvana Aparecida Alves de Morais disse:

    excelente está iniciativa e não esquecer dos 4 pilares

  173. CARLOS Donizete disse:

    Muitas das vezes o jovem necessita de ima injeção de ânimo, pois estão acostumados ou os adultos impõe certas responsabilidades, o que deixam-nos numa situação de conforto.

  174. Iara disse:

    Temos de desconstruiir práticas até então adotadas por nós.

  175. ANA ISA MARTINS COSTA disse:

    colocar sempre que necessário em evidencias , sobre os quatros piares da educação

  176. Angela Maria Fabri Ramos disse:

    O esporte é uma das ferramentas que mais auxiliam no protagonismo do aluno, aluno protagonista que toma atitudes assertivas e auxiliam aos demais colegas que apresentam dificuldades em realizar determinados exercícios.

  177. Eliana disse:

    O professor é uma ferramenta norteadora do conhecimento, os alunos devem ser o protagonista do seu próprio aprendizado. Não se ensina ninguém se ela não deseja aprender. Por isso que o professor dever ser o encantador que leva/conduz o aluno a desejar aprender /conhecer sobre determinados temas/ assuntos, a se conhecer e o quanto é capaz de criar.

  178. Silvia Regina Pereira da Costa disse:

    Não podemos esquecer dos 4 pilares.

  179. Ana disse:

    O jovem deve ser visto como solução e não como problema. É imprescindível que a participação do adolescente seja de fato autêntica e não simbólica ou manipulada.

  180. Mazé disse:

    Estudar é o caminho para adquirir conhecimento e estar em constante formação é essencial para não cairmos na ignorância.

  181. RITA APARECIDA JANUÁRIO MENDES disse:

    Excelente iniciativa, não podemos esquecer dos 4 pilares

  182. Jacqueline santucci lavezzo disse:

    Excelente! Estaremos criando futuros protagonistas de suas próprias vidas.

  183. Jacqueline santucci lavezzo disse:

    Muito bom. Estaremos formando futuros protagonistas .

  184. Ailda disse:

    O aluno deve ser sempre protagonista de sua historia….

  185. Marxilione disse:

    Excelente iniciativa, não podemos esquecer dos 4 pilares

  186. Marxilione disse:

    Excelente , e bom sempre lembrar do 4 pilares

  187. Marta Mencacci disse:

    Excelente Incentiv Sou mediadora e professora de Educacao Fisica e acedito ser de grande valia esse projeto dentro de nossas escolas

  188. MARINHO JOSÉ DE FREITAS disse:

    O Educador jamais deve se limitar na sua docência, além de ministrar aulas, deve ser o mediador e orientador, facilitador das ações na aprendizagem para que o protagonismo se concretize e desenvolva as habilidades necessárias.

  189. JOAO RODRIGUES BATATA NETO disse:

    A pratica esportiva deve ser voltada para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores, afetivos morais e sociais, ou seja, o Professor deve deixar a parte de técnico desportivo e atuar como um verdadeiro educador incentivando assim o Protagonismo Juvenil.

  190. Claudia disse:

    Os clubes voltados para o esporte funcionam muito bem e ajuda os jovens desenvolverem o protagonismo.

    1. Maria Inez Vieira disse:

      Sem duvidas nenhuma irá me ajudar muito!

      1. Maria Inez Vieira disse:

        O curso é formidável, para nós professores e para conduzir com mais conhecimento nossas práticas!!!

  191. lucimar disse:

    responsabilidade é tudo.

  192. Silmara disse:

    O curso está ajudando muito!

  193. Valdenice disse:

    O importante é a voz do estudante, sua participação , suas idéias é parte principal do protagonismo .

  194. Soliani Rodrigues de Magalhães disse:

    Acredito ser esse o meu primeiro desafio “trabalhar a autonomia do aluno”, pois, eles estão acostumados a criar dentro de um projeto já pré estabelecido.

  195. Leila Lima disse:

    Estou iniciando como gestora na PEI. Esse ano está bem difícil, principalmente porque não tivemos os acolhedores no processo, acredito que o auxílio deles seria fundamental. Ainda não iniciamos os clubes, o curso está ajudando muito a etapa de preparação para a formação dos mesmos.

    1. Silene disse:

      Leila, muita força a você na gestão! Tenha a certeza de que esse período turbulento vai passar…

  196. Luciane disse:

    Pretendo a partir de agora sugerir aos alunos a busca por melhorias, a busca por mudanças nos aspectos que lhes causam certo desconforto dentro do ambiente escolar. Melhorar e buscar parcerias que acolham suas ideias. Muito bem explicado o Protagonismo… Não tinha muita ideia de como trabalhar. O professor tem papel de mediar o processo… muito interessante!

  197. Ana Heloisa dos S. de Oliveira disse:

    Informações de extrema importância para o nosso trabalho.

  198. Lúcia disse:

    A autonomia dada ao aluno, aguça a criatividade e gera responsbilide.

  199. Silmara disse:

    Concordo com os sete erros que impedem o protagonismo juvenil. Temos que tomar cuidado.

  200. MARVI PETTERSEN disse:

    O papel do professor é de simplesmente mostrar o caminho e dos nossos alunos é trilhar este caminho e construir ao longo dele seus ideais para que tenham a capacidade de tomar decisões por si mesmos.

  201. Amanda Francine Duarte disse:

    Essas atitudes são importantes para todas as áreas

  202. Joseli disse:

    Estamos sempre aprendendo!

  203. Marilene disse:

    Parceria e responsabilidade.

  204. Márcia disse:

    Deixar com que o jovem passe a ter responsabilidade e criatividade, não deixando nossas experiências de Vida interferir no Aprendizado e sim encorajá-los a crescer.

  205. claudinice disse:

    tenho certeza de que o esposrte faz bem não somente para o adolescente , mas para todas as idades, principalmente na velhice “terceira idade”, eu diria se um remédio tanto parao corpo quanto para amente e cerebro, poiis ativa todas as funcções.Temos que incentivas práticas desportivas sempre

  206. Edelcio Moro disse:

    Concordo com o Protagonismo Juvenil

  207. perla.bithencourt@gmail .com disse:

    responsabilidades .

  208. Marcia Garcia Trindade Brandão Pereira disse:

    Também concordo que as sete posturas podem prejudicar muito o desenvolvimento no âmbito escolar. É sempre muito importante ouvir a opinião dos estudantes , para que eles sintam -se importantes e participativos em todo momento, fazendo com que tenham mais interesse na sua disciplina!

  209. Alessandra disse:

    Trabalho com Grêmios Estudantis e esse material é muito rico para a formação do protagonismo dos estudantes dentro da Unidade Escolar

  210. Suzana disse:

    Informações de extrema importância para os educadores. Ser professor é ser um eterno aprendiz.

  211. Francisco José de Andrade disse:

    Não podemos nos arriscar, quando se trata de protagonismo, impondo decisões sem a participação do grupo de esudantes.

  212. Ana Aparecida Pereira Gonçalves disse:

    já trabalhei projetos na sala de leitura na Sala de leitura. Fui referência do meu trabalho de professora protagonista e o resultado com os jovens. Amava o meu trabalho. Concordo com os erros mencionados acima. Devemos ser mediadores no processo de ensino aprendizagem, proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver seu potencial e perceber que aprendem muito mais quando se apropriam dos 5 pilares da educação. O professor como observador e orientador, fazer o aluno pensar suas ações, sua participação, seus erros e acertos e se avaliar como participante daquele projeto. O que aprendeu e o que precisa mudar, e proporcionar mudanças conscientes, não impostas.

  213. floriza soares godinho disse:

    Praticando uma dessas 7 atitudes não só estaremos prejudicando o aluno não buscar informações e trabalhar com a teoria e a prática do projeto, ensinar eles a tomar atitudes e decisões na hora certa pra dar continuidade ao trabalho. Como estaremos desestimulando o Protagonismo, e ele simplesmente não terá o conceito do que é ser realmente um Protagonista. e na vivência futura irá precisar praticar o protagonismo.

  214. Anomar Tiburcio de Paula disse:

    É de muita importância que os educadores tenham conhecimento deste conteúdo, para repensar as suas praticas em relação ao desenvolvimento dos educandos.

  215. Luzia de Fátima Alves Pagliarini disse:

    Excelente abordagem as 7 posturas apresentadas, pois demonstram claramente que as decisões para incentivar o Protagonismo Juvenil, não devem partir do professor, mas do próprio aluno.

  216. Ailson Teixeira Lopes disse:

    Sempre é bom lembrar dos 4 pilares da educação…Dessa forma a construção da autonomia de uma pessoa ou de nossos alunos precisa ser de forma consciente e com pertencimento.

  217. Aparecido José dos Santos disse:

    no contexto dos Clubes Juvenis a atuação do professor como protagonista sênior é imprescíndivel

  218. Clélia Strazza S Aguiar disse:

    Um dos caminhos para estimular o protagonismo nas escolas é entender os adolescentes e analisar as formas de agir em relação a eles. O estudante deve ser visto como solução e não como problema. O professor deve atuar como líder, organizador, animador, facilitador, por meio dos quais o educando possa desenvolver uma ação de protagonismo na escola.

  219. Leila Lima disse:

    Muito importante a apresentação das que dificultam as posturas para o desenvolvimento do Protagonismo. Confesso que como diretora iniciante no PEI, já assumi algumas destas posturas acreditando que estava contribuindo. Estarei bem mais atenta nas próximos encontros e orientações com os estudantes.

  220. Luiz Antonio Avanzini disse:

    É ótimo

  221. Luciana Freitas disse:

    maravilhoso.

  222. Monica De Lima Mascarenha disse:

    Concordo plenamente com as 7 postural que podem prejudicar o aluno. Quando mais deixamos a aluno participar de todos os projetos da escola, mais mostramos pra ele o quanto importante é para o desenvolvimento da escola

  223. MARCIA DE MOURA disse:

    O educador deve orientar e não determinar

  224. EVETE BIGOTTO CARON disse:

    concordo plenamente ,pois quando o aluno é o protagonista ele aprende mais, e tem mais interesse nas aula, ele se sente importante e capaz.

  225. Soraia disse:

    Realmente o homem é como uma folha em branco. Está continuamente aprendendo e escrevendo sua história.

  226. Cezar sorrilha. disse:

    eu costumo falar que o aluno vem pronto para desenvolver qualquer trabalho, para que isso aconteça e preciso aproveitar os conhecimento adquirido na sua vivencia.
    Mas ele apenas tem 12 anos, esta no sexto ano!
    sim! este tem consigo os cuidados familiar coloca em evidencia constantemente o que ele aprendeu junto com a família e premissa que pode ser aproveitado para propagar sua autonomia e conquistar espaço para se projetar. Portanto nada se perde na vida de um estudante.

  227. Nelma disse:

    Excelente o curso!

  228. Maria Renata Martins da Costa disse:

    Excelente iniciativa, isso é algo que de fato ensina pra vida.

  229. Angelica disse:

    O protagonismo sênior é importante para direcionar as práticas dos educadores, inovando as atitudes que outrora, eram as de que apenas um ‘comandava’ as decisões, uma visão equivocada. Educadores precisam entender o seu papel dentro do projeto, evitando tomar para si a tomada de decisões de forma controladora.
    As práticas esportivas é fundamental para desenvolver a coletividade entre os pares, fazendo-os com que a comunicação e diálogo sejam algo imprescindíveis para o sucesso dos resultados. O velho ditado: a união faz a força, nos faz refletir a prática docente e discente no âmbito escolar. Ambos estão trabalhando em equipe, portanto, o protagonismo sênior é um mediador.

  230. Maria Larisse de Oliveira Lima disse:

    Concordo plenamente com as 7 posturas que podem prejudar o desenvolvimento no ambiente escolar, a educação ela depende um pouco de cada coisa como: da família, da docência escolar, da sociedade e das suas próprias opniões. Então é sempre interessante que o professor passe conteúdos e deixe o aluno livre no quesito opinião sobre o assunto e sobre algum conhecimento muito mais além daquilo passado pelo grupo docente, isso é uma construção de conhecimento entre professor e aluno, oq é bastante importante, deixando a aula mais leve, com fácil aprendizado e isso é um toque especial na formação de alunos.

  231. Solange Bailão disse:

    Trabalho com Grêmios Estudantis e esse material é muito rico para a formação dos Professores Interlocutores em suas escolas. Já fiz o curso de Orientadores de ALUNOS LÍDERES E RECOMENDO. Parabéns somente material bom essa plataforma.

  232. OLINDA SOUZA disse:

    Segundo Jonhon Locke o homem é uma folha de papel em branco que constroem seus conhecimentos ao longo de seu aprendizado..

    1. Impulsiona disse:

      Que bonito, Olinda! Obrigado pela inspiração \o\

  233. ANA CAROLINE BARROS DE ABREU disse:

    Muito bom

  234. Saulo Carvalho Silva disse:

    Sobre limites.
    “O professor estabelece os limites de determinada situação e solicita aos adolescentes que tomem decisões dentro desses limites”.

    Permita-me…
    Seria, o professor identificar as limitações dos alunos e descobrir formas para vencer as limitações identificadas?

  235. Francisco Daniel de Lima disse:

    Excelente esse curso em breve gostaria de fazê-lo , pois será importante na nossa docência e para os nossos educandos. Ótima iniciativa parabéns Impulsiona.

  236. Elizabete Marques Coelho Fiuza disse:

    Excelente iniciativa, isso é algo que de fato ensina pra vida.

    1. Maria Aparecida Maldonado de Camargo disse:

      ÓTIMO, PARA VIVENCIARMOS!