Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Quando um jovem se envolve na solução de problema reais, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso, temos diante de nós um quadro de participação genuína no contexto escolar. É esse tipo de atitude que chamamos de protagonismo juvenil.
A palavra protagonismo é formada por duas raízes gregas: proto, que significa “o primeiro, o principal”; agon, que significa “luta”. Agonistes, por sua vez, significa “lutador”. Protagonista é o mesmo que lutador principal, personagem principal ou ator principal.
Um dos caminhos para estimular o protagonismo nas escolas é entender os adolescentes e analisar as formas de agir em relação a eles. O jovem deve ser visto como solução e não como problema. É imprescindível que a participação do adolescente seja de fato autêntica e não simbólica ou manipulada.
Essas, na verdade, são formas de não-participação e podem causar danos ao desenvolvimento pessoal e social, além de minar a possibilidade de um convívio autêntico entre os alunos e seus educadores.
O educador não deve limitar-se à docência. Mais do que ministrar aulas, deve atuar como líder, organizador, animador, facilitador, criador e co-criador de acontecimentos por meio dos quais o educando possa desenvolver uma ação de protagonismo na escola. Além de um compromisso ético, a opção pelo desenvolvimento de propostas baseadas no protagonismo juvenil demanda do educador uma clara vontade política no sentido de contribuir para a construção de uma sociedade que respeite a cidadania e aumente os níveis de participação democrática. Para que isso ocorra, o professor deve evitar posturas que inibam a participação plena dos jovens.
Confira sete posturas assumidas ao trabalhar com jovens que podem prejudicar o desenvolvimento do protagonismo juvenil:
Agora que você já viu o que não se deve fazer ao estimular o protagonismo juvenil, que tal desenvolver um projeto com os alunos da sua escola?
E quer saber a melhor parte? O Impulsiona Educação Esportiva pode te ajudar nisso. No curso Incentivando o Protagonismo Juvenil auxiliamos educadores a usar o esporte como ferramenta para estimular a liderança dos jovens. Com nosso conteúdo você fica por dentro de atividades que vão instigar as crianças nas aulas e pode mudar a realidade de muitas delas.
Vale a mais
É ótimo e bacana.
Legal
Legal demais.
Muito bacana vê essas colocações pois nos ajuda a conduzir um grupo de adolescentes para uma tomada de decisão melhor e desenvolver o protagonismo !
È muito interessante ler os comentarios e perceber que os mesmo são comuns no cotidiano escolar em relação a oportunidade que o Clube Juvenil oferece ao potencializar e estimular o Protagonismo dos alunos.
Os alunos, de forma geral, sempre nos surpreende quando ficam em evidência em sala de aula, pois mostram uma autonomia, muito além do seu universo escolar
O jovem quando é convidado a dar ideias e assumir responsabilidades, sempre acaba nos surpreendendo e é nesse momento que encontramos vários talentos.
Muito interessante. refletindo sobre novos olhares quanto ao tema do protagonismo .
O jovem enquanto protagonista se apropria das atividades escolares e sente parte integral da U.E.
O jovem se vendo como protagonista sente mais vontade de participar das ações da escola.
O Jovem sendo Protagonista torna-se independente e também contribui muito com o espaço escolar.
O aluno protagonista contribui muito no processo ensino-aprendizagem, desenvolvendo seu interesse e autonomia
GOSTEI MUITO, O PROTAGONISMO JUVENIL FAZ COM QUE OS ESTUDANTE TENHA A RESPONSABILIDADE E A
OPORTUNIDADE DE PLANEJAR ALGO FUTURO,
Muito bom! e importante a orientação que não devemos tomar. Alguns desses passos mencionados
pois precisamos melhorar nossa postura.
Achei muito bom, pois o jovem de hoje esta muito desacreditado!
AS ORIENTAÇÕES SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O CRESCIMENTO PEDAGÓGICO
Perfeito no auxilia no nosso dia a dia
As orientações são boas, nos faz refletir melhor sob o protagonismo juvenil.
Muito importante a orientação que não devemos tomar. Alguns desses passos mencionados preciso melhorar.
Gostei muito, pois deixa claro que posturas devemos ter diante de nossas ações!
A cada momento no processo de aprendizagem, devemos sonhar e envolver o estudante para ele entrar no sonho, produzir o percurso e a melhor maneira para aprender e ensinar.
Perfeita as colocações, linguagem clara e bem objetiva que nos auxilia em nosso dia dia, para tomada de decisões.
GODTEI MUITO DA OBJETIVIDADE DO CURSO, TIREI MUITAS DÚVIDAS. O PROTAGONISMO REAFIRMA A BUSCA DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E RINCIPALMENTE O DESAFIO DA APRENDIZAGEM.
O material é esclarecedor e proveitso. O protagonismo quando praticado corretamente representa a efetiva inclusão do jovem no contexto escolar.
O protagonismo tornam se sujeitos e objetos das açoes
protagonismo leva o aluno a entender se como personagem central de suas ações, do seu aprendizado e acima de tudo o responsavel maior para consolidação de seu projeto de vida.
O protagonismo desenvolve o interesse e autonomia dos estudantes.
Protagonista juvenil é a melhor forma de fazer com que o aluno se sinta parte e responsável por algo.
Protagonismo juvenil é uma forma do aluno obter estruturas em suas respostas e atitudes.
É importante e fundamental que o estudante possa ter uma boa base de formação que dê a ele condições de poder analisar o seu mundo como realmente é ,podendo ser crítico e criativo.
O Jovem Protagonista deve estar no centro do processo isso traz sentido ao estudante naquilo que ele faz.
O protagonismo juvenil vem ao encontro da faixa etária desbravadora que se encontra nossos jovens.
É fundamental estimular o protagonismo nos jovens para que possam desenvolver seu projeto de vida
Deixar o jovem assumir seu protagonismo.
Os jovens cobram de nós o melhor, e reconhecem quando “aquele” não é um bom profissional.
conhecimento traz autonomia
O protagonismo juvenil vem ao encontro da faixa etária desbravadora que se encontra nossos jovens.
O aluno protagonista contribui muito no processo ensino-aprendizagem.
excelente material
O protagonista é o personagem principal que está no centro das ações. Ser autônomo, solidário ,e competente. O professor por sua vez deve sempre orientar dando suporte em suas ações
Torná-lo centro do processo dá sentido ao estudante naquilo que ele faz.
Jovem protagonista é o personagem principal que está no centro das ações. Ser autônomo, solidário ,e competente.
A ideia de Protagonismo é voltado para o estudante, uma vez que, em tese, nós já formados, somos autônomos. Quem precisa aprender o caminho da autonomia são os alunos. Logo, formá-lo para isto com esmero cabe ao professor.
O conhecimento traz autonomia.
Excelente exposição. Faz reavaliarmos nossas práticas pedagógicas.
Excelente material para trabalharmos com os estudantes ,incentivar o protagonismo e a autonomia.
Proporcionar ações com o objetivo de incentivar o protagonismo, é desenvolver a autonomia, solidariedade e competência, estimulando a corresponsabilidade entre os todos os envolvidos.
Iniciativa, espírito coletivo e boas práticas
Trabalho maravilhoso e engajador.
O estudante assume uma posição mais ativa no próprio processo de aprendizado e desenvolve habilidades socioemocionais enquanto aprende o conteúdo das disciplinas.