Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
É consensual entre especialistas, médicos e professores, que aquecer e alongar antes de praticar qualquer tipo de atividade física é necessário e traz diversos benefícios. O aquecimento prepara o indivíduo tanto fisiologicamente como psicologicamente antes do exercício e também ajuda a prevenir lesões. Para as crianças, o aquecimento antes de uma aula de educação física possui ainda outros aspectos que aumentam sua relevância.
Os jovens costumam estar em movimento antes mesmo de chegar na escola. Ou seja, o corpo já pode estar aquecido. Mas estimular os alunos a alongar e aquecer antes da prática esportiva é importante para criar hábito e incentivar uma vida mais saudável. Além disso, o aquecimento também é o pontapé inicial da aula. É nesse momento que o professor começa a motivar os alunos a dar continuidade às atividades.
“O aquecimento é importante porque ninguém será criança para sempre, e o objetivo da Educação Física é fazer com que o aluno leve uma vida saudável. Criar uma cultura de hábitos saudáveis. No meu trabalho, o aquecimento também influencia a motivação. Nós trabalhamos com exercícios bem dinâmicos para que a criança se sinta motivada durante a aula toda”, comentou o professor de Educação Física Luiz Siqueira.
Formado pelo Universidade Federal do Rio de Janeiro há 18 anos, Luiz dá aulas na rede pública do Estado e do Município carioca. O professor contou que costuma inciar sua aula com uma sequência de alongamentos e que tenta não variar muito nos movimentos. O objetivo é fazer com que as crianças registrem e se lembrem sempre da atividade. Depois de trabalhar a flexibilidade da garotada, ele parte para o aquecimento físico e cardiovascular, que é realizado com alguma brincadeira como pique-pega. Inserir instrumentos musicais, dança e músicas no aquecimento também pode ser uma boa forma de chamar a atenção dos jovens, mas Luiz faz um alerta.
Leia Mais: Aumente seu cardápio esportivo inove nas aulas de Educação Física
“É um erro achar que as crianças não entendem o que estamos falando. A melhor maneira de incentivar a aquecerem é conversar com elas. Nós conversamos e explicamos que é necessário preparar o corpo para a atividade que será feita. Minha técnica é falar de uma forma divertida”, explicou.
Os tipos de aquecimento também podem variar, e isso vai depender da faixa etária de cada turma, da relação do professor com os alunos e do nível de interesse de cada um deles. É importante fazer o aquecimento em conjunto, dessa forma, todos estarão participando da atividade e não se sentirão deslocados.
“Se o professor tiver confiança na atividade que ele está passando, a garantia de sucesso é maior”, ressalta Luiz.
Confira alguns dos benefícios do aquecimento e do alongamento:
– Aumenta a taxa metabólica;
– Aumenta o fluxo sanguíneo local;
– Melhora a coordenação;
– Diminui as tensões musculares;
– Relaxa;
– Motiva;
– Previne lesões;
– Facilita atividades desgastantes;
– Proporciona aquecimento corporal, já que eleva a temperatura do corpo.
Chegou a hora de colocar em prática algumas de nossas dicas.
Que tal utilizar nossos conteúdos e fazer nossos cursos para aumentar o cardápio esportivo na sua escola? Lembre-se sempre de aquecer antes das atividades!
Gostei das dicss
Gostei das dicas
Legal
Gostei bastante
Gostei das dicas
Eu adorei esses exercícios são muitos legais. Eu prático a maioria dos esportes. Minha Ed física é ná quinta – feira, gosto muito e sempre o professor ele aquece a gente! Espero que vcs tenham gostado TBM.tchau e até à próxima.
Interessante