Histórias Inspiradoras

Saiba porquê o aquecimento é importante nas aulas de Educação Física

O aquecimento prepara o indivíduo tanto fisiologicamente como psicologicamente antes do exercício e também ajuda a prevenir lesões

É consensual entre especialistas, médicos e professores, que aquecer e alongar antes de praticar qualquer tipo de atividade física é necessário e traz diversos benefícios.  O aquecimento prepara o indivíduo tanto fisiologicamente como psicologicamente antes do exercício e também ajuda a prevenir lesões. Para as crianças, o aquecimento antes de uma aula de educação física possui ainda outros aspectos que aumentam sua relevância.

Os jovens costumam estar em movimento antes mesmo de chegar na escola. Ou seja, o corpo já pode estar aquecido. Mas estimular os alunos a alongar e aquecer antes da prática esportiva é importante para criar hábito e incentivar uma vida mais saudável. Além disso, o aquecimento também é o pontapé inicial da aula. É nesse momento que o professor começa a motivar os alunos a dar continuidade às atividades.

“O aquecimento é importante porque ninguém será criança para sempre, e o objetivo da Educação Física é fazer com que o aluno leve uma vida saudável. Criar uma cultura de hábitos saudáveis. No meu trabalho, o aquecimento também influencia a motivação. Nós trabalhamos com exercícios bem dinâmicos para que a criança se sinta motivada durante a aula toda”, comentou o professor de Educação Física Luiz Siqueira.

Formado pelo Universidade Federal do Rio de Janeiro há 18 anos, Luiz dá aulas na rede pública do Estado e do Município carioca. O professor contou que costuma inciar sua aula com uma sequência de alongamentos e que tenta não variar muito nos movimentos. O objetivo é fazer com que as crianças registrem e se lembrem sempre da atividade. Depois de trabalhar a flexibilidade da garotada, ele parte para o aquecimento físico e cardiovascular, que é realizado com alguma brincadeira como pique-pega. Inserir instrumentos musicais, dança e músicas no aquecimento também pode ser uma boa forma de chamar a atenção dos jovens, mas Luiz faz um alerta.

Leia Mais: Aumente seu cardápio esportivo inove nas aulas de Educação Física

“É um erro achar que as crianças não entendem o que estamos falando. A melhor maneira de incentivar a aquecerem é conversar com elas. Nós conversamos e explicamos que é necessário preparar o corpo para a atividade que será feita. Minha técnica é falar de uma forma divertida”, explicou.

Os tipos de aquecimento também podem variar, e isso vai depender da faixa etária de cada turma, da relação do professor com os alunos e do nível de interesse de cada um deles. É importante fazer o aquecimento em conjunto, dessa forma, todos estarão participando da atividade e não se sentirão deslocados.

“Se o professor tiver confiança na atividade que ele está passando, a garantia de sucesso é maior”, ressalta Luiz.

Confira alguns dos benefícios do aquecimento e do alongamento:

– Aumenta a taxa metabólica;

– Aumenta o fluxo sanguíneo local;

– Melhora a coordenação;

– Diminui as tensões musculares;

– Relaxa;

– Motiva;

– Previne lesões;

– Facilita atividades desgastantes;

– Proporciona aquecimento corporal, já que eleva a temperatura do corpo.

Chegou a hora de colocar em prática algumas de nossas dicas.

Que tal utilizar nossos conteúdos e fazer nossos cursos para aumentar o cardápio esportivo na sua escola? Lembre-se sempre de aquecer antes das atividades!

7
Deixe um comentário

avatar
7 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Isaac silva
Visitante
Isaac silva

Gostei das dicss

Maria Helena
Visitante
Maria Helena

Gostei das dicas

Luiggy
Visitante
Luiggy

Legal

Julio
Visitante
Julio

Gostei bastante

António Samuel
Visitante
António Samuel

Gostei das dicas

Ana clara Souza Diniz fogueteira.
Visitante
Ana clara Souza Diniz fogueteira.

Eu adorei esses exercícios são muitos legais. Eu prático a maioria dos esportes. Minha Ed física é ná quinta – feira, gosto muito e sempre o professor ele aquece a gente! Espero que vcs tenham gostado TBM.tchau e até à próxima.

Evelyn
Visitante
Evelyn

Interessante