Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Você já ouviu falar no mas-wrestling? O nome pode parecer difícil, mas as regras são muito simples. Esse esporte de Iakútia, República Federativa da Rússia, é uma espécie de cabo de guerra. Funciona assim: dois atletas sentados de frente para o outro apoiam os pés em uma tábua e puxam um bastão de madeira para tentar trazer o adversário para o seu lado. Vence quem ficar com o bastão na mão ou conseguir descolar o oponente.
Na busca por lutas curiosas do mundo, o professor de Educação Física Fábio Fernandes descobriu o mas-wrestling. Ele descobriu que essa modalidade era tudo que precisava: democrática, acessível e simples de praticar. “Sem exigir equipamentos sofisticados, possibilita engajamento e participação de todos os estudantes”, contou.
Como não tinham a estrutura necessária na escola, substituíram a tábua de apoio para os pés dos lutadores por um banco de madeira deitado:
O que era apenas uma sugestão de atividade alinhada à BNCC se tornou uma febre em todas as escolas do município de Ariri, com direito a ringues próprios para a luta:
Deixe um comentário