Histórias Inspiradoras

Altinha na Educação Física: das areias da praia para a quadra da escola

Professor leva esporte popular entre os jovens para as aulas de Educação Física. Confira o passo a passo e entre nessa onda!

Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/

A altinha é uma prática esportiva que vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil, principalmente nas cidades litorâneas. Essa modalidade, que consiste em manter uma bola no ar sem deixá-la cair no chão, tem conquistado não só os jovens que frequentam as praias, mas também aqueles que estão em busca de novas atividades físicas. 

O professor Madson Rocha, de Marechal Deodoro (AL), aproveitou essa onda para levar a altinha para a Educação Física.  “Na cidade existe a cultura de jogar altinha, nas praças, nas ruas e na praia, e os alunos sempre pediam pra jogar altinha na aula”, contou. 

Na escola, a altinha pode ser uma excelente opção para a Educação Física, pois envolve habilidades motoras, trabalho em equipe e diversão. Além disso, essa atividade pode ser uma oportunidade de abordar aspectos de gênero, midiatização do esporte e ocupação dos espaços públicos para a prática de atividade física.

Bola pro alto e muito aprendizado!

Para introduzir a altinha aos alunos do Ensino Fundamental II e Médio da Escola Estadual Deodoro da Fonseca, o professor preparou um slide de apresentação com os fundamentos, regras e história da modalidade. Clique AQUI para baixar essa aula!

Depois a garotada partiu para quadra para praticar a altinha. Uma das principais preocupações de Madson era incluir todos os alunos, por isso, ele criou jogos que pudessem envolver aqueles estudantes que tinham menos ou nenhum contato com o esporte. O “sete cortes”, por exemplo, é uma boa alternativa. Na brincadeira os jogadores se posicionam em círculo e tem o objetivo de manter a bola no ar por meio de toques com as mão.

O projeto foi bem recebido pelos alunos. “Práticas corporais com bola sempre envolvem mais os estudantes, quem já tinha jogado gostou muito, puderam ter outra vivência, colocando desafios e regras na altinha, e até aqueles que não conseguiam deixar a bola muito tempo no ar, puderam experimentar e perceber como era a prática.”, declarou o professor. 

Combo da praia para a escola!

Para combinar com a altinha, o Impulsiona trouxe duas dicas de materiais que vão te ajudar a levar esportes populares na praia para a Educação Física: surfe e slackline. Seus alunos vão adorar! 

E aí, o que achou dessa ideia? Deixe seu comentário!

18
Deixe um comentário

avatar
16 Todas os comentários
2 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Ramon G.
Visitante
Ramon G.

Apesar de parecer simples, é uma atividade muito desafiadora. Parabéns pelos envolvidos, e que possamos trazer o esporte cada vez mais para a realidade das nossas crianças!

Maria Cleidiane Teodósio
Visitante
Maria Cleidiane Teodósio

É uma forma de se comunicar ótimo

monalisa barroso
Membro
monalisa barroso

Amei a ideia e vou utilizar nas aulas de mídias digitais e práticas corporais.

monalisa
Visitante
monalisa

Amei a ideia e vou utilizar nas aulas de Mídias digitais e as práticas corporais.

João Nazareno Ferreira
Visitante
João Nazareno Ferreira

Atividade simples e bem interessante, para atender a molecada havido por bola. A partir daí criar suas estratégias em cima das dificuldades que aparecerem, advindas de uma construção coletiva.

Katya
Visitante
Katya

Gostei ,irei trabalhar com minhas turmas

José Tarcísio Coelho
Visitante
José Tarcísio Coelho

Parabéns!!! Já adoto essa modalidade, digi modalidade por ser mais um tipo de esportes, nas minhas aulas aqui no Espirito Santo desde ano 2021.
Muito bom poder compartilhar.

Sônia Barboza Formigon
Visitante
Sônia Barboza Formigon

Muito bacana. Gostei.

Victor
Visitante
Victor

Estou trabalhando isso com a minha turma de 9o ano desde semana passada. O bom é que a maioria se interessa em participar. Porém, sinto falta de uma sequência pedagógica prática da Altinha.

João Nazareno Ferreira
Visitante
João Nazareno Ferreira

Eis a questão, não é algo fechado ou determinado, mais sim pronto para cada um construir e buscar formas para atender suas próprias necessidades e carências.

Franklin Mendes
Visitante
Franklin Mendes

Didática seria, primeiro controle de bola, usar balões de festa, sacolas de supermercado, de maneira individual, depois coletiva com uma mais balões/sacolas. Depois domínio de bola, em dupla um lança com a mão e o outro devolve com os pés, alternando entre eles, depois ambos com os pés. Progressão dominio, pode ser individualmente tentarem fazer o maior numero de embaixadinhas que conseguirem com a bola. Se possivel estimular com as duas pernas, direita e esquerda.

lucicpinto@gmail.com
Visitante
lucicpinto@gmail.com

Meus alunos amam. Temos em torno de 250 alunos na escola e uma bola de altinha, q furou essa semana. Triste

Angelita
Visitante
Angelita

Parabéns!!! Muito show

Wellington
Visitante
Wellington

Show de bola… esportes e jogos assim mantém a atenção das crianças e adolescentes, pois dialoga com a realidade deles

MATEUS FREITAS DE MEDEIROS
Visitante
MATEUS FREITAS DE MEDEIROS

Bom Conteúdo/Atividade para variar nas aulas contando com o engajamento da Turma.

Eliane da Silva de Caldas
Visitante
Eliane da Silva de Caldas

Parabéns, material excelente.

Rui Meireles
Visitante
Rui Meireles

Parabéns por sempre está nos atualizando

Juciane Moraes Bastos
Visitante
Juciane Moraes Bastos

Excelente ideia com certeza