Histórias Inspiradoras

Jogo de tabuleiro da Copa do Mundo faz sucesso nas escolas

O jogo "Gol de Placa" ultrapassa as aulas de Educação Física e incentiva trabalhos interdisciplinares sobre a Copa

Estamos a poucos dias do maior evento de futebol do mundo, mas ainda dá tempo de trabalhar o assunto com os seus alunos de um jeito inovador!

A professora Olga Martins aproveitou o jogo de tabuleiro criado pelo Impulsiona para levar a Copa do Mundo para os alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Nély Amaral, em Patrocínio, Minas Gerais.

O Gol de Placa é um jogo de conhecimento inspirado na Copa do Mundo e no universo futebolístico. Ele foi pensado para os professores que desejam levar o grande evento para suas aulas, ampliando o olhar dos alunos para além dos gramados. São diversas perguntas que os alunos vão respondendo e avançando as casas do tabuleiro conforme os acertos, até marcar um golaço.

A ideia é diversificar a maneira de ensinar e aprender, tornando as aulas mais leves e colaborativas. “Os alunos ficaram super envolvidos com o jogo. Muitos relataram achar desafiador e ao mesmo tempo empolgante.”, contou Olga.

O diretor da escola, Aurivan de Freitas Borges, notou que o jogo ajudou a despertar o interesse dos jovens pelo aprendizado. “A atividade contribuiu para o desenvolvimento pedagógico dos alunos, tanto na Educação Física quanto em outras disciplinas.”

O jogo está disponível para download gratuito no site e pode ser impresso em folhas A4 colorido ou preto & branco, em qualquer impressora. Depois basta recortar as peças e montar conforme descrito no manual. A professora Olga imprimiu o tabuleiro do jogo em 4 folhas no tamanho A3 e, para melhorar a durabilidade, plastificou o papel.

Segundo Kauan Melo, aluno do 1º ano do Ensino Médio, o jogo é uma ótima atividade para testar os conhecimentos sobre a Copa. “Eu gostei do jogo, pois ele nos mostrou países, jogadores e regras do futebol. Ele é ótimo para memória e para descobrir coisas novas.”

O jogo é destinado a alunos do Fundamental II e Ensino Médio e permite a integração das turmas. Uma dica para os professores é selecionar as cartas que serão usadas para que o jogo não fique muito difícil ou muito fácil dependendo do perfil, idade e conhecimento sobre Copa e futebol dos alunos.

Vanessa Ferreira, professora de Educação Física do Liceu Municipal Carlos Chagas Filho, em Petrópolis (RJ), usou o jogo com o Ensino Fundamental II e aproveitou a versatilidade do jogo. “O Gol de Placa pode ser adaptado à realidade de cada turma. Aqui na escola, quando jogamos, optei por tirar a categoria ‘Edição da Copa’ das partidas, uma vez que ela apresenta um grau de dificuldade maior do que as demais.”

Ana de Melo Louzada, professora de História da Escola Municipal Silveira Sampaio, no Rio de Janeiro, usou o Gol de Placa como um recurso interdisciplinar. “Comecei a desenvolver o jogo com meus alunos do sexto ano do Ensino Fundamental e eles ficaram muito empolgados. Por isso, comentei com outros professores, que pegaram o gancho do jogo e também começaram a trabalhar a Copa do Mundo em suas disciplinas”, explica Ana. 

Em Geografia, os alunos trabalharam em grupos sobre os principais símbolos e localização dos países participantes. Em Matemática eles realizaram pesquisas sobre a moeda de cada país em comparação com o valor do real. Já a professora de português trabalhou textos sobre a Copa. E, por fim, na matéria de Artes, foi construída uma réplica da taça, usando balão de festa e jornal.

“Foi um trabalho integrado que trouxe muita animação, tanto para os alunos como para a equipe pedagógica. Os professores também ficaram engajados e animados ao observar toda a animação do corpo discente”, comenta Ana.

 

Usou o Gol de Placa com os seus alunos? Registre as partidas, fotografe, filme e compartilhe nas redes sociais com a #copaimpulsiona

Baixe o jogo AQUI e divirta-se com a sua turma!

5
Deixe um comentário

avatar
5 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
REGINALDO DE SOUSA
Membro
REGINALDO DE SOUSA

usei e foi sensacional, fez o maior sucesso

Antonio Givanildo Pereira Martins
Membro
Antonio Givanildo Pereira Martins

Muito top, usarei com certeza.

Claudenilda da Silva Barbosa
Visitante
Claudenilda da Silva Barbosa

Excelente esse jogo é bom porque também trabalha o raciocínio.

Elaine de Oliveira
Membro
Elaine de Oliveira

Amei

RafaellaNunesferreira
Visitante
RafaellaNunesferreira

Muito bom ❤️