Histórias Inspiradoras

4 formas de resolver falta de atenção em sala de aula

A falta de atenção em sala de aula prejudica não só a aprendizagem do aluno, como também a saúde do professor

Trabalhar em uma sala de aula em que a maior parte dos alunos não está prestando atenção é um dos grandes desafios dos professores desde sempre. A falta de atenção em sala de aula prejudica não só a aprendizagem do aluno, como também a saúde do professor, que se vê obrigado a lidar com uma situação nada confortável.

Claro que a falta de atenção em casos mais graves deve ser tratada como transtornos psicológicos. Porém, é preciso saber diferenciar um déficit de atenção de grau leve e outro mais complexo. A escola pode contar com ajuda de médicos especializados para conseguir discernir o grau de falta de atenção.

Para os casos que não são patológicos, há formas de cuidar da falta de atenção com atitudes simples. Confira!

Praticar esportes

Ao praticar exercícios físicos, a criança libera em seu organismo as substâncias dopamina e noradrenalina, que auxiliam na concentração. Segundo pesquisas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é muito importante que os alunos tenham contato com práticas esportivas desde pequenos para que liberem essas substâncias benéficas para a atenção em sala de aula.

Debater em sala de aula

De acordo com o Instituto NeuroSaber, outra forma de prender a atenção do aluno é o professor estimulá-lo ao debate. Os jovens gostam de demonstrar sua opinião e se sentem importantes quando são levados a sério pelo educador. Por isso, criar ambientes em que os alunos treinem o debate prende a atenção e melhora a absorção do conteúdo em sala de aula.

Tirar um tempo da aula para estimular a criatividade

Já ouviu falar em ginástica cerebral? Nada mais é que criar atividades mais lúdicas para seus alunos para que eles possam desenvolver a criatividade e, consequentemente, se concentrar mais em sala de aula. Segundo o Instituto Paulista de Déficit de Atenção, há determinados tipos de ginástica cerebral para cada grau de falta de atenção, mas para isso é sempre necessário um acompanhamento médico.

Planejar atividades prazerosas

Quem disse que aprender tem que ser difícil e chato? Planejar aulas que despertem a atenção do aluno não é difícil. Para conseguir, o professor pode utilizar recursos como a internet, redes sociais, games, etc. Uma dica preciosa é levar os alunos para aprender fora da sala de aula. Aulas práticas, como ensinar física com esporte, podem deixar os alunos muito mais atenciosos e fazer com que eles aprendam com muito mais qualidade.

Todas estas dicas precisam, antes de tudo, estarem bem alinhadas às práticas pedagógicas da escola. Para isso, é importante que os professores contem com a ajuda do coordenador pedagógico, que irá enxergar de forma horizontal todas as alternativas propostas.

O Impulsiona Educação Esportiva acredita que o coordenador pedagógico pode trazer um novo olhar para as aulas e conseguir integrar e alinhar todas as disciplinas. Se você tem interesse em saber melhor como fazer isso, clique aqui.

3
Deixe um comentário

avatar
3 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Mélvio André
Visitante
Mélvio André

Gostei das dicas, criem mais conteúdos deste tipo

Natanael Alves Oliveira
Visitante
Natanael Alves Oliveira

Muito bom

Joao Ribeiro
Visitante
Joao Ribeiro

excelente