Histórias Inspiradoras

Copa do Mundo 2022: Saiba tudo sobre os estádios do Mundial

Veja os detalhes das arenas onde nossos jogadores vão buscar o hexa

A contagem regressiva para a Copa do Mundo 2022 já começou! Enquanto a bola não rola, nós do Impulsiona preparamos uma lista com os 8 estádios que serão palco dos jogos do Mundial para você ficar por dentro de tudo.

De acordo com o governo do Catar, país sede do Mundial FIFA 2022,  são 7 novos estádios e uma grande reforma. As arenas dispõem de tecnologia de ponta para lidar com os obstáculos climáticos e para receber fãs e torcedores de todo o mundo com um mega conforto, oferecendo uma experiência única em cada partida.

Vem com a gente fazer um tour pelos estádios!

Conhecendo os estádios da Copa do Mundo 2022

1. Estádio Khalifa

Original de 1976, esse é o estádio do Mundial que foi reformado para a competição.

Popularmente conhecido pelos catarianos, o espaço é palco de grandes competições e apresentações internacionais. Dessa vez, receberá a disputa pelo terceiro lugar da Copa.

De modo geral, o upgrade do estádio incluiu a proteção contra o sol na arquibancada e climatização, para garantir a temperatura mais agradável aos visitantes.

2. Estádio Nacional de Lusail

Localizado a 15km de Doha e com capacidade para cerca de 80 mil pessoas, esse estádio é considerado um dos mais importantes da competição. Isso porque vai ser sede da grande final, além da cerimônia de encerramento.

Após o Mundial, o estádio vai ser transformado em um espaço comunitário, com lojas, escolas, clínicas de saúde e instalações esportivas. Para isso, os assentos serão retirados e cedidos para centros esportivos do país.

3. Estádio Al Bayt

Localizado na cidade de Al Khor, o terceiro estádio da lista receberá a abertura e um dos jogos da semifinal da competição.

O estádio novinho em folha possui um formato de tendas beduínas (bayt al sha’ar), que serviam de moradia para o povo nômade, antiga cultura no Catar.

Sendo um dos maiores estádios da Copa do Mundo 2022, o lugar tem capacidade para cerca de 60 mil pessoas.

4. Estádio Al Thumama

Localizado apenas a 12km da cidade de Doha, esse é um dos estádios da Copa do Mundo 2022 que carrega consigo uma série de significados para o povo catariano. Isso porque seu design foi pensado para a refletir a cultura local, inspirado no tradicional gahfiya, uma touca trançada que constitui uma parte importante do traje tradicional da região, sendo uma magnífica ode à cultura, história e simbolismo da região.

De modo geral, o moderno estádio poderá receber até 40 mil pessoas durante todo o ano. Além disso, o espaço conta com uma climatização interna que chega a 18°C, possibilitando mais conforto aos espectadores.

5. Estádio do Porto de Doha (Ras Abu Aboud)

À beira-mar, o estádio construído a partir de contêineres reciclados dá um show no quesito sustentabilidade.

Com capacidade para aproximadamente 40 mil pessoas, o mais legal desse estádio é que ele pode ser remontado em outro local. Isso por conta da sua estrutura modular em metal, além dos assentos removíveis.

6. Estádio da Cidade da Educação

 Education City Stadium

A construção desse estádio, localizado bem próximo às universidades e centros de pesquisas importantes do país, em Doha, foi pensada justamente para inspirar o conhecimento do povo local.

O estádio também é popularmente chamado de ‘’diamante do deserto’’. Isso porque sua estrutura tem diversos recortes que lembram as faces da pedra preciosa. Inclusive, ele é capaz de refletir a luz solar durante o dia. Já à noite, irradia a luz. Além disso, o lugar tem espaço para até 40 mil pessoas, porém, ao fim do campeonato vai se limitar a 20 mil. A outra metade será doada para outros estádios do Catar.

7. Estádio Al Janoub

Concluído em 2019, esse foi um dos primeiros estádios da Copa do Mundo 2022 a ser construído. O espaço, que vai receber partidas até as oitavas de final do campeonato, tem capacidade para 40 mil torcedores.  Após o torneio, terá capacidade reduzida para otimizar os recursos do país.

8. Estádio Ahmed bin Ali (Al-Rayyan)

O estádio Ahmed bin Ali foi construído em 2003, com capacidade para pouco mais de 21 mil pessoas. Porém, em 2015, já com o pensamento na Copa do Mundo 2022, o espaço foi demolido para dar lugar ao moderno Al-Rayyan, que agora comporta cerca de 40 mil pessoas.

Para o projeto, a maioria dos escombros da demolição foram reaproveitados no próprio estádio ou em outros projetos artísticos.

Entre os destaques da estrutura está a fachada multimídia, com exibição de notícias, atualizações esportivas e comerciais, por exemplo.

Confira o portal Copa do Mundo na sua escola! São 25 PDFs, um jogo de tabuleiro e matérias especiais para empolgar os seus alunos! Acesse AQUI!

Será que a seleção brasileira vai comemorar muito nesses estádios? Comente!

4
Deixe um comentário

avatar
4 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Claudenilda da Silva Barbosa
Visitante
Claudenilda da Silva Barbosa

Vai ser chooll de bola!

Claudenilda da Silva Barbosa
Visitante
Claudenilda da Silva Barbosa

Sim! Estou na torcida pra que dê certo.

Viviane Ap. Germano
Membro
Viviane Ap. Germano

Aqui ja estou me preparando para comemorar , imagina se eu estivesse la….nossa!

Viviane Ap. Germano
Membro
Viviane Ap. Germano

Se eu estivesse la, pode ter certeza que comemoraria e muito.