Histórias Inspiradoras

Ideia inspiradora: professor utiliza figurinhas do WhatsApp na avaliação dos alunos

Matheus Pontes, do Ceará, deu um show de criatividade na hora de avaliar as provas de Educação Física

Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/

O professor Matheus Pontes, do Ceará, resolveu tirar as cartas da manga, ou melhor, as figurinhas do WhatsApp, para avaliar os alunos do Ensino Fundamental II nas provas de Educação Física. 

Matheus percebeu que trazer algo do cotidiano dos alunos para as aulas contribuiria para manter o interesse da turma. Assim, o professor decidiu se aproximar da linguagem dos jovens, optando pelas famosas figurinhas do Zap. Ele imprimiu imagens de personagens que fazem parte do universo da turma e anexou junto às provas na hora de devolvê-las corrigidas.

Depois, Matheus resolveu aprimorar a ideia para ter mais relação com a Educação Física. Ele decidiu que as melhores notas teriam figurinhas de ícones do esporte feminino, um dos assuntos abordados nas avaliações. Nomes como Rayssa Leal, Simone Biles, Rebeca Andrade e Naomi Osaka estamparam as provas do Ensino Fundamental II. “Coincidentemente ou não, as maiores notas, que receberiam essas imagens, eram de alunas”, contou o professor, orgulhoso com o resultado.

topo das provas de educação física com as imagens de atletas mulheres anexadas

Matheus viu nessa forma de avaliar uma possibilidade de evitar a comparação, que é normal entre os jovens. O momento de entrega das notas geralmente é de tensão e ansiedade, mas pode ser lúdico e incentivador. “Durante o recebimento das notas, muitas vezes eles se comparam com o número da nota de cada um. Eu queria tirar esse sentimento negativo e mostrar que eles podem mais”, relatou o professor.

Segundo o professor, os alunos ficaram empolgados com a novidade. “Eles até brincaram de trocar as figurinhas entre si.”

Dessa forma, o processo avaliativo ficou mais leve. O professor notou que essa dinâmica contribuiu para desenvolver o aspecto socioemocional do aluno, que muitas vezes é negativamente afetado pela tensão, autocobrança e ansiedade no momento de receber a nota. Compensar esses sentimentos com a parte lúdica fez eles focarem no que realmente importa: o aprendizado.

“É preciso avaliar para transformar, para testar a gente já é testado o tempo todo.”

A ideia de associar os atletas à avaliação das provas incentiva os alunos a pensarem que por trás daquele número existe muita dedicação. Eles também se sentiram instigados a pesquisar mais sobre a vida das atletas, o que pode servir de inspiração dentro e fora do esporte.

Além de incentivar o diálogo sobre a presença das mulheres nos esportes, essa dinâmica também ajudou a construir um ambiente de acolhimento e segurança na escola.

Para entender a relação entre as emoções dos alunos e a sua aprendizagem, acesse o Curso Emoções, da plataforma Vivescer! Ele é gratuito, certificado e ajuda os professores com ideias de atividades para trabalhar as competências socioemocionais.

O que achou dessa ideia? Deixe seu comentário abaixo!

36
Deixe um comentário

avatar
34 Todas os comentários
2 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Giovana
Visitante
Giovana

Inspirador! Parabéns professor! Vou adotar S2

Marcelo
Visitante
Marcelo

Parabéns , Show, Linguagem Lúdica nas avaliações muito criativo

alexandre
Visitante
alexandre

muito bcana! parabéns professor!

Rose Ana Maria dos Santos
Membro
Rose Ana Maria dos Santos

Excelente.

Maria Zelia
Visitante
Maria Zelia

Legal

Devilson Mendes
Visitante
Devilson Mendes

SHOW!

Patricio
Visitante
Patricio

Parabéns! ao professor Matheus.

Glória
Visitante
Glória

Boa ideia!!Parabéns!!!

PAULO CESAR LIMERES BRASILEIRO
Visitante
PAULO CESAR LIMERES BRASILEIRO

Ótima, ideia professor!
Gostei muito do relato, principalmente quando os alunos se mostram interessados a pesquisar sobre os atletas anexos a prova.

José Eriberto severiano
Visitante
José Eriberto severiano

Muito gratificante, avaliar é uma missão que exige criatividade no momento de e inovar.

Elizabete Hora
Visitante
Elizabete Hora

Uau!!! Ideia surpreendente e muito inovadora. Merece aplausos.

Sergio
Visitante
Sergio

Parabéns, ótimo compartilhar idéias para enriquecer as aulas de Educação física

Veronica Colares
Visitante
Veronica Colares

Simplesmente amei. Parabéns professor pela idéia é por a refutar na Educação.

Veronica Colares
Visitante
Veronica Colares

E por acreditar*

Lindaura Macário de Oliveira
Visitante
Lindaura Macário de Oliveira

Parabéns, pela ideia inovadora e enriquecedora!

Lindaura Macário de Oliveira
Visitante
Lindaura Macário de Oliveira

Muito boa, essa ideia inovadora!

Michelly
Visitante
Michelly

Excelente!!!! Amei essa interação com as figurinhas do whatsapp.

IANNY FERNANDES DE OLIVEIRA
Visitante
IANNY FERNANDES DE OLIVEIRA

Parabéns show.

Alexandre Henriques
Visitante
Alexandre Henriques

Muito boa. Parabéns ao professor.

WILLIAN DA SILVA E SILVA
Visitante
WILLIAN DA SILVA E SILVA

A discussão é necessária para pontuar questões relativas a prática esportiva… #parabéns pela iniciativa!

Grazy
Visitante
Grazy

Ótima idéia

Francione
Visitante
Francione

Fantástico

Laércio
Visitante
Laércio

Fantástica. Parabéns!!

Daniel Victor dos Santos
Membro
Daniel Victor dos Santos

Parabéns, ideia maravilhosa.

Mario Antonio Georgetti
Visitante
Mario Antonio Georgetti

Bom dia,
Achei a ideia interessante e inspiradora para ser replicada, estou iniciando um Projeto de aprendizado com jogo da memória. Relacionar os atletas a assuntos históricos do esporte. A transmissão de conhecimentos de forma lúdica gera motivação e o aprendizado se torna mais prazeroso como o professor Matheus ressalta na sus iniciativa!!
Parabéns!! Boas ideias devem ser introduzidas em nosso dia-a-dia para evoluirmos sempre.
Atenciosamente,
Mario Georgetti- Petrópolis-RJ

Gilva souza Marques
Visitante
Gilva souza Marques

Parabéns pelo pela a iniciativa.

MARIA ivanira Souza pontes..
Visitante
MARIA ivanira Souza pontes..

Maravilhosa…um sonho de verão..parabéns mil vezes..

Jackson diego teixeira linhares
Visitante
Jackson diego teixeira linhares

Isso se chama inovar , usar o útil com o agradável . Se o mundo tá ligado em redes sociais. As profissões tendem a se amolar com as novidades. E com isso os alunos tem um melhor aprendizado .

Pedro Valdir da Conceição
Visitante
Pedro Valdir da Conceição

Maravilhosa ideia. Parabéns ao professor!

Celão
Visitante
Celão

Excelente, mandou bem demais…tmj

Isaac Pereira Da Silva
Visitante
Isaac Pereira Da Silva

Show total.

Raíssa Andrade
Visitante
Raíssa Andrade

Grande profissional

Letícia
Visitante
Letícia

Já acompanho o trabalho do Matheus há algum tempo e ele está constantemente se reinventando. Muito bom!!

Cristiano sipriano da
Visitante
Cristiano sipriano da

Maravilhosa muito boa mesmo usarei nas minhas aulas também, após esse período turbulento que foi a pandemia e com a grande facilidade que os alunos tem com o usa das tecnologias isso ajuda muito.Como sempre impulsiona sempre nos auxiliando gosto muito parabéns a todos os profissionais que fazem parte um grande abraço

jose paulo lourenço
Visitante
jose paulo lourenço

É de suma importancia que apareçam professores com novas ideias ,afim de proporcionar mais envolvimento dos alunos e mostrar que aulas de atividade não ficam restrita a mesma coise de sempre, assim temos aulas atraentes e com finalidades diversificada. ok. Fiquemos na Luz! Fraternais Saudações…

Kleuma Teixeira
Visitante
Kleuma Teixeira

Parabéns professor pela a estratégia inovadora, de acordo com a realidade dos dias atuais.