Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
O professor Matheus Pontes, do Ceará, resolveu tirar as cartas da manga, ou melhor, as figurinhas do WhatsApp, para avaliar os alunos do Ensino Fundamental II nas provas de Educação Física.
Matheus percebeu que trazer algo do cotidiano dos alunos para as aulas contribuiria para manter o interesse da turma. Assim, o professor decidiu se aproximar da linguagem dos jovens, optando pelas famosas figurinhas do Zap. Ele imprimiu imagens de personagens que fazem parte do universo da turma e anexou junto às provas na hora de devolvê-las corrigidas.
Depois, Matheus resolveu aprimorar a ideia para ter mais relação com a Educação Física. Ele decidiu que as melhores notas teriam figurinhas de ícones do esporte feminino, um dos assuntos abordados nas avaliações. Nomes como Rayssa Leal, Simone Biles, Rebeca Andrade e Naomi Osaka estamparam as provas do Ensino Fundamental II. “Coincidentemente ou não, as maiores notas, que receberiam essas imagens, eram de alunas”, contou o professor, orgulhoso com o resultado.
Matheus viu nessa forma de avaliar uma possibilidade de evitar a comparação, que é normal entre os jovens. O momento de entrega das notas geralmente é de tensão e ansiedade, mas pode ser lúdico e incentivador. “Durante o recebimento das notas, muitas vezes eles se comparam com o número da nota de cada um. Eu queria tirar esse sentimento negativo e mostrar que eles podem mais”, relatou o professor.
Segundo o professor, os alunos ficaram empolgados com a novidade. “Eles até brincaram de trocar as figurinhas entre si.”
Dessa forma, o processo avaliativo ficou mais leve. O professor notou que essa dinâmica contribuiu para desenvolver o aspecto socioemocional do aluno, que muitas vezes é negativamente afetado pela tensão, autocobrança e ansiedade no momento de receber a nota. Compensar esses sentimentos com a parte lúdica fez eles focarem no que realmente importa: o aprendizado.
“É preciso avaliar para transformar, para testar a gente já é testado o tempo todo.”
A ideia de associar os atletas à avaliação das provas incentiva os alunos a pensarem que por trás daquele número existe muita dedicação. Eles também se sentiram instigados a pesquisar mais sobre a vida das atletas, o que pode servir de inspiração dentro e fora do esporte.
Além de incentivar o diálogo sobre a presença das mulheres nos esportes, essa dinâmica também ajudou a construir um ambiente de acolhimento e segurança na escola.
Para entender a relação entre as emoções dos alunos e a sua aprendizagem, acesse o Curso Emoções, da plataforma Vivescer! Ele é gratuito, certificado e ajuda os professores com ideias de atividades para trabalhar as competências socioemocionais.
Inspirador! Parabéns professor! Vou adotar S2
Parabéns , Show, Linguagem Lúdica nas avaliações muito criativo
muito bcana! parabéns professor!
Excelente.
Legal
SHOW!
Parabéns! ao professor Matheus.
Boa ideia!!Parabéns!!!
Ótima, ideia professor!
Gostei muito do relato, principalmente quando os alunos se mostram interessados a pesquisar sobre os atletas anexos a prova.
Muito gratificante, avaliar é uma missão que exige criatividade no momento de e inovar.
Uau!!! Ideia surpreendente e muito inovadora. Merece aplausos.
Parabéns, ótimo compartilhar idéias para enriquecer as aulas de Educação física
Simplesmente amei. Parabéns professor pela idéia é por a refutar na Educação.
E por acreditar*
Parabéns, pela ideia inovadora e enriquecedora!
Muito boa, essa ideia inovadora!
Excelente!!!! Amei essa interação com as figurinhas do whatsapp.
Parabéns show.
Muito boa. Parabéns ao professor.
A discussão é necessária para pontuar questões relativas a prática esportiva… #parabéns pela iniciativa!
Ótima idéia
Fantástico
Fantástica. Parabéns!!
Parabéns, ideia maravilhosa.
Bom dia,
Achei a ideia interessante e inspiradora para ser replicada, estou iniciando um Projeto de aprendizado com jogo da memória. Relacionar os atletas a assuntos históricos do esporte. A transmissão de conhecimentos de forma lúdica gera motivação e o aprendizado se torna mais prazeroso como o professor Matheus ressalta na sus iniciativa!!
Parabéns!! Boas ideias devem ser introduzidas em nosso dia-a-dia para evoluirmos sempre.
Atenciosamente,
Mario Georgetti- Petrópolis-RJ
Parabéns pelo pela a iniciativa.
Maravilhosa…um sonho de verão..parabéns mil vezes..
Isso se chama inovar , usar o útil com o agradável . Se o mundo tá ligado em redes sociais. As profissões tendem a se amolar com as novidades. E com isso os alunos tem um melhor aprendizado .
Maravilhosa ideia. Parabéns ao professor!
Excelente, mandou bem demais…tmj
Show total.
Grande profissional
Já acompanho o trabalho do Matheus há algum tempo e ele está constantemente se reinventando. Muito bom!!
Maravilhosa muito boa mesmo usarei nas minhas aulas também, após esse período turbulento que foi a pandemia e com a grande facilidade que os alunos tem com o usa das tecnologias isso ajuda muito.Como sempre impulsiona sempre nos auxiliando gosto muito parabéns a todos os profissionais que fazem parte um grande abraço
É de suma importancia que apareçam professores com novas ideias ,afim de proporcionar mais envolvimento dos alunos e mostrar que aulas de atividade não ficam restrita a mesma coise de sempre, assim temos aulas atraentes e com finalidades diversificada. ok. Fiquemos na Luz! Fraternais Saudações…
Parabéns professor pela a estratégia inovadora, de acordo com a realidade dos dias atuais.