Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Que os Jogos já começaram todo mundo já sabe, mas o que muita gente ainda confunde é o nome correto para se referir a essa competição. Paralímpico ou ParaOlímpico, qual é o jeito certo?
Depois de muito tempo sendo usada, a vogal “o” foi excluída da palavra “paraolímpico”. Isso aconteceu em 2011, quando o Comitê Paralímpico Internacional (CPI) decidiu unificar a terminologia e criar um alinhamento mundial da palavra ao termo em inglês “paralympic”. Foi determinado que os Comitês Paralímpicos Nacionais (CPN) adotassem o termo “paralímpico” ao invés de “paraolímpico”.
Assim como os demais comitês de países de língua portuguesa, o Comitê Paralímpico Brasileiro seguiu a recomendação e padronizou a nomenclatura “paralímpico”, incluindo o termo “Paralimpíadas” e o próprio nome do Comitê. Apesar da mudança já ter ocorrido há 10 anos, a palavra “paralímpico” ainda não é reconhecida no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras (VOLP).
Os termos usados para se referir a competição não têm origens muito claras. De acordo com o Comitê Paralímpico Internacional, uma possível explicação é que a palavra “Paralimpíada” é formada pela junção das palavras “paraplégico” e “Olimpíada”, em inglês, e surgiu no início dos Jogos, na década de 50. Porém, o megaevento envolve atletas com outros tipos de deficiência, e então essa interpretação foi deixada de lado. Atualmente, o Comitê considera que a formação do termo é a união do prefixo “para” mais a palavra “olímpico”, com o sentido de “em paralelo às Olimpíadas”.
Infelizmente nossa Imprensa não respeita nosso idioma e muita gente aceita tudo que é publicado sem questionar.
Vou morrer sem aceitar esse nome criado por alguém sem noção de coerência. Só me soa como “paralítico”, quando deveria ser como sempre fora em português, pois temos aqui nossas regras e não deveríamos ser subservientes. Escrevermos Brasil com “s” e não escrevem também assim em inglês. Por que deveríamos então seguir o que foi “imposto” em um idioma que não é o nosso? A verdade é somos uma neocolônia e isso faz parte da “modernização”.
Obrigada pela explicação, mas posso continuar falando “paraolímpico” né ? Kkk
Recuso-me a falar e escrever “paralímpico”, sem o “o”. É um contrassenso gramatical, sem lógica nenhuma. “Paraolímpíco” sempre!
Muito bom! É importante sabermos dessas nomenclaturas. Ótima explicação. Obrigado.
Paralimpicos e o esporte dos Atletas com deficiência física, pisicologica e mental.
Parabenizo todos esses guerreiros dos Jogos Paralímpicos.
Maria
Em tempos de Pandemia, torna-se lmportante novas metodologias no Ensino do
Desporto.
Bom Enfoque sobre o assunto. Muito bom.
Que ótima explicação! Grato!
Muito bom estar sempre atualizando e se conectando com as nomenclaturas de forma única.
Ótima explicação, muitas pessoas ainda usam a nomenclatura antiga, pois não sabem sobre essa mudança.
Não houve mudança alguma. Continua sendo paraolímpico para quem quer preservar o idioma que falamos, sem imposições de terceiros. Aliás a matéria diz isso. Esse termo que até soa um tanto desclassificante, como se deficiência fosse paralisação, nem está reconhecido no nosso Vocabulário Ortográfico.
Obrigado,adorei a explicação da nomenclatura.
Já conhecia a terminologia e o significado também. Aprendi na Universidade com o prof. Alberto.
Parabéns pela explicação da nomenclatura
Muito bom fiquei em dúvida no dia em que trabalhei o assunto.
O importante é que o DNA de atleta esta presente seja com o sem deficiencia já esses termos vejo apenas como uma vogal a mais!
Para mim é mais natural considerar que a palavra original Olimpiada faça parte do termo “Paraolimpiada” seja para um evento paralelo à Oliimpiada ou para atletas com alguma deficiência física ou mental.
Sensacional! Obrigado pela informação!
Que bom!
Gostei de saber sobre a nomenclatura
Sensacional. muito bom , excelente matéria para serem ensinadas aos alunos da educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
Sim, já sabia
Impulsiona sempre contribuindo com conteúdos de excelência! Parabéns a equipe