Histórias Inspiradoras

UNESCO pede que países invistam em Educação Física para ajudar na recuperação do Covid-19

Agência da ONU especializada em educação considera a atividade física escolar uma das prioridades para a saúde física e mental dos jovens

A UNESCO, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, lançou um material defendendo que a Educação Física de qualidade pode – e deve – ser uma ferramenta poderosa na proteção e recuperação dos jovens durante a pandemia do coronavírus.

Segundo o estudo, a atividade física pode colaborar tanto com a prevenção dos danos, já que pessoas obesas apresentam quadros de saúde mais graves, quanto com a recuperação dos infectados, nos aspectos físicos e emocionais.

“A Educação Física de qualidade é uma ação de baixo custo e alto impacto, que reduz os gastos com saúde e melhora o aprendizado e a resiliência dos jovens”, conta Gabriela Ramos, Diretora-Geral Assistente para Ciências Humanas e Sociais da UNESCO. “A participação em Educação Física de qualidade pode reduzir a obesidade em 30%, aumentar os resultados acadêmicos em 40%, e colaborar para diminuição da depressão e ansiedade em até 30%, principalmente em meninas”, explica ela.

O material defende que o chamado “novo normal” só será possível com práticas de inclusão e resiliência, e que o esporte contribui para ambos.

“A inatividade física pode ser considerada uma pandemia paralela, contribuindo para a morte prematura de cinco milhões de pessoas por ano”, afirma o artigo da UNESCO.

Educação Física x Educação Física de qualidade

No material da UNESCO, existe uma distinção entre Educação Física e Educação Física de qualidade. Enquanto a primeira se limita aos aspectos do corpo e movimento, a segunda enxerga nas atividades físicas uma forma de desenvolver não só a saúde, mas também as habilidades sociais e emocionais dos jovens. Isso precisa ser feito de forma intencional pelos professores, considerando questões das aulas como frequência, diversidade dos esportes, inclusão e valores positivos.

Os benefícios de investir na Educação Física de qualidade

Políticas públicas de promoção da atividade física, segundo a UNESCO, podem trazer grandes benefícios, entre eles:

– aumento da expectativa e qualidade de vida

– incentivo aos jovens para serem cidadãos responsáveis e ativos

– desenvolvimento de habilidades necessárias para os desafios do século XXI

– redução dos riscos de doenças cardíacas, câncer e diabetes

– redução dos custos com a saúde da população

– melhores possibilidades profissionais em função da vida ativa

– aumento do rendimento acadêmico

– familiares ativos tendem a ter filhos ativos e famílias mais saudáveis

 Já os prejuízos de não se investir em Educação Física de qualidade…

– 3,2 milhões de mortes prematuras por ano no mundo

– responsável por 6% das mortes no planeta

– crianças só passam de 2% a 3% do tempo ativas nas escolas

– causa mais mortes do que o cigarro 

E como está a situação nas escolas do mundo todo?

– 97% dos países têm aulas obrigatórias de Educação Física

– Mas…. 20% não tem um currículo oficial da disciplina

– Em 54% dos países, a disciplina da Educação Física parece ter menos importância do que as demais

– E somente 53% dos países têm professores de Educação Física devidamente formados

 

O material da UNESCO está disponível, apenas em inglês, aqui.

Deixe seu comentário

94 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ricardo Catunda disse:

    O impulsiona permanece se notabilizando pela visão de vanguarda com que trata a Educação Física. Aos professores cabe a busca por formação permanente, progressiva e na prática, de modo a atender as novas necessidades que a sociedade demanda. Tem todo meu entusiasmo!

  2. LUCIVANIA ARAUJO MELO ROCHA disse:

    Precisamos que as instituições ofereçam mais condições de trabalho, pois a maioria das escolas não oferecem materiais e nem um local apropriado para essas atividades. Os profissionais de educação física muitos tem que levar seu próprio material para o local de trabalho.

  3. Nina Rosa Magalhães Madeira disse:

    Temos que desenvolver uma educação física que desenvolva integralmente nossos alunos. Precisamos de espaços e materiais adequados para isso.

  4. Aparecido Terto da silva disse:

    Precisamos de mais investimento para o desenvolvimento dos envolvidos no decorrer da formação do educandos.

  5. Agostinho.sereza disse:

    Sou professor de EducFísica, gostei da matéria, em Pontal do Paraná onde resido e trabalho, na rede municipal de ensino, há concurso público para área de Educação Física, somos na quase totalidade com pós graduação, tenho orgulho desta cidade no quesito educação, já no restaurante do Paraná poucas cidades estão cumprindo as determinações dos pcn.

  6. Alexandre Tempone disse:

    Para nós os educadores físicos, temos como objetivo formar pessoas que tenham a atividade física como uma forma melhor de vida e defendemos que com a Educação Fisica se possa até mesmo evoluir em seus pensamentos e desenvolvimento do raciocínio.

  7. Marcus disse:

    com os Itinerários formativos do ensino médio, algumas escolas já estão reduzindo a carga horaria das aulas de educação física. De 2 semanais pra 1 x pro semana. Fugindo do que a propria BNCC preconiza em relação a Educação Física. Acho que a coisa vai piorar…

  8. Anna Mazoni disse:

    Penso que A EF não é uma disciplina valorizada justamente pela visão que é expressa nesse documento da Unesco. Tal visão considera a importância da Educação Física não pelos saberes que ela ensina e sim pelo seu potencial impacto em outras áreas, inclusive a econômica. Se vocês lerem os “benefícios e prejuízos” no texto acima vão ver que o que legitima a EF, segundo esse discurso, não tem nada a ver com os conhecimentos tratados na disciplina. Aprender a ginástica, a dança, o esporte etc é, na minha opinião, tão importante quanto os conteúdos do Português e da Matemática. Quando se fala dessas disciplinas consideradas mais nobres, sempre se enfatiza a apropriação dos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades diretamente ligadas a esses conhecimentos. Quando se fala da Educação Física, a ênfase recai sobre outros fatores (economia, saúde, habilidades socio-emocionais), não sobre os conhecimentos que compõem o currículo. Isso fica evidente quando o texto fala que a EF tem como o benefício o “aumento do rendimento acadêmico”. É claro que esse rendimento se refere às outras disciplinas, essas sim consideradas acadêmicas. Ou seja: uma visão instrumental da EF.
    Vamos abrir nossos olhos. As organizações internacionais como Banco Mundial, OCDE, Unesco etc promovem uma agenda mundial para a educação baseada na lógica do capital humano (isso está claro no texto acima), cuja noção de qualidade é pautada e medida pelo desempenho em avaliações estandardizadas que testam apenas os conhecimentos de Linguagem e Matemática e, às vezes, de Ciências. Outras disciplinas são apenas auxiliares na formação do “trabalhador do século XXI”.
    Não penso que esse documento da Unesco sobre a Educação Física seja mal intencionado, apenas revela uma compreensão limitada e instrumental da área. Apresenta, inclusive, retrocessos em relação a outro documento da própria organização, formulado em 2015, sobre a “Educação Física de Qualidade”. Isso sem falar nos equívocos na articulação entre EF escolar e saúde, bem abordados no comentário do Prof. Victor França.
    Imagino que não haja alguém da Ed. Física na equipe que formulou o material da Unesco, que é assinado por uma economista. Isso remete a um fenômeno presente também no Brasil: pessoas de fora da Educação Física falando sobre ela e por ela. Muitas vezes as intenções são boas, mas são ignoradas as discussões que vêm sendo travadas no campo acadêmico nas três últimas décadas e se divulgam visões limitadas, funcionalistas e às vezes caricaturais da presença dessa disciplina na escola.

  9. Laisa Bianca Vieira Moraes Silva disse:

    A Educação Física é um dos esportes mais procurados por todos não somente para atividades físicas mas também para ajudar na saúde de cada um de nós !

  10. Rosângela disse:

    Excelente. Finalmente o reconhecimento.

  11. Ana Vitoria disse:

    Meu pai teve todos os cuidados mas pegou a covid 19

  12. Nina Rosa Magalhães Madeira disse:

    acho de suma importância a Educação Física, principalmente da faixa etária do Fundamental anos iniciais. O aluno tendo uma aula prazerosa, vai ajudar a desenvolver hábitos saudáveis em relação a atividades físicas. Corpo ativo, mente mais saudável.

  13. Ninrodes Muniz disse:

    Esse texto ficou muito bom com e essa informação tem que ser repassada.

  14. Wagner disse:

    Excelente somos necessários
    Essências

  15. Vania Saraiva de Souza disse:

    Reflexão tão real, que passa décadas e entra e sai ano a luta permanece. Da execução da Atividade de Educação Física de Qualidade, fica a cargo de cada Profissional para fazer a diferença por onde passar em cada Escola e no meio em que vive. Lidamos com a desvalorização que já começa quando constrói uma Escola e não tem Quadra e quando temos roteiro pra seguir e não se tem materiais adequadro e temos que criar meios para alcançar os objetivos. Isto tá errado. Veja se um Medico ou Cirurgião da jeitinho pra executar suas funções, cria materiais de sucatas pra atender seus clientes.

  16. Vera Lucia meira disse:

    Minhas forcas se foram 50 anos ,e dadores são muitas ,só melhoro com as atividades físicas só tenho que agradecer as aulas de todos vcs obrigada PROFESSORES.

  17. Evily Nayara da Silva Barbosa disse:

    Correto.

  18. RAIMUNDO DOS SANTOS disse:

    Corroboro na íntegra do texto da UNESCO, pois é irrefutável e imprescindível a inserção da Educação Física de Qualidade, na formação de agentes de transformação, incutidos dos preceitos éticos e morais, que norteiam a harmoniosa convivência entre os seres, dotando-os de atitudes em detrimento as mazelas sociais, dentre estas a corrupção e inúmeras patologias.
    Enfim, a Educação Física prima pela preservação da saúde física e mental, favorecendo o desenvolvimento do ensino aprendizagem e processo cognitivo da humanidade.

  19. Compartilhamos do mesmo pensamento. Contem com a gente para a promoção das atividades de Educação Física de qualidade.

  20. Volney Guaranha disse:

    Que maravilha de discurso… Excelente material para ser compartilhado aos pais

  21. Osvalda Mani disse:

    Muito obrigada por fazer entender o mondo quanto vale uma aula de educação física, principalmente para os países menos desenvolvidos, que até hoje pensam que formar-se em educação física é grande atraso.
    Continuem a divulgar a importância da atividade física e do exercício físico á nível mundial.

  22. Katiane disse:

    Excelente texto

  23. Eraldo Feitoza de Santana disse:

    Isso nunca foi um segredo, simplesmente sempre foi ignorada a disciplina de Educação Física no contexto escolar.
    Escolas que funcionam até mesmo sem espaço físico para as crianças praticarem atividades e governantes alheios sempre ao que é essencial a saúde e a uma boa qualidade de vida no futuro dos jovens.
    Agora em plena pandemia de Covid no mundo a UNESCO se manifesta.
    Parabéns, antes tarde do que nunca.
    Sou professor de Educação Física e tenho orgulho da minha profissão.

  24. JOSE JAIRSON DE OLIVEIRA disse:

    Excelente texto , A Educação física é uma grande parceira da saúde mundial de crianças ,jovens e idosos com um desenvolvimento físico , mental e princip almente neste momento o emocional. Ser humano ativo , saúde ativa…pratique .

  25. Moacir de Melo disse:

    Acredito ser de fundamental importância para a sociedade sensibilizar os jovens a prática da Educação Física. Saúde é prevenção . Vivemos em um sistema que produz jovens sedentários e poderão sofrer de problemas emocionais e mentais. Será um grande passo iniciar essa discussão.

  26. Valeria Ana valeria disse:

    Já passou da hora ,da educação ser vista como um componente curricular essencial ao bom rendimento dos nossos alunos ,em todo os aspectos ,inclusive auxiliando no aprendizado referente aos outros componentes curriculares.

  27. Sebastião da Luz Primo disse:

    Em anos anteriores o Conselho Regional de Educação Física vem nos alertando sobre a importância das atividades Físicas no ambiente Escolar, são várias as vantagens de uma criança praticar esportes, variam desde almento de sua imunidade biológica ao nivelamento de seu corpo.

  28. Boa noite, acho que deveria voltar o número de aulas para Educação física nas escolas, que eram 3 vezes por semana. Todas deveriam ser práticas e não em sala de aula. O MEC reduziu pra 2 aulas e ainda transformou essas aulas em teoria, diminuindo mais ainda a prática de exercícios que seriam necessários para a saúde dos alunos!.

  29. Rita vaz da silva disse:

    Apoiado! Se nao movimenta o corpo, enferruja, adoece etc.

  30. Sonia disse:

    Muito importante essa matéria ! A disciplina de Educação Física , apesar de ser um componente do currículo da cidade, infelizmente é vista como um passatempo, um momento de recreação.
    E a Educação Física contribui muito para o desenvolvimento do indivíduo , e nesse período que estamos enfrentando nossa disciplina vai ajudar muito os alunos, principalmente no lado socioemocional .

  31. Luzia Cristina Costa disse:

    Se colocar esta linda especifidade no mesmo patamar que a matemática e o português com leis que realmente a promovam a este mesmo nível, teremos seres humanos, conscientes de seu corpo, de como cuidá lo, qual a sua importância no corpo social, agindo com humanidade em todo tecido político. Um cidadão de fato cosmopolita. Que venha o quanto antes esta ratificação na disciplina.

  32. SÔNIA Maria Rezende Garcia disse:

    Muito importante essa decisão. Pena que em muitos países ainda não tem profissional da área.

  33. José Rudiney de Sousa Miranda disse:

    crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas da terceira idade . Todos precisam de uma atividade física é claro direcionada por um profissional da área. a final qualidade de vida deve ser proporcionada a todos, pois, o movimento é sem dúvida a melhor prevenção de doenças crônicas ou não.

  34. Wendell Alexsandro de Assis Souza disse:

    Esse documento precisa chegar nas mãos e olhares de qualidade dos dirigentes, diretores, gestores das instituições de ensino na totalidade.

  35. Jose Paulo Giacomoni, Prof.Zéca disse:

    É bom lembrar que Já tivemos no Brasil, obrigatoriedade por legislação federal de três aulas semanais de Educação Física nas escolas do ensino fundamental e nos primeiros anos universitário.

  36. Jose Lorenzo marroquin disse:

    Lo que exponer UNESCO es una realidad… El deterioro del sistema immunologico guarda estrecha relacion con la poca importancia que se da a la Educacion Fisica en los sistemas educativos. En mi pais es importante revalorar la asignatura, en cantidad y calidad. el sistema immunologico es una defensa natural creada desde condiciones fetales y el sedentarismo, la presion, ansiedad, desequilibrios emocionales, atribulaciones memoristicas, la tecnologia hacia la pasividad, los castigos y pobresa del hogar, la interrelation personal truncada no lo soluciona mas que la Educacion Fisica. Es necesaria fortalecer su calidad…. En mi pais no 5 de cada 100 estudiantes recibe clases de Educacion Fisica y si recibe una hora a la semana. El ambients social violento los mantiene inactivos en sus casas…. Estas realidades son los maximo’s estimulos motivantes que nos impulsan a poner todo nuestro mejor esfuerzo y recurring al apoyo de organisms como ustedes para unificar manifestos,y esfuerzos de optimo apoyo.

  37. Mikaelly FERREIRA disse:

    Gostei tudo que está aí é pura verdade,achei muito ótimo isso ❤

  38. Joel Costa disse:

    Não é preciso ser especialista para saber que a prática desportiva é uma mais valia para toda a gente, jovens incluidos.

  39. Patricia Dos Anjos disse:

    E nós, professores, devemos engrossar este coro, com ma8s dedicação, qualidade e empenho, a fim de oferecer tudo o que a Educação Física cobre.

  40. Márvio Chedid disse:

    E como conseguir promover tão importante retorno a saúde, física e mental, com apenas 50 minutos por semana ?? É preciso inverter essa visão míope.

  41. Sônia Dalva Marquezini dos Anjos disse:

    Realmente uma coisa MT importante e com certeza a melhor coisa se movimentar e deixa o pulmão mais forte

  42. Cléo disse:

    Adorei

  43. Anna Mazoni disse:

    Penso que A EF não é uma disciplina valorizada justamente pela visão que é expressa nesse documento da Unesco. Tal visão considera a importância da Educação Física não pelos saberes que ela ensina e sim pelo seu potencial impacto em outras áreas, inclusive a econômica. Se vocês lerem os “benefícios e prejuízos” no texto acima vão ver que o que legitima a EF, segundo esse discurso, não tem nada a ver com os conhecimentos tratados na disciplina. Aprender a ginástica, a dança, o esporte etc é, na minha opinião, tão importante quanto os conteúdos do Português e da Matemática. Quando se fala dessas disciplinas consideradas mais nobres, sempre se enfatiza a apropriação dos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades diretamente ligadas a esses conhecimentos. Quando se fala da Educação Física, a ênfase recai sobre outros fatores (economia, saúde, habilidades socio-emocionais), não sobre os conhecimentos que compõem o currículo. Isso fica evidente quando o texto fala que a EF tem como o benefício o “aumento do rendimento acadêmico”. É claro que esse rendimento se refere às outras disciplinas, essas sim consideradas acadêmicas. Ou seja: uma visão instrumental da EF.
    Vamos abrir nossos olhos. As organizações internacionais como Banco Mundial, OCDE, Unesco etc promovem uma agenda mundial para a educação baseada na lógica do capital humano (isso está claro no texto acima), cuja noção de qualidade é pautada e medida pelo desempenho em avaliações estandardizadas que testam apenas os conhecimentos de Linguagem e Matemática e, às vezes, de Ciências. Outras disciplinas são apenas auxiliares na formação do “trabalhador do século XXI”.
    Não penso que esse documento da Unesco sobre a Educação Física seja mal intencionado, apenas revela uma compreensão limitada e instrumental da área. Apresenta, inclusive, retrocessos em relação a outro documento da própria organização, formulado em 2015, sobre a “Educação Física de Qualidade”. Isso sem falar nos equívocos na articulação entre EF escolar e saúde, bem abordados no comentário do Prof. Victor França.
    Imagino que não haja alguém da Ed. Física na equipe que formulou o material da Unesco, que é assinado por uma economista. Isso remete a um fenômeno presente também no Brasil: pessoas de fora da Educação Física falando sobre ela e por ela. Muitas vezes as intenções são boas, mas são ignoradas as discussões que vêm sendo travadas no campo acadêmico nas três últimas décadas e se divulgam visões limitadas, funcionalistas e às vezes caricaturais da presença dessa disciplina na escola.

  44. Verônica disse:

    É preocupante ler que ainda tem aulas de Educação Física somente para o corpo em movimento. Nós, professores já trabalhamos há muito tempo com a então denominada Educação Física de qualidade.

  45. Mateus Freitas disse:

    Imprescindível divulgar a importância da Educação Física e todas as suas possibilidades. Mais do que nunca se mostra como uma área de valor para o nosso mundo, seja em questões de saúde física, emocional e comportamental. Que os órgãos de grande nome possam agir em favor da nossa área cada vez mais.

  46. Sandro Ochoa Tavares disse:

    Costumo “brincar” com essa frase: O Esporte SALVA!
    E essa é a mais pura verdade, nós profissionais da Educação Física temos a responsabilidade de fazer essa “Educação Física de Qualidade” em nossas aulas, e com isso validar todos estudos já feitos que comprovam isso além de cumprirmos nosso papel social tão importante que é ser professor.

  47. Francisco disse:

    Ótimo texto sobre a maneira de ter Educação Física nas escolas e para que os jovens possam realizar algum tipo de atividade física e tempo de pandemia e nas escolas.

  48. Cristiane disse:

    Fico muito satisfeita da preocupação da Unesco com os profissionais de Educação Física.Enquanto aqui na minha cidade demitiram todos que estavam trabalhando até o ano de 2020.Lamentável.

  49. Maria Angélica A. Marcico de Souza disse:

    Corretíssimo. Nós, educadores físicos e praticantes devemos divulgar e anexar is conceitos nas vidas. Apoio toda atividade física.

  50. MARCOS BATISTA Nunes disse:

    Antigamente que a Educação Física era mais uma bola e o professor, era obrigatório a participação dos alunos e quem não podia tinha que levar um atestado e declaração…Hoje, que estamos bem mais preparados e com um leque de modalidades, e, ainda nesse momento critico, a Educação Física não tem o seu valor, nem obrigatoriedade, nem essencial foi considerada… O que será que houve para tanto retrocesso?
    A resposta nós sabemos né?
    Governos e governantes que não vêem retorno a eles.

  51. George disse:

    Que boa notícia!

  52. Antonio Carlos disse:

    Enquanto esses 2 últimos aspectos ainda for fortemente presente no nosso contexto aqui no Brasil, a educação física só continuará como uma mera disciplina tapa-buraco. Aqui parece que o único investimento que existe é na CORRUPÇÃO.

  53. Maria Luiza Oliveira da Costa disse:

    Sou professora aposentada, esta informação me trouxe um ânimo em saber que pode existir uma preocupação em investir na Educação Física como atividade importante no desenvolvimento ,qualidade de vida e na aprendizagem do aluno.
    Com a Pandemia me dói ver o que as crianças e jovens estão passando . Uma Educação Física de qualidade contribuí para SAÚDE do corpo , mente e espírito de todos nós.
    Fui 26 anos alfabetizadora e sempre fiz uso da atividade física desde o saber respirar, correr , alongar , aprender competir , relaxar e muito mais, pois entendo que nossa primeira leitura e escrita esta em nosso corpo .
    Uma vida saudável agradece.

  54. Rita Fátima dos Reis silva Fittipaldi disse:

    Até que enfim o reconhecimento de que a Educação física é essencial para todo ser humano!

  55. José Henrique Simei disse:

    A Educação Física precisa ser muito mais valorizado no pais

  56. Alfredo Gomes disse:

    O dia que a educação física sair somente só campo do lazer, esporte e educação para o campo da saúde, seremos visto com diferença!

    EDUCAÇÃO FÍSICA É SAÚDE!

  57. claudevan peixoto messias disse:

    Ok otimo

  58. claudevan peixoto messias disse:

    Se faz necessária e urgente a mudaçapos a educação física deve ser mas valorizadana rede publica ou estadual que nosso agir qualitativamente se reverecie na consequência e criatividade de um histórico social.

    1. eeduardogomesdias@gmail.com disse:

      Ok

  59. Jeferson disse:

    Gratificante Grande passo! Esperamos que os países aceitam essa grande iniciativa.

  60. Joao Pantoja disse:

    Infelizmente a QUALIDADE de políticos que o Brasil têm (maioria) só investe nós próprios montantes bancários A corrupção, a vaidade, a avareza, o orgulho das facções políticas, INFELIZMENTE, se mantém após décadas de redemocratização do país… através de licitações fraudulentas com “empresas” de faxada que imperam com as mesmas oligarquias que se perpetuam no poder aos olhos da justiça… que é cega.. mesmo se tivesse olhos para isso…nem todos iam querer enxergar isso tudo. INFELIZMENTE

  61. Damiao disse:

    Top demais, tudo que está escrito é pura verdade!

  62. Carolina Leite disse:

    Excelente informação! Se depender de mim será amplamente divulgada.

  63. Esta é uma visão demasiada “esportivista” como dito na dissertação de França (2018) dado fato de que as unidades temáticas, agora abrangem, habilidades a serem desenvolvidas sejam nas dimensões procedimentais, atitudinais e conceituais, que trabalham não somente mais com os quesitos práticos, de experimentação, mas também reflexão e contextualização. Então, na prática, a educação física vem se moldando aos parâmetros pedagógicos, e passam a utilizar também livros didáticos, aulas em classe e todo o trabalho de planejamento antecipado. Por uma Educação Física que saiba diferenciar a função educacional para a vida da educação física em detrimento ao corpo. S

    Sim ela serve com base fundamental para recuperação como forma de consciência e vivências de práticas escolares, mas não para se “reabilitar”, até por que para isso precisamos debater o lugar da Educação Física na Escola, por que para isso precisaremos de um centro médico ou profissional para além dos que já trabalham n9 campo, pista, piscina, quadra, ao ar livre etc… centro e cabine pedagógica, se estamos falando em prática para o melhoramento do corpo.

    A seção de saúde (prática, clínica e de reabilitação) não tem na escola. Então, valorização primeiro com a reformulação desporto vs educação do físico na e para a sociedade.

    “Nada vai nos fazer acelerar o tempo perdido, mas podemos melhorar o tempo de agora.

    Prof. Victor França

    FRANÇA, V. S. A Disciplina educação física nas reformas educacionais: discursos e relações de saber-poder (1971 – 2017)
    http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1160

  64. David de Jesus Bastos disse:

    Nos tempos passado as escolas tinham recreação voltada pra educação física que era de extrema importância social.

  65. Gianacrlo Xavier disse:

    Com certeza Educação Física provedora de conhecimentos e qualidade de vida! Torna-se cada vez mais necessário hábitos saudáveis desde à infância…E porquê, PORQUÊ que a Secretaria de Educação do RS reduziu as aulas semanais de 3 para 1? Realmente não estamos sendo governados por altruístas!!Minhas esperanças se acabam desse jeito!Mas já estou rezando..abraço p todos! Deus no coração..

  66. Kathya Oltramari disse:

    Graças a Deus estamos caminhando pra um reconhecimento real e digno pra um caminho preventivo futuramente, muitas doenças a problemas terão senão a cura, mas o alívio de consequências…

  67. ANA LUCIA DE SOUZA ANDREATTO disse:

    Precisamos elevar o patamar da Ed física, só assim iremos ajudar o nosso país a vencer a Pandemia, que os governos estaduais entendam e apóiem o nosso retorno.

  68. Jane disse:

    Seria interessante se TODOS os profissionais de EDUCAÇÃO FÍSICA fossem VACINADOS…não apenas aqueles que trabalham com alunos de escolas. Temos uma gama enorme da população adulta madura e idosa atendida por nós educadores físicos em diversas instiruições não acadêmicas que se dedicam igualmente para esta promoção de qualidade de vida e manutenção da boa saúde da população.

  69. Fábio Fernandes disse:

    Se faz necessária e urgente uma mudança não só nos investimentos, mas também na forma com a Educação Física é vista pelo gestores públicos de todos o Brasil, de outra forma vamos continuar a ” enxugar gelo”, pois temos de um lado professores que se dedicam e buscam melhorar suas práticas, no entanto ainda temos municípios de nosso país que os próprios gestores, que deveriam pensar na educação integral do estudante, acabam privilegiando outros componentes curriculares ou nenhum e acabam deixam à margem esta disciplina que educa tanto, transforma pensamentos, muda condutas etc.
    Precisamos mudar essa realidade.
    Educação física é tão essencial quanto qualquer outro componente.

    1. MARLENE SOUSA SILVA disse:

      Concordi com você. Fabio

    2. MARLENE SOUSA SILVA disse:

      Concordo.

  70. UMBELINA da Conceição Rodrigues disse:

    Realmente, precisa com urgência, a educação física ,ser mais valorizada, na rede pública estadual,foi lá que me aposentei. Deixa muito a desejar. No estado de minas gerais,ainda muitas escolas,que nem se quer, existe uma quadra, material sem comentários, vestiários,etc. Trabalhei vinte e cinco anos, e sempre improvisando e ensinando meus alunos a fazer material reciclável, para fazer as atividades físicas,me aposentei e continua o mesmo, sempre o profissional reclamando sim.

  71. KLEBER CERQUEIRA DE MELO disse:

    A forma como nos utilizamos, e seus objetivos, de quaisquer situação ou episódio na vida determina a qualidade ou não dos agentes promotores. Historicamente a Educ. Física apresentou e apresenta suas “qualidades” existenciais. Devamos estar atentos para não sermos utilizados instrumentalmente, mais uma vez, como promotores de uma “qualidade” da sociedade dominante. Que nosso agir qualitativamente se referencie na consciência e criticidade histórico-social.

  72. SHEILA APARECIDA PEREIRA DOS SANTOS SILVA disse:

    Aproveito para divulgar um trabalho belíssimo feito em uma parceria entre Unesco é a Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo . São guias didáticos que fundamentam e mostram.como ensinar Esporte para as crianças visando à educação integral delas.
    https://ecoleseme.wordpress.com/edicoes-on-line/

  73. Ronaldo Gião disse:

    Quem deveria lutar por isso são os conselhos CREF de cada estado e no geral, antes os profissionais de Educação Física não eram essenciais, agora são? Espero que no Brasil tenhamos está mesma mentalidade da UNESCO, e consigam enxergar isso, pois quem está mais interessado são os leigos do que o próprio conselho que até agora não vi matéria alguma em defesa, porque se não Jajá os “YouTuber,s”, da vida vão querer preescrever exercícios para pacientes/alunos pós Covid… quem tiver algum material em defesa que o profissional é essencial, favor me mandar, grato.

    1. Waldecir Lima disse:

      Desculpe….mas vc não viu nenhuma ação dos CREFs acerca desse tema, principalmente o CREF4/SP, provavelmente pq vc não se interessou em saber o que está acontecendo.
      Se atualize….procure se informar antes de tecer comentários desprovidos de qualquer argumentação, por favor!

  74. Soraia alve disse:

    Excelente!

  75. Marcelo G Massaud disse:

    Excelente matéria! A EF de qualidade precisa ser implantada em todo o país, através de iniciativas público/privadas, para o bem da sociedade.

  76. Silvia Mayer Rosado disse:

    Muito bom este material, serve para compartilharmos e assim, mais e mais pessoas irão aderir a um estilo de vida saudável . Obrigada Impulsiona por mais este conteúdo, abraço.

  77. Weliton de Freitas Silva disse:

    A Educação Física pautada na qualidade sempre foi uma grande aliada a quem de fato busca o desenvolvimento da saúde física e emocional nas Escolas.
    Sigamos na Luta por uma Educação Física cada vez mais reconhecida e valorizada perante a sociedade, pois, os desafios sempre foram muitos, porém, as vitórias tem sido maiores ainda.

  78. Helio Barroso de Oliveira disse:

    Já é sabido pelos profissionais de Ed. Física da sua importância pra saúde e bem estar. Agora a UNESCO torna mundialmente a necessidade desta disciplina em todas as escolas do mundo.

  79. Rita de Cassia Elioterio da Silva disse:

    Material maravilhoso.Ja estou levando para discutir em sala de aula remota hj.

  80. Alexandre Maynarte Santos disse:

    Ainda existem escolas que não tem espaço e materiais adequados para a Educação Física.

  81. Isabel Lopes Rezende disse:

    Meu trabalho sempre foi pautado em valores pertinentes a formação holística do ser humano. Me identifico com a proposta do IMPULSIONA.
    Parabéns, vocês são super parceiros.
    Obrigada.
    Isabel

  82. ROSANA disse:

    Acho que já passou da hora da EF chegar nos hospitais como prevenção também, quantos projetos podem ser desenvolvidos junto a outros profissionais.

  83. jose luis disse:

    Sem dúvida um país que não investe em Atividade Física desde a mais tenra idade até os mais idosos está fadado a ter que investir em remediar a Saúde de sua população o que vai custar infinitamente mais.

  84. José luis disse:

    Outro grde problema daí os lugares para as práticas de uma atividade física de qualidade, escolas sem ao menos um local com mínimas condições pista ser fazer uma atividade física. Todos os bairros deveriam tem centro esportivo de qualidade parte os profissional fazerem atividades diversas com qualidade.

  85. CARLA DANTES MACEDO disse:

    Otima iniciativa, os governantes precisam entender do valor e importancia que a atividade fisica e educação fisica escolar tras ao ser humano, qualidade de vida e saúde.

  86. Edelcio José dos Reis Sousa disse:

    Muito importante investimento na Educação Física de qualidade de de extrema relevância

  87. Edelcio José dos Reis Sousa disse:

    Muito importante os investimentos na Educação Física de qualidade de expressão relevância

    1. José Manuel castaneda disse:

      Parabéns pela Unesco de fazer esses investimentos, e entender que a educacion fisica além de formar seres humanos íntegros a sociedades também fortalece a saúde de crianças, adolescente, jovens, adultos e particularmentes as pessoas idoso..
      Professor José Manuel castaneda..roraima município uiramutã.