Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Os Jogos Olímpicos se tornaram a maior competição esportiva do planeta. Com mais de 10 mil atletas competindo a cada quatro anos, é natural que muitos esportes queiram fazer parte desse evento. Mas como será que são escolhidas as modalidades Olímpicas? Por que o futebol, por exemplo, faz parte do programa, mas o futsal não? Descubra a resposta agora!
Antes de tudo, o esporte precisa ser reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional. Nesse momento, ele passa a ser organizado por uma Federação Esportiva Internacional (como a FIFA, que administra o futebol, por exemplo).
A Federação Internacional do esporte em questão precisa se comprometer com dois movimentos importantes: o código antidoping e a Carta Olímpica. O primeiro existe para que atletas não usem substâncias ilícitas que melhorem o desempenho nas provas. O segundo tem como propósito estabelecer os princípios e valores do Movimento Olímpico.
O Comitê Olímpico Internacional pode reconhecer uma atividade como esporte, mas isso não significa que ela vai ser inserida no programa dos Jogos Olímpicos. Para isso, é necessário preencher uma requisição oficial. E não são todos os esportes que podem fazê-lo. É obrigatório que homens de ao menos 75 países em 4 continentes e mulheres de 40 países em 3 continentes pratiquem frequentemente a modalidade.
Atividades com propulsão mecânica não podem entrar nos Jogos Olímpicos. Então, apesar do automobilismo ser reconhecido como esporte, não possui os critérios para participar da competição, já que os carros são movidos a motores. O mesmo acontece com os mind sports, esportes da mente, como o xadrez.
Para que um esporte entre nos Jogos Olímpicos, alguma modalidade precisa sair. O Comitê Olímpico Internacional está sempre revisando a lista de esportes, analisando quais podem render mais engajamento com os fãs e, é claro, investimento de patrocinadores ou da mídia. Por isso, há um esforço político por parte das federações internacionais para manter seus esportes na competição.
Em 2020, o COI permitiu pela primeira vez na história que o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio incluísse novas modalidades sem a exclusão de nenhuma – veja quais são abaixo. Porém, os novos esportes são exclusivos do Japão, e não deverão ser repetidos na próxima edição Olímpica.
O interesse das novas gerações nos Jogos Olímpicos tem reduzido. Para reverter essa situação, modalidades como surf, por exemplo, ganham espaço na competição porque atraem os mais jovens. Os jogos eletrônicos, e-sports, também são alvos de polêmicas. Eles fizeram sua estreia em uma grande competição internacional nos Jogos Asiáticos de 2018, na Indonésia, e a arena estava lotada com a garotada fã de videogames. Mas jogos eletrônicos podem ser considerados esportes? O Comitê Olímpico Internacional diz que sim.
Voltamos à pergunta inicial do texto. A resposta não-oficial, comentada nos bastidores do esporte, é que a exigência do Comitê Olímpico Internacional para incluir o futsal é que a FIFA permita atletas com mais de 23 anos de participarem dos Jogos Olímpicos. No entanto, a FIFA entende que essa decisão iria diminuir a importância da Copa do Mundo. Outro fator é que o Mundial de futsal é disputado nos mesmos anos dos Jogos Olímpicos, e a FIFA não estaria disposta a alterar a data. O esporte possui todos os critérios para fazer parte da competição, mas esse embate político impediria a sua entrada.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio vão trazer seis novidades. Caratê, skate, escalada e surf vão participar pela primeira vez da competição. Baseball retorna aos Jogos junto da sua versão feminina, o softball. Outra estreia importante dentro do esporte basquete é a disciplina 3×3.
É hora de colocar o padel nas olimpíadas.
O Beach Soccer, Futevolei,Beach Tenis,FuteMesa. Deveriam ser considerados esportes pois cumpre os requisitos que o COI determina.
Capoeira tem no mundo todo por que não estar
Padel deveria ser olímpico
Acredito que a queimada como é conhecida aqui em Minas Gerais deveria sim fazer parte das modalidades esportivas em campeonatos, olimpíadas etc. Além de motivar as pessoas ( crianças,jovens e adultos)é um esporte que desperta interesse e envolvimento dos atletas.
O Tiro esportivo com estilingue!
Por acaso como funcionam a inscrição de um atleta nas olimpíadas?
Em geral, por classificação do proprio atleta. Ao atingir certo indice ou colocaçao no ranking, a respectiva federaçao internacional envia o convite para a entidade administradora da modalidades em nivel nacional a qual confirma a aceitação do “convite” do atleta.
Super pertinente no momento. Adoreiiii…..!!!!!
Ainda acho que serão inseridos o futvolei e futmesa, tendo em vista o grande crescimento dessas modalidades em vários países.
Gostaria que a capoeira fizesse parte dos jogos olímpicos!
Acredito que é o momento do Handebol na areia!!
Golf-7 nas paraolímpicos
Show de bola. Estava fazendo esta discussão no 2o ano do Ensino Médio e este artigo me deu um bom embasamento teórico.
Futsal deveria estar nas olimpiedas e um esport muito bom admiro muito
Futsal deveria fazer parte da Olimpíada!
Hóquei de patins tradicional , patinação de velocidade (patins de rodinhas) , Handebol de praia e futevôlei. São ótimos esportes plasticamente, mas não sei se atende os critérios.
Ultimate Freebie, Futebol Americano e Beach soccer
Qual esporte brasileiro fez,faz ou vai fazer parte das olimpíadas
Eu queria muito xadrez mesmo sabendo que é proibido
Eu gostaria de ver um esporte cujo os atletas lutassem com espadas samurai de verdade e quem viesse ao óbito primeiro perdia.
Sim. Peteca.
Sim. Peteca.
Muay Thai poderia entrar
Gostaria é de ver o Jiu-Jitsu.
Oi gostaria de saber se vc sabe se tem chance da patinação artistica sobre rodas entrar nos jogos olímpicos
Queimada!!!
Gostaria muito de ver uma competição onde atletas paralímpicos participassem juntos com atletas que não fossem portadores de necessidades especiais. Exemplo: 1 Revezamento da corrida de 4x100m, 4x 200m incluir um atleta com deficiência visual. 2 Voleibol sentado incluir um atleta sem necessidade especial. 3 Revezamento da natação incluir 2 atletas com necessidades especiais e 2 atletas sem necessidade especial. Entendo que em algumas modalidade isto seria muito enriquecedor.
Esportes com atletas com e sem deficiência já ocorrem. O futebol de 5, para deficientes visuais, tem todos os goleiros sem deficiência.
No vôlei sentado já teve a experiência de um único atleta com mínima deficiência, mas esta experiência já foi abandonada.
A ideia de esportes para pessoas com deficiência foi de que pudessem ser integradas à sociedade. Porém, devido às suas deficiências, não estão em condições de competir em igualdade com pessoas sem deficiência. Além disso, dentro do próprio movimento paralímpico há divisões por classes, pois mesmo entre os atletas paralímpicos há uma necessidade de equiparar atletas com condições similares.
Tapembol do meu amigo Março Aurélio!
QUADRIBOL TERRESTRE
Olá aqui é a Márcia Tozo, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
uau muito legal em
eu nao sou professor mas gostei de aprender como que sao escolhidos os jogos olimpicos
É triste saber que os fatores políticos acabem sendo mais importantes do que o esporte em sí, principalmente nos Jogos Olímpicos, que deveriam isolar questões políticas e religiosas principalmente. O fato de incluírem também “esportes” onde as suas atividades vão totalmente contra o entendimento de atividade física, privilegiando o sedentarismo, é também muito triste. Faz com que a credibilidade esportiva e a verdadeira intenção dos Jogos Olímpicos acabem sendo deteriorados ao longo do tempo. Uma pena !!!
sim
Gostei das informações contidas aqui, relevantes.
Gostaria muito que a Orientação fizesse parte dos Jogos olímpicos, pense em praticar um esporte que utiliza a natureza comoncampo de jogo..
Fiquei curiosa para fazer qual definição que o COI tem sobre o termo esporte. Tenho um pouco de dificuldade em entender como esporte atividades que não se caracterizam prioritariamente de movimento corporal.
Denise, nós também ficamos curiosos! Tentamos encontrar uma definição oficial do COI, mas eles evitam esse tipo de afirmação. O conceito acaba ficando bastante subjetivo, né?
maratona de canoagem
Floorball! Já tem o reconhecimento do COI.
Fiquei curiosa para saber quais esportes saíram para esses 6 entrarem!1
Olá gostaria que o Frescobol fizesse parte dos jogos olímpicos.
Tchoukball, corfebol