Histórias Inspiradoras

O que é Educação Física? Descubra diferentes conceitos

Entenda qual a importância desta área do conhecimento e do profissional de Educação Física para o desenvolvimento humano

O que é Educação Física? Quando falamos nela, logo pensamos no espaço escolar, onde estudantes executam exercícios sob orientação de um professor. Historicamente, a Educação Física surgiu como um método para disciplinar e controlar as pessoas a partir dos seus corpos, mas esta concepção foi mudando ao longo do tempo. Atualmente, se reconhece a sua importância no desenvolvimento físico, social e emocional – contribuindo, assim, para o desenvolvimento integral humano. Veja um resumo da história da Educação Física aqui.

No passado, a Educação Física acontecia quase que exclusivamente no ambiente escolar. Somente após a década de 1980, a disciplina chegou a academias e clubes, atendendo pessoas de todas as idades. Desse modo, a Educação Física passou a ser definida como um “processo educacional que usa o movimento como um meio de ajudar as pessoas a adquirir habilidades, condicionamento, conhecimento e atitudes que contribuem para seu ótimo desenvolvimento e bem-estar” (Dr. Valdir Barbanti, em “O que é a Educação Física”).

O objeto de estudo da Educação Física é o ser humano, que além de biológico, é emocional, cognitivo e social. Por isso, a Educação Física se utiliza de outras ciências para observar e estudar todas as dimensões do homem. Ela exerce potencialidades, desenvolve funções mentais, coordenação motora, criatividade, livre expressão e sociabilidade.

Com uma ampla área de atuação, o profissional de Educação Física pode atuar no campo do condicionamento físico, de ensino e recreação, na orientação e treinamento de atletas de alta performance, na recuperação e reabilitação de pacientes, além do ramo de turismo ecológico.

A importância do profissional de Educação Física

Há aproximadamente três décadas, a graduação do profissional de Educação Física era pautada em suas habilidades físicas e motoras, enquanto o conhecimento teórico e científico não possuía destaque no curso. Com o desenvolvimento científico no campo das ciências médicas e da saúde, a Educação Física passou a ser essencial na prevenção e no tratamento de diversas doenças e na promoção da saúde e qualidade de vida. Desse modo, o Conselho Nacional de Saúde (resolução n° 218 de 6 de março de 1997), reconheceu os profissionais de Educação Física como Profissionais de Saúde. Além disso, o Ministério da Saúde também incluiu a atividade física no Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa mudança refletiu nos currículos de formação profissional, que dividiu o curso de Educação Física em licenciatura e bacharelado, formando profissionais com atuações diferenciadas. O primeiro é capaz de atuar na Educação Básica, como professor na escola. Já o segundo diploma permite que o profissional atue nos campos da prevenção, promoção e reabilitação da saúde, na educação e em projetos sociais, de esportes e de lazer.

Portanto, o profissional de Educação Física tem papel fundamental na promoção da saúde populacional, prevenindo doenças como obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras, conferindo mais qualidade de vida, bem-estar e longevidade. Além disso, o profissional de Educação Física tem um papel fundamental na utilização do movimento para o desenvolvimento cognitivo de crianças, jovens e adultos.

BNCC na Prática: do currículo à sala de aula

4
Deixe um comentário

avatar
4 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Jairo Pereira da Silva
Visitante
Jairo Pereira da Silva

Muito bom

Claudio de Souza Maia
Visitante
Claudio de Souza Maia

Excelente,texto! Estou no primeiro semestre de educação física,sempre gostei dessa área pretendo me qualificar mas ainda…

Personal
Visitante
Personal

Muito legal! Cada vez mais os educadores físicos são considerados profissionais de saúde fundamentais para o bem-estar pessoal e coletivo. É uma disciplina emocionante (e que tem crescido bastante).
Fora os cursos que estão revolucionando totalmente a formação desses profissionais, como a Universidade de Michigan, nos EUA.
No Brasil um dos cursos mais diferentes e inovadores é o da Faculdade EnsinE (quero estudar lá ano que vem, vou colocar o link no comentário)
Parabéns pelo texto, o mundo da Educação Física ainda tem muito o que crescer!

Vinicius
Visitante
Vinicius

É maravilhoso tudo isso que aprendemos com a Educação Física. Vários conhecimentos