Histórias Inspiradoras

Conquiste seus alunos com uma brincadeira inspirada no jogo Fortnite

Professor dos Estados Unidos cria atividade física baseada no game que mais cresce no mundo

Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/

Talvez você nunca tenha ouvido falar do Fortnite, mas os seus alunos com certeza já. Esse jogo de computador e videogame virou febre mundial, com mais de 200 milhões de jogadores, entre eles famosos como Neymar e Messi. E a empresa que criou o Fortnite está feliz da vida: já lucrou mais de R$ 10 BILHÕES de reais!

Erik Schlemm, professor de Educação Física com apenas um ano de experiência, viu na paixão pelo jogo virtual uma oportunidade de conquistar e movimentar os seus alunos. O americano conta que “a tecnologia está sempre avançando, e os estudantes estão no centro dessa revolução.” Ele procurou alguma sugestão online de como aproveitar o Fortnite na Educação Física mas não encontrou nada. Decidiu, então, criar ele mesmo uma brincadeira baseada no game. Veja e inspire-se abaixo!

Ah, e se quiser baixar um PDF com todo o conteúdo dessa aula para não esquecer de nenhum detalhe, clique aqui: FORTNITE NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Entendendo o Fortnite

Antes de começar, é importante saber do que se trata o jogo. Fortnite pode ser jogado no videogame, computador ou até mesmo smartphone. O game começa com 100 jogadores que voam por cima de uma ilha e precisam escolher um lugar para pousar. Assim que colocam o pé em terra firme, eles devem recolher o máximo possível de recursos para se defender ou batalhar com os outros personagens. A medida que o tempo passa, o mapa da ilha fica mais apertado, fazendo com que seja difícil se esconder dos adversários. O objetivo é ser o último jogador sobrevivente.

  • Material necessário para a atividade

– Entre 4 e 12 bolas (o ideal é que não sejam muito duras)

– De 2 a 4 colchonetes, tatames ou objeto semelhante que sirva de “escudo”

– 2 cones

– Coletes para separar as equipes

  • Como jogar Fortnite na aula de Educação Física

Para começar o jogo, os alunos recebem os coletes e são divididos em dois times. Os participantes devem ocupar um lugar na quadra ou no pátio (times misturados entre si) e ficar parados até escutarem o apito. O professor então rola as bolas na quadra e apita. Os alunos podem correr para pegar a bola ou procurar abrigo com os colchonetes espalhados pela quadra.

Leve o Fortnite para a Educação Física

O objetivo do jogo é ROLAR a bola e acertar o oponente abaixo dos joelhos. Os alunos que forem atingidos pelas bolas devem sair da quadra e ficar ao lado do cone, conforme a imagem acima. IMPORTANTE: os alunos não podem arremessar a bola por cima. Quem o fizer, também sai de quadra e fica ao lado do cone.

Existe uma maneira para os alunos voltarem ao jogo depois de serem atingidos. Quando o adversário tenta acertar um membro do seu time e este consegue SEGURAR a bola, quem arremessou é eliminado e quem segurou a bola pode resgatar o companheiro na fila do cone. Mas caso o aluno TENTE segurar a bola e ela escape, ele é eliminado como se tivesse sido atingido nas pernas.

O professor ainda pode adicionar outra regra para os alunos voltarem à quadra. Todos que estiverem na fila do cone, terão que fazer polichinelos por um minuto. Assim, além de retornarem ao jogo, os jovens se mantém ativos o tempo todo.

Outra regra importante é que a cada 5 minutos, o espaço do jogo diminui. No começo, os jovens podem ocupar a quadra inteira. Depois, não podem mais entrar na linha de três pontos do basquete. Em seguida, o professor reduz a atividade a um terço da quadra. Até finalmente usar apenas o círculo central. Isso reflete a lógica do Fortnite, e evita que alunos “se escondam” durante toda a brincadeira. Ganha o time que tiver mais jogadores dentro do círculo central no final da aula. Caso o espaço usado para a brincadeira não seja a quadra, o professor pode fazer as marcações usando fita ou corda. Quando a quadra diminui de tamanho, os alunos eliminados na fila do cone não retornam à atividade. Veja mais claramente na imagem abaixo.

Brincadeira imita Fortnite na aula de Educação Física

O professor Erik Schlemm preparou um vídeo com as regras. Está em inglês, mas pode ajudar no entendimento da brincadeira. Confira:

Quer baixar um PDF com o conteúdo dessa matéria para não esquecer de nenhum detalhe? Clique aqui: FORTNITE NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor, comente abaixo o que você achou do Fortnite adaptado para a Educação Física! E se fizer a atividade na sua aula, mande fotos e vídeos para contato@impulsiona.org.br

94
Deixe um comentário

avatar
69 Todas os comentários
25 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Gilson Santos
Visitante
Gilson Santos

Gostei, é um jogo cooperativo e competitivo e bem dinâmico.

Fernanda
Visitante
Fernanda

Adorei a proposta. Bem dinâmica. Não consegui entrar baixar o pdf dessa atividade.

Jackeline Caetano
Visitante
Jackeline Caetano

Muito bom!!

CAMILLA GARCIA
Visitante
CAMILLA GARCIA

Muito top!!! Vou falar com os meus alunos sobre jogos eletrônicos na semana que vem e vou aplicar essa atividade nas turmas de 6 e 7 ano.

Maria Claudia
Visitante
Maria Claudia

Esses jogos nos mostram a importância da ressignificação de alguns jogos digitais isso faz com que os estudantes possam conhecer e ter um novo olhar sobre os jogos.

Renata Pascale Gireli Oliveira
Visitante
Renata Pascale Gireli Oliveira

Atividades como essa nos faz repensar sobre o tema, amplia os nossos horizontes sobre a prática dos jogos digitais/eletrônicos e nos inspiram a criar/adaptar outros jogos e incluí-los em nossas aulas. Muito bom!

Alessandra Kally Ciardi Barbosa
Visitante
Alessandra Kally Ciardi Barbosa

Inspirador para nos auxiliar na elaboração de novas estratégias.

Talyne
Visitante
Talyne

Adorei a atividade. Muito bem elaborada. Quero muito realizar com os meus alunos.

Alexis caio
Visitante
Alexis caio

Interessante vou fazer nas minhas aulas .

Carla J Almeida
Visitante
Carla J Almeida

Pensar a prática de um jogo eletrônico é desafiante, e abre um leque de possibilidades para adaptações de outros jogos e até adaptações criadas em grupo pelos próprios alunos. A versatilidade dos jogos infindável e enriquecedora.

Adriana
Visitante
Adriana

Gostei, interessante!!!

Andrea Bissi
Visitante
Andrea Bissi

Atividade bastante interessante!

Márcia Paiva
Membro
Márcia Paiva

Excelete

Cimara Pianta Frederico
Visitante
Cimara Pianta Frederico

Realizei a atividade nas minhas aulas.
Foi um sucesso.

Diogo
Visitante
Diogo

Ótima atividade!!!

PJ - Paulo Junior
Visitante
PJ - Paulo Junior

Super bem elaborado e muito dinâmico, parabéns ao criador.

Edmar Raimundo de Paula
Visitante
Edmar Raimundo de Paula

Achei super interessante. Uma duvida, os jogadores ficam em pé, e o total de bola colocadas no jogo é correspondente a quantidade de alunos no jogo?

ROBERTO ARENHART
Membro
ROBERTO ARENHART

Muito interessante, show.

Lucia
Visitante
Lucia

Nossa , adorei…faço recreação em festas infantis e amanhã terei uma festa. , e divinha o tema FORTNITE!!!
Vou fazer mais uma adaptação, vai ser um sucesso, tenho certeza!!
Obrigada

Junierik Ribeiro
Visitante
Junierik Ribeiro

Parabéns pela atividade, vou fazer com meus alunos, tenho certeza que eles vão adorar.

Heibe Monteiro
Membro
Heibe Monteiro

Parabéns pelos jogo!!!!
Ameiiiii!Irei desenvolver um jogo parecido com as famosas “nerfs” rs.

Adriana
Visitante
Adriana

Adorei o jogo, se vc puder me ajudar… pra mim nao ficou claro o seguinte: após os alunos pegarem as bolas e pararem no local, como acontece a aproximação no adversário? Quem começa a tentar queimar o adversário? Como a bola é reposta no jogo dps de queimar ou nao alguém? Cada pessoa tem sua vez ou tudo acontece ao mesmo tempo? Obrigada!

ANDRÉA FONSECA GONZALES
Visitante
ANDRÉA FONSECA GONZALES

Adorei!!! Realizamos em trabalho conjunto da Sala de Educação Fisica, da nossa escola, como uma forma de (re)apresentar conteúdos básicos e apontar, também, para a importância do estudo da Física como ponto de apoio à compreensão positiva dos conteúdos.

EDSON ANJOS DE SOUZA
Membro
EDSON ANJOS DE SOUZA

Parabéns !
É uma ótima ideia, realizarei no planejamento do segundo semestre !

Stelamaris
Visitante
Stelamaris

Nossa, que beleza, muito criativa esta atiividade! vou fazer com meua alunos!

guttemberg tavares
Membro
guttemberg tavares

Boa noite! acho mega super positivo professores e criatividades em todas as metodologias práticas também introduzo algumas estratégias em minhas aulas principalmente nos esportes de raquetes que são meu maior foco hoje conhecendo o impulsiona cada vez mais estou mim tornando mais aprendizado como devemos sempre nos atualizar e conhecer ferramentas que ajude a todos no meio educacional em geral principalmente incluindo os alunos com algum problemas de deficiência isso todos sabemos que a inclusão é o suporte para todos na educação física em geral parabéns professor sua ideia adaptada foi genial.

Eliane Campos de Oliveira
Visitante
Eliane Campos de Oliveira

Tô adorando os conteúdos..

Reginaldo Alves Silva
Visitante
Reginaldo Alves Silva

Muito interessante. Ótimo. Bem produtivo

Consuelo
Visitante
Consuelo

Achei muito interessante!

Daniela Mello
Membro
Daniela Mello

Amei… Já vou encaixar no meu plano!!

Luana Marques Silva
Membro
Luana Marques Silva

Eu adaptei este jogo de uma forma diferente, com mais elementos do próprio jogo, ficou semelhante a uma corrida, usei um pepel com uma pontuação diferente baseada na pontuação das armas do jogo online. Depois espalhei os papeis na área do jogo, ao iniciar o jogo cada aluno poderia pegar a quantidade possível de papeis, após isso poderia “pegar” qualquer alvo escolhido e confrontar os pontos, quem tiver a maior pontuação elimina o adversário, e fica com os pontos dele, até sobrar um vencedor. diferente deste jogo os alunos não ficam ativos o tempo inteiro mas a partida acaba rápido,… Read more »

Marcelo Moda
Membro
Marcelo Moda

Parabéns pela matéria.
É uma atividade muito simples, uma variação da queimada, mas que faz toda a diferença na hora de cativar os alunos para a aula. Realmente temos que “reiventar” nossas aulas para motivar essa nova geração, e esta foi um excelente exemplo.

Bianca Pereira
Admin
Bianca Pereira

Amei a matéria!

Rogerio landim da rocha
Visitante
Rogerio landim da rocha

achei legal deve ser muito divertido,vamos praticar.boa.

michelle oliveira
Membro
michelle oliveira

Muito bom! Adorei e já vou incluir no plano de aula da semana. Tenho certeza que meus alunos também vão adorar!!! Valeu!

Gabriela Hentz Reynaldo Barreiros
Membro
Gabriela Hentz Reynaldo Barreiros

Achei muito dinâmico. Eu particularmente não conheço o game, porém assim em quadra ele parece ser mais divertido e estimulando estratégias. Com certeza estarei aplicando com os estudantes do 5o ano. Eles vão amar!

Vilson Oliveira
Membro
Vilson Oliveira

ótimo ! Precisamos diversificar nossas aulas !

Lidia Yoshiko Konishi
Visitante
Lidia Yoshiko Konishi

Acredito que os alunos vão gostar muito.

Marcio Bonifacio
Visitante
Marcio Bonifacio

Adorei criativo e acho que esse é o caminho atrair as crianças falando a linguagem deles ! Ex: a tecnologia a favor da educação física. Meus parabéns

Wiliam
Visitante
Wiliam

Parabens!!!!! Nota 10

Maurinete Prado da Silva
Visitante
Maurinete Prado da Silva

Qual a faixa etária dos estudantes?

Cláudio Luiz Teixeira
Visitante
Cláudio Luiz Teixeira

Adorei. Cheio de estratégias. Me agradou muito.

Denise Batista
Visitante
Denise Batista

O jogo parece interessante,logo irei testar, porém uma das escolas que trabalho não possui colchonetes, então terei que adaptar.

Liliana.
Visitante
Liliana.

Muito legal!!!!! Amei a ideia..

CLEMILSON
Visitante
CLEMILSON

Top. Vou levar aplicar com meu 4°ano!

Danillo Esquilo
Visitante
Danillo Esquilo

Parabéns ao colega americano, gostei muito da ideia, justamente por adaptarmos um jogo do momento, podemos assim dizer, para termos a atenção total dos alunos. Com certeza vou realizá-lo em uma de minhas aulas este ano.

ismênia
Visitante
ismênia

Muito bom! Criativo e trazer essa interação para o concreto, ou seja a realidade é vivenciar o mundo individual de forma coletiva, explorando ainda a parte motora que hoje as crianças e adolescentes não quase não tem no cotidiano. Achei muito envolvente penso que vão gostar muito!

Zenith Pereira
Visitante
Zenith Pereira

Incrível! Tenho certeza que meus alunos se envolverão!!! Já está no plano de aula…

Lilison
Visitante
Lilison

Adorei a Ideia e vou pô-la em prática amanhã mesmo!

Lilison Levi Laurentino
Visitante
Lilison Levi Laurentino

Na minha escola funcionou muito bem! Usei como momento de aquecimento lúdico e criei algumas adaptações para minha realidade escolar: frisbee como escudo; bambolês como casas “área de proteção”; polichinelo para quem foi atingido e flexão para “Head shot”. Foi só sucesso, todas as turmas quiserem fazer. Depois envio as fotos.

Maria do Carmo Gomes Sob ral
Visitante
Maria do Carmo Gomes Sob ral

Muito bom que pena que não sou professor de educação física zona mas amei a sugestão