Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Talvez você nunca tenha ouvido falar do Fortnite, mas os seus alunos com certeza já. Esse jogo de computador e videogame virou febre mundial, com mais de 200 milhões de jogadores, entre eles famosos como Neymar e Messi. E a empresa que criou o Fortnite está feliz da vida: já lucrou mais de R$ 10 BILHÕES de reais!
Erik Schlemm, professor de Educação Física com apenas um ano de experiência, viu na paixão pelo jogo virtual uma oportunidade de conquistar e movimentar os seus alunos. O americano conta que “a tecnologia está sempre avançando, e os estudantes estão no centro dessa revolução.” Ele procurou alguma sugestão online de como aproveitar o Fortnite na Educação Física mas não encontrou nada. Decidiu, então, criar ele mesmo uma brincadeira baseada no game. Veja e inspire-se abaixo!
Ah, e se quiser baixar um PDF com todo o conteúdo dessa aula para não esquecer de nenhum detalhe, clique aqui: FORTNITE NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Antes de começar, é importante saber do que se trata o jogo. Fortnite pode ser jogado no videogame, computador ou até mesmo smartphone. O game começa com 100 jogadores que voam por cima de uma ilha e precisam escolher um lugar para pousar. Assim que colocam o pé em terra firme, eles devem recolher o máximo possível de recursos para se defender ou batalhar com os outros personagens. A medida que o tempo passa, o mapa da ilha fica mais apertado, fazendo com que seja difícil se esconder dos adversários. O objetivo é ser o último jogador sobrevivente.
– Entre 4 e 12 bolas (o ideal é que não sejam muito duras)
– De 2 a 4 colchonetes, tatames ou objeto semelhante que sirva de “escudo”
– 2 cones
– Coletes para separar as equipes
Para começar o jogo, os alunos recebem os coletes e são divididos em dois times. Os participantes devem ocupar um lugar na quadra ou no pátio (times misturados entre si) e ficar parados até escutarem o apito. O professor então rola as bolas na quadra e apita. Os alunos podem correr para pegar a bola ou procurar abrigo com os colchonetes espalhados pela quadra.
O objetivo do jogo é ROLAR a bola e acertar o oponente abaixo dos joelhos. Os alunos que forem atingidos pelas bolas devem sair da quadra e ficar ao lado do cone, conforme a imagem acima. IMPORTANTE: os alunos não podem arremessar a bola por cima. Quem o fizer, também sai de quadra e fica ao lado do cone.
Existe uma maneira para os alunos voltarem ao jogo depois de serem atingidos. Quando o adversário tenta acertar um membro do seu time e este consegue SEGURAR a bola, quem arremessou é eliminado e quem segurou a bola pode resgatar o companheiro na fila do cone. Mas caso o aluno TENTE segurar a bola e ela escape, ele é eliminado como se tivesse sido atingido nas pernas.
O professor ainda pode adicionar outra regra para os alunos voltarem à quadra. Todos que estiverem na fila do cone, terão que fazer polichinelos por um minuto. Assim, além de retornarem ao jogo, os jovens se mantém ativos o tempo todo.
Outra regra importante é que a cada 5 minutos, o espaço do jogo diminui. No começo, os jovens podem ocupar a quadra inteira. Depois, não podem mais entrar na linha de três pontos do basquete. Em seguida, o professor reduz a atividade a um terço da quadra. Até finalmente usar apenas o círculo central. Isso reflete a lógica do Fortnite, e evita que alunos “se escondam” durante toda a brincadeira. Ganha o time que tiver mais jogadores dentro do círculo central no final da aula. Caso o espaço usado para a brincadeira não seja a quadra, o professor pode fazer as marcações usando fita ou corda. Quando a quadra diminui de tamanho, os alunos eliminados na fila do cone não retornam à atividade. Veja mais claramente na imagem abaixo.
O professor Erik Schlemm preparou um vídeo com as regras. Está em inglês, mas pode ajudar no entendimento da brincadeira. Confira:
Quer baixar um PDF com o conteúdo dessa matéria para não esquecer de nenhum detalhe? Clique aqui: FORTNITE NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Gostei, é um jogo cooperativo e competitivo e bem dinâmico.
Adorei a proposta. Bem dinâmica. Não consegui entrar baixar o pdf dessa atividade.
Muito bom!!
Muito top!!! Vou falar com os meus alunos sobre jogos eletrônicos na semana que vem e vou aplicar essa atividade nas turmas de 6 e 7 ano.
Esses jogos nos mostram a importância da ressignificação de alguns jogos digitais isso faz com que os estudantes possam conhecer e ter um novo olhar sobre os jogos.
Atividades como essa nos faz repensar sobre o tema, amplia os nossos horizontes sobre a prática dos jogos digitais/eletrônicos e nos inspiram a criar/adaptar outros jogos e incluí-los em nossas aulas. Muito bom!
Inspirador para nos auxiliar na elaboração de novas estratégias.
Adorei a atividade. Muito bem elaborada. Quero muito realizar com os meus alunos.
Interessante vou fazer nas minhas aulas .
Pensar a prática de um jogo eletrônico é desafiante, e abre um leque de possibilidades para adaptações de outros jogos e até adaptações criadas em grupo pelos próprios alunos. A versatilidade dos jogos infindável e enriquecedora.
Gostei, interessante!!!
Atividade bastante interessante!
Excelete
Realizei a atividade nas minhas aulas.
Foi um sucesso.
Ótima atividade!!!
Super bem elaborado e muito dinâmico, parabéns ao criador.
Achei super interessante. Uma duvida, os jogadores ficam em pé, e o total de bola colocadas no jogo é correspondente a quantidade de alunos no jogo?
Muito interessante, show.
Nossa , adorei…faço recreação em festas infantis e amanhã terei uma festa. , e divinha o tema FORTNITE!!!
Vou fazer mais uma adaptação, vai ser um sucesso, tenho certeza!!
Obrigada
Tire fotos e mande para nós, Lucia! contato@impulsiona.org.br
Parabéns pela atividade, vou fazer com meus alunos, tenho certeza que eles vão adorar.
Parabéns pelos jogo!!!!
Ameiiiii!Irei desenvolver um jogo parecido com as famosas “nerfs” rs.
Que máximo, Heibe! Manda fotos e vídeos pra gente no contato@impulsiona.org.br
Adorei o jogo, se vc puder me ajudar… pra mim nao ficou claro o seguinte: após os alunos pegarem as bolas e pararem no local, como acontece a aproximação no adversário? Quem começa a tentar queimar o adversário? Como a bola é reposta no jogo dps de queimar ou nao alguém? Cada pessoa tem sua vez ou tudo acontece ao mesmo tempo? Obrigada!
Oi, Adriana! Obrigado pelo comentário e pelas perguntas! Segundo o criador da brincadeira, não tem ordem nem “vez”. Tudo acontece ao mesmo tempo!! Mas é claro, você pode adaptar à atividade como achar melhor. Se fizer com os seus alunos faça fotos e vídeos e mande para colocarmos nas nossas redes sociais!!
Adorei!!! Realizamos em trabalho conjunto da Sala de Educação Fisica, da nossa escola, como uma forma de (re)apresentar conteúdos básicos e apontar, também, para a importância do estudo da Física como ponto de apoio à compreensão positiva dos conteúdos.
Parabéns !
É uma ótima ideia, realizarei no planejamento do segundo semestre !
Nossa, que beleza, muito criativa esta atiividade! vou fazer com meua alunos!
Boa noite! acho mega super positivo professores e criatividades em todas as metodologias práticas também introduzo algumas estratégias em minhas aulas principalmente nos esportes de raquetes que são meu maior foco hoje conhecendo o impulsiona cada vez mais estou mim tornando mais aprendizado como devemos sempre nos atualizar e conhecer ferramentas que ajude a todos no meio educacional em geral principalmente incluindo os alunos com algum problemas de deficiência isso todos sabemos que a inclusão é o suporte para todos na educação física em geral parabéns professor sua ideia adaptada foi genial.
Tô adorando os conteúdos..
Muito interessante. Ótimo. Bem produtivo
Achei muito interessante!
Amei… Já vou encaixar no meu plano!!
Eu adaptei este jogo de uma forma diferente, com mais elementos do próprio jogo, ficou semelhante a uma corrida, usei um pepel com uma pontuação diferente baseada na pontuação das armas do jogo online. Depois espalhei os papeis na área do jogo, ao iniciar o jogo cada aluno poderia pegar a quantidade possível de papeis, após isso poderia “pegar” qualquer alvo escolhido e confrontar os pontos, quem tiver a maior pontuação elimina o adversário, e fica com os pontos dele, até sobrar um vencedor. diferente deste jogo os alunos não ficam ativos o tempo inteiro mas a partida acaba rápido,… Read more »
Que legal, Luana! Você tirou fotos ou fez vídeos da atividade? Manda pra gente! contato@impulsiona.org.br
Parabéns pela matéria.
É uma atividade muito simples, uma variação da queimada, mas que faz toda a diferença na hora de cativar os alunos para a aula. Realmente temos que “reiventar” nossas aulas para motivar essa nova geração, e esta foi um excelente exemplo.
Amei a matéria!
Valeu, Bia! Conte conosco!
achei legal deve ser muito divertido,vamos praticar.boa.
Valeu, Rogério! Se fizer com os seus alunos, mande fotos e vídeos para contato@impulsiona.org.br para darmos visibilidade!
Muito bom! Adorei e já vou incluir no plano de aula da semana. Tenho certeza que meus alunos também vão adorar!!! Valeu!
Que máximo, Michelle! Se fizer mesmo, manda fotos e vídeos para a gente? contato@impulsiona.org.br
Achei muito dinâmico. Eu particularmente não conheço o game, porém assim em quadra ele parece ser mais divertido e estimulando estratégias. Com certeza estarei aplicando com os estudantes do 5o ano. Eles vão amar!
Gabi, a ideia é exatamente essa: levar para a garotada que está sempre no mundo digital. Se fizer a atividade conta para gente como foi? Manda o seu relato para contato@impulsiona.org.br
ótimo ! Precisamos diversificar nossas aulas !
Isso aí, Vilson! Trazer o digital para o mundo real!
Acredito que os alunos vão gostar muito.
A gente também, Lidia!
Adorei criativo e acho que esse é o caminho atrair as crianças falando a linguagem deles ! Ex: a tecnologia a favor da educação física. Meus parabéns
É isso aí, Marcio! Se fizer na sua escola, conta pra gente como foi pelo contato@impulsiona.org.br
Parabens!!!!! Nota 10
Qual a faixa etária dos estudantes?
Oi, Maurinete. Não tem uma faixa etária específica para a atividade. Mas o jogo é muito popular entre crianças a partir dos 10~12 anos.
Adorei. Cheio de estratégias. Me agradou muito.
Que bom, Cláudio! Se fizer na sua escola, envie fotos e vídeos para contato@impulsiona.org.br
O jogo parece interessante,logo irei testar, porém uma das escolas que trabalho não possui colchonetes, então terei que adaptar.
Isso aí, Denise! O que importa é colocar a atividade em prática, mesmo improvisando. Se fizer mesmo, mande o seu relato para a gente? contato@impulsiona.org.br
Muito legal!!!!! Amei a ideia..
Top. Vou levar aplicar com meu 4°ano!
Valeu, Clemilson! Manda foto e vídeo para a gente? contato@impulsiona.org.br
Parabéns ao colega americano, gostei muito da ideia, justamente por adaptarmos um jogo do momento, podemos assim dizer, para termos a atenção total dos alunos. Com certeza vou realizá-lo em uma de minhas aulas este ano.
Não importa o lugar do mundo, uma boa aula sempre serve de inspiração, né? 😉 valeu, Danillo! Se fizer a atividade envia pra gente umas fotos ou vídeos: contato@impulsiona.org.br
Muito bom! Criativo e trazer essa interação para o concreto, ou seja a realidade é vivenciar o mundo individual de forma coletiva, explorando ainda a parte motora que hoje as crianças e adolescentes não quase não tem no cotidiano. Achei muito envolvente penso que vão gostar muito!
Incrível! Tenho certeza que meus alunos se envolverão!!! Já está no plano de aula…
Zenith, que maravilha! Compartilha como foi a aula com a gente? É só enviar um email para contato@impulsiona.org.br
Adorei a Ideia e vou pô-la em prática amanhã mesmo!
Oi, Lilison! Rolou? Conta pra gente como foi? É só enviar um email para contato@impulsiona.org.br
Na minha escola funcionou muito bem! Usei como momento de aquecimento lúdico e criei algumas adaptações para minha realidade escolar: frisbee como escudo; bambolês como casas “área de proteção”; polichinelo para quem foi atingido e flexão para “Head shot”. Foi só sucesso, todas as turmas quiserem fazer. Depois envio as fotos.
Que máximo!! Manda as fotos sim!! contato@impulsiona.org.br
Muito bom que pena que não sou professor de educação física zona mas amei a sugestão