Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Durante oito dias, de 27 de outubro a 03 de novembro, 46 treinadores e professores de Minas Gerais participaram do Curso Nível I da Federação Internacional de Atletismo. O treinamento, ministrado pela Confederação Brasileira (CBAt) com a parceria do Impulsiona e da Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais, ofereceu uma iniciação no atletismo, com aulas teóricas e práticas em diversas disciplinas do esporte.
O curso aconteceu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e segundo Warlindo Carneiro, presidente da CBAt, ofereceu aos participantes uma visão diferente de como trabalhar o atletismo na escola. “Os professores conhecem o esporte lúdico e o competitivo e aprendem a construir materiais alternativos”, explica ele.
Um desses professores é Júnior Antônio Lopes, mais conhecido como Juninho. Aos 37 anos, ele já acumula 16 como professor de Educação Física na cidade de Japaraíba, a 220km de Belo Horizonte.
Apesar de contar com apenas quatro mil habitantes, Juninho conta que o município vem se destacando no atletismo, com jovens ganhando medalhas nos Jogos Escolares de Minas Gerais. “Aprendi o que sei sobre o atletismo na vivência, desde 2006 estou envolvido com o esporte. Mas essa foi a primeira vez que fiz um curso oficial de treinadores”, conta o professor.
Juninho explica que os conhecimentos adquiridos nos oito dias de curso podem ser aplicados com seus alunos. Isso foi facilitado graças ao instrutor Kiyoshi Takahashi, que “atendeu a todos os participantes de forma atenciosa e pessoal”.
Instrutor responsável pelo curso, Kiyoshi Takahashi é uma das maiores referências em atletismo no Brasil – já são mais de 40 anos como treinador. Ele explica que o curso oferecido em Belo Horizonte oferece 90 horas de aulas e avaliações teóricas e práticas. “Os professores que se destacam e ficam entre os 24 melhores, são credenciados pela Federação Internacional de Atletismo”, conta ele.
Confira no vídeo abaixo um pouco do trabalho de Kiyoshi Takahashi e do curso nível I de atletismo oferecido pela Confederação Brasileira e pelo Impulsiona.
Fiz o curso recentemente em Porto Alegre RS e realmente um curso maravilhoso ,professor Kiyoshi Takahashi de uma excelência sem par aprendi muito e sua disponibilidade em informar sem tamanho .