Histórias Inspiradoras

Sukarte: automobilismo e sustentabilidade na Educação Física

Conheça a atividade que relembra a brincadeira de carrinho de rolimã a partir da reciclagem

Você já ouviu falar no carrinho de rolimã? Esse brinquedo feito de tábua de madeira e rolamentos de aço fez muito sucesso no Brasil entre as décadas de 60 e 80. Com uma construção simples, sem precisar de muitos materiais ou ferramentas, a diversão estava garantida e as crianças partiam para a corrida de carrinhos na rua.

O professor Antônio Carlos Gomes, de Tupaterama (PE), resgatou essa brincadeira nas suas aulas de Educação Física. Tudo começou quando em uma gincana escolar um aluno levou um carrinho de rolimã para correr na quadra (foto abaixo). Porém, as rodas de metal sem proteção plástica acabariam degradando o piso. “Eu falei para os alunos que não daria pra fazer esse tipo de atividade ali, mas eles insistiram para que eu fizesse algo parecido nas aulas e eu me sensibilizei.”, contou o professor.

Buscando uma alternativa, Antônio observou que na escola tinha muita sucata, principalmente cadeiras velhas que eram substituídas e ficavam sem uso. Como ele já tinha habilidade com construção, resolveu usá-las para testar um modelo de carrinho, junto com as rodinhas de patinete e patins, já desgastadas, que os alunos tinham em casa.

Surge então o Sukarte, nome criado a partir da junção dos termos sucata, kart e arte. A atividade de corrida com carrinhos feitos a partir da reutilização de materiais disponíveis na escola é uma forma prática de incentivar hábitos sustentáveis e contribuir para o meio ambiente. Além disso, o Sukarte promove a inclusão, permitindo que participem alunos de todas as idades, meninos e meninas brincam juntos e pessoas com deficiência também conseguem usar o carrinho de forma adaptada.

Passo a passo do Sukarte

1. Construção do carrinho

O primeiro passo da atividade é construir o carrinho a partir daquela cadeira velha que ficou sem uso na escola. Por questões de segurança, a estrutura é montada pelo professor e os alunos ajudam no acabamento, lixando e pintando os carrinhos, o que faz com que eles desenvolvam suas habilidades criativas. “A aula fica até mais didática quando a gente constrói o próprio material, pelo cuidado que os alunos têm com o objeto que foi construído.”, declarou Antônio. Se quiser saber como construir um carrinho pro Sukarte, confira o passo a passo feito pelo professor:

2. Delimitar o espaço para a corrida

Depois de construir o carrinho é preciso demarcar a pista para a corrida, como se fosse na Fórmula 1. Essa marcação pode ser feita com cones, cordas, fita adesiva ou qualquer objeto disponível, o importante é que o espaço da quadra seja delimitado como um circuito a corrida de carrinhos. Veja como ficou a pista construída com cadeiras de plástico na quadra pelo professor Antônio e seus alunos:

3. Corrida de carrinhos

Depois de tudo pronto é hora da corrida! Para realizar a atividade é preciso duas pessoas: uma sentada e a outra empurrando o carrinho. Porém, a dinâmica da atividade pode variar, podendo ser em dupla ou em equipes fazendo o revezamento para que todos os alunos participem. Vence, a dupla ou equipe que fizer o percurso em menos tempo!

“É muito interessante o cuidado que eles precisam ter um com o outro, porque a regra básica da atividade com o carrinhos rolimã é: não solte o seu colega.”, contou o professor Antônio. O carrinho é rebaixado, então a distância dele pro chão não é suficiente para causar uma queda perigosa, mas para aumentar a segurança é recomendado o uso de itens como capacete, joelheira e tornozeleira. 

Uma dica para deixar a brincadeira ainda mais divertida é usar a sonorização de carros de Fórmula 1, como simulação do barulho dos motores e arrancadas. Os alunos ficam super animados e envolvidos na corrida! Dá uma olhada no vídeo abaixo:

Essa é uma ótima oportunidade de desenvolver habilidades de construção e trabalhar a sustentabilidade nas aulas de Educação Física.

E aí, gostou da ideia de atividade? Deixe o seu comentário!

Deixe seu comentário

30 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Meyre Soares do Monte Borges disse:

    Sem palavras…Trabalho excepcional, inspirador e mais incrível, com materiais recicláveis.
    Grata por compartilhar essa ideia tão significante para nós professores e alunos ;).

  2. Max Moreira disse:

    Cara que legal.
    Vou tentar fazer um carrinho como teste e ver se consigo sucesso.
    Parabéns Professor

  3. FRANCISCO DOWSLEY disse:

    Fantástico! Vou usar em breve nas minhas aulas.

  4. Maria de Lourdes Quaresma Parnaíba disse:

    Amei, vou aplicar na aula.

  5. Johnyson Weyne Da Silva Costa disse:

    Que legal! Gostei muito da ideia, acho que vou replicar na escola.

  6. PATRICIA RODRIGUES disse:

    Show!

  7. Paulo disse:

    Massa!

  8. Debora disse:

    Amei!

  9. Mailca disse:

    Ótima ideia!!

  10. Glaucia Gonçalves disse:

    ideia maravilhosa

  11. SÉRGIO DOS SANTOS DUARTE Duarte disse:

    fantástica idéia. vou copiar

  12. Roberia Luci Costa disse:

    Fantástico!!! Parabéns ao professor pelo trabalho e por nos inspirar com sua prática!!!

  13. Amaral_edfisica@hotmail.com disse:

    Quero parabenizar a excelente ideia um gênio

  14. Rosana disse:

    Que sensacional!!!! Parabéns professor pela excelente ideia….

  15. SCIREA BARBOSA NUNES disse:

    Muito bom, ótmo e criativo. Fez lembrar quando brincávamos, que tínhamos de construir o nosso próprio patinete.

  16. Professor Bombom disse:

    Top essa atividade

  17. Silvana Guedes disse:

    Adorei vou querer fazer em 2022

  18. Denis disse:

    Muito bom show de bola!!!!!!!

  19. Elizabete Hora disse:

    Muito legal essa ideia. Show de bola! Amei

  20. Daniella Dias disse:

    Ja quero ficar em prática

  21. Mara machado disse:

    Show….Gratidão por compartilhar conhecimentos produtivos e significativos. …Muito contribui para alavancar as aulas e serem cada vez mais prazerosas….#Impulsiona super recomendo…..Vcs arrasam equipe….Abracos…..

  22. Márcio Tomé disse:

    Criatividade e sustentabilidade lado a lado, ótima idéia para trabalhar a interação e a inclusão.

  23. José Carlos do Prado . disse:

    Brinquei muito isso na minha infância . Muito bom .

  24. Patrícia Roberta Alves Xavier de Almeida disse:

    Excelente ideia! Parabéns!

  25. Evelyn disse:

    Professor fera!

  26. José Maria disse:

    Ótima atividade sustentabilidade e criticidade trabalhando juntas. Parabéns.

  27. Mônica da Silva Marques disse:

    Parabéns Antonio!!! Educação com criatividade e divertimento!

  28. Sandra Mara Mayer disse:

    Achei muito criativo, Adorei !!

    1. Silmara disse:

      Muito bom. Vou fazer com os meu alunos. Parabéns!!!