Histórias Inspiradoras

Maleta da diversão: projeto de Educação Física resgata jogos e brincadeiras tradicionais

Iniciativa envolve alunos e famílias em atividades lúdicas para fortalecer a aprendizagem e os laços afetivos

Amarelinha, pular corda, jogo da velha, bolinha de gude… você lembra dessas brincadeiras na sua infância? Com o passar do tempo, muitas delas foram abandonadas ou substituídas.

Para resgatar os jogos e brincadeiras tradicionais, a professora Gabriela Comparoni, de Cajamar (SP), criou o projeto “Brincar é preciso!”, na EMEB Fernando Pupo Massagardi. Para ela, as transformações da sociedade estão diminuindo as oportunidades que as crianças têm de brincar. “A televisão ou celular ocupam um tempo cada vez maior nas atividades, a necessidade dos responsáveis se ausentarem para ao trabalho por um longo período impedem que brinquem mais com seus filhos e a insegurança nas ruas limitam as brincadeiras ao ar livre.”

Brincadeira de criança: como é bom!

O projeto realizado com os alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental cria um contexto lúdico para a aprendizagem. Toda semana, às sextas-feiras, duas crianças de cada turma levam para casa uma maleta com itens como corda, pião, elástico (brincadeira do elástico), dama, telefone sem fio, peteca, bolinha de gude, jogo da velha, jogo das cinco Marias e cartinhas de bater bafo, pé de lata e dominó.

Os alunos devem realizar as brincadeiras com os responsáveis e registrar com textos, desenhos ou fotos o que vivenciaram em casa no caderno que recebem junto da maleta. “A ideia é que as crianças possam realizar a tarefa em família tornando a aprendizagem e o seu desenvolvimento mais prazeroso, além de poder desfrutar desse momento de integração e afetividade”, contou a professora.

O caderno tem um espaço de registro para o aluno e outro para os responsáveis, que contribuem com a suas percepções sobre a atividade. Depois de um final de semana de muita diversão e aprendizado, as maletas retornam à escola e as crianças compartilham com os colegas como foi a experiência. Quando todos os alunos são contemplados com a maleta, a professora troca alguns objetos/ brinquedos para que eles possam levar novamente.

O projeto “Brincar é preciso!” acontece desde 2018 e fortalece a parceria entre família e escola, além de estimular o desenvolvimento dos pequenos. “Ao brincar, a criança compreende o mundo a sua volta, aprende regras, desenvolve habilidades físicas, motoras e sociais, além de incentivar a criatividade, imaginação e aprendizado’, reforça Gabriela, orgulhosa da iniciativa.

Fique por dentro!

Conheça o PDF gratuito do Impulsiona com sugestões de atividades lúdicas que podem servir para introduzir esportes, trabalhar as competências socioemocionais e valorizar a cultura popular por meio de brincadeiras tradicionais. Baixe AQUI!

Você usa os jogos e brincadeiras tradicionais nas suas aulas? Comente!

5
Deixe um comentário

avatar
5 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Julio Santos
Visitante
Julio Santos

Parabéns pela iniciativa.

Vera
Visitante
Vera

Que projeto legal .Parabéns pela iniciativa. Por mais professores assim.

Patrícia França
Visitante
Patrícia França

Parabéns pela iniciativa… E saudável brincar e envolver os pais nessa brincadeira assim voltamos ao antigo que e sempre novo, pois e preciso aprender sempre

Monalisa Nascimento Leri
Visitante
Monalisa Nascimento Leri

Parabéns a professora Gabriela, pela excelente iniciativa do projeto.
Um projeto que ensina novas brincadeiras e principalmente que a família participe, sô traz momentos positivos tanto educacionais, quanto emocionais para a criança.

Alan
Visitante
Alan

Excelente trabalho