Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Amarelinha, pular corda, jogo da velha, bolinha de gude… você lembra dessas brincadeiras na sua infância? Com o passar do tempo, muitas delas foram abandonadas ou substituídas.
Para resgatar os jogos e brincadeiras tradicionais, a professora Gabriela Comparoni, de Cajamar (SP), criou o projeto “Brincar é preciso!”, na EMEB Fernando Pupo Massagardi. Para ela, as transformações da sociedade estão diminuindo as oportunidades que as crianças têm de brincar. “A televisão ou celular ocupam um tempo cada vez maior nas atividades, a necessidade dos responsáveis se ausentarem para ao trabalho por um longo período impedem que brinquem mais com seus filhos e a insegurança nas ruas limitam as brincadeiras ao ar livre.”
O projeto realizado com os alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental cria um contexto lúdico para a aprendizagem. Toda semana, às sextas-feiras, duas crianças de cada turma levam para casa uma maleta com itens como corda, pião, elástico (brincadeira do elástico), dama, telefone sem fio, peteca, bolinha de gude, jogo da velha, jogo das cinco Marias e cartinhas de bater bafo, pé de lata e dominó.
Os alunos devem realizar as brincadeiras com os responsáveis e registrar com textos, desenhos ou fotos o que vivenciaram em casa no caderno que recebem junto da maleta. “A ideia é que as crianças possam realizar a tarefa em família tornando a aprendizagem e o seu desenvolvimento mais prazeroso, além de poder desfrutar desse momento de integração e afetividade”, contou a professora.
O caderno tem um espaço de registro para o aluno e outro para os responsáveis, que contribuem com a suas percepções sobre a atividade. Depois de um final de semana de muita diversão e aprendizado, as maletas retornam à escola e as crianças compartilham com os colegas como foi a experiência. Quando todos os alunos são contemplados com a maleta, a professora troca alguns objetos/ brinquedos para que eles possam levar novamente.
O projeto “Brincar é preciso!” acontece desde 2018 e fortalece a parceria entre família e escola, além de estimular o desenvolvimento dos pequenos. “Ao brincar, a criança compreende o mundo a sua volta, aprende regras, desenvolve habilidades físicas, motoras e sociais, além de incentivar a criatividade, imaginação e aprendizado’, reforça Gabriela, orgulhosa da iniciativa.
Conheça o PDF gratuito do Impulsiona com sugestões de atividades lúdicas que podem servir para introduzir esportes, trabalhar as competências socioemocionais e valorizar a cultura popular por meio de brincadeiras tradicionais. Baixe AQUI!
Parabéns Gabi, trabalho rico e além de desenvolver as habilidades integra as famílias com a escola e proporciona que as crianças tenham tempo de qualidade e diversão com familiares!!!
Show de bola essa ideia
A prof Gabi é sensacional, sua aulas são sempre muito lúdicas e dinâmicas. Acreditem, até carrinho de rolimã ela leva para garotada.
Adorei a iniciativa. Obrigada por compartilhar.
Olá!!Sim uso muito as brincadeiras tradicionais,no mês de agosto realizo o “Resgate cultural”,proporciono às crianças vários jogos , brincadeiras e brincadeiras cantadas, até carrinho de rolemã eu levo e faz o maior sucesso.
Realizo com o fundamental 1 e 2 , é preciso preservar também a nossa cultura e tradição.
Parabéns para essa professora,o Projeto está muito legal!!!
Oiiiii,Sou a CRISLENE e uso vários, sempre tenho cinco Marias em minha bolsa
Amei o.projeto, parabéns
Boa iniciativa. Parabéns professora pelo projeto, vou copiar na escola que leciono.
A educação é a chave para mudar o mundo. Parabéns pela iniciativa.
Que lindo! ❤️
Espetáculo de iniciativa, atuei por 30 anos com Educação Física diferenciada, me orgulho disso.Levava coração, cérebro e ossos de boi para sala e ensinava a prevenção de osteoporose, AVC, infarto.
Que bom!
Tudo que vem contra com a educação, considero como valioso.
Sensacional, diversão em família, resgate de brincadeiras e lembranças para vida toda, parabéns professora show!!!
Gostei da idéia, vamos copiar, posso?
Muito interessante, gosto e acho necessário trabalhar os jogos e as brincadeiras populares. Vou fazer com meus alunos.
Meu sonhooo parabéns pelo projeto penso em fazer isso aos domingos relembrando como era antes as brincadeiras nas ruas.
Que projeto incrível! Adorei Eu já trabalhei com estes tipos de brincadeiras com o fundamental I e realmente eles adoram….mas a ideia da maleta e o registro das vivências foi uma ideia realmente maravilhosa! Me fez refletir como profissional da área da Educação física e como mãe de um filho pré adolescente!! Parabéns e gratidão por cortilhar
Esse tipo de interação é de suma importância,pois proporciona momentos diferentes com os pais,tira essas crianças de telas,dentre outras coisas mais.
Ótima iniciativa!
Show
Sensacional
Achei sensacional parabéns pelo projeto!
Minha dissertação é sobre as brincadeiras de rua e foi aplicada no Ensino Médio.
Vamos brincar mais, parabéns colega.
Parabéns pela iniciativa quero que seja obrigatório em todas as escolas
Isso é maravilhoso como eu queria uma maleta dessa.
Amei!
Legal. Gostei da ideia.
Parabéns pela iniciativa.
Que projeto legal .Parabéns pela iniciativa. Por mais professores assim.
Parabéns pela iniciativa… E saudável brincar e envolver os pais nessa brincadeira assim voltamos ao antigo que e sempre novo, pois e preciso aprender sempre
Parabéns a professora Gabriela, pela excelente iniciativa do projeto.
Um projeto que ensina novas brincadeiras e principalmente que a família participe, sô traz momentos positivos tanto educacionais, quanto emocionais para a criança.
Excelente trabalho