Histórias Inspiradoras

Minecraft na Educação Física: leve essa ideia para as suas aulas!

Gamificação inspirada no jogo Minecraft incentiva a participação e o protagonismo dos alunos em escola do Espírito Santo

Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/

E se o universo dos games invadisse as aulas de Educação Física? Essa foi a ideia do professor Geraldo Brunelli, que, junto com os alunos do 3º ano do Fundamental, criou uma versão adaptada do jogo Minecraft. O game ganhou vida fora das telas na EEEF Liberal Zandonadi, integrando as habilidades previstas pela BNCC e o Currículo do Espírito Santo para Educação Física.

Por dentro do Minecraft

Lançado em 2009 e popular até hoje, Minecraft é um jogo eletrônico onde o objetivo principal é sobreviver em um mundo feito de blocos cúbicos. O jogador, controlando o personagem Steve, coleta recursos naturais, constrói ferramentas e abrigos, e se defende de criaturas que aparecem à noite.

Jogando e aprendendo

O objetivo de levar o jogo para a Educação Física foi aumentar o engajamento e a participação dos alunos. Para isso, o professor se baseou na gamificação, uma metodologia que usa elementos ou a estética de jogos no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, Sérgio comentou que buscou respeitar alguns pontos importantes.

Metas: Resolver o desafio em menor tempo possível ou primeiro que a outra equipe;

Regras: criá-las e estimulá-las coletivamente;

Feedback: Rever a estrutura do jogo sempre que necessário;

Participação voluntária: Os alunos precisam topar participar da proposta.

Passo a passo do Supercraft, o Minecraft da Educação Física

Passo 1: A atividade começou com uma discussão sobre o Minecraft, escolhido pelos alunos como tema. Eles compartilharam seus conhecimentos sobre o jogo, como objetivos, personagens e habilidades. O professor também propôs um debate sobre o impacto dos jogos eletrônicos no sedentarismo.

Passo 2: Em seguida, professor e alunos criaram juntos as regras e a estrutura do jogo, definindo os personagens, objetivos e se a atividade seria uma competição ou algo mais colaborativo. Eles decidiram por um desafio entre dois times, Steve e Alex, personagens do Minecraft, focando no trabalho em equipe. Na quadra, cada time deveria acertar bolas nas figuras adversárias para marcar pontos. Essas figuras representavam zumbis e Creepers, inimigos do jogo que atacam os jogadores.

Passo 3: A parte prática envolveu a criação dos personagens com materiais recicláveis, como caixas de papelão e garrafas PET, doadas pelos alunos e suas famílias. As crianças construíram os personagens Steve e Alex, além dos zumbis e Creepers, que serviam como alvo das bolas.

Passo 4:

Com tudo pronto, a hora do jogo chegou! A competição se estendeu por quatro aulas, com as vitórias registradas em um placar, e as equipes contempladas com troféus ao final. Confira o vídeo da atividade abaixo:

 

Saiba mais!

Se você ficou inspirado pela ideia de levar o universo dos jogos eletrônicos para a Educação Física, temos uma super dica! Preparamos um PDF gratuito que ajuda a entender a história dos games e oferece dicas práticas de como adaptá-los para o chão da quadra. ACESSE!

O que achou dessa ideia? Deixe o seu comentário!

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