Histórias Inspiradoras

Professor cria jornal da Educação Física para divulgar projetos realizados nas aulas

Iniciativa reforça a importância da Educação Física, destaca conquistas dos alunos e estimula o engajamento da comunidade escolar.

Transformar a Educação Física em notícia. Essa foi a ideia do professor Leandro Fernandes Garcia, de Jaú (SP), ao criar o jornal Chão de Quadra. A proposta nasceu com o objetivo de registrar, em um boletim mensal, os projetos e atividades desenvolvidos ao longo do ano em todas as turmas da EMEF Professora Isa Rosa Meirelles.

Todos os meses, Leandro define os projetos que farão parte da edição. As matérias trazem descrições das atividades, objetivos pedagógicos e registros em fotos dos alunos participando das aulas.

Objetivos do projeto

O Chão de Quadra foi criado com a intenção de:

  • Reafirmar a Educação Física como disciplina essencial para o desenvolvimento integral dos alunos;

  • Tornar visível o trabalho realizado nas aulas e registrar atividades, projetos e eventos;

  • Fortalecer a integração com outras disciplinas por meio de projetos interdisciplinares;

  • Valorizar o trabalho dos professores e as conquistas dos alunos;

  • Incentivar o engajamento da comunidade escolar;

  • Estimular a criatividade e a inovação nas aulas.

Como funciona

A cada mês, o professor elabora e edita o informativo que tem versões impressa e online. Cada aluno recebe sua cópia para levar às famílias, reforçando o vínculo entre casa e escola. O jornal promove interação por meio de enquetes e pesquisas, e seus temas são discutidos nas próprias aulas de Educação Física.

Impactos percebidos

Com o passar dos meses, o Chão de Quadra conquistou espaço na escola com professores, gestores, famílias e os próprios alunos. Os responsáveis contam que as crianças levam o jornal para casa orgulhosas de verem suas fotos e histórias registradas.

 “O projeto permite o registro de situações de ensino e aprendizagem que podem ser compartilhadas, compondo um material didático de apoio”, destaca o professor Leandro. Esse tipo de registro ajuda a fortalecer a identidade da Educação Física para além da prática corporal, proporcionando reflexões mais amplas que incluem os valores positivos do esporte.

A comunidade escolar também reconhece a relevância da iniciativa, destacando tanto a ludicidade quanto a oportunidade de acompanhar mais de perto a rotina dos alunos na Educação Física. Para outros professores, o jornal se tornou uma fonte de inspiração. “É um instrumento valioso para o desenvolvimento profissional de outros educadores”, contou a professora do 2º ano. Já a do 1º ano ressaltou que “o material proporcionou momentos de leitura em grupo, aproximou a Educação Física da alfabetização e valorizou as experiências das crianças”.

Confira abaixo algumas edições do jornal:

Curtiu a ideia? Deixe o seu comentário!

Deixe seu comentário

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Leandro disse:

    Agradeço a toda a equipe do IMPULSIONA pela oportunidade de contar esta minha história.

  2. José Jairson de Oliveira disse:

    Parabéns Professor por apresentar um trabalho que fortalece ainda mais a disciplina… Educação física tem uma importância fundamental a formação do ser humano.

  3. Moises disse:

    Parabéns pela grande idéia, aqui no Rio Grande do Sul não a nada parecido. A Educação física é sim uma importante ferramenta de conhecimento e apoio a novas experiências.