Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
O jogo de tabuleiro Gol de Placa está fazendo o maior sucesso no Brasil inteiro. A Escola Municipal Bilingue para Surdos Charles Michel de L’epee, no município de Itaquaquecetuba (SP), tem se destacado com uma versão especial do jogo.
A professora Paula Nepomuceno aproveitou o embalo da Copa do Mundo para trabalhar o jogo com os estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Segundo Paula, o fato de o material ser visual e concreto foi de suma importância para adaptar o jogo à realidade dos estudantes surdos, trazendo os principais acontecimentos do mundo real para a sala de aula. ”Se torna mais atrativo para eles verem os jogadores atuais e da nossa história do futebol’’, comentou.
O processo para a realização da atividade com os estudantes, de acordo com a professora, foi relativamente tranquilo. Isso porque as duas turmas já tinham um grande interesse no tema futebol. Por serem bem competitivos, a professora decidiu adaptar o jogo com dois dados.
‘’Cada aluno jogava os dados e, de acordo com a soma, andava as casas’’, explicou a professora. Segundo ela, os estudantes ficaram apaixonados pelo jogo de tabuleiro.
‘’Todos amaram, sem exceção. Esse clima de competição saudável só agrega para o sucesso da atividade. Além disso, a cada avanço do ‘jogador’ alguns estudantes narravam em Libras, o que tornou a dinâmica muito divertida e empolgante para eles’’, contou.
Por fim, de acordo com a professora, os conteúdos do Impulsiona têm ajudado na organização das aulas. “O uso de recursos visuais tem muito valor para os estudantes surdos. Ou seja, os conteúdos, além de pedagógicos, possibilitam um desenvolvimento cognitivo e oferecem uma forma visual de acesso ao conhecimento’’, finalizou a professora.
Ótima iniciativa. Excelente professora