Histórias Inspiradoras

Como usar inteligência artificial nas aulas de Educação Física

Chat GPT, a febre do momento na internet, pode ser usada pelos professores no planejamento de aulas criativas de Educação Física

Em meados da década de 90, a internet começou a se popularizar no Brasil. Menos de 30 anos depois, ela transformou radicalmente nossos hábitos – às vezes de forma positiva, outras nem tanto. Na escola, por exemplo, os professores podem recorrer à internet para planejar aulas criativas, mas precisam lidar com a desatenção de alunos hiper conectados nas redes sociais.

É cada vez mais necessário que as novas tecnologias sejam aliadas dos professores na sala de aula. Em 2023, a febre do momento tem nome e sobrenome: Chat GPT.

E acredite se quiser: essa ferramenta gratuita pode te ajudar, e muito, nas aulas de Educação Física. Mas vamos lá, um passo de cada vez.

O que é inteligência artificial?

De forma bem resumida, a inteligência artificial consiste em algum tipo de máquina capaz de pensar e tomar decisões de forma semelhante a seres humanos.

Tudo isso acontece porque a tecnologia consegue aprender por meio de dados e códigos, gerando uma infinidade de comandos que permitem “imitar” pessoas.

Essa tendência “futurística” ficou muito famosa em obras literárias e cinematográficas, como O Homem Bicentenário e Eu, Robô, do russo Isaac Asimov; ou AI: Inteligência Artificial, dirigido por Steven Spielberg.

 

Muitas vezes, essas obras alimentam a discussão sobre os riscos do avanço das máquinas, que, segundo alguns, poderiam se rebelar contra a raça humana. Mas vamos deixar esse papo para outro momento.

A inteligência artificial já é utilizada em algum lugar?

Com certeza! Os sites de vendas online, por exemplo, utilizam a IA para entender melhor os hábitos dos consumidores.

Empresas como a Tesla investem na tecnologia dentro do ramo automobilístico, com carros autônomos e inteligentes.

Na medicina, a IA ajuda na leitura de exames e prevenção de doenças.

Muitos segmentos já utilizam a capacidade dessa tecnologia para automatizar e melhorar processos internos e externos.

Mas e a Educação Física, onde entra nessa história?

Ahh, finalmente chegamos ao que interessa! A inteligência artificial pode e deve ser aproveitada pelas escolas, para potencializar o aprendizado dos alunos.

Convidamos o professor Gabriel Schiller, de Porto Alegre (RS), que se destacou durante a pandemia no uso da tecnologia na Educação Física, para mergulhar na nova ferramenta de IA do momento: o Chat GPT.

Primeiro, vamos entender como ela funciona. Depois, vamos conhecer as sugestões de aulas de Educação Física.

Entendendo o Chat GPT

O Chat GPT é muito simples para quem usa: você faz uma pergunta em uma caixa de texto, ou pede um conselho, e recebe uma resposta do computador.

A grande diferença do Chat GPT para o Google, por exemplo, é que ele consegue identificar o contexto da interação, e elaborar letras de música, poemas, piadas, códigos de programação, receitas…

A ferramenta é gratuita e pode ser utilizada em português. Mas chega de enrolação! Vamos ver no vídeo abaixo como funciona o Chat GPT na prática.

5 sugestões de aulas para a Educação Física

Agora sim! O professor Gabriel listou cinco atividades para os anos finais do Fundamental e para o Ensino Médio.

No final das sugestões, deixe seu comentário falando se gostou dessa matéria especial!

AULA 1: DEBATE

(Habilidade BNCC EF67EF02): identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.

Dinâmica da aula: Essa forma de explanação já é conhecida pelos estudantes e por vocês educadores. Os temas para as atividades são diversos e podem englobar assuntos como os “e-sports”, um exemplo bem atual que gera opiniões distintas.

Peça aos estudantes que façam perguntas no Chat GPT com temas como:

– Quais as diferenças e semelhanças dos e-sports para os esportes tradicionais?

– Quais são as principais competições nacionais e internacionais?

– Os e-sports podem contribuir para a qualidade de vida?

Ao final do diálogo com a plataforma, os estudantes se reúnem e montam grupos a fim de debater sobre as respostas e o ponto em comum ou a divergência. Podem ser criadas equipes “contra ou a favor” das pautas.

É importante que o educador nesse momento seja um mediador e procure estabelecer uma troca com os grupos de trabalho.

AULA 2: APRESENTAÇÃO ORAL

(Habilidade BNCC EF67EF06): analisar as transformações na organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações (profissional e comunitário/lazer).

Dinâmica da aula: Outra estratégia eficaz são as apresentações, que ajudam na fixação dos conteúdos trabalhados em aula e promovem habilidades sociais, como compartilhar suas opiniões em público e defender suas ideias.

Sugira um tema, de preferência aquele que você quer começar a trabalhar. Vamos utilizar o exemplo do tênis de mesa, ok?

Seus alunos podem pedir para o Chat GPT contar:

– A história da modalidade

– Curiosidades

– Regras básicas

– Movimentos iniciais

– Principais atletas

– Competições

Ao final da interação com a plataforma Chat GPT, os grupos montam uma apresentação para compartilhar com os demais colegas, que anotam os pontos principais abordados pelos grupos. Aqui, é importante ressaltar com os alunos que as respostas do Chat GPT não devem ser “copiadas e coladas”, mas sim servir como inspiração para as apresentações.

AULA 3: TEATRO

(Habilidade BNCC EF89EF05): identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência, etc.) e a forma como as mídias os apresentam.

Dinâmica da aula: Aproveitando a criatividade dos estudantes, podemos ter o auxílio da plataforma Chat GPT em diálogos sobre:

– Violência no esporte (diferença entre briga x luta)

– Corrupção no âmbito esportivo (trazer exemplos populares entre os estudantes, como o caso FIFA)

– Alimentação e a busca do corpo “ideal” (incentivando a aceitação corporal e reduzindo o bullying).

Após coletar as informações no Chat GPT, os alunos devem ser separados em grupos e encenar situações criadas por eles dentro dos temas designados. Essa atividade é ótima para resgatar os estudantes que não se sentem à vontade durante as atividades práticas. Ela também pode gerar uma apresentação para a escola toda, já pensou que bacana?

AULA 4: ESCOLHA DE VIVÊNCIAS NÃO CONVENCIONAIS

(Habilidade BNCC EF67EF03): experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

(Habilidade EF67EF07): propor e produzir alternativas para experimentação dos esportes não disponíveis e/ou acessíveis na comunidade e das demais práticas corporais tematizadas na escola.

Dinâmica da aula: Essa atividade incentiva os estudantes a pesquisarem modalidades não convencionais, ou seja, esportes que não são popularmente praticados ou exibidos na grande mídia esportiva.

Os alunos podem pesquisar no Chat GPT:

– Esportes mais e menos populares do mundo

Após os diálogos com a plataforma, o educador conduz uma votação entre a turma para saber qual esporte chamou mais atenção. Em seguida, a turma pesquisa quais são as regras, movimentos e equipamentos necessários para praticar o esporte nas aulas.

AULA 5: GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS- COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININA

Duas meninas na aula de educação física com uma bola de futebol na mão

(Habilidade BNCC EF67EF06): analisar as transformações na organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações (profissional e comunitário/lazer).

Dinâmica da aula: Abordar o assunto da Copa do Mundo de Futebol Feminina é de suma importância dentro das aulas de Educação Física.

O ChatGPT é de grande auxílio em diálogos sobre a participação das mulheres no esporte, o combate ao machismo e, é claro, a pesquisa sobre as atletas brasileiras e mundiais, ainda pouco conhecidas.

Os alunos podem dialogar com a plataforma, por exemplo:

– Quando começou o futebol feminino no Brasil?

– O futebol é permitido para mulheres em todos os países do mundo?

– Qual a diferença de premiação para o campeão masculino e feminino na Copa do Mundo

– Quem são as jogadoras mais famosas da história?

Em seguida, o professor pode atuar como mediador para a turma criar acordos de respeito às mulheres nas aulas de Educação Física.

DICA EXTRA: COMO CITAR O CHAT GPT

É importante citar as referências de um trabalho porque além de dar autoridade à sua pesquisa, você garante os devidos créditos ao autor daquele conhecimento. Cada instituição têm suas exigências quanto à formatação, mas lembre aos seus alunos que é preciso citar as fontes.

No caso do Chat GPT, as informações abaixo devem ser destacadas:

  1. Autor: OpenAI
  2. Título do site: OpenAI
  3. Data de acesso: data em que você pesquisou no ChatGPT
  4. URL: https://openai.com/

E aí, gostou das ideias? Comente abaixo!!

Deixe seu comentário

31 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Elvio Schafranski disse:

    Ótimo conteúdo! Parabéns Impulsiona

  2. Edivanda disse:

    Parabéns! excelente.

  3. Marcos A Berlim disse:

    Parabéns, ótimo trabalho para esse contexto envolvendo a educação física.

  4. Joanes Jose da silva disse:

    Muito top esse post!

  5. Magda Aparecida Constantino disse:

    Gostei muito

  6. Débora Portela disse:

    Parabéns! Com certeza colocarei em prática!

  7. Catiane disse:

    Muito Interessante!!
    Gostei da ideia

  8. Eliete Rodrigues Barbosa disse:

    Muito interessante!

  9. Luciana disse:

    Parabéns! E como participar

  10. ANTONIA LOIOLA disse:

    Boa tarde!
    Não consegui entra no GPT

  11. João Nazareno Ferreira disse:

    A ideia foi única e bem oportuna, uma ferramenta autêntica nos novos tempos. Agradeço e parabenizo pela ideia.

  12. anderson disse:

    Muito top este artigo. Criei um também no meu blog sobre o chatgpt https://ganhandonanet.com/chatgpt-o-que-e/ . Espero que ajude aos seus leitores também.

  13. Mônica disse:

    Bom dia, muito interessante, mais uma ferramenta chegando com um auxílio ainda mais complexo. Obrigada pelas dicas e excelente explicação do professor Gabriel. Abraços a todos da equipe ,

  14. Suzane Maria Mesquita disse:

    Muito bom o conteúdo, poder proporcionar aos alunos novas formas e dinâmicas para as aulas de educação física.

  15. Simone Nascimento disse:

    Shoooow.

  16. ERALDO DE ANDRADE TEIXEIRA disse:

    Muito interessante e desafiador visto de uma outra ótica do movimento. O movimento criativo e investigativo.

  17. VALTER CARDOSO disse:

    Simplesmente sensacional ! Meio muito bom para estarmos melhorando cada vez mais as oportunidades de aprendizagens para os nossos alunos.

  18. Heber disse:

    Excelente abordagem do impulsiona a respeito da IA juntamente com o FANTÁSTICO professor Gabriel. Irei aplicar essa dinâmica com os alunos do EM.

  19. Adriana disse:

    Muito obrigada equipe impulsiona sempre fando nosvos horizontes para o nosso trabalho.

  20. Daniel Victor dos Santos disse:

    Sensacional, bem diferente este mecanismo de aula.

  21. Cássia Mendonça disse:

    Sim, gostei muito!

  22. Hennela Mara de Sousa Guimarães disse:

    Simplesmente incrível. Descomplicando a IA.

  23. Lilian Cristiane Dutra disse:

    Oi!
    Gostei muito.
    Obrigada!!

  24. Ana disse:

    Interessante, mas acredito que a única novidade é o uso da ferramenta durante as aulas, mas as práticas são as que muitos aqui já utilizam…Obrigada. Vamos experimentar mais essa.

  25. Raffaela disse:

    Parabéns, conteúdo excelente!

  26. Adriana disse:

    Excelente!

  27. Jefferson Ramos disse:

    Muito interessante, vou colocar em prática e depois comento o resultado.

  28. Eduardo disse:

    Muito bom e agradeço as idéias.

  29. Fábio Fernandes disse:

    Excelente!!
    Num momento em que o conhecimento é gerado automático ao estudante e muitas vezes ele fica sem saber utilizá-lo. Essa ferramenta é extremamente útil. Parabéns Impulsiona. Vou aplicar no 6° ano com meus alunos agora no início do ano letivo.

  30. ione viana disse:

    ótima ideia