Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
A professora Géssica de Sousa, da Escola Estadual Paulo Sá, em Eusébio, no Ceará, inovou nas aulas de Educação Física ao introduzir o golfe, uma modalidade pouco conhecida entre os alunos. Mas a novidade não parou por aí: os próprios estudantes construíram seus tacos utilizando materiais recicláveis.
Um taco de golfe profissional chega a custar cerca de R$3000,00 e os campos para a prática do esporte são quase sempre exclusivos de clubes privados. Mas é possível mudar essa ideia de que o golfe é um “esporte de rico”. Vamos ver como!
A ideia de incluir o golfe no planejamento surgiu a partir de uma sugestão do departamento de Educação Física da cidade de Eusébio, que propôs a inclusão de esportes de precisão para as turmas do 6º ano. Presente na BNCC, o golfe ajuda no desenvolvimento habilidades como coordenação motora fina, precisão e concentração.
Além de contemplar o conteúdo previsto no currículo, o objetivo da professora era diversificar a prática esportiva nas aulas. “A intenção era apresentar aos alunos modalidades pouco difundidas e muitas vezes vistas como elitizadas, com algumas adaptações à realidade da nossa escola.”, contou.
Os alunos colocaram a mão na massa e construíram os seus próprios tacos usando materiais recicláveis. Além de incentivar a consciência ambiental, essa proposta deu protagonismo e motivou os estudantes. O passo a passo da construção é simples:
1) Separe os materiais necessários: cabo de vassoura, papelão e fita adesiva
2) Recorte um pedaço de papelão em formato retangular para fazer a cabeça do taco
3) Prenda o pedaço na extremidade do cabo de vassoura com fita adesiva ou cola
3) Para finalizar, cubra todo o papelão com fita adesiva. Isso garante mais firmeza ao material
Já na quadra da escola, ao invés dos buracos tradicionais do golfe, foram utilizados pedaços de caixa de papelão para demarcar as áreas de pontuação e a bola foi substituída por tampinhas de garrafa PET.
A atividade foi um sucesso entre os alunos. Para muitos deles, esse foi o primeiro contato com o golfe, o que fez com que eles se interessassem ainda mais pela novidade. A aluna Maria Elloisy contou que adorou o esporte. “Além de muito divertido, também nos ajuda a trabalhar a concentração e o raciocínio”
Para a professora também foi um momento muito produtivo na Educação Física. “Com essa aula pude proporcionar aos meus alunos um momento de socialização, despertar a criatividade e curiosidade de conhecer outros esportes.”, declarou a professora.
E você, já pensou em trabalhar o golfe com os seus alunos? O curso online e gratuito do Impulsiona te ajudar a levar essa modalidade para as suas aulas. Inscreva-se!
Sensacional ,procurando ideias e motivação para aplicar os conteúdos na prática! Maravilhoso poder ter a oportunidade do compartilhamento de ideias! Parabéns professora!
Sensacional… alguém apoia essa professora por favor. Estou muito longe pra ser um voluntário apoiador. Parabéns PROFESSORA . DEUS TE ABENÇOE SEMPRE
Parabéns aos envolvidos, a educação caminhado junto com o esporte na prática. Amei
Parabéns pela criatividade, Professora!
Sou seu fã professora Géssica, trabalho sensacional em prol dos alunos, trazendo uma reflexão de trabalhar materiais alternativos, alunos de sendo protagonistas na construção dos implementos, trazendo afetividade, socialização e ludicidade.
Muito interessante… Parabéns pela criatividade
Um esporte que pode ser praticado por todos ,parabéns pela iniciativa.
brilhante Ideia.
Excelente a ideia !!
Excelente idéia! Parabéns!
legal, eu fiz de papelão, e a bolinha era uma folha de cadero.
Parabéns gostei muito
Parabéns para a professora mais top que conheço você e show,mais um projeto que vai ganhar força porque não mede esforço para ter êxito
Obrigada pelo carinho