Pesquisas

Ed. Física pode contribuir para melhorar o aprendizado em outras disciplinas

Pesquisas têm apontado uma relação positiva entre programas de atividades físicas nas escolas e rendimento escolar

Quando falamos dos benefícios da Educação Física entre crianças e jovens, o mais comum é destacarmos o desenvolvimento físico-motor e a promoção de uma vida saudável. De fato, esses são pontos muito importantes, que por si só já justificam a presença da Educação Física nas escolas. Mas seriam os únicos?

Nem sempre escutamos falar do impacto positivo que as atividades físicas e desportivas realizadas nas escolas têm para outras áreas, como língua portuguesa e matemática. Pelo contrário, é até comum a ideia de que a Educação Física pode atrapalhar a aprendizagem dos estudantes.

Entretanto, evidências mostram que esse discurso não está de acordo com a realidade. Para se ter uma ideia, pesquisadores do Brasil, Portugal e México revisaram diversos trabalhos sobre o assunto e concluíram que a Educação Física pode, sim, trazer benefícios importantes para outras disciplinas.

Intitulado Association between physical education, school-based physical activity, and academic performance, e publicado em 2017, a pesquisa analisou 12 trabalhos que investigam conexão entre investimento em aulas de Educação Física e desempenho acadêmico. Além da maioria dos estudos indicar que não há prejuízo para outros componentes curriculares, sete artigos apontam que há uma relação positiva.

Esses resultados reforçam as conclusões do estudo Escola, Movimento e Esporte: Cenário de Desenvolvimento Humano Integral, realizado pelo Impulsiona em 2019. A pesquisa indicou que escolas onde há maior diversidade de práticas na Educação Física tendem a alcançar um melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Investimento em formação é fundamental

A simples presença da Educação Física no currículo escolar, por sua vez, não é garantia desses benefícios. Professores precisam estar preparados para utilizar propostas e metodologias adequadas aos seus objetivos.

Por isso, é importante que esses profissionais tenham oportunidades para se atualizarem em relação a novas práticas e métodos. Esse é justamente o propósito das Jornadas de Aprendizagem da Vivescer, que reúne cursos gratuitos e certificados para professores de todos os segmentos.

O curso Corpo, por exemplo, aborda tópicos importantes que dizem respeito à relação entre o trabalho corporal e desenvolvimentos cognitivos e socioemocionais, o que tem tudo a ver com a Educação Física. Oferecido de forma totalmente on-line, o curso é uma maneira prática e acessível para professores adquirirem novas habilidades e iniciarem atividades diferentes e inovadoras em suas aulas, de modo a se obter resultados ainda melhores com seus alunos.

Para se inscrever gratuitamente no curso Corpo, clique AQUI.

2
Deixe um comentário

avatar
2 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Alba
Visitante
Alba

Aprender nunca é demais…

Luciane Ferreira da Silva
Visitante
Luciane Ferreira da Silva

Não pode ter medo de sair da zona de conforto,a Ed. Física tem um leque de opções para ser trabalhada,variedades de dinâmicas que podem ajudar em outras disciplinas.