Histórias Inspiradoras

Professores de Educação Física de Minas Gerais criam guia para aulas na quarentena

Grupo de Brasília de Minas e Luislândia preparou 12 planos de estudos de Educação Física para Ensino Fundamental, Médio e EJA

Para fortalecer a educação a distância durante a quarentena, a Secretaria de Educação de Minas Gerais preparou um material chamado PET (Planos de Estudo Tutorado). Entretanto, a disciplina da Educação Física não foi contemplada com um conteúdo específico.

Diante disso, oito professores dos municípios de Brasília de Minas e Luislândia formaram um grupo de pesquisa para preparar o próprio material de Educação Física. “Fizemos convites para colegas professores que estavam dispostos a arregaçar as mangas e ajudar”, conta José Wilson, mais conhecido como Professor Zeca.

Em tempos de coronavírus, os participantes tomaram todas as precauções necessárias. As reuniões de definição de conteúdo foram feitas pela plataforma Google Meets, e cada professor compartilhava a realidade da própria escola, para que o material final contemplasse o maior número possível de alunos.

O trabalho não parou depois da criação do conteúdo. “Montamos um grupo no WhatsApp para compartilhar atividades complementares, artigos de Educação Física e feedback dos alunos”, conta o professor Zeca.

Batizado de GEPEF (Grupo de Estudos e Pesquisa da Educação Física), fazem parte da equipe os professores Arlen Vieira; Deyse Rodrigues; Lysia Pego; Willyan Muniz; Mariele Soares; José Wilson; Juliana Oliveira e Paulo Emílio Pinto. O professor Paulo, aliás, ressalta um ponto importante: “todo conteúdo desenvolvido está de acordo com a BNCC da Educação Física, sem deixar de lado a interdisciplinaridade.”

Foram produzidos 12 planos de estudo para cerca de 3000 alunos dos anos iniciais do Fundamental (1º ao 5º ), anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio (1º ao 3º) e turmas da Educação de Jovens e adultos (EJA) (7º, 1º, 2º e 3º).

ATENÇÃO: Para baixar o material, clique AQUI.

Deixe seu comentário

131 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. JORGE LUIZ SILVA disse:

    Parabéns! a todos pela iniciativa.

  2. Osmi disse:

    Parabéns pelo trabalho.Ótimo material.

  3. Adriana Marques dos Santos disse:

    Muito bom os materiais disponibilizados!

  4. Francilio Silva Costa disse:

    Bom dia! Sou professor de Educação Física no estado do Piauí, gostaria de participar do grupo GEPEF-BM, pois, gostei muito do material produzido pelo grupo.

  5. Isabela keiss disse:

    Sou professora e queria participar do grupo de hist e geog dos professores PET..
    Peço ajuda ..
    Grata

  6. Selma Vagna disse:

    Gostaria de saber se o conteúdo COMBATE AO ESTRESSE E A DEPRESSÃO! Eu encontro em alguns dos PET

  7. Ilana Dantas disse:

    Grupo maravilhosos, GRATIDÃO pela iniciativa e pelo apoio. Meus alunos paraenses, ribeirinhos agradecem o lindo material ;))))))

  8. Marta Angélica Cruz de Oliveira disse:

    Iniciativa maravilhosa. já baixei todos, e irei usar.

  9. maristela mayca vieira disse:

    Parabéns pela iniciativa. Amei os PETs, já baixei todos.

  10. marianne Barros disse:

    boa tarde!! vcs sabem me informar se já tem algum pet do ensino fundamental volume 2 ???

  11. MAURO ANTÔNIO HEINEN disse:

    Parabenizo a cada componente deste grupo de professores e pela extraordinária iniciativa. Apenas uma observação: os planos do ensino fundamental aparecem todos como sendo do 8º ano, confere?

    1. Impulsiona disse:

      Oi, Mauro! Você pode achar todos os anos aqui: https://impulsiona.org.br/pets-educacao-fisica-mg/

  12. Jaria disse:

    material muito bom, vocês vão fazer o segundo volume?

  13. Gilce Felix Chaves disse:

    Adorei os pets da Educação Física. Quando tiver o volume 2, tem como disponibilizar?

  14. maísa lopes disse:

    parabens!!! Muito interessante

  15. Alberto Carlos de Santana disse:

    Envia o guia de aulas para quarentena paea o meu e-mail

  16. Rosângela disse:

    Parabéns pela iniciativa!
    Queria receber planos do 1 ao 5 ano.

    1. Impulsiona disse:

      É só baixar aqui, Rosângela! https://impulsiona.org.br/pets-educacao-fisica-mg/

  17. Lucélia Gil disse:

    Assistir ao webinário e adorei, foi bastante proveitoso, mas não conseguir me inscrever para ter acesso ao material por lá, não sei o motivo. A equipe está de parabéns pela belíssima palestra,

    1. Impulsiona disse:

      Lucélia, entramos em contato por email para te ajudar no cadastro!

  18. maria das dores pimenta disse:

    Parabéns a todos. Esta iniciativa de vocês foi um show.

  19. Edna Alves do Couto disse:

    Bela iniciativa

  20. Rita disse:

    Parabéns pela iniciativa

  21. Ana Silvia de Campos Costa Luz disse:

    Show de iniciativa parabéns

  22. Katiane Souza disse:

    Queria receber planos de aulas de educação física para 6 ao 9 ano

  23. Márcia Maria Fassina Neves disse:

    Grande valia essa iniciativa. Pois infelizmente a área EDUCAÇÃO FÍSICA tem pouca valorização no contexto pedagógico das instituições educacionais públicas e privadas

  24. Marcel Adrian de Favari disse:

    Que legal!! Parabéns pela iniciativa!!!

  25. Izabel Cristina Balthazar disse:

    Inicialmente Rosivalda, qdo comecei a ler o que escreveu, pensei: lá vem o banho de água fria em quem teve uma excelente ideia e a colocou em prática com um grupo de professores! Realmente a ideia foi ótima! Não vida o material ainda, mas imagino que tenha ficado muito bom!
    Mas o que a professora falou, tb tem razão! Se um grupo pequeno pode fazer para 3.000alunos, podem haver outros grupos fazendo para um número muito maior de alunos. Se o aluno for autodidata, pra servirá o professor!

  26. Wanderson Lima disse:

    Como faço para baixar os PET´s ?

  27. Andréa Elias Dollo disse:

    Gostaria de participar. L

  28. Muito bom galera… parabéns.
    Que bom contribuir com algo tão grandioso… Show de bola.
    Grande abraço!

  29. Cleber Barroso disse:

    Educação física escolar cada vez mais forte e com profissionais excelente.

  30. Josemar Cardozo Coelho disse:

    Parabéns a todos os envolvidos!!!

  31. Aldenora Maria Soares disse:

    Gostei da ideia gostaria de receber

  32. Cledmar de Fátima Teixeira Canuto disse:

    Parabéns pela iniciativa.

  33. Sandra disse:

    Parabéns . Eu também tive que criar os meus, em Minas o governo não incluiu Educação Física no estudo tutoriado

  34. Esse tipo de ação engrandece nossa classe.

  35. Coloco-me a disposição pra compartilhar alguns outros planos ja feitos que tenho para o pessoal que interessar me chamem no inst. @robertocgomes

    1. Ariete oliveira disse:

      Tenho interesse

    2. Paulo Roberto de Souza disse:

      Eu gostaria receber planos de aulas

    3. Bruno Soares Valadares disse:

      Tenho interesse Roberto, você começou estudar em Santa Teresa?

  36. Wiliane Vargas disse:

    Louvável a iniciativa de realizarem os planos e compartilharem.

  37. Wiliane Vargas disse:

    Muito louvável a iniciativa dos planos, em meio a tudo que estamos passando.

  38. Paulo Roberto dos Santos disse:

    Gostaria de participar.

  39. Rosivalda disse:

    Bela iniciativa, mas pensem que podem estar cavando a pŕopria cova! No Brasil iniciativas de boa fé são transformadas em meios que visem pauperizar a educação. O que os governantes podem fazer com esta ideia, torná-la permanente. Alegar que podemos fazer aulas à distância e fazerem se cumprir a lei de 20% de aulas EaD. Com isto justificar os salários baixos e não realização de concursos. As escolas da rede privada serão as primeiras a fazerem isto. Com o homeoffice, muitas empresas demitirão depois da pandemia e enxugarão os seus quadro funcionais, tornando a assertiva de que a máquina substituirá o ser humano mais presente em nossos dias. São lindas iniciativas como estas, não para a sociedade escravista e colonial brasileira. Se observarmos estamos sempre na contramão da história da civilização.

  40. Fabiana disse:

    Uau!!!+ Arrasaram…

  41. Charles Alexandre Queiroz Veloso disse:

    Parabéns professor Zeca pela iniciativa.

  42. Soraia Meira disse:

    Que legal! Parabéns aos construtores desse projeto.
    Excelente ideia.

  43. Soraya disse:

    Parabéns! Ótimo trabalho

  44. Elisabete Araújo Barros disse:

    Parabéns pelo excelente trabalho

  45. Igor Lucio Trindade dos Santos disse:

    Parabéns pela iniciativa.

  46. Antônio Erinaldo Buriti Silva disse:

    Show de bola! Trabalho Sensacional

  47. Mariete disse:

    Parabéns pela iniciativa

  48. Noêmia Lima disse:

    Muito bom esse compartilhamento.

  49. Josué Da Silva Rocha disse:

    Parabéns professores, vocês tem ajudado para melhor desenvolvermos nossas aulas de Educação Física.

  50. Daniel vieira santos disse:

    Vai ser muito bom quero muito aprende

  51. Ana Cristina Duarte disse:

    Parabéns pela brilhante iniciativa.

  52. Adriana Pires disse:

    Quero conhecer melhor os conteúdos

  53. Soraya disse:

    Que bom! Parabéns!
    Pela cometência

  54. Genivia Estevão Richil disse:

    Que bom

  55. Simone da Silva Marques disse:

    Excelente iniciativa, interagir com outros profissionais é uma ótima maneira de incrementar e melhorar as nossas aulas.

  56. Socorro Ribeiro disse:

    Parabéns pela iniciativa.

  57. Cássio Murilo Teixeira disse:

    Excelente!

  58. Ronaldo Alves disse:

    Que bom

  59. Flávia disse:

    Muito bom essa disponibilidade que nossa classe da Educação Física tem em compartilhar!!!

  60. Rogério Ribeiro Villela disse:

    Gratidão pelo compartilhamento.

  61. Karla Tavares disse:

    Belíssima Iniciativa. Dei aulas por sete anos em escolas da prefeitura e vejo uma necessidade incrível sobre o que estão fazendo. Hoje sou Profissional do extinto NASF, ms morro de saudades de uma sala de aula, de uma quadra cheia.
    Parabéns, Amigos de Profissão.

  62. Divino disse:

    Parabéns pela iniciativa e norteamento, almejo obter o material o qual vão disponibilizar.

  63. Alessandra Correia Alves disse:

    Vai ajudar muito os professores

  64. Alessandra Correia Alves disse:

    Muito obrigada

  65. Sirlene Valdete de Freitas Xavier disse:

    Parabéns a essa equipe!!! Que Deus continue abençoando vocês. Gostaria muito de receber esse material.

  66. Jaldo Dias Santos disse:

    Ótima iniciativa!!

  67. Fabiana Luiza Batista disse:

    Parabéns pelo trabalho e empenho de vocês!

  68. Lílian Scur disse:

    Que maravilha!

  69. Lílian Scur disse:

    Que maravilha!! Ficarei atenta no dia 22!

  70. Lílian Scur disse:

    Que maravilha! Estarei ligada no dia 22!

  71. Guilherme Christmann disse:

    Show de bola!
    Parabéns! Mais uma vez provado que os Profissionais de Educação Física são diferenciados e merecem todo o respeito…

  72. Aldo disse:

    bom ter colegas dispostos a nos ajudar nesse momento, critico para educação física.

  73. Cridtiane Baldasssri disse:

    Parabéns professor! Quero fazer parte deste grupo, comprometimento total com a educação!

  74. Karla Rangel disse:

    Parabéns pela contribuição deste material.
    Se possível gostaria de receber os PET.
    Principalmente do ensino médio.

  75. Jaciara Tâmara Araújo disse:

    Muito.interessante é louvável a iniciativa.Muito me alegra saber que temos em nossa área profissionais engajados e conscientes que tem orgulho de nossa área, são responsáveis e não se acomodam.Parabéns

  76. Adenilson disse:

    Parabéns aos envolvidos! Avante Educação Física

  77. Miria Monteiro disse:

    Parabéns pela iniciativa

  78. WALSILVIA disse:

    Parabéns por esta iniciativa .

  79. Lidiane disse:

    Sensacional..

  80. Sandra Maria da Rocha Trindade disse:

    Parabéns a todos os envolvidos.

  81. Luiz Alex disse:

    Muito legal, parabéns aos envolvidos nesse projeto.

  82. Alixandre I de Lima disse:

    Em tempos de pandemia
    Valorizando a União
    A EDF é a pura alegria
    Somos um só coração!!!

  83. Maria Amélia Cerqueira disse:

    Parabéns gostei muito da iniciativa. Pois estou tendo dificuldade para administrar essas aulas.

  84. Maria Zelia da Silva disse:

    Brilhante trabalho.Quero.participar.

  85. Cleusa Maria da Silva Daniele Cristina da disse:

    Parabéns, sou prof de educação fisica e estou bem preocupada como inserir minhas aulas na plataforma google classroom

    1. Rosivalda disse:

      A minha preocupação maior ficou depois de participar do Virtual Educa, a Google está bem empenhada no desenvolvimento de materias pedagógicos, menos em Educação Física. E com os termos de privacidade, inciativas nossas nesta plataforma podem ser muito bem adaptadas por esta empresa e colocada nos seus projetos mercadológicos. Existem materiais 3D, maravilhosos. Quando mais material interessante melhor, o esforço deles será menor em conseguir material para propor aulas. O interessa do Virtual Educa está na América Latina e no Caribe, para mim mais uma forma de neocolonização da educação. Dizem eles que estão preocupados com a Educação.

  86. URIEL disse:

    Educação Física não pode ser teórica! Movimento já. Sedentarismo mata. Trabalho escrito já fazem de outras 200 matérias! Pobre crianças em quarentena. Por uma ed. Física movimentada!

    1. Rosivalda disse:

      Concordo plenamente, mas observando pela maioria dos comentários, nossos colegas veem de forma diferente!

  87. Rodrigo Pinto Soares disse:

    Gostaria de receber esse material
    Parabéns

  88. Silvia disse:

    Parabéns pela bela iniciativa!

  89. Ieda Santos disse:

    Parabéns aos envolvidos…

  90. Gilmar Antonio De Souza disse:

    Um grande apoio aos professores

  91. Alessandro Guimarães Carneiro Lima disse:

    Parabéns por está contribuição de material pedagógico.Se for possível, gostaria de receber esse material.

    1. Impulsiona disse:

      Alessandro, vamos compartilhar no webinário da segunda-feira que vem (22)! Se inscreve lá para receber: https://time.impulsiona.org.br/educacao-fisica-quarentena

  92. Ana de Cássia Xavier disse:

    Queria muito receber ajuda com os planos de aula.

    1. Impulsiona disse:

      É só se inscrever no webinário, Ana! https://time.impulsiona.org.br/educacao-fisica-quarentena

  93. Patricia disse:

    Parabéns pela iniciativa.

  94. Elizabete Daros disse:

    Gostaria muito de receber essa ajuda, com os planos de aula.

    1. Impulsiona disse:

      Vamos compartilhar o material no webinário da próxima segunda-feira, Elizabete! Se inscreve lá: https://time.impulsiona.org.br/educacao-fisica-quarentena

  95. Fabiana disse:

    Muito legal,parabéns a todos envolvidos , eu quero o conteúdo.

  96. Sâmia disse:

    Muito boa essa iniciativa

  97. Anderson disse:

    Parabéns pela iniciativa .

    1. ANDERSON DE MATTOS disse:

      PARABÉNS, ISSO VEM VALORIZAR CADA VEZ MAIS A EDUCAÇÃO FÍSICA, E MOSTRAR A IMPORTÂNCIA RELEVANTE DENTRO DO CONTEXTO EDUCACIONAL.

      1. ANDERSON ALVES DE MATTOS disse:

        GOSTARIA SIM DE RECEBER ESSES PLANOS

        1. Impulsiona disse:

          Grande Anderson, é só se inscrever no webinário da próxima segunda-feira, vamos compartilhar o material lá! https://time.impulsiona.org.br/educacao-fisica-quarentena

  98. José Ricardo dos Santos disse:

    Muito bom

  99. Raquel disse:

    Gostaria muito de participar ,atuo na ária e estou tendo dificuldade nas aulas on-line.

    1. Impulsiona disse:

      Raquel, faça a inscrição e participe! https://time.impulsiona.org.br/educacao-fisica-quarentena

  100. Diogo gibaile disse:

    Que bacana muito bom

  101. Edileusa Toledo Mansano disse:

    Olá Prof.parabenizo vcs pela iniciativa..e gostaria mto de estar recebendo este material.Obg

    1. Impulsiona disse:

      Edileusa, inscreva-se no webinário da segunda-feira que vem para receber! https://time.impulsiona.org.br/educacao-fisica-quarentena

  102. Margarete disse:

    Maravilha!

  103. Eunice Pischke Baccin disse:

    Aguardo pelas novidades

  104. Eunice Pischke Baccin disse:

    Parabéns pela iniciativa.

  105. Carlos Eduardo da Silva Calabria disse:

    No aguardo. Grande iniciativa.

  106. Adriana disse:

    Show!

  107. SANDRA DAYULITH PINEDA Diaz disse:

    Parabéns ..

  108. Ronie disse:

    Eu quero!!!

    1. Impulsiona disse:

      Se inscreve lá, Ronie! Vamos disponibilizar o material durante o webinário! https://time.impulsiona.org.br/educacao-fisica-quarentena

  109. kayo Rodrigo Vieira disse:

    parabéns colegas@

  110. Michelle Nolasco Paixao Rodrigues disse:

    Eu quero

    1. Impulsiona disse:

      Michelle, é só se inscrever gratuitamente no webinário que nós vamos compartilhar o material lá!

      1. Gregorio Gomes Martins disse:

        Excelente quero receber esse material sou de Demerval Lobão-Piauí.

        1. Impulsiona disse:

          Gregorio, vamos disponibilizar durante o webinário na segunda que vem. Inscreva-se! https://time.impulsiona.org.br/educacao-fisica-quarentena