Pesquisas

Educação Física pode ajudar no acolhimento de alunos imigrantes

Pesquisa da Universidade de Tsukuba, no Japão, mostra que o esporte é um dos fatores mais importantes na adaptação de imigrantes

Nos últimos anos, as escolas públicas japonesas tornaram-se cada vez mais diversificadas em termos de etnia, cultura, religião e idioma. Assim, surge um desafio para os professores do Ensino Fundamental. Qual seria a melhor forma de ajudar um aluno a se adaptar ao ambiente escolar japonês?

Segundo os resultados da pesquisa, foi comprovado que as aulas de Educação Física são fundamentais para o acolhimento dos novos alunos. Nesses espaços há oportunidades para novas interações entre estudante e professor. Dessa forma, cria-se um ambiente favorável para levantar questões sobre justiça social e diversidade.

Além disso, foi descoberto que todos os professores participantes da pesquisa acham necessário ter práticas pedagógicas culturalmente relevantes para esse novo cenário, respeitando as origens físicas, emocionais e sociais das crianças imigrantes nas aulas de Educação Física.

Logo, as aulas de Educação Física que incluem alunos imigrantes são um ambiente importante tanto para professores quanto para os alunos ganharem consciência cultural e compreensão mútua.

O estudo atual fornece uma visão única sobre o posicionamento individual e interativo e as experiências docentes no Ensino Fundamental no Japão. Clique AQUI para ler o artigo em inglês.

O novo curso da Vivescer, Acolhimento e Bem-Estar na Sala de Aula, sugere atividades práticas para promover a cultura do acolhimento na escola e fazer dela um lugar em que todos se sintam bem!

Inscreva-se AQUI!

8
Deixe um comentário

avatar
8 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Filipe Polotto
Membro
Filipe Polotto

FIZ TODOS OS CURSOS DE VOCES E AGORA TBM A AVA VIVESCER TAMBÉM ESTOU FINALIZANDO.

Monica Bastos
Visitante
Monica Bastos

Boa tarde, verdade seria muito interessante receber os materiais para a melhoria das aulas de Educação Física. Gratidão pelas dicas e abraços a toda Equipe Impulsiona.

Jeová Pereira
Membro
Jeová Pereira

Gostaria de receber os materiais de educação física do impulsiona, para enriquecer nossa aula de educação física e melhorar nossas práticas pedagógicas.

Carlos roberto de Brito
Visitante
Carlos roberto de Brito

É um engajamento social super interessante, e motivador para o profissional desenvolver sua metodologia.

Jair Araujo de carvalho neto Carvalho
Visitante
Jair Araujo de carvalho neto Carvalho

Gostaria de ter material para fazer uma boa prova para ser professor de escala

Jeová Pereira
Visitante
Jeová Pereira

Muito interessante esta metodologia de interação social dos alunos através da disciplina, Educação física.

Jeová Pereira
Visitante
Jeová Pereira

Muito interessante esta metodologia de interação social dos alunos, através da disciplina.

Dra LEILA CHAMAT
Visitante
Dra LEILA CHAMAT

Concordo plenamente com você, pois a EF tanto desenvolve a mente como o físico promovendo e aumentando grdativamente a capacidade de adaptação ambiental e social do individuo.